Detalhes do gameplay, incluindo poderes de simbionte, combate, recursos do PS5 e mais em Marvel’s Spider-Man 2

0 0
Detalhes do gameplay, incluindo poderes de simbionte, combate, recursos do PS5 e mais em Marvel’s Spider-Man 2

Além de mais informações da Insomniac Games sobre as missões e a história do jogo.

Esta última semana tem sido incrível para fãs do Spidey. Com pouco mais de um mês faltando para que Marvel’s Spider-Man 2 seja lançado para PS5, temos uma ideia melhor do que veremos em 20 de outubro. A Insomniac Games nos mostrou mais detalhes do elenco de super-heróis e supervilões com os novos pôsteres de personagens. E hoje você verá ainda mais detalhes do combate, das atividades, da história do jogo e muito mais, graças ao tempo que passamos testando uma versão de desenvolvimento do jogo, além de mais detalhes vindo de pessoas importantes que trabalharam no projeto, como o diretor criativo sênior Bryan Intihar, o diretor de jogo sênior Ryan Smith e o diretor de narrativa sênior Jon Paquette.  

Esta parte de gameplay estendida acontece no meio do jogo, começando com uma cena cinematográfica de um confronto entre Kraven e um Spider-Man usando o simbionte e terminando no ponto de início do trailer de gameplay lançado há alguns meses. Com direito também a experimentos científicos voláteis e invasões em uma exposição da comunidade que precisam de socos e inteligência de um super-herói para resolver, novas atividades para testar as Asas de Teia, crimes para evitar, chefes difíceis para enfrentar, risadas e muito desenvolvimento de personagem. 

Alguns dias antes do evento, eu joguei os títulos anteriores para relembrar a minha memória muscular e comparar melhor com o que eu iria ver. Assim que eu parei de jogar com o controle DualSense, as minhas primeiras impressões foram bastante positivas. A Insomniac Games está indo com tudo em uma sequência que é mais rica e densa. E também possui muita emoção. Vamos falar do porquê. 

Uma história de dois Spiders: depois de serem protagonistas de seus próprios jogos, Peter Parker e Miles Morales possuem a mesma importância em Marvel’s Spider-Man 2. Além dos pontos da história que lhe guiam para jogar com um ou outro, você pode trocar de personagem a qualquer momento (o SSD do console PS5 leva você instantaneamente de um Spidey para outro simplesmente ao pressionar um botão, e o estúdio promete alguns momentos bem divertidos ao trocar de perspectiva). Os dois possuem muitas atividades secundárias, dispositivos de Spider e aprimoramentos, mas também têm suas próprias histórias, missões e técnicas para desbloquear. Os controles são idênticos (você usa dispositivos do traje com R1 e técnicas diferentes com L1, sendo que quatro dessas opções podem estar ativas de uma só vez e podem ser usadas juntamente com um botão principal), e técnicas similares ajudam a evitar que você tenha que aprender golpes ao trocar de personagem. 

Golpes evoluídos, com histórias por trás: o trailer de revelação de gameplay mostrava Peter usando seus quatro Spider-Braços para derrotar oponentes. O que era apenas um dos diversos poderes de traje personalizável no primeiro Marvel’s Spider-Man agora faz parte do padrão, até que o simbionte entre na jogada. A Insomniac prefere ficar em silêncio por enquanto, mas diz que tudo vai ser explicado no jogo. O mesmo acontece com as duas cores distintas dos poderes Venom bioelétricos do Miles, também mostrados no trailer e no meu tempo jogando. De acordo com Intihar, a evolução desses poderes está diretamente relacionada à história do Miles. Poderes mecânicos e elétricos possuem suas próprias árvores de técnicas, EXP desbloqueia gradualmente ataques de área de efeito, ataques que lançam diversos alvos para o alto e muito mais. Um dos meus favoritos desde agora é o Choque Spider, com os Spider-Braços mecânicos do Pete atacando diretamente na frente dele, com a velocidade e elegância do aracnídeo que serviu como base, além de soltar choques elétricos em cascata que frita quem estiver pelo caminho. Eu adoro usar a Esmagada na Parede, lembrando um momento da revelação de gameplay, quando Peter se apoia com uma mão e chuta rapidamente um alvo contra uma parede com os dois pés. Há diversas opções disponíveis para usar no combate padrão também. 

O estúdio continua a incorporar o que aprendeu em jogos anteriores para PS5, como Ratchet & Clank: Rift Apart, com o controle DualSense sendo bastante participativo na sessão de jogo, com respostas táteis bem precisas, mostrando bem como é vestir e usar o Traje Preto. 

Dispositivos Spider para controlar grupos inimigos: os famosos lançadores de teia ainda são perfeitos para prender um inimigo ao pressionar o R1. A capacidade agora é dobrada, indo para doze teias, e recarregam rapidamente. Durante a demonstração, eu tinha dois dispositivos à minha disposição. Um deles, o Tiro de Lançamento, envia um drone que usa tiros de teia em inimigos próximos, mandando-os para o ar. Mas o Agarrão com Teia foi o meu favorito, atirando teias por todo lado e depois puxando tudo de volta rapidamente, preparando para um golpe de abate em área de efeito. E eu digo tudo mesmo: ao ativar o dispositivo em um confronto com ladrões no meio de um beco, ele não só puxou os criminosos, mas também uma tampa de esgoto, que mandou o grupo para os ares com a força e precisão de um míssil. Inesperado e hilário. 

O simbionte selvagem: ele tem sido um destaque desde o lançamento, e a demonstração tinha tudo que eu precisava para testar o poder incrível do Traje Preto. No começo dela, o Pete já o está usando e, como os braços mecânicos, ele tem uma árvore de técnicas própria, com quatro ataques já mapeados e prontos para quando eu comecei a enfrentar os caçadores do Kraven. Como mostrado na revelação de gameplay, é possível lançar tentáculos que vão pegar qualquer inimigo próximo, esmagando-o por todo lugar. O ataque Simbionte faz com que o Peter se torne uma massa contorcida que se joga para a frente, com o embalo e espinhos que saem dela jogando um inimigo para trás. Já o Soco Simbionte é um ataque poderoso que deixa inimigos atordoados no ar, prontos para sofrer com os combos. A palavra que eu sempre pensava durante as batalhas do Peter era “brutal”, com sons fortes, visuais espetaculares e a resposta do controle trabalhando em conjunto para mostrar um Peter fortalecido com a ajuda do simbionte. O especial do traje, ativado com L3 + R3, é a Onda Simbionte, que é um ataque selvagem, giratório e ágil que pega e joga alvos, deixando-os no chão permanentemente. A primeira vez que ele é exibido é no auge de uma luta cada vez mais pesada em um laboratório, que conclui a primeira missão de história do jogo e me deixou de boca aberta. 

A demonstração tinha algumas atividades secundárias e oportunidades dinâmicas. Além de poder interagir com cidadãos e tirar fotos, você pode capturar Spider-Bots (cada um com pinturas que simulam um traje específico do Spider-Man ao longo dos anos de forma bem legal), usar as Asas de Teia para perseguir Drones Talon, usando os rastros deles para chegar perto ou descobrir caixas de arsenal reapropriadas pelo Underground. Pressionar rapidamente o controle analógico vai ativar seu sensor para destacar visualmente atividades próximas. 

Sino de Caçador: mesmo esperando que a Insomniac encontrasse novas ideias e mostrasse surpresas inesperadas relacionadas ao Traje Preto, o estúdio manteve um elemento principal da história dele: a hipersensibilidade ao som. Uma cena cinematográfica em um igreja no começo da demonstração não só revela (e vende a ideia) dessa imperfeição, demonstrando como ela é desagradável por meio da resposta do controle DualSense, mas também, em um só encontro, solidifica o Kraven como uma presença intrigante e confiante (Intihar diz que ele é “imprevisível”) ao enfrentar seu adversário. A Insomniac lembra que ele é uma anomalia entre personagens de Spider-Man: ele não é motivado pela vingança e não tem conexão com outros personagens do universo. Paquette diz que uma parte fundamental da personalidade dele é a necessidade de encontrar alguém “maior, melhor e mais forte” do que ele. É uma novidade bem interessante.

Monstros e transformações: isso também demonstra uma mudança temática em Marvel’s Spider-Man 2. A maioria dos vilões da narrativa dos dois primeiros jogos e de Marvel’s Spider-Man: A Cidade Que Nunca Dorme eram focados em tecnologia. Na sequência, a Insomniac propositalmente evitou isso, escolhendo vilões e monstros que podiam trazer algo de diferente, tanto para a narrativa quanto para o gameplay. Lizard e Venom são monstruosidades que também estão relacionadas com o tema de transformação. Até o Mister Negative, que está de volta, é um exemplo disso com suas próprias alterações e ao mudar completamente a vida do Miles ao matar o pai dele, Jefferson Davis. E quem é melhor para lidar com monstros do que um caçador como o Kraven? 

O aplicativo Amigo da Vizinhança está de volta. Não deu para ver muitos detalhes dele, mas notificações ocasionais na tela me avisavam de crimes denunciados por pessoas próximas. 

Caça, conheça os Caçadores: qualquer receio de estar forte demais contra criminosos acaba com meus confrontos constantes com os caçadores do Kraven. Esses grupos são sempre grandes, com diversas levas e muita variedade de tipos de inimigos. Drones Talon aéreos e mecânicos vão atirar de longe. Já os com quatro pernas vão emitir grandes campos de anulação para bloquear suas técnicas até que sejam derrotados (e olha só, eles explodem pouco tempo depois de serem derrotados). Explosivos também são usados por certos caçadores humanos, que lançam diversas minas terrestres ou granadas de veneno de longe, enquanto que outros lançam redes elétricas ou campos de energia pela área. Isso sem contar quem tem escudo, armas e personagens que gostam de atirar adagas duplas. A sensação é que as forças inimigas estão sempre aumentando, e a variedade de confrontos é maior. 

Aparando: se esquivar de socos, balas, garras e mais ainda é por meio do Sentido Aranha e o botão Círculo. Mas agora, Peter e Miles também podem aparar, com os ataques exemplificados mostrando um círculo amarelo que se torna vermelho com o avanço de um inimigo. Pressionar o L1 pode repelir o ataque. A demonstração testou a minha habilidade com a mecânica em um confronto com um chefe secundário: um Caçador brutal que usava um machado perto do fim da luta no laboratório. Aparar e atordoar foi a melhor forma de derrotá-lo. Não é possível aparar alguns ataques, sendo necessário usar outras habilidades para escapar deles. 

Asas de Teia: uma forma mais rápida de navegar por áreas baixas, rios e o Central Park. Pressionar Triângulo no ar ativa suas Asas de Teia, permitindo que você voe usando o controle esquerdo. Use esses balanços e os túneis de vento posicionados estrategicamente pela cidade para alcançar seu objetivo mais rapidamente, ou simplesmente aproveite alguns combos aéreos). 

Harry e círculos de amizade: teremos alguns spoilers aqui. Por isso, se quiser evitar saber qualquer coisa sobre a narrativa, pule para o próximo parágrafo. Nossos heróis não têm que lidar apenas com crimes que não param de aparecer, mas também com as complexidades de novas amizades e rostos familiares se conhecendo. O jogo se passa nove meses após os eventos de Marvel’s Spider-Man: Miles Morales. No universo de Marvel’s Spider-Man, Harry Osborn é o melhor amigo de Peter desde o ensino médio. Eles são praticamente irmãos, conectados pela paixão pela ciência. Ausente por um tempo (para colegas, viajando pela Europa; mas, na verdade, isolado do mundo por causa de uma doença desconhecida), a demonstração mostrou uma nova dinâmica dessa amizade: Harry sabe que Peter é o Spider-Man (e também sabe sobre Miles), Peter tem o Traje Preto e o grupo está tentando encontrar uma cura para a doença do Harry. O estúdio brinca com o constrangimento causado por amizades e conexões mútuas que se misturam, seja com o que foi mostrado no trailer da história mais recente ou com uma ligação desconfortável entre Harry e Miles, que está balançando pela cidade. 

Quebra-cabeças, precisão e engenhocas: como eu falei anteriormente, Peter e Miles precisam ser inteligentes e fortes. Um quebra-cabeça no começo me fazia limpar uma cadeia de DNA destruindo átomos corrompidos sem danificar os saudáveis. Pouco tempo depois, eu me vi rastejando em um acelerador de partículas imenso redefinindo ímãs desalinhados, usando os gatilhos adaptáveis do meu controle DualSense com cuidado para alinhar corretamente em cada ponto de pressão. Algum tempo depois, como Miles, eu controlo um Spider-Bot por meio de dutos de ventilação e distraindo ladrões para reativar portas de segurança em uma exposição trancada da comunidade. Tais interações são um bom contraste com as lutas e métodos de travessia. 

J. Jonah Jameson, a famosa voz do jornalismo (distorcido) não apareceu durante o meu tempo com o jogo, mas eu tive que perguntar ao Jon Paquette sobre ele, considerando o novo papel dele como dono do Clarim Diário (como mostrado no final da revista em quadrinhos que se passa antes do jogo), se o personagem teria alguma nuance. A resposta foi simples e direta. Não se preocupem, fãs: A fanfarronice clássica de sempre vai continuar. 

Piadas de Spider: apesar do jogo ter temas sombrios, há bastante humor e linhas engraçadas. Durante as cenas do laboratório, houve três ou quatro momentos que me fizeram rir bastante. Seja com Harry falando rapidamente “sem buraco negro, sem buraco negro…” ao ativar o acelerador de partículas, Pete sussurrando para um Caçador imponente e ameaçador com machado e pele de urso “Acabei de ficar sem mel!” antes de ser jogado pela janela, o humor Parker está presente e afinado. 

Uma história com emoção: o elenco de dublagem entrega as linhas com a emoção necessária. É possível sentir a determinação de Kraven em cada palavra falada por Jim Pirri. Nossos breves momentos com Tony Todd como Venom nos trailers são de arrepiar. No meu tempo com o jogo, uma cena com o Miles no túmulo do pai dele tinha o adolescente falando: “Eu sou o Spider-Man. Eu posso fazer tudo sozinho”. Uma mistura linda de força, esperança e incerteza na linha, mostrada com perfeição por Nadji Jeter. Eu mal posso esperar para ver o que vai acontecer com os nossos heróis por trás das máscaras, e também pelas reviravoltas que vão acontecer quando eles estiverem usando-as. 

Marvel’s Spider-Man 2 será lançado apenas para PS5 em 20 de outubro.

Os comentários estão fechados.

Por favor, informe a sua data de nascimento.

Date of birth fields