PlayStation Vita: Suas Dúvidas Respondidas

44 5
PlayStation Vita: Suas Dúvidas Respondidas

Com a proximidade do lançamento do PlayStation Vita em nossas terras, o PlayStation.Blog BR tem cada vez mais falado sobre os empolgantes jogos, as novidades direto do Japão e os planos para o futuro. Ontem chegou o momento de divulgarmos o bundle do PS Vita que estará disponível no Brasil e em toda a América Latina no dia 22 de fevereiro. Obviamente, a comunidade está ávida por mais detalhes, então também preparamos o FAQ esclarecedor que você confere abaixo.

PlayStation Vita, Edição Limitada América Latina

Quando o PS Vita estará disponível?
O PS Vita será lançado na América Latina, América do Norte e Europa no dia 22 de fevereiro de 2012. No Japão, o PS Vita foi lançado no dia 17 de dezembro de 2011.

Quanto o PS Vita irá custar?
No lançamento brasileiro, o único modelo disponível será o Wi-Fi, num bundle exclusivo para a América Latina. Preços de hardware, jogos e acessórios variam de acordo com as taxas de importação e taxas alfandegárias de cada país. Os preços serão anunciados numa data futura.

Todos os usuários do PS Vita terão que assinar com alguma operadora de celular?
Não. Para funcionalidades de rede, os usuários poderão utilizar o PS Vita em modo Wi-Fi.

O que é “near”?
near é o aplicativo de rede social do PS Vita baseado em localização que permite que você faça check-in em locais reais, pegue ou deixe presentes para que outros jogadores encontrem e usem em seus jogos. Você também pode se conectar com seus amigos da PlayStation Network e com outros usuários que estiverem nas imediações. Com o near, você pode conferir quais jogos são populares e a opinião dos jogadores na região em que você está.
Pelo near, sua localização pode ser calculada por um serviço de localização Wi-Fi.

É necessária uma conexão 3G para usufruir o near?
Não, os usuários também podem utilizar o near por meio de uma conexão Wi-Fi.

O que é o “gifting” que foi anunciado na E3?
Gifting é uma das funções do “near”, com a qual um usuário pode acessar itens virtuais de um jogo que são deixados por outros usuários quando estes fazem check-in em localizações geográficas. Os itens virtuais podem incluir conteúdo desbloqueados de jogos, como roupas de personagens, armas e tesouros. Compartilhar estes itens entre os usuários adiciona uma dimensão única à experiência de jogo portátil no PS Vita, e também incrementa a conectividade social entre a comunidade do PS Vita.

O que é “LiveArea”?
Todo título para o PS Vita será provido com um espaço chamado “LiveArea”, no qual os usuários podem compartilhar a diversão e a empolgação com outros jogadores. Os usuários terão acesso às últimas informações dos jogos fornecidas pela Sony Computer Entertainment e por desenvolvedores e produtoras third-party via PlayStation Network. Além disso, os usuários do PS Vita terão acesso a um registro de atividadess que também envolve seus amigos da PSN. Esta área é contantemente atualizada com as realizações dos usuários que estão jogando o mesmo título, e é possível iniciar uma comunicação em tempo real ou uma partida entre os usuários de lá mesmo.

O quê é “Party”?
“Party” permite que você desfrute do chat de voz ou texto, não apenas durante um jogo online, mas também quando os usuários estiverem jogando coisas diferentes offline ou usando aplicativos como o navegador de internet – também conhecido como “cross game chat”. Os usuários que estiverem conversando poderão entrar para um jogo online juntos facilmente, e uma função de marcação permite que você se reconecte com seus grupos favoritos com facilidade. Com o “Party”, que oferece uma nova forma de integração social online, e o “near”, que faz com que os usuários compartilhem suas informações de jogo com outros usuários em diferentes dimensões de tempo e distância, será possível expandir incrivelmente os limites da interação social.

Quais softwares de sistema virão pré-instalados na versão final do PS Vita?
O PS Vita terá os seguintes softwares pré-instalados: Portal de boas-vindas, AR Party, near, Party, Troféus, Amigos, PlayStation Store, Reprodução Remota, Fotos e Câmera, Reprodutor de Vídeo, Reprodutor de Música e Mensagens em Grupo.

Qual a capacidade da bateria do PS Vita?
O PS Vita consegue segurar de 3 a 5 horas de jogo, 5 horas de reprodução de vídeo e 9 horas de música. Recarregar a bateria do 0% ao 100% demora aproximadamente 2 horas e meia.

PlayStation Vita: Linha de Lançamento

O PS Vita usa tecnologia de display OLED. Como isso funciona? Quais os benefícios do OLED? Por que é superior aos tradicionais displays de LCD?
A tecnologia OLED oferece um contraste mais alto e cores mais brilhantes do que os tradicionais displays de LCD encontrados na maioria dos aparelhos eletrônicos. Esta próxima geração de tecnologia de display faz os jogos do PS Vita parecerem vivos e cristalinos, mesmo na luz natural do sol, e consome menos energia do que o display de LCD do PSP.

Quais as especificações da tela OLED?
A tela OLED do PS Vita tem 5 polegadas, 960×544 pixels de resolução (16:9 de proporção) e exibe aproximadamente 16.770.000 cores.

É preciso um cartão de memória para jogar?
Um cartão de memória é necessário para os jogos que requerem saves de jogo ou que têm conteúdo por download.

O PS Vita terá suporte a headsets/fones de ouvido Bluetooth?
Fones de ouvido/headsets disponíveis comercialmente com suporte a A2DP, HSP e AVRCP podem ser usados no PS Vita, no entanto, podem funcionar de maneiras diferentes dependendo das especificações do acessório. Fones Bluetooth stereo também são suportados.

Você pode usar um teclado/mouse Bluetooth? É possível conectar o controle sem fio do PS3 no PS Vita como no PSPgo?
Não. Os usuários não podem usar teclado e mouse bluetooth ou um controle DualShock 3 do PS3 no PS Vita.

É possível acessar a Internet conectando o PS Vita a um telefone celular com suporte a Bluetooth?
Não.

Quais formatos de áudio e vídeo o PS Vita irá suportar?
Os formatos de música suportados incluem MP3 (MPEG-1/2 Audio Layer 3), MP4 (MPEG-4 AAC) e WAVE (Linear PCM). Os formatos de vídeo suportados incluem MPEG-4 Simple Profile (AAC) e H.264/MPEG-4 AVC High/Main/Baseline Profile (AAC). Formatos de imagem e foto suportados incluem JPEG (Exif 2.2.1), TIFF, BMP, GIF e PNG.

Há planos para introduzir um cabo de saída de vídeo? O PS Vita terá saída HDMI?
Não, o PS Vita não tem saída de vídeo.

É possível retirar a bateria do sistema?
Não. Com o PS Vita, adotamos uma bateria embutida, já que o aparelho é equipado com um painel de toque traseiro.

Há a possibilidade de alguns jogos do PS3 usarem o PS Vita como segunda tela ou periférico no futuro?
A Reprodução Remota no PS Vita permitirá ver e controlar seu PS3 a partir do PS Vita.

Quais cores estarão disponíveis no lançamento?
Inicialmente, o PS Vita estará diponível na cor Preto Cristalino.

PS Vita

O que significa o nome “PS Vita”?
“Vita” significa “Vida” em Latim, e foi o nome escolhido para o nosso sistema portátil de próxima geração porque ele traz uma combinação revolucionária de jogos empolgantes com conectividade social, juntando mundo real com virtual.

Qual é o conceito por trás do hardware?
Embora siga a filosofia de design básico do PSP, o PS Vita adotou uma forma de design superoval, designada para caber confortavelmente nas mãos do usuário. Pela primeira vez, um sistema de entretenimento portátil irá possuir duas alavancas analógicas, que permitem que uma vasta gama de gêneros de jogos sejam levados a experiência portátil. Em particular, gêneros como tiro, ação e luta no PS Vita oferecerão experiências de jogo que são incomparáveis com qualquer sistema portátil.

Como comprar os jogos de PS Vita?
Você pode baixar os jogos de PS Vita e outros conteúdos da PlayStation Store para um cartão de memória do PS Vita, ou comprar uma cópia física de um jogo nas lojas.

Qual será o preço dos jogos do PS Vita? O preço será o mesmo para a contraparte digital na PS Store?
Estes detalhes ainda não foram anunciados.

Se você comprar um conteúdo por download para o PS Vita, em até quantos sistema você pode copiá-lo?
Os usuários podem ativar até dois sistemas portáteis (sejam dois PSPs, dois PS Vitas, ou um PSP e um PS Vita) com suas contas na PSN.

Os usuários poderão acessar a PlayStation Store tanto via 3G quanto Wi-Fi?
Sim. A PlayStation Store pode ser acessada utilizando conexões 3G ou Wi-Fi.

O PS Vita oferecerá suporte ao YouTube, conteúdo em Flash e arquivos específicos como PDF?
Ainda não há detalhes sobre isto.

O PS Vita possui duas entradas, para que servem?
Uma é para os cartões de jogos do PS Vita, a outra é para armazenamento de mídia para conteúdo pessoal ou conteúdo por download.

As contas de PSN do PSP e PS3 estarão disponíveis no PS Vita?
A mesma conta estará disponível no PS Vita.

O PS Vita é compatível com jogos de outras plataformas PlayStation, como o PS3, PS2 ou PSP? Há planos para dar suporte a outras plataformas PlayStation no futuro?
Os usuários podem jogar títulos digitais do PSP e minis. Suporte a clássicos do PSone acontecerá em uma data futura. Até agora, não temos planos para deixar o PS Vita compatível com títulos em disco do PS3 ou PS2.

Eu tenho jogos UMD para meu PSP, será necessário comprá-los novamente na PlayStation Store caso eu queira jogá-los no PS Vita?
Sim. O PS Vita não oferece suporte a discos UMD. Jogos digitais de PSP, que foram comprados na PSN, estarão disponíveis para download no PS Vita.

O PS Vita não dá suporte a UMD, mas há algum plano para introduzir periféricos como “leitor UMD” para o PS Vita?
Não por enquanto.

O PS Vita é compatível com os vídeos para PSP disponíveis na PlayStation Store?
Sim, portanto que tenham sido comprados na mesma conta da PSN. Isto não responde a questão. Não há “vídeos para PSP” na PS Store. Existem vídeos em SD e o PS Vita é compatível com eles. Devemos defini-los deste jeito.

Quais as configurações de privacidade no near?
Há o controles parentais que são ativados automaticamente para fazer o near para de funcionar baseado na idade do usuário. Além disso, os usuários podem ajustar as zonas de privacidade (ex: casa, escritório, etc.) quando eles não querem ser vistos no radar. Há uma configuração que deixa alguns jogos privados.

O quê é Realidade Aumentada (AR)?
Realidade Aumentada é uma função em certos jogos que permite inserir elementos do mundo real no jogo.

Serão adicionadas novas funções ao PS Vita através de atualizações de sistema como foi feito com o PSP e o PS3?
Iremos introduzir novas funções ao PS Vita através de atualização de sistema. Iremos anunciar detalhes quando tudo estiver pronto.

Por quê foram adotadas a tela multi-toque e o painel multi-toque traseiro?
O PS Vita pode oferecer nova jogabilidade permitindo que os usuários interajam diretamente com estes jogos em movimentos tridimensionais, usando seus dedos para “arrastar, beliscar, traçar, empurrar e puxar”. E com o painel de toque traseiro, os usuários podem interagir com o jogo sem obstruir a brilhante tela OLED. A combinação da tela de toque e o painel de toque traseiro permite experiências de jogo que nunca foram oferecidas em um portátil.

Qual a qualidade das fotos e vídeos tirados com a câmera VGA do PS Vita?
A utilização básica das câmeras do PS Vita é para dar suporte a jogabilidade e trazer experiências como realidade aumentada (AR). Decidimos as especificações com isto em mente e focamos especialmente na taxa de quadros e qualidade da gravação de vídeos.

Fique ligado, pois mais informações sobre o PS Vita ainda serão reveladas aqui no PlayStation.Blog BR até o lançamento!

Os comentários estão fechados.

44 Comentários

5 Respostas do Autor


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields