PlayStation Vita: Suas Dúvidas Respondidas

44 5
PlayStation Vita: Suas Dúvidas Respondidas

Com a proximidade do lançamento do PlayStation Vita em nossas terras, o PlayStation.Blog BR tem cada vez mais falado sobre os empolgantes jogos, as novidades direto do Japão e os planos para o futuro. Ontem chegou o momento de divulgarmos o bundle do PS Vita que estará disponível no Brasil e em toda a América Latina no dia 22 de fevereiro. Obviamente, a comunidade está ávida por mais detalhes, então também preparamos o FAQ esclarecedor que você confere abaixo.

PlayStation Vita, Edição Limitada América Latina

Quando o PS Vita estará disponível?
O PS Vita será lançado na América Latina, América do Norte e Europa no dia 22 de fevereiro de 2012. No Japão, o PS Vita foi lançado no dia 17 de dezembro de 2011.

Quanto o PS Vita irá custar?
No lançamento brasileiro, o único modelo disponível será o Wi-Fi, num bundle exclusivo para a América Latina. Preços de hardware, jogos e acessórios variam de acordo com as taxas de importação e taxas alfandegárias de cada país. Os preços serão anunciados numa data futura.

Todos os usuários do PS Vita terão que assinar com alguma operadora de celular?
Não. Para funcionalidades de rede, os usuários poderão utilizar o PS Vita em modo Wi-Fi.

O que é “near”?
near é o aplicativo de rede social do PS Vita baseado em localização que permite que você faça check-in em locais reais, pegue ou deixe presentes para que outros jogadores encontrem e usem em seus jogos. Você também pode se conectar com seus amigos da PlayStation Network e com outros usuários que estiverem nas imediações. Com o near, você pode conferir quais jogos são populares e a opinião dos jogadores na região em que você está.
Pelo near, sua localização pode ser calculada por um serviço de localização Wi-Fi.

É necessária uma conexão 3G para usufruir o near?
Não, os usuários também podem utilizar o near por meio de uma conexão Wi-Fi.

O que é o “gifting” que foi anunciado na E3?
Gifting é uma das funções do “near”, com a qual um usuário pode acessar itens virtuais de um jogo que são deixados por outros usuários quando estes fazem check-in em localizações geográficas. Os itens virtuais podem incluir conteúdo desbloqueados de jogos, como roupas de personagens, armas e tesouros. Compartilhar estes itens entre os usuários adiciona uma dimensão única à experiência de jogo portátil no PS Vita, e também incrementa a conectividade social entre a comunidade do PS Vita.

O que é “LiveArea”?
Todo título para o PS Vita será provido com um espaço chamado “LiveArea”, no qual os usuários podem compartilhar a diversão e a empolgação com outros jogadores. Os usuários terão acesso às últimas informações dos jogos fornecidas pela Sony Computer Entertainment e por desenvolvedores e produtoras third-party via PlayStation Network. Além disso, os usuários do PS Vita terão acesso a um registro de atividadess que também envolve seus amigos da PSN. Esta área é contantemente atualizada com as realizações dos usuários que estão jogando o mesmo título, e é possível iniciar uma comunicação em tempo real ou uma partida entre os usuários de lá mesmo.

O quê é “Party”?
“Party” permite que você desfrute do chat de voz ou texto, não apenas durante um jogo online, mas também quando os usuários estiverem jogando coisas diferentes offline ou usando aplicativos como o navegador de internet – também conhecido como “cross game chat”. Os usuários que estiverem conversando poderão entrar para um jogo online juntos facilmente, e uma função de marcação permite que você se reconecte com seus grupos favoritos com facilidade. Com o “Party”, que oferece uma nova forma de integração social online, e o “near”, que faz com que os usuários compartilhem suas informações de jogo com outros usuários em diferentes dimensões de tempo e distância, será possível expandir incrivelmente os limites da interação social.

Quais softwares de sistema virão pré-instalados na versão final do PS Vita?
O PS Vita terá os seguintes softwares pré-instalados: Portal de boas-vindas, AR Party, near, Party, Troféus, Amigos, PlayStation Store, Reprodução Remota, Fotos e Câmera, Reprodutor de Vídeo, Reprodutor de Música e Mensagens em Grupo.

Qual a capacidade da bateria do PS Vita?
O PS Vita consegue segurar de 3 a 5 horas de jogo, 5 horas de reprodução de vídeo e 9 horas de música. Recarregar a bateria do 0% ao 100% demora aproximadamente 2 horas e meia.

PlayStation Vita: Linha de Lançamento

O PS Vita usa tecnologia de display OLED. Como isso funciona? Quais os benefícios do OLED? Por que é superior aos tradicionais displays de LCD?
A tecnologia OLED oferece um contraste mais alto e cores mais brilhantes do que os tradicionais displays de LCD encontrados na maioria dos aparelhos eletrônicos. Esta próxima geração de tecnologia de display faz os jogos do PS Vita parecerem vivos e cristalinos, mesmo na luz natural do sol, e consome menos energia do que o display de LCD do PSP.

Quais as especificações da tela OLED?
A tela OLED do PS Vita tem 5 polegadas, 960×544 pixels de resolução (16:9 de proporção) e exibe aproximadamente 16.770.000 cores.

É preciso um cartão de memória para jogar?
Um cartão de memória é necessário para os jogos que requerem saves de jogo ou que têm conteúdo por download.

O PS Vita terá suporte a headsets/fones de ouvido Bluetooth?
Fones de ouvido/headsets disponíveis comercialmente com suporte a A2DP, HSP e AVRCP podem ser usados no PS Vita, no entanto, podem funcionar de maneiras diferentes dependendo das especificações do acessório. Fones Bluetooth stereo também são suportados.

Você pode usar um teclado/mouse Bluetooth? É possível conectar o controle sem fio do PS3 no PS Vita como no PSPgo?
Não. Os usuários não podem usar teclado e mouse bluetooth ou um controle DualShock 3 do PS3 no PS Vita.

É possível acessar a Internet conectando o PS Vita a um telefone celular com suporte a Bluetooth?
Não.

Quais formatos de áudio e vídeo o PS Vita irá suportar?
Os formatos de música suportados incluem MP3 (MPEG-1/2 Audio Layer 3), MP4 (MPEG-4 AAC) e WAVE (Linear PCM). Os formatos de vídeo suportados incluem MPEG-4 Simple Profile (AAC) e H.264/MPEG-4 AVC High/Main/Baseline Profile (AAC). Formatos de imagem e foto suportados incluem JPEG (Exif 2.2.1), TIFF, BMP, GIF e PNG.

Há planos para introduzir um cabo de saída de vídeo? O PS Vita terá saída HDMI?
Não, o PS Vita não tem saída de vídeo.

É possível retirar a bateria do sistema?
Não. Com o PS Vita, adotamos uma bateria embutida, já que o aparelho é equipado com um painel de toque traseiro.

Há a possibilidade de alguns jogos do PS3 usarem o PS Vita como segunda tela ou periférico no futuro?
A Reprodução Remota no PS Vita permitirá ver e controlar seu PS3 a partir do PS Vita.

Quais cores estarão disponíveis no lançamento?
Inicialmente, o PS Vita estará diponível na cor Preto Cristalino.

PS Vita

O que significa o nome “PS Vita”?
“Vita” significa “Vida” em Latim, e foi o nome escolhido para o nosso sistema portátil de próxima geração porque ele traz uma combinação revolucionária de jogos empolgantes com conectividade social, juntando mundo real com virtual.

Qual é o conceito por trás do hardware?
Embora siga a filosofia de design básico do PSP, o PS Vita adotou uma forma de design superoval, designada para caber confortavelmente nas mãos do usuário. Pela primeira vez, um sistema de entretenimento portátil irá possuir duas alavancas analógicas, que permitem que uma vasta gama de gêneros de jogos sejam levados a experiência portátil. Em particular, gêneros como tiro, ação e luta no PS Vita oferecerão experiências de jogo que são incomparáveis com qualquer sistema portátil.

Como comprar os jogos de PS Vita?
Você pode baixar os jogos de PS Vita e outros conteúdos da PlayStation Store para um cartão de memória do PS Vita, ou comprar uma cópia física de um jogo nas lojas.

Qual será o preço dos jogos do PS Vita? O preço será o mesmo para a contraparte digital na PS Store?
Estes detalhes ainda não foram anunciados.

Se você comprar um conteúdo por download para o PS Vita, em até quantos sistema você pode copiá-lo?
Os usuários podem ativar até dois sistemas portáteis (sejam dois PSPs, dois PS Vitas, ou um PSP e um PS Vita) com suas contas na PSN.

Os usuários poderão acessar a PlayStation Store tanto via 3G quanto Wi-Fi?
Sim. A PlayStation Store pode ser acessada utilizando conexões 3G ou Wi-Fi.

O PS Vita oferecerá suporte ao YouTube, conteúdo em Flash e arquivos específicos como PDF?
Ainda não há detalhes sobre isto.

O PS Vita possui duas entradas, para que servem?
Uma é para os cartões de jogos do PS Vita, a outra é para armazenamento de mídia para conteúdo pessoal ou conteúdo por download.

As contas de PSN do PSP e PS3 estarão disponíveis no PS Vita?
A mesma conta estará disponível no PS Vita.

O PS Vita é compatível com jogos de outras plataformas PlayStation, como o PS3, PS2 ou PSP? Há planos para dar suporte a outras plataformas PlayStation no futuro?
Os usuários podem jogar títulos digitais do PSP e minis. Suporte a clássicos do PSone acontecerá em uma data futura. Até agora, não temos planos para deixar o PS Vita compatível com títulos em disco do PS3 ou PS2.

Eu tenho jogos UMD para meu PSP, será necessário comprá-los novamente na PlayStation Store caso eu queira jogá-los no PS Vita?
Sim. O PS Vita não oferece suporte a discos UMD. Jogos digitais de PSP, que foram comprados na PSN, estarão disponíveis para download no PS Vita.

O PS Vita não dá suporte a UMD, mas há algum plano para introduzir periféricos como “leitor UMD” para o PS Vita?
Não por enquanto.

O PS Vita é compatível com os vídeos para PSP disponíveis na PlayStation Store?
Sim, portanto que tenham sido comprados na mesma conta da PSN. Isto não responde a questão. Não há “vídeos para PSP” na PS Store. Existem vídeos em SD e o PS Vita é compatível com eles. Devemos defini-los deste jeito.

Quais as configurações de privacidade no near?
Há o controles parentais que são ativados automaticamente para fazer o near para de funcionar baseado na idade do usuário. Além disso, os usuários podem ajustar as zonas de privacidade (ex: casa, escritório, etc.) quando eles não querem ser vistos no radar. Há uma configuração que deixa alguns jogos privados.

O quê é Realidade Aumentada (AR)?
Realidade Aumentada é uma função em certos jogos que permite inserir elementos do mundo real no jogo.

Serão adicionadas novas funções ao PS Vita através de atualizações de sistema como foi feito com o PSP e o PS3?
Iremos introduzir novas funções ao PS Vita através de atualização de sistema. Iremos anunciar detalhes quando tudo estiver pronto.

Por quê foram adotadas a tela multi-toque e o painel multi-toque traseiro?
O PS Vita pode oferecer nova jogabilidade permitindo que os usuários interajam diretamente com estes jogos em movimentos tridimensionais, usando seus dedos para “arrastar, beliscar, traçar, empurrar e puxar”. E com o painel de toque traseiro, os usuários podem interagir com o jogo sem obstruir a brilhante tela OLED. A combinação da tela de toque e o painel de toque traseiro permite experiências de jogo que nunca foram oferecidas em um portátil.

Qual a qualidade das fotos e vídeos tirados com a câmera VGA do PS Vita?
A utilização básica das câmeras do PS Vita é para dar suporte a jogabilidade e trazer experiências como realidade aumentada (AR). Decidimos as especificações com isto em mente e focamos especialmente na taxa de quadros e qualidade da gravação de vídeos.

Fique ligado, pois mais informações sobre o PS Vita ainda serão reveladas aqui no PlayStation.Blog BR até o lançamento!

Os comentários estão fechados.

44 Comentários

5 Respostas do Autor

  • Bom… como ocorreu com meu Playstation 1, Playstation 2, PSP, Playstation 3, o PSvita também vou ter que comprar importado para ter um preço mais justo =/

    http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/01/no-brasil-playstation-vita-sera-levemente-mais-caro-do-que-o-ps3.html

  • ola fabio ficou algumas duvidas sobre o vita ,umas delas é o GPS. valeu.

  • Respondeu tudo…menos o preço…futuramente é quando mês que vem??

  • MarcioBHomem

    Bom, minhas dúvidas não ficaram respondidas =p

    Vai aqui do novo, já as havia postado no outro tópico:

    1. Teremos disponível para venda os jogos na PS Store BR simultaneamente ao lançamento em mídia física?

    2. Vai valer no Brasil a regra de que todo o jogo lançado deverá estar disponível na PS Store para compra por download?

    3. Teremos disponível para venda no Brasil o cartão de memória de 32GB?

    4. O acesso à PS Store será liberado pelo Vita/Media Go ou somente pelo PS3, como ocorre hoje?

    Grande abraço!

  • Eu também pensei que a estratégia da Sony com o Vita seria mais “pé no chão”, em relação ao preço… Mas parece que me enganei. Uma pena. Qualquer coisa acima de R$ 1200 por esse bundle é irreal, assim como o preço oficial do PS3 é irreal. Parece que a Sony não olha o que as concorrentes estão fazendo… Se olhasse, veria que Microsoft, Ubisoft, EA, e até Nintendo já perceberam o potencial do mercado brasileiro. Com margem de lucro mais baixa, essas empresas estão mostrando o comprometimento que o consumidor brasileiro espera, e fazendo de tudo para trazer consoles e jogos a preços mais acessíveis. Como fã incondicional de PlayStation, fico extremamente frustrado com a política de preços da Sony BR.

  • Concordo com o Dinsouza em todos os sentidos. Não comprarei nada oficialmente da Sony Brasil enquanto essa palhaçada continuar. Farei melhor: trarei tudo dos EUA.

  • Tô chutando R$ 1.599,00 no valor…

  • Infelizmente a Sony Brasil mete a faca geral nos preços, é um absurdo ter que pagar 1.399 em um console sendo que os concorrentes conseguem vender, seus produtos a:

    R$ 699 (Wii)
    R$ 799 (X360 4GB)
    R$ 1,099 (X360 250GB)

    Essa história de imposto pode até ser verdade, mas se as outras empresas conseguem diminuir os preços pq a Sony não? sinceramente acho que é falta de consideração com o consumidor, PSN BR é um lixo sinceramente e não é nem pela falta de conteúdo mas sim pelos preços, dólares convertidos em reais simplesmente triplicam, novos recursos PS Plus, Home nada de aparecer, PSN Cards nem se fala. Ficamos semanas após semanas pedindo melhorias e ouvimos as mesmas respostas genéricas:

    Sem previsão
    Ainda está em analise
    Contrato não foi assinado

    Sei que a culpa não é do pessoal do blog mas sim das antas que mandam nessa bagaça! Peço desculpas se ofendi alguém, mas infelizmente é a triste verdade.

    SONY BRASIL LAMENTÁVEL 🙁

  • MauricioQ_Bueno

    infelizmente o ps vita nacional já nasceu morto,o 3ds domina e com preço barato.

  • MauricioQ_Bueno

    aff só falta o preço do fracasso pra enterrar o vita.

  • Recado pra Sony…
    Abaixa o preço desses trem!!!
    PSP=300
    PS2=300
    PS3=700 (ou 600)
    PSVita=800

    Venda seus consoles barato…irá vender bagaraio e vai lucrar bombasticamente com os jogos( com um preço bom tambem) Acredito que o Brasil tem capacidade $$$ se abaixarem os impostos e as empresas colaborassem também visando o consumidor não os próprios bolsos…tou bêbado mas não tou BOBO!!!

  • MauricioQ_Bueno

    só quero saber do preço e se posso usar 2 contas no ps vita a e tbm se ele vai vim com todos os aplicativos de outras versões do ps vita dos eua,ou vai vim caro e capado??

  • AndreRockSX

    pra comprar um ps vita no brasil vou ter que vender um rim!!!!

  • Fabio gostei muito do FAQ execelente but galera vcs ja deram uma olhada no ML ja tem vendedores anunciando PRONTA ENTREGA o psvita um vendedor anuncia modelo somente wifi por 1,700 e o outro 3G/wifi por 1,850 salgadissimo!

  • A sony já anunciou em outra reportagem … li hj de manhã (mas infelizmente não me lembro, sei que foi num blog da globo “G1” – é só pesquisar q vcs acham) que o preço do vita será “ligeiramente” mais elevado do que o ps3. PARABÉNS SONY BRASIL assim vcs nos conquistam de uma vez. Sinceramente, isso é um desrespeito e uma desconstrução de tudo q a $ONY vem feito até agora para nós gamer brasileiros. Espero q revejam, msmo pq, se no japão o ps vita vendeu pouco, imagina aqui? Com este preço, não dá msmo!!! Lamentável!!

    • Fabio Santana

      Bom dia, alLxsbr76!

      Nos EUA, o modelo Wi-Fi do PS Vita custará US$ 250, que é exatamente o mesmo preço do PS3. No Brasil, o bundle disponível inclui o PS Vita Wi-Fi, o jogo ModNation Racers, um cartão de memória de 4GB e um estojo rígido para armazenar o console – ou seja, são mais itens do que o pacote básico vendido nos EUA. Sendo que só o PS Vita Wi-Fi tem o preço equivalente ao do PS3, é natural que a inclusão de jogo e acessórios torne o bundle “levemente mais caro” que o PS3, não? O valor agregado ao bundle continua oferecendo vantagem sobre o preço, já que a maioria dos usuários teria que adquirir um cartão de memória de qualquer forma, e a adição de um jogo no pacote, ainda mais localizado em português, torna o conjunto ainda mais atraente. ^_~

  • thiagoheavy

    Grande Fábio,

    Gostaria de saber se no caso da pessoa ter uma conta cadastrada com PS3 e PSP, vai ter que descadastra um dos dois consoles para poder cadastra o VITA, já que pelo que entendi até agora só posso ter dois consoles associados a uma conta.

    Obrigado.

    • Fabio Santana

      Bom dia, Thiago! Na realidade, para usufruir do conteúdo adquirido por meio da PlayStation Store com sua conta da PSN, você pode acessá-lo por até dois sistemas PS3 ativados e mais dois sistemas portáteis ativados – ou seja, até quatro sistemas ativados no total, sendo dois consoles de mesa e dois portáteis. Assim, você só precisará desativar um sistema caso tenha sua conta da PSN ativada em dois PSPs, por exemplo. ^_~

  • Não me parece, até agora,

  • Não me parece, até agora, que o Vita seja uma boa opção. Para quem já tem o PS3, imagino que compense mais investir em um smartphone Android por exemplo, e usá-lo como plataforma de jogo móvel. Já existem jogos muito bons para Android e eles tendem a custar uma fração do preço dos jogos de qualquer console (vide Modern Combat a R$12,60 e Dead Space a R$12,59 na data de hoje – isso mesmo, em reais no Android Market). Acho que aí vai estar a concorrência do Vita. Darei um tempo para ver ele evolui e depois reavalio a questão.

    • Fabio Santana

      “Concorrência” na medida em que são dispositivos que disputam a atenção dos usuários, Gregs1337. Mas as propostas são bastante diferentes. O PS Vita oferece:

      – Um hardware de ponta que possibilita visuais de próxima geração;
      – Uma tela multitoque e um painel traseiro também multitoque para jogabilidades inovadoras;
      – Uma combinação de GPS + Wi-Fi + 3G (no modelo 3G, que estará disponível no Brasil mais tarde) + aplicativos para adicionar uma dimensão social aos jogos;
      – Duas alavancas analógicas para possibilitar jogabilidade autêntica de console, por exemplo nos FPS;
      – Câmeras frontal e traseira integradas aos recursos dos jogos, possibilitando partidas mais pessoais e jogos em Realidade Aumentada;
      – Um conceito criado em conjunto por engenheiros de hardware e designers de jogos, para aliar potência de processamento e recursos de hardware com facilidade de desenvolvimento e jogos criativos.

      A oferta de jogos inicial já é ampla e variada, e a quantidade de jogos sendo criados também é enorme, então tenho certeza de que você vai se empolgar em acompanhar o desenvolvimento da plataforma.

  • dancinglights800

    Hmmmmmmmmm…..
    ________________________________________________
    Quais cores estarão disponíveis no lançamento?
    Inicialmente, o PS Vita estará diponível na cor Preto Cristalino.
    ________________________________________________

    Inicialmente……

    Então, se eu comprar o ps vita alguns meses depois do lançamento, eu posso ter um vita de outra cor!
    E… ainda… Um modelo 3G! ( Talvez…)

  • Isso é uma total FALTA DE RESPEITO com os consumidores da SONY.

    Nós gamers que, assim como eu estão aguardando e contando os dias pelo PS Vita, agora já temos uma idéia da facada. Por volta de R$ 1.500,00 pra mais.

    Como a SONY quer disputar com a Microsft e a Nintendo.

    O jeito é trazer dos estados unidos, pois pelo preço de um aqui eu poço pegar um dos states, e s for pego na alfandega e pagar os 60% a mais ainda me sobram…. quase R$ 800,00.

    Vai dar pra comprar 1 cartao de 32 gigas e ainda mais uns jogos.

    Isso por que eu estou supondo que o cartão de 32G aqui vai custar uns R$ 300,00, ou quase isso.

    Um verdadeiro absurdo.

  • Pessoal sinceramente acho paia fica reclamando do preco sendo que a sony ainda nao divulgou o mesmo todos estamos muito ansiosos pra poder colocar as maos no vita eu sou um deles eu tenho o PS2,PS3,PSP Go e ja tive PS1 e estou loko pelo vita e tb estou preocupado com o preco mas o jeito é aguardar e ver quanto que vai ser tem base fica reclamando de um neg que nem saiu ainda!

  • JohnWayneBR

    Impressionante a cara de pau em dizer que o PS Vita será “Levemente” mais caro que o PS3 MAIS CARO DO MUNDO … e que “O valor agregado ao bundle continua oferecendo vantagem sobre o preço, já que a maioria dos usuários teria que adquirir um cartão de memória de qualquer forma, e a adição de um jogo no pacote, ainda mais localizado em português, torna o conjunto ainda mais atraente.”

    Como pode tornar o produto mais atraente, se não teremos condições de comparar o “Bundle” maravilhoso, com os itens separados, já que o sistema simples só será vendido bem depois, e provavelmente ao mesmo preço do Bundle que provavelmente dirão que era edição especial e tal e veio com preço promocional de lançamento …

    Não tenho como afirmar com precisão o preço mais levando em conta uma regra de 3 simples e a política atual da Sony, consigo ter a noção suficientemente boa para NÃO COMPRÁ-LO E RECOMENDAR A TODOS QUE CONHEÇO, QUE FAÇAM O MESMO, pelo menos não até lançarem uma versão light (q sempre lançam) ou ter uma queda abrupta de preço (heheheh até parece piada)

  • JohnWayneBR

    Nos Estados Unidos, a versão Wifi custará 249;99US$ e a versão Wifi/3G 299,99US$
    O PS3 custa 249,99US$ na Loja da Sony …

    Se pensarmos que o PS3 nacional sai por 1399 R$ então o PS Vita pelado Wifi deverá sair por este preço também … Aplicando a regrinha … a versão 3G não sairá por menos de 1678,81R$ ou como gostam de arredondar: 1699,99R$ …

    Já se encontra em várias lojas americanas, inclusive na própria Sony Style um Bundle do PS Vita Wifi/3G na pré-venda (Que dizem chegar em mãos uma semana antes do lançamento, e que eu acredito) por 349,99US$ … se fosse vendido aqui no BR … seria mais ou menos 1960R$ ou 1999,99R$ … A única diferença entre este Bundle e o nosso, além do preço, de haver pré-venda oficial e do aparelho ter 3G, é que o jogo que virá nele será o Little Deviants …

    Ainda não vi, mas a versão Wifi do Bundle deverá custar 299,99US$ … Então não se espantem caso o valor da versão nacional seja próxima aquela que citei ali em cima.

  • JohnWayneBR

    Eu posso ter errado feio, mas por esses preços, quando eu for para Toronto no meio do ano, irei fazer a festa indo para NY , comprando de tudo e com certeza, gastarei bem menos que o equivalente ao aparelho mais barato “nacional” …

    Se alguem quiser conferir, ou tiver confiança para este tipo de transação, fica aí o link com as lojas que estão fazendo a pré-venda do Bundle (apesar do 3G ser bloqueado, ainda, pq rapidinho darão um jeito de fazer o unlock, terá o Wifi disponível e mais barato) … Algumas das Lojas/Sites (Como Amazon ou Best Buy) entregam no Brasil sem problema… Eu apenas não fiz a pre-order pq irei passar lá mesmo, e quem sabe, quando eu for comprar, já não tenham abaixado o preço, na tentativa pífia de abalar o mercado de portáteis que a Big N domina …

    http://us.playstation.com/psvita/systems/first-edition-bundle.html

  • JohnWayneBR

    Quanto ao PS Vita ter hardware de ponta … duvido que seja melhor que este protótipo da Razer que quem sabe se tornará real …

    http://www.tecmundo.com.br/jogos/17725-testamos-o-razer-fiona.htm

  • Fábio, obrigado por responder!!

    Concordo com alguns pontos, e discordo de outros. Sim, a proposta do Vita em relação aos smartphones é diferente, no entanto não imagino que o resultado final seja tão diferente ainda (lembrando que falo daqueles que já possuem um PS3, e assumindo que o preço do Vita será na casa do preço do PS3 visto as notícias publicadas em sites como o G1). Quanto aos pontos que você colocou:

    Hardware: Celulares atuais já possuem hardware avançado e capaz, e com plataformas como a Tegra 3 e Snapdragon S4, teremos processamento quad-core com vídeo potente no bolso.

    Telas multi-toque: O vita leva vantagem no painel multitoque traseiro, mas telas multi-toque já são realidade nos celulares a tempos. A pergunta é qual será o diferencial que ele vai apresentar.

    GPS/WiFi/3G: Celulares também possuem GPS, WiFi, 3G, e podem se beneficiar da mesma maneira.

    Alavancas analógica:s Isso o Vita realmente tem de bom! A única coisa é, para uma experiência de console, se já se tem o PS3, então pode-se usá-lo para isso. Além disso, isso pode ser resolvido com acessórios no futuro – o próprio Sony Ericsson Xperia Play, produto da casa, já vem com controles físicos. (continua)

    • Fabio Santana

      Valeu pela discussão, Gregs1337! o/

      Hardware: sim, mas o preço de smartphones de ponta seria equivalente ou mais alto que o do PS Vita (lembrando que ainda não sei qual será exatamente o preço final do console).

      Telas multi-toque: painel frontal multitoque é padrão, claro, mas o painel traseiro na mesma proporção da tela oferece opções bem interessantes de jogabilidade. Experimentei Little Deviants na E3 e adorei como ele usa o recurso. Depois procura uns vídeos. ^_~

      GPS/WiFi/3G: Sim, sim, mas a vantagem de ter essa suíte de recursos em um console portátil é que os desenvolvedores têm isso como padrão, e então podem usá-los à vontade. Isso significa que praticamente qualquer jogo poderá ter aspectos sociais. Veja um pouco sobre a LiveArea e seus aspectos para engajar comunidade. ^_~

      Alavancas analógicas: incontestável. Combinar essa possibilidade com tela e paineis de toque é a reunião definitiva de interfaces! o/ Lembrando que os pads sensíveis a toque do Xperia Play não são alavancas, então não têm o mesmo feedback tátil e precisão.

  • (continuando) E já existem aplicações que permitem o pareamento do controle do PS3 com o Android por exemplo – nenhuma solução definitiva ainda, mas a prova de conceito está aí.

    Câmeras: Aqui o Vita ganha pela unanimidade de plataforma. Resta saber se o uso da câmera vai ser mesmo um diferencial.

    Conceito: Outra vantagem do Vita, no entanto as novas plataformas e tecnologias móveis podem vir a suplantar isso.

    Outras coisas. (1) O Vita não ter uma saída de vídeo é limitante. (2) Ser um dispositivo apenas de jogos pode jogar contra ele já que smartphones podem realizar várias outras funções e ainda rodar jogos. (3) Preços de jogos móveis tendem a ser bem menores que os de consoles.

    Como eu disse antes, não estou descartando o Vita ou querendo que ele não tenha sucesso. Apenas, como gamer que gasta um bom orçamento com esse tipo de produto, ainda não estou convencido e imagino que ele ainda tem que se provar como oferecendo um diferencial pelo preço esperado. Por isso estou atento às notícias pertinentes ao assunto. Agora, se a Sony resolver vendê-lo aqui por preços para competir com o 3DS, por exemplo, aí a coisa começa a mudar de figura.

    Mais uma vez, obrigado por responder!

    • Fabio Santana

      (continuando aqui também xD)

      Só adicionando que o PS Vita não é “um dispositivo apenas de jogos”, já que ele tem aplicativos como Facebook, Twitter, Foursquare e outros que nem foram anunciados. Quanto a preços de jogos, ele também terá uma gama ampla de níveis de produtos, desde títulos mais simples e baratos até as produções maiores em caixinha.

      Continue acompanhando as notícias e tenho certeza de que você vai curtir cada vez mais o sistema e seus jogos e recursos. ^_~

  • GorillazDuerden

    Pelo que o Fábio, respondeu já vi a cor do palhaço, O Vita vai custar no mínimo R$1.800 .
    SONY DO BRASIL: É com muito tristeza que repito um dizer de uma amigo aqui do blog QUERO QUE A SONY DO BRASIL MORRA, COM ESSA PSN BR E OS CONTEÚDOS LOCALIZADOS QUE SÃO DE PÉSSIMA QUALIDADE. O Vita já não vendeu abaixo das expectativas agora com esse preço ABSURDO e essas bugigangas que estão dando pra disfarçar o preço do Vita que é um ótimo Gadget, pena que a Sony Brasil não sabe vender aqui.

  • o_OPiquenoO_o

    Quais os jogos que serão lançados com o console em portugues?

  • marcelo_p_mx

    Foi bom saber que o Vita custará levemente mais que R$ 1.400,00 assim pulei de cima do muro para o lado do 3DS que é bem mais barato tão divertido quanto. A Sony BR tá tão lixo que até desisti da minha antiguíssima ID BR e comecei do zero uma ID mexicana (com PS Plus) onde encontro tudo que tem na PSS USA e bem baratinho em US$ aceitando todos os meus CCIs (os mesmos exigidos na PSS BR).

    Cansei de botar fé na Sony BR.

    Lamentável.

  • Andre_Costa---

    3 a 5 horas de jogatina? Lamentável…. Vou ter que carregar o carregar pra todo lugar….

    E… não sei por todos os usuários de PS3 no Brasil, mas estamos vendo que comprar na PSN BR não está sendo um bom negócio. Alguém aí que está lendo comprou Bolt por R$169 na Store? Acho que poucos…. E quanto ao PS Vita? Devo dizer que é realmente uma obra de arte em nossas mãos, poder expandir nossa experiência do PS3 a um mini-console é revolucionário. OBRIGADO SONY! Mas como nosso país é governado por ladrões de terno e gravata e sofremos com taxas de impostos altíssimas e inaceitáveis, uma de nossas únicas saídas é comprar lá fora. Gostaria de saber, se ainda teremos estes jogos na Store brasileira com “belos” preços mesmo para o Vita…

    Obrigado pela atenção, e continuem com o bom trabalho!
    P.S: Faço um último pedido : PRESSIONEM O GOVERNO BRASILEIRO PARA QUE ABAIXEM OS IMPOSTOS QUANTO A GAMES E CONSOLES! A SONY IRÁ LUCRAR COM ISSO!

    😀

  • Minha única pergunta era o preço, estava com medo de que fosse respondida.

  • thiagomagnogomes

    Galera vocês só sabem reclamar, MEU DEUS! Por não passar o preço vocês tem até razão, mas vocês já estão reclamando do preço do produto sem ao menos ter anunciado? Que doença
    Mas enfim, Fabio ou Vini tenho só uma dúvida em relação ao GPS, vai poder ser acessado Wireless ou só 3g? Ou ambos? E vai ser um serviço grátis esse GPS né?

  • JohnWayneBR

    @thiagomagnogomes

    Mesmo que ainda não tenha anunciado o preço, já informaram que o preço será “levemente” – entre 100~300R$ (Estimativa de preço dos “brindes” que acompanham o Bundle, já que versão pelada deve ter o mesmo preço do PS3) – mais caro que um dos PS3 mais caros (Se não o mais caro) do mundo …

    O que não entendo é se nós consumidores quando importamos, pagamos o famigerado imposto de importação de 60%, tal taxa é fixa para simplificar o processo de desembaraço, é uma taxa alta, mas válida e que compensa pagar caso comparemos com algum item nacional …
    No caso das empresas, este percentual (soma de impostos como ICMS,PIS,PASEP,IPI,II, e outros) é relativamente menor, e tende a diminuir de acordo com o volume da importação e dos incentivos que o governo as oferece

  • JohnWayneBR

    Por mais que tenhamos uma carga tributária alta, incluída nos custos de produção, adicionados à uma mão de obra BARATA … Não há como deixar de pensar que tais empresas, só mantem seus preços nas alturas por um motivo: PAGARMOS 2x PELOS CUSTOS/IMPOSTOS para que elas possam maximizar seus lucros ao extremo … Nós pagamos o produto + o custo de produção (que deveria estar diluido junto ao preço final, ao invés de somado) … Literalmente pagamos suas obrigações para mantê-la funcionando …

    Eu realmente duvido que o Bundle PS Vita que cujo preço será em torno de 300US$ tenha um custo final de 500US$ (Já incluso impostos, taxas, frete) … ponha 10% de margem de lucro (o que é muito, se tratando de eletrônico) e qualquer valor deste Bundle maior que 1000R$ será ROUBO …

    Esta é a minha opinião, goste quem quiser, odeie quem não compreendeu …

    Quanto ao GPS … se ele for nativo/integrado deverá ser gratuito, bastando apenas estar conectado para usá-lo … na teoria, ele pode ser usado em ambos, já que só depende da conexão de internet, mas no mínimo, o 3G terá ele …

  • JohnWayneBR

    Ali em cima pus PASEP , mas quis escrever COFINS … perdoe a confusão … xD

  • emidemarcos

    Eu quero eu quero!!!
    Venha para minhas mãos belezinha!

  • JohnWayneBR, na verdade receptores de GPS não dependem de conexão com a Internet. Basta que ele esteja ativo e o sinal dos satélites seja suficiente (e, claro, que exista alguma aplicação no receptor que receba estes dados e os apresente ao usuário). A Internet é útil para as informações auxiliares que porventura não estejam no equipamento, como mapas. Agora, pode ser que por qualquer motivo a Sony decida que o GPS do Vita só poderá ser utilizado caso exista uma conexão de dados disponível ao mesmo tempo – não vejo o porquê, mas é uma decisão possível. Valeu!!!

  • Eu me lembro de quando o PlayStation 3 chegou aqui no Brasil na época do lançamento, haviam lojas que estavam vendo o console por “míseros” R$4.999,00, e no lançamento do Xperia Play, preços por volta dos R$1.700,00.
    Duvido muito que o PS Vita será vendido por menos de R$1.500,00 aqui. Por um lado, ambos o console e os jogos serão caros por serem oficiais, e por outro lado, pelo fato de vendedores do Mercado Livre, por exemplo, e importadores irão se aproveitar da empolgação de alguns gamers para vender à preços absurdos.
    Sou fã assíduo de PlayStation e da Sony, mas comprar produtos lançados oficialmente aqui não é um bom negócio para o meu bolso, então é por isso que todos os meus consoles e jogos são americanos, por que pagar R$199,00 em um lançamento de PS3 é realmente absurdo, pois com esse dinheiro dá pra comprar quase três jogos americanos. Do jeito que as coisas estão indo, o meu futuro PS Vita será americano também.

  • @Gregs1337

    Sei que eles não dependem da conexão, mas (posso estar redondamente enganado) acredito que assim como alguns nativos de smartphone … o PS Vita virá com o A-GPS , que nada mais é que um tipo de GPS que usa não apenas as informações do satélite, mas tb as das antenas de celular para fazer a triangulação dos dados e dar a localização do usuário … E pelo menos em celulares que não possuem os mapas instalados, torna-se necessária a conexão para encontrar a localidade … Como a internet é pratica e “gratuita” , acho bem mais provável este tipo de gps , do que aquele “pago” que além de ser um saco, ainda tem de ficar baixando atualização direto (Apesar de ter o pró, de nele estar incluso o sistema de VOZ para direcionamento de rota … 😀 )

    Maravilha …

    Terça Feira promete na PSN US …

    Amy
    ICO and Shadow of Colossus HD … uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  • @JohnWayneBR

    Exato! Mas imagino que, por GPS, você também se refira ao software de navegação, correto? Acho que minha confusão foi aqui. Neste caso, sim, se o software de navegação precisar de uma conexão de dados (por exemplo, para baixar mapas), aí uma conexão 3G oi WiFi se faz necessária. No entanto, estas são peças distintas. O GPS é o sistema de posicionamento por satélites que os Estados Unidos construíram [existe um concorrente russo chamado GLONASS]. Ambos são implementações do conceito de GNSS, e as aplicações que utilizam esses sistemas são ainda outro componente do pacote.

    Bom, mas já enchi o saco com detalhes de definições – que venha o Vita, e que venha com um bom receptor de GPS, e seria bom que ele já viesse com softwares que fizessem proveito disso.

    Abraço!

  • GENEVALDONEVES

    Boas para todos,
    Como sempre venho dito e a mais de dez anos eu sempre mandando e-mail para a Sony e sempre a mesma resposta do departamento de Marketing.
    Sempre a mesma desculpa, taxas, impostos, taxas de importação e tudo, como todo empregado tem que puxar sardinha para a empresa que o paga.
    Esta é a primeira vez que participo aqui no blog porque a ultima vez estava fraco demais. Fiquei meses sem entrar aqui, da mesma forma que a Apple fez quando criou a iTunes e a mesma ladainha de ter cartão internacional, puxa vida a Sony perdeu mercado em tvs e outros e foi desculpe a expressão mas FOI MUITO BURRA, em não ter trago seus produtos para o Brasil e fabricar em Manaus, uma empresa grande que teve seu auge que inventou o Walkman foi destruída pela Apple, agora suas tvs perderam para as coreanas Samsung e LG, porque suas tvs muitos caras e ainda sem qualidade de opções e hoje pagar onze mil reais por uma tv 3d é o cumulo do absurdo.

  • GENEVALDONEVES

    Uso PSP, PS2 e PS3 porque ainda gosto da MARCA más seus diretores só querem ganhar a curto prazo, cade o marketing nas tvs, cade a evolução do mercado por isso os coreanos estão ganhando tudo Hyundai esta ai para mostrar o que fazer clientes com seus veículos.
    A PSN brasileira tem que mudar melhorar como é um mercado virtual qual é a dificuldade encontrada para colocar tudo como a PSN americana ser vc é uma empresa de mercado internacional tem que se adiantar em tudo com Anatel que é uma carroça eu quero um PSVITA mas o que vou fazer com um WIFI ficar dependendo de esta em casa para jogar e em shopping eu quero liberdade meu caro, quero jogar em qualquer lugar esta conectado.

  • GENEVALDONEVES

    Por isso meus colegas que era PSs agora são X360, a microsoft não teve dificuldade de trazer todo seu plantel agora a Sony esta ficando atrasada em tudo.
    Pedimos tanto esta PSN e a mente destes empresários que não conhecem o mercado só ficam em suas mesas revendo planilhas de ganhos e ganhos cade meus caros o espirito de coragem de arriscar, de inovar, renovar. Saiam de suas mesas cade a coragem de fazer um marketing agressivo de produtos, meu se eu fosse um diretor da Sony eu faria nem que seja uma permuta com a Scania, Iveco Fiat, Mercedes, MONTEM UMA CARRETA E FAZEM COMO A PSN AMERICANA, FAZENDO UMA PSN TOUR PELO BRASIL CARAMBA PARA QUE ESTES CARAS SE FORMAM EM UMA FACULDADE. NÃO VOU USAR A PALAVRA COM A LETRA B.. MAIS UMA VEZ, PARA NÃO SER TÃO IGNORANTE… E MAL EDUCADO POIS ISTO NÃO É O QUE EU QUERO EU QUERO UMA QUALIDADE MELHOR DA SONY POIS ELA PODE ENTRAR EM BRIGA COM O GOVERNO POIS PAGA SEUS IMPOSTOS E EMPREGAM MILHARES DE PESSOAS.

Por favor, informe a sua data de nascimento.