[ATUALIZADO] Coletiva de PlayStation no Brasil Game Show

145 20
[ATUALIZADO] Coletiva de PlayStation no Brasil Game Show

ATUALIZADO em 19 de outubro de 2011: inclui a nova versão do trailer em português brasileiro de UNCHARTED 3: Drake’s Deception, agora em alta definição, com melhor mixagem de áudio e sincronia labial.

Coletiva de PlayStation no Brasil Game Show 2011

Neste sábado, segundo dia de Brasil Game Show, tivemos a coletiva de PlayStation, apresentando as novidades da Sony para o mercado brasileiro. Mark Stanley, gerente geral da marca para a América Latina, subiu ao palco para anunciar os próximos passos para o nosso país. “Boa tarde”, cumprimentou a sala repleta de jornalistas o animado Mark, em bom português, mas prosseguiu em inglês, brincando que vai praticar mais o nosso idioma. O executivo ainda comparou o BGS à E3 em visitação, dizendo que quase 40 mil pessoas já tinham comprado ingressos para o evento carioca.

Expansão da PSN no Brasil

Durante a E3 2011, em junho, na coletiva de imprensa de PlayStation para a América Latina, Mark Stanley anunciou o lançamento brasileiro da PlayStation Store, juntamente com o nosso PlayStation.Blog BR e o site oficial de PlayStation no Brasil. Um mês depois, esses canais estrearam por aqui e, de lá para cá, o sucesso foi tremendo. “Centenas de milhares de usuários brasileiros criaram novas contas na PSN”, revelou Mark, que ressaltou como a nossa loja digital tem ganhado mais conteúdo a cada semana e que este ainda é um processo em evolução. “A PlayStation Store brasileira vai ficando cada vez mais repleta de conteúdo, e eventualmente vai se equiparar à loja digital americana. Futuramente, teremos conteúdo brasileiro”.

Coletiva de PlayStation no Brasil Game Show 2011Coletiva de PlayStation no Brasil Game Show 2011

O PlayStation.Blog BR também foi tópico da coletiva. Mark disse estar muito satisfeito com a participação da comunidade brasileira, e afirmou que ele e o pessoal da SCEA em São Francisco, nos EUA, acompanham os comentários dos usuários do blog diariamente. Em relação aos canais online no Brasil, Mark afirmou que a página oficial de PlayStation no Facebook entra em operação total até o final do ano, o que permitirá uma proximidade ainda maior com a comunidade.

Redução de Preços

Tanto Mark acompanha o feedback da comunidade, que tocou em uma questão bastante discutida em nossa área de comentários: preços. O executivo afirmou que a prioridade número 1 para o nosso país é a redução de preços. A Sony tem realizado avanços nesse sentido, seja para conseguir a diminuição dos impostos que incidem sobre jogos e consoles junto ao Governo, seja para a possível fabricação do hardware em nossa região. Ainda não há maiores detalhes a anunciar, mas o trabalho para diminuir os preços por aqui continua como foco principal.

Localização de Jogos

O ojetivo da Sony é oferecer opções aos consumidores no Brasil, e esse trabalho começou com o lançamento de Killzone 3, em fevereiro deste ano, totalmente localizado em português brasileiro. inFAMOUS 2 foi o segundo jogo da empresa dublado para o nosso idioma, em junho último. E, na E3 2011, foi anunciado que UNCHARTED 3: Drake’s Deception será o próximo.

[ATUALIZADO] Coletiva de PlayStation no Brasil Game Show

Após a divulgação do primeiro trailer de UNCHARTED 3 em português, muitos usuários criticaram a qualidade do trabalho. Mark Stanley acompanhou o caso e esclareceu que a Naughty Dog se concentra em fazer o jogo mais perfeito possível, enquanto a localização para os diversos idiomas é gerenciada pela Sony Computer Entertainment, que tem estúdios em Londres e nos EUA. A meta é oferecer uma localização com qualidade absoluta, tanto para a versão em português brasileiro quanto em espanhol latinoamericano. Para provar, Mark Stanley divulgou uma nova versão do trailer de UNCHARTED 3 em português, sem os problemas de mixagem do primeiro e com sincronia labial perfeita. Mark enfatizou que a empresa está acompanhando o processo de dublagem de perto para garantir um nível superior de qualidade, e que o objetivo é lançar todos os principais títulos da Sony localizados em português.

Coletiva de PlayStation no Brasil Game Show 2011

Keith Guerrette, artista chefe de efeitos visuais de UNCHARTED 3 para PS3.

Em seguida, Mark convidou ao palco Keith Guerrette, artista chefe de efeitos visuais de UNCHARTED 3, que falou sobre a pressão de superar os trabalhos anteriores na série, com seus cenários dinâmicos e o multiplayer em constante evolução de UNCHARTED 2. Por fim, Keith concluiu que não apenas a equipe tem superado a qualidade visual dos jogos anteriores, como ainda conseguiu fazer o jogo em 3D estereoscópico.

Somos Todos Jogadores

A nova versão do trailer de UNCHARTED 3 concluiu com uma vinheta inédita: uma mão prateada empunhando um DualShock 3 para cima, sobre um fundo azul. Mark explicou que a imagem é parte de uma nova campanha de marketing de PlayStation para a nossa região, que reflete a natureza competitiva em cada um de nós. A campanha Somos Todos Jogadores brinca com as situações de desafio que temos no cotidiano, e a mão para o alto é como um ícone celebrando a competição. A campanha deve se iniciar dentro de três ou quatro semanas.

Novo Jogo para PS Move Totalmente em Português

Medieval Moves Deadmunds Quest grunts_00

Medieval Moves: Deadmund's QuestMedieval Moves Deadmunds Quest stars_01

Comprovando o objetivo de localizar todos os principais títulos da Sony para o nosso idioma, Mark Stanley revelou que Medieval Moves: Deadmund’s Quest para PlayStation Move será dublado em português. Em breve a Sony deve anunciar mais detalhes e a data de lançamento para a nossa região deste jogo de ação e aventura da mesma equipe de Sports Champions.

Outro grande título para PlayStation Move é Everybody Dance, com modo de batalha para até dois jogadores e um Party Mode para até 20 jogadores dançarem um repertório de mais de 40 músicas. O jogo já virou sensação do estande de PlayStation no Brasil Game Show, juntando uma multidão de espectadores que até mesmo acompanham performances ao som de Lady Gaga, Rihana, Outkast, Usher e outros. Em breve haverá mais detalhes sobre os planos de lançamento de Everybody Dance para a nossa região.

PlayStation Vita

Coletiva de PlayStation no Brasil Game Show 2011Coletiva de PlayStation no Brasil Game Show 2011

“Este não é apenas um produto, é uma nova criação, a Ferrari dos equipamentos de videogame”, descreveu Mark Stanley ao falar sobre o PlayStation Vita. O executivo descreveu como as qualidades únicas do novo portátil – sua tela multitoque OLED de 5 polegadas, seu painel de toque traseiro, seu giroscópio e acelerômetro, suas câmeras frontal e traseira, suas duas alavancas analógicas – permitem aos desenvolvedores criar novas formas de entretenimento. O lançamento no Brasil está marcado para o início de 2012, ainda sem dia exato, e os primeiros jogos disponíveis incluem títulos da própria sony, de third parties e jogos para PSN. No lançamento, apenas o modelo wi-fi do PS Vita estará disponível no país, e o modelo com conectividade wi-fi e 3G virá posteriormente.

Em seguida, foram exibidos trailers de UNCHARTED: Golden Abyss, desenvolvido para aproveitar os recursos do PS Vita, e LittleBigPlanet, uma nova versão do título de Jogar, Criar, Compartilhar que utiliza recursos como os painéis de toque e os sensores de movimento do PS Vita.

Coletiva de PlayStation no Brasil Game Show 2011

Jeff Kaplan, chefe do departamento de testes do San Diego Studios e membro da equipe de ModNation Racers para PS Vita.

Por fim, Mark falou sobre a versão de ModNation Racers para o novo portátil, e chamou ao palco Jeff Kaplan, chefe do departamento de testes do San Diego Studios da SCEA. Jeff explicou como a interface de toque permite criar pistas complexas com facilidade, realizando em alguns minutos algo que antes levaria mais de meia hora. No novo MNR será possível importar todas as criações já existentes da versão PS3, incluindo pilotos, karts e mais de 2 milhões de pistas. Outro exemplo de um recurso inédito possibilitado pelo PS Vita é a possibilidade de fazer check-in em lugares reais com o GPS integrado para ter acesso a itens exclusivos – como exemplo, Jeff disse ser possível levar seu portátil para o Cristo Redentor, no Rio, e fazer check-in lá para conseguir itens que só existirão naquele local.

Poder aos Consumidores

Mark Stanley voltou a citar a natureza competitiva dos jogadores e o caráter criativo da comunidade, e disse que quer cada vez mais explorar essas características em nível local. Um exemplo foi o concurso “PlayStation Vita no Brasil” promovido aqui pelo PlayStation.Blog BR, com diversas participações criativas mostrando a paixão pela marca PlayStation. A decisão foi difícil, e no fim quem ganhou merecidamente o direito de ser o primeiro consumidor brasileiro a jogar o PlayStation Vita foi o niteroiense Anderson Viana de Araújo Santana, de 18 anos.

Coletiva de PlayStation no Brasil Game Show 2011

“Nossa!”, foi a reação de Anderson, primeiro consumidor brasileiro a testar o PlayStation Vita, ao jogar no portátil.

Mark chamou Anderson ao palco, ambos com a camiseta da campanha Somos Todos Jogadores, e falou como o jovem representa a comunidade de jogadores brasileira com sua paixão e criatividade. A criação de Anderson que lhe rendeu o prêmio foi uma representação do logo PlayStation e dos símbolos do DualShock feita com arroz e legumes – seria PlayStation o alimento de Anderson?

PS Vita no Brasil: Vencedor da Promoção

Keith Guerrette então subiu ao palco e entregou o PS Vita com UNCHARTED: Golden Abyss nas mãos de Anderson. Um momento de silêncio, uma expressão de êxtase e, então, uma única palavra, enfática: “Nossa!”. A reação do maravilhado Anderson espalhou risos pela plateia de jornalistas, que, ao final da coletiva, também teria a oportunidade de testar o PS Vita – mas só depois do mais criativo representante da comunidade de jogadores brasileiros. Mark finalizou brincando que tatuar as palavras “PlayStation Vita” era parte das regras do concurso. “Who knows”, respondeu em inglês o animado Anderson.

Perguntas e Respostas

Por fim, Keith Guerrette e Jeff Kaplan se juntaram a Mark Stanley no palco para uma sessão de perguntas e respostas com os jornalistas. Abaixo segue resumo dos tópicos discutidos.

  • A interface do PlayStation Vita será totalmente em português brasileiro.
  • A Sony Computer Entertainment tem trabalhado com diversos desenvolvedores indies, que querem criar jogos para PS Vita, inclusive no Brasil.
  • Perguntado sobre se UNCHARTED: Golden Abyss seria localizado em português, como UNCHARTED 3, Mark disse apenas que haveria um anúncio em breve, e lembrou que o objetivo é localizar todos os jogos principais da empresa para o nosso país.
  • O preço final do PS Vita para o mercado brasileiro ainda não está definido e depende de diversos fatores. O objetivo, lembrou Mark, é continuar reduzindo os preços para deixar os produtos mais acessíveis, e que haverá um anúncio em breve.
  • Sobre fabricação local, Mark afirmou que a Sony está analisando a possibilidade, mas que também trabalha junto ao Governo brasileiro para conseguir a redução dos impostos como opção para derrubar os preços. O executivo lembrou ainda que o PS Vita utiliza uma nova mídia, e que a empresa está analisando opções de fabricação mais barata no mundo inteiro.
  • A loja de vídeo da PSN para o Brasil está nos planos. A chegada da PSN no país é apenas parte de um processo em andamento, e a empresa está em negociação com estúdios para disponibilizar mais conteúdo no Brasil, não apenas jogos.

PlayStation Vita para Todos

Após a coletiva, os jornalistas puderam testar o PlayStation Vita, e, numa ação surpresa, as três unidades do portátil foram levadas para uma sala de testes no estande de PlayStation, onde os consumidores também puderam experimentar a máquina com UNCHARTED: Golden Abyss, LittleBigPlanet e ModNation Racers.

Hoje, domingo, estão acontecendo novas sessões de testes do PS Vita para o público do Brasil Game Show. Nós ainda tivemos a oportunidade de fazer uma entrevista esclarecedora com Mark Stanley, além de termos batido um papo com Yoshinori Ono sobre Street Fighter X Tekken e com Zafer Cohen, chefe de animação de Batman: Arkham City. Temos bastante material interessante do Brasil Game Show ainda, então fique ligado aqui no PlayStation.Blog BR para mais novidades.

Os comentários estão fechados.

145 Comentários

20 Respostas do Autor

  • MUUURILO_BR

    FABIO POR FAVOR FALE COM A SONY FALE PRA ELA QUE NOS NÃO GOSTAMOS DA DUBLAGEM

  • Você pode ver Murilo, assim como todos os outros jogadores de PlayStation no Brasil, que a dublagem está péssima. E é o que já falei antes: Sony, não duble mais jogos para nosso idioma. Se for para fazer, faça direito. E é impressionante a falta de respostas que a Sony transmite esperando a poeira baixar. Ela acha que o tempo irá fazer com que os jogadores esqueçam o ocorrido. Mais absurdo ainda é o Mark Stanley ter a ousadia de dizer que acompanhou o trabalho de perto para garantir, veja você, QUALIDADE ABSOLUTA. Parece até que ele estava fazendo hora com a nossa cara. A Sony sabe que nós não vamos aceitar essa dublagem. Versão brasileira com isso? Por favor. Eu tenho alguns questionamento à Sony que gostaria que fossem respondidos, apesar de saber que eles não estão dando a mínima para nós:

    1° Porque escolheram um estúdio (ruim) de Miami, ao invés de um (bom) brasileiro?
    2° Porque rejeitaram o trabalho da Zeger, com os experientes Ricardo Schnetzer e Mauro Ramos?
    3° Porque não escutaram os jogadores?

  • MUUURILO_BR

    depois de comparar de novo a dublagem escolhida pela sony com a dublagem feita pelo estudio zeger cheguei a uma conclusão.

    DUBLAGEM ESCOLHIDA PELA SONY E UM INSULTO A NOS BRASILEIROS.

    AGORA DA PRA ENTENDER PORQUE O MARK STANLEY DISSE QUE ACONPANHOU O PROCESSO DE DUBLAGEM DE PERTO O CARA FALA INGLES NÃO PORTUGUES SÓ PODERIA ACABAR NESSA DROGA DE DUBLAGEM MESMO!

    SONY POR FAVOR RESPEITE OS JOGADORES BRASILEIROS!

  • MUUURILO_BR

    SÓ SENTIMENTO DE INDIGNAÇÃO MESMO

    QUE SACANAGEM HEIN SONY !

  • Já estamos a um dia sem novidades. A única coisa que penso neste momento é o que já havia dito: Estão esperando a poeira baixar. É VERGONHOSA a atitude da Sony sobre a DUBLAGEM. Ainda mais que não nos dão respostas. Tente falar com o e-mail de suporte da Sony Brasil. Você não consegue respostas. E se conseguir, espere muitos dias. Nunca, mas nunca imaginava que a Sony fosse tomar essa postura EXTREMAMENTE COVARDE com seus consumidores. Mentiram sobre a dublagem, falando que receberia um novo tratamento. É brincadeira. A Sony sabe que a única maneira de ajeitar as coisas é trocando a dublagem. Mas duvido que façam, ainda mais que os jogadores não são nada para ela. Obrigado por nada Sony!

  • MUUURILO_BR

    fabio fale a verdade o que vc achou da dublagem?

  • Archangel2035

    Olha, acho interessante de postarmos um feedback na produtora de Uncharted 3 solicitando pelo menos a opção de ter a dublagem original com as legendas em portugues, pois a dublagem mostrada estraga o jogo pois não transmite emoção nenhuma. Ou vou ter que importar o jogo de portugual …

  • MUUURILO_BR

    COMO ARCHANGEL2035 DISSE ACHO QUE VAMOS QUE IMPORTAR O JOGO DE PORTUGAL POIS A DUBLAGEM ESTA MELHOR.

  • Vão assistir novela mexicana dublada seus CHORÕES!!!

  • Kenpachi_Uryzen

    diego não é bem assim parar de dublar. é pelo contrario tem que dublar e melhorar pois esse novo trailer não mudou nem 5% do que era para mudar. se alguém aqui tem canal aberto com a sony leve os dois trailer e mostre a diferença de interpretação. a emoção passada pelos trailer.
    Logico que não há mais tempo mais a sony poderia lançar depois uma dlc com uma dublagem digna do preço que pagamos e do peso que é o uncharted.
    A dublagem é bem vinda sempre desde que seja feita com profissionalismo e amor ao que se faz pois esse estúdio de miami só tá estragando os jogos dublados para nosso país e tornando a experiência dos jogos no ps3 mais complicada.
    e pra galera que vai comprar não se preocupem, tem a opção do inglês com legendas em pt-br.
    e como falei post atrás a sony está deixando de expandir a experiência do ps3 para mais usuários pro colocar essa dublagem de fundo de quintal.

  • Kenpachi_Uryzen

    continua
    Repensem, repensem, repensem. o feedback aqui não é negativo é construtivo pois todos estamos mostrando onde está o erro e mostrando a solução do problema, pois acima de tudo somos apaixonados pela sony e pelo ps3.
    Sony aqui tem um bando de louco, e esses loucos gostam do melhor do melhor. pois pagamos caro demais por nossa loucura.

  • Kenpachi_Uryzen

    gambabmx se não tem nada a acrescentar, o melhor ficar calado pois vimos o teu post e foi retificado pois todas as opiniões são bem vindas, e como estamos aqui para lutar por qualidade nos produtos que gostamos e usamos.
    sei que muitos aqui vão jogar com o audio original e a legenda em pt-br e muitos aqui vão jogar com o audio em pt-br pois é legal quando bem feito e com qualidade e é isso que pedimos qualidade.
    sei que você deve dominar o inglês perfeitamente e admiro isso mais muitos e muitos não dominam e é legal ver um blockbuster na nossa língua nativa.
    beleza, se a critica for construtiva vamos ler e adicionar mais para ficar avacalhando melhor nem post. blz
    desculpa qualquer coisa ai.

  • Dia 9 de Outubro eu vi o PS3 de 160 GB sendo vendido por R$ 999,00 em 12 x SEM juros nas Americanas da minha cidade. Visitei o site e não vi esse preço lá não…

  • A maioria que reclama aqui desbloqueou seu Play3 e ainda se sente no direito de reclamar.FATO.Quer reclamar de preço, vai reclamar com o governo não com a SONY, vai reclamar do quanto o povo paga a mais no arroz e não no que vocês NÂO vÂO GASTAR NOS JOGOS!! Hipócritas!!!

  • gambabmx ta certo, nem tudo que fica caro na SONY e culpa dela, tem tambem o governo que nao ajuda muito.Da pra ver q a SONY ate se esforça pra baixar o preço pq os exclusivos tem um preço razoavel.

    O pessoal fica pertubando o Playstation enquanto nao ta ainda mostrando rendimento ( nao ta ainda numa fase boa ), mas quando chega muita noticia q as pessoas gostam, muita coisa boa, fica todo mundo feliz, sem reclamar de nada.

    Vamos esperar! Pra que essa impaciencia toda?

  • Uma palestra inteira só para chover no molhado 😛 Quero só saber é quando que os preços dos jogos vão ficar REALISTAS? Quando que os preços dos jogos na PSN BR vão parar de ser artificialmente inflacionados (Bolt O Supercão por R$169,90 quando ele custa $29,90 lá na PSN US? Piada, né?)? Eu sei que não dá para simplesmente tacar ao valor convertido pelo câmbio + impostos, porque senão seria concorrência desleal com as lojas que vendem as cópias físicas, correndo até risco de ser acusada de “dumping”. Mesmo assim, está irreal demais. A Microsoft já baixou preços de First Parties de tal forma que sai só um pouco mais caro que importar. Às vezes até mais barato, se levar em conta dólar alto + frete + II

  • Noctivagus_777

    Legal ver que, apesar de um ou dois loucos, muitos gamers que aparecem por aqui são conscientes…

    Claro que o preço dos jogos e produtos é o fator principal para todos – só o que esquecem, é que provavelmente usarão essa dublagem mal feita como desculpa para manter os preços dos lançamentos como estão. Afinal, investimento pede retorno.

    Sendo assim, SIM essa fraca dublagem merece as críticas que tem recebido.
    Se vamos pagar por ela, que venha bem feita.

  • Kenpachi_Uryzen, a minha intenção quando falei para a Sony deixar de dublar os jogos, foi mais um desabafo. Eu entendo bastante o inglês, mas não é por isso que deixaria de jogar dublado. Só que se for para fazer uma coisa mal feita, é melhor nem fazer, concorda? Estamos lutando para melhorar o jogo. Sabemos que não temos tempo, mas não custa continuar lutando. Estamos fazendo isso pelo bem do jogo.

    Respondendo ao gambabmx, pode ser que tenha pessoas que tenham o pS3 desbloqueado. Mas grande parte, assim como eu, não o desbloqueou. Então, temos o direito de exigir um produto de qualidade, já que pagamos muito caro.

    A dublagem é fraca, então, precisamos continuar lutando. Vamos esperar que hoje, o Fábio divulgue alguma notícia em relação à isso aqui, pois ontem, ficamos o dia todo sem alguma resposta.

  • GTBR_evanfenix

    fabio uma duvida já está sendo possivel usa cartão de credito nacional na psn ?

  • Olha só, não quero parecer tão incrédulo ou conspiracionista, nem gostaria de questionar a credibilidade do Baixaki Jogos, um dos sites q eu mais leio sobre games, mas esse trailer “corrigido” aí está com os mesmos problemas de mixagem q disseram ter sido corrigidos. Como se pode ler na matéria do PS Blog BR, foi dito q o trailer melhorou muito a mixagem de som, mas esse aí simplesmente está idêntico ao primeiro trailer. Alguém aqui realmente comparou os 2 lado a lado? Quero esclarecer novamente q gosto do Baixaki Jogos, mas, como esse vídeo foi divulgado lá e não aqui no PS Blog Brasil, realmente acho q o site se equivocou (ou agiu de má fé, mas espero estar errado) e mostrou o trailer antigo dizendo q é o novo corrigido. Portanto esperarei até o trailer sair OFICIALMENTE no PS Blog Brasil pra emitir alguma opinião.

  • WILLDWILL, concordo com você. O Baixaki é um excelente site. Só postei o link do vídeo divulgado por eles, pois disseram que era a versão corrigida. Mas o Fábio disse que a nova versão será com as mesmas vozes, ou seja, não terá melhoras de ATUAÇÃO. Vou esperar também o parecer do Blog sobre o vídeo, mesmo sabendo que é muito provável que seja a mesma coisa do primeiro. A Sony sabe do erro, mas não quer consertar.

  • MauricioQ_Bueno

    ae fabio,hj vamos ter novidades na ps store br?

  • DiegoKG5, entendo o motivo de vc ter postado o “novo” trailer. O Baixaki tb é um dos meus sites favoritos de games por isso lamento questionar a veracidade do vídeo. Apenas quis alertar ao pessoal q já começou a atirar pedras o q eu percebi ao comparar diversas vezes os dois: q este trailer está absolutamente idêntico ao primeiro!
    Outra coisa, eu tb não esperava q as vozes tivessem sido mudadas, pois no texto o Fabio fala apenas sobre a melhora da mixagem das vozes com o som ambiente e da sincronia labial. Concordo com as críticas de q o desempenho dos atores deixa a desejar, mas há ainda a possibilidade de q, embora os atores permaneçam os mesmos, essa dublagem como está aí apresentada não seja a definitiva do jogo, mas apenas uma dublagem feita para o trailer, q mostra cortes rápidos de várias falas um tanto qto descontextualizadas. Portanto espero q o resultado final seja bem mais satisfatório. Podem me chamar de otimista, mas isso é mais comum do q parece. Basta comparar as falas de diversos trailers de desenhos da Disney no YouTube e o resultado final no filme. Às vezes até o texto muda completamente.

  • Véspera de feriado, Dia da criança, Pós novidades da EGS… Bom, acho que hoje merece uma atualização recheada.

    Além dos jogos, seria legal ter na atualização vídeos da feria, como entrevistas e quem sabe até o novo trailer de Uncharted 3 dublado. Não custa nada torcer!

  • Kenpachi_Uryzen

    to contigo e não abro diegoKc5. a luta tem que continuar para haver melhoria.

  • Fatality da Microsoft.
    Já era $ony.

  • RobertoHauck

    Oi,
    gostaria de saber onde encontro esses acessórios ps3 com preço reduzido para o mes de outubro?

    grato

  • Kenpachi_Uryzen

    caras notei uma coisa o fabio tá respondendo os outros tópicos do blog, mais aqui ele vazou geral mesmo. acho que vamos ficar a ver navios e sem respostas.

    • Fabio Santana

      Sorry, Kenpachi, mas estou priorizando o conteúdo de hoje. Tenho no mínimo quatro dias de comentários que não pude ler durante o BGS, e não seria produtivo começar pelos mais antigos, né? Fique tranquilo que lerei tudo e vou respondendo conforme possível. ^^

  • Kenpachi_Uryzen

    eu que peço desculpas fabio. pensei que tu não tava lendo os post aqui como fizeram lá no forum da ND. lembrando sei que a dublagem não vai mais mudar mais que não seja mais feito esse processo de usar uma produtora de miami que não se responsabiliza pela qualidade dos produtos. que seja revisto esse processo temos os melhores dubladores e como disse post atrás, a um horizonte sem fim no mercado brasileiro de gamers e se a sony souber capturar esses pequenos detalhes que fazem a diferença só temos a ganhar.

    • Fabio Santana

      Tranquilo, Kenpachi. ^^

      Saiba que a Sony está ligada no feedback da comunidade. E muito. Se nem sempre a empresa pode comentar a respeito de boatos ou dar maiores detalhes sobre segredos de indústria, saiba que o interesse é sempre oferecer o melhor serviço, o melhor jogo, as melhores opções possíveis. Senti isso num bate-papo informal que tive com o Mark momentos antes da coletiva. Acredite, a inteção é sincera. O que acontece é que nem sempre é possível atender a todas as reivindicações imediatamente. ^^

  • Kenpachi_Uryzen

    segue o link do novo video
    http://www.youtube.com/watch?v=IOJ9ZMP3LLA&feature=player_embedded

    e digo não mudou quase nada.

    • Fabio Santana

      Yep, esse é o vídeo, mas não dá para julgar qualidade de áudio por uma gravação de um vídeo exibido num auditório, né? ^^
      Como afirmei no post, o que melhorou foi a qualidade da mixagem e a sincronia labial (no trecho aos 0:25 dessa gravação). De qualquer forma, estou requisitando a versão digital para divulgarmos.

  • Kenpachi_Uryzen

    beleza fabio, eu sei como funciona. é que como fã da série, quando vi essa dublagem depois de ter jogado os 2 jogos anteriores em pt-pt e visto a dublagem de qualidade com a emoção e colocação das cenas no pt-pt, senti como se tivessem olhada para dublagem brasileira e dito a dubla assim mesmo pois eles aceitam qualquer coisa. entende e você olha a dublagem do zeger e ver que em poucas falas ele deu vida ao drake brazuca. sei que essa será a dublagem oficial. falando agora como alguém que ocnhece um pouco de mercado e você deve está vendo a grande mudança que está acontecendo em nosso país na área de games e dou graças a deus que chegou finalmente. continua embaixo

  • Kenpachi_Uryzen

    o problema é que somos exigentes como consumidores e nosso plus é que não só criticamos mais mostramos onde está o erro e como melhorar, pois quando gostamos da marca queremos a melhoria do produto afinal somos todos fãs da marca playstation.
    sei que está tendo muitas negociações por trás dos bastidores para oferecer preços e maior qualidade no serviço e nisso não entro nem em discução pois muita coisa evolui.
    mais voltando ao assunto uncharted. ele hoje com god of war é o carro chefe da sony. ai venho e te pergunto o que custa a sony lança uma dlc com as legendas do god of war series. esse é um up para quem já tem jogar novamente e quem não tem comprar os jogos. no caso do uncharted 3 o que custa a sony chegar e falar que via lançar depois uma dlc com uma dublagem de melhor qualidade, pois esse estúdio que a sony contratou está acabando “minha vontade é falar F….., mais é errado uso de palavrões aqui ” com a experiência de jogos do ps3 que foram dublados por eles.
    tem um ditado que falar erra é humano persistir no erro é burrice.
    continua.

  • Kenpachi_Uryzen

    e digo algo que sinto falta e se um dia puder ter é uma legenda para o metal gear solid 4, como outros jogos, veja como tem um mercado grande aqui no brasil hoje podemos obter os jogos de ps1 a 20 reais show de bola mais porque a sony não contrata uma empresa e manda localizar esses jogos para nosso idioma isso daria um boom nas vendas pois o cara teria a vantagem de jogar verdadeiros classicos na lingua nativa.
    sobre os preços praticados na psn-br vamo ser sincero tá uma coisa descomunal, mais sei que vocês devem tá trabalhando para dar mais equilibrio a isso pois é brincadeira.
    [fico por aqui e peço desculpa pelo longo texto.

    • Fabio Santana

      Magina, Kenpachi, só tenho a agradecer pelo feedback. Também acho que seria excelente ter jogos lançados no passado com opção de legendas em português, ao menos, mas, olhando pelo lado comercial, acho que faz mais sentido priorizar os lançamentos, já que tem muita coisa boa por vir. E tem diversos títulos de outras empresas (MGS4 é da Konami, os Final Fantasies do PSone, por exemplo, são da Square Enix), e a decisão para localizar tais títulos dependeria dessas produtoras.

      Quanto a UNCHARTED 3, se a Sony fosse fazer como você sugeriu, acho que seria a primeira vez em que vemos um jogo com duas dublagens para o mesmo idioma. Seria um pouco estranho, não? Vamos aguardar o produto final para avaliá-lo. A SCEA acompanhou toda a reação dos jogadores ao primeiro trailer em português, e tenho certeza que passou a exigir mais da equipe que está cuidando da dublagem. Vejamos o resultado final em novembro. ^^

  • Kenpachi_Uryzen

    Yep, esse é o vídeo, mas não dá para julgar qualidade de áudio por uma gravação de um vídeo exibido num auditório, né? ^^
    Como afirmei no post, o que melhorou foi a qualidade da mixagem e a sincronia labial (no trecho aos 0:25 dessa gravação). De qualquer forma, estou requisitando a versão digital para divulgarmos.

    fabio a questão não é a mixagem e a sincronia isso eu sei que a sony da show de bola, a questão é a qualidade dos dubladores, eles apenas lêem o script e não dão vida aos personagens, é isso que estamos criticando. é esse o ponto.

    • Fabio Santana

      Entendo o ponto, Kenpachi, e embora os atores sejam os mesmos, acredito que toda a reação dos fãs ao trailer inicial fez a Sony tomar medidas para garantir a qualidade do produto final. Acredito que é por isso que o Mark afirma confiar totalmente na qualidade da dublagem. Vejamos – ou melhor, ouçamos – a versão final, o jogo completo. ^^

  • Kenpachi_Uryzen

    verdade, prioridade é os lançamentos, vejo que tá vindo muita coisa boa por ai. e como citei a sony poderia contratar uma empresa que trabalhasse nesse parte dos título mais antigo, pois sou ciente que agente perdeu muito com a pirataria. mais agora temos a opção por comprar esses jogos. lembrando que é só uma ideia.
    é um sonho ver a algum mgs ou FF legendado. mais god of war ainda dá para fazer, ico e shadow of colossus collection.

  • Eduardo_Araujo

    Olha o origianal é sempre o melhor.. nunca me importei se o audio é em inglês nem nada, isso é interessante os games serem lançandos no nosso idioma tbm, mas queremos mesmo é opção entre os mesmo… e ainda mais falaram de ´preços na ps store mas não comentaram nada sobre usar os cartões nacionais na ps store??? Eu sou uma das pessoas que não tem um cartão internacional, e como no Brasil eu não posso comprar nada na PS Store Brasil no meu próprio país???

    • Fabio Santana

      No post da entrevista com o Mark Stanley, ele comenta que a Sony tem trabalhado com parceiros para oferecer não apenas os cartões pré-pagos da PSN, como também cartões de crédito nacionais. ^_~

  • Kenpachi_Uryzen

    o video onde está?

  • Também estou esperando pelo vídeo. Acho que o Mark Stanley falou muito e ao mesmo tempo não falou nada.
    Acompanho o trabalho do Fábio Santana há muito tempo e não acredito que ele não tenha citado ao Mark nossa rejeição à dublagem e a preferência pelo trabalho da Zeger Studio. Talvez agora, por estar do lado da Sony, não possa nos passar realmente toda a conversa. E entoando ainda mais o coro: QUEREMOS O TRABALHO DA ZEGER STUDIO NO UNCHARTED 3!!!

    • Fabio Santana

      Valeu por acompanhar meu trabalho, Digão. ^^

      Mas eu falei sim a respeito das críticas, e ele respondeu lá na entrevista. De qualquer forma, qualquer dublagem alternativa é considerada boato, já que a dublagem divulgada é a oficial e nunca houve qualquer menção a trocá-la. A Sony Computer Entertainment está acompanhando o feedback da comunidade e, com certeza, isso vai resultar em uma qualidade superior na versão final. ^_~

  • Então a matéria do UOL Jogos feita pelo CLAUDIO PRANDONI e o RODRIGO GUERRA era apenas um boato?

    http://jogos.uol.com.br/ultimas-noticias/2011/09/02/dublagem-de-estudio-brasileiro-e-ignorada-por-produtores-de-uncharted-3.htm

    Através do vídeo desta matéria, Fábio, você há de concordar que o trabalho feito pelo ZEGER STUDIO passa muito mais emoção nos diálogos do que a dublagem realizada pelo estúdio atual.

    Aproveitando o espaço, você participará da Playstation: The Official Magazine brasileira? A editora Future US dará suporte com matérias exclusivas? Sou assinante da versão americana desde o primeiro número e a qualidade só aumentou e em todas as edições têm vindo um poster. Isso também ocorrerá na versão brasileira?

    Abraço e sucesso para você!!!

    • Fabio Santana

      Sorry, Digão, me expressei mal. Não quis dizer que a existência de qualquer dublagem alternativa era um boato, sim a possibilidade de mudar a dublagem oficial por qualquer outra. ^_~

      Sim, participarei da PRO-BR com uma coluna mensal e o que mais pintar e eu puder colaborar. Haverá sim conteúdo tanto da americana quanto da edição europeia. Quanto ao pôster, não sei. Dá um grito nos caras pelo Twitter ou Facebook. ^_~

      Abração e valeu pela participação aqui! o/

  • Fábio, a Sony não cogitou NADA sobre alterar a dublagem, ou futuramente lançar um DLC caso o resultado não agrade? E sobre a “dublagem alternativa Fábio, a Sony também não se pronunciou? Seria muito difícil trocar pelo estúdio Zeger, já que a comunidade TODA pede isso, mesmo que a Sony diga que a dublagem deles é um “boato”? Digo isto porque você deve estar vendo que os jogadores não gostaram do que foi apresentado.

  • A Naughty Dog deveria levar a opinião dos compradores em consideração… afinal, NÓS é que vamos acabar jogando um game com dublagem irritante. Algumas pessoas não entendem inglês e terão que jogar em português, como minha namorada, e serão forçados usar uma dublagem surrada.

    É uma pena eles não se importarem.

    Que decepção!

    Eu não vou apoiar o lançamento brasileiro! Eu não vou comprar algo de tão baixa qualidade! Nossa opnião deveria ser levada em consideração!

    Eu vou importar a minha cópia.

  • Kenpachi_Uryzen

    E o video fabio?
    Rapaz to achando que esse video só vai aparecer depois do lançamento.
    rsrsrsrs

  • Kenpachi_Uryzen

    relaxa fabio, deve ser dificil mesmo então fica tranquilo. a m… ops a dublagem já foi feita mesmo.

  • Depois da dublagem de Killzone 3 e inFamous 2 que já foram ruins, tomara que pensem 2 vezes antes de contratar esses estudios ridiculos pra dublar os próximos jogos

  • Na minha opinião o vita vai sair por 2 mil reais aqui no Brasil,
    todo mundo aqui ta vendo o que a Sony tá fazendo… ta enrolando… uma empresa que faz TVs de altíssima qualidade, as melhores câmeras digitais, o melhor console…

    Mas na hora do brasileiro, como é possível a Sony não saber de absolutamente nada sobre oque realmente queremos?

    A gente tem que jogar Gravit Crash enquanto que os americanos vão jogar Uncharted 3 com uma dublagem incrível e agente contando os dias atrasados para jogar o jogo mas quando coloca no console vê a dublagem.

    Eu sei que a Sony pode fazer muuuuuuito melhor, mas me parece muito que não acredita no mercado gamer brasileiro,

    É OU NÃO É?

Por favor, informe a sua data de nascimento.

Date of birth fields