Entrevista de Final Fantasy XIII-2: Viagens no Tempo para Superar o Original

12 0
Entrevista de Final Fantasy XIII-2: Viagens no Tempo para Superar o Original

Final Fantasy XIII-2 for PS3

Esta semana, Final Fantasy XIII-2 para PlayStation 3 está chegando às lojas japonesas sob elogios da crítica – o jogo recebeu a nota máxima das respeitadas revistas de jogos Famitsu e Dengeki PlayStation. Claro, o FFXIII original é, de longe, o jogo de PS3 mais vendido no Japão, mas esta sequência direta não está apenas se aproveitando do sucesso de seu predecessor. Para começar, o jogo oferece um recurso criativo para oferecer uma narrativa dinâmica, resolvendo uma das principais reclamações sobre FFXIII – a linearidade. Além disso, o novo jogo tem um tom mais sombrio e sério, combinando com a conclusão do título anterior e afastando qualquer receio de uma sequência colorida como FFX-2.

Quando FFXIII-2 chegar aos EUA no dia 31 de janeiro – tornando-o a localização mais rápida de um episódio numerado da série –, ele oferecerá também um sistema de combate melhorado, uma área cheia de minigames, diálogos de múltiplas opções e até mesmo finais diferentes baseados na sua jornada com viagens no tempo. Para saber mais a respeito dos planos da Square Enix para “superar Final Fantasy XIII em todos os sentidos”, conversamos com Motomu Toriyama, que está repetindo o seu papel de diretor em Final Fantasy XIII-2. Continue lendo para conhecer mais detalhes da busca de Serah pelo paradeiro de sua irmã Lightning.

PlayStation.Blog: Obviamente, a série Final Fantasy sempre foi conhecida por seus enredos profundos, mas Final Fantasy XIII possuía uma ênfase incomum em sua narrativa linear. Final Fantasy XIII-2 oferece mais oportunidades para o jogador se desviar do fio narrativo principal desta vez?
Motomu Toriyama, diretor de Final Fantasy XIII-2: Em Final Fantasy XIII, o nosso conceito era fazer um jogo conduzido pela história, então ele se desenvolvia de uma maneira bem linear. Em XIII-2, nós mudamos o conceito e optamos por conduzir pelo jogador, então preparamos opções de história baseadas na área e no período de tempo que o jogador escolhe, e enchemos de buscas paralelas. Alteramos o jogo de maneira que o jogador possa curtir apenas a história, ou então progredir pelo jogo enquanto se afasta do fio narrativo principal.

PSB: A Square Enix não costuma fazer testes grupais com seus títulos Final Fantasy durante o período de desenvolvimento, mas foi noticiado que FFXIII-2 está sendo moldado pelos resultados de pesquisas qualitativas. Como isso tem melhorado o jogo? Os usuários mencionaram algum problema em particular que você não esperava?
Toriyama-san: Durante o ciclo de desenvolvimento, nós conduzimos muitas sessões de testes e discussões de grupo no Japão, EUA e Europa. Ao incorporar a resposta dos usuários antes de completar o jogo, conseguimos analisar o nível de conclusão objetivamente, o que resultou numa melhora não apenas da interface de usuário, mas nos elementos de jogabilidade como um todo. Quanto aos elementos que os usuários mais gostaram, o público americano gostou das Ações Cinematográficas, que são um dos elementos de ação, e o público japonês curtiu o Live Trigger, que oferece escolhas nos diálogo. Foi uma experiência muito boa para nós, que nos permitiu conhecer as diferentes sensibilidades entre os usuários de diferentes regiões.

Final Fantasy XIII-2 for PS3

PSB: Final Fantasy XIII-2 terá viagens no tempo e múltiplos finais. Isso vai funcionar como em Chrono Trigger? Quantos finais diferentes teremos?
Toriyama-san: Nós introduzimos um novo sistema chamado “Historia Crux”, que é um menu com um portal que permite viajar no tempo. Para descrever melhor, é como se você estivesse passeando por vídeos do YouTube para ter uma prévia de uma parte da história, então o jogo progride quando você escolhe para qual era e local seguir. É um sistema feito pensando no adulto atarefado de hoje em dia. Além disso, se você quiser voltar e investir em um trecho específico do jogo, você sempre pode retroceder no tempo daquela área e tentar novamente quantas vezes quiser. Ele foi projetado para ser um RPG da nova geração, diferente de Chrono Trigger. Esperamos que todos gostem da jornada com esta interface que permite viajar livremente no tempo. Quanto à quantidade de finais que teremos, eu recomendo experimentar o jogo e descobrir por conta própria.

PSB: Considerando todas as diferentes etapas de seu processo de desenvolvimento, Final Fantasy XIII levou mais de 5 anos para ser concluído. Agora, esta sequência vem cerca de dois anos após o original. O que contribuiu para agilizar o processo de desenvolvimento agora?
Toriyama-san: No jogo anterior, nós tivemos que começar pela criação de um novo motor, voltado para um console da próxima geração, por isso levou tanto tempo. Nesta versão, o motor-base é o mesmo do XIII, então pudemos dedicar mais tempo para criar o novo jogo, o que encurtou o período de desenvolvimento. Obviamente, como pudemos usar mais o nosso tempo para criar o jogo, pudemos tornar o jogo melhor que os precursores.

PSB: Embora tenha havido planos para DLC em Final Fantasy XIII, este plano acabou sendo interrompido. Você está considerando DLCs para Final Fantasy XIII-2?
Toriyama-san: Com o jogo anterior, nós planejávamos fazer um pacote completo e definitivo, então os DLCs na forma de complementos posteriores nunca aconteceu. Desta vez, nós projetamos e planejamos desde o início conteúdos adicionais, incluindo DLCs que vão expandir o mundo de XIII-2. Tenho certeza de que você poderá continuar jogando até muito tempo depois do lançamento. Quanto a um planejamento específico de DLCs, aguarde por mais detalhes, por favor.

Final Fantasy XIII-2 for PS3Final Fantasy XIII-2 for PS3

PSB: Existe alguma surpresa especial reservada para aqueles que estão preservando seus saves de Final Fantasy XIII? Você poderia contar um pouco sobre como isso vai funcionar?
Toriyama-san: Se você tiver qualquer arquivo de save do XIII guardado, XIII-2 vai reconhecer isso logo ao iniciar, e você pode ganhar alguns extras com isso. Alguns bônus incluem enfeites para os monstros que você pode usar durante o jogo, e também há um bônus que você pode acessar pela tela-título. Você não precisa necessariamente ter um save completo, com o jogo finalizado; é possível ganhar algo até mesmo se você jogou o XIII só um pouquinho.

PSB: O mais famoso Moogle da série, o Mog, está de volta como companheiro da personagem principal Serah. Podemos esperar por mais elementos recorrentes da série como este?
Toriyama-san: Não pudemos ter um Moogle no XIII, então tornamos o Moogle um elemento muito mais evidente, como um mascote. O Chocobo também vai aparecer ao longo desta aventura, então, se você for um fã de longa data, espero que curta.

PSB: Quando finalmente poderemos jogar Final Fantasy Versus XIII? Sabe como é, o jogo já está sendo desenvolvido há uma eternidade. Você pode revelar alguma coisa a esta altura? Qualquer coisa!
Toriyama-san: Primeiro, por favor curta XIII-2 enquanto aguarda por mais informações.

Os comentários estão fechados.

12 Comentários

  • ola,eu queria que alguem me respodesse porque tanta irrolação com esse contrato com a EA GAMES?JA FAZ SECULOS QUE VOCÊS do blog falam que o contrato esta terminando e em breve estara terminado ,so que vocês nâo conseguem nem ao menos uma data para que ssoal possa acreditar que a psn brasil vale a pena e eu gostaria que um de voces do blog falace com algum socio da psn brasil para dar uma data ou agilizar esse contrato da EA GAMES .POR FAVOR ME RESPONDA PARA QUE MEU PENSSAMENTO DA PSN BRASIL SEJA OUTRO.

  • CADE A EA GAMES ,BATTLEFIELD 3 JA CHEGOU COM AS NOVAS DLC E NADA NA PSN STORE BRASIL SERA QUE VOCÊS PODEM COLOCAR O PASS ONLINE ,E AS DLC NA PROXIMA ATUALIZAÇÃO?

  • GALERA NOS DE UM SINAL DE QUE PSN BRASIL TERA SERVIDORES DA EA GAMES

  • Kenpachi_Uryzen

    joguei final fantasy XIII e digo que carniça de jogo, não honra o nome que leva, sem segredos, jogo linear, sistema de evolução falho. ai me vem com uma sequencia caça-níqueis que nem vale o blu-ray que foi gravado.
    fora que o jogo nem legenda em pt-br ou pt-pt tem. to na espera do versus XIII. espero que o versus honre os titãs que vinheram antes dele VI,VII,VIII,IX,X.

  • @SENHOR_DESTINO
    Acho que as produtoras não estão levando muita fé na PS Store Brasil. A PS Store não deveria ter sido lançada sem EA e Activision. O que mais está me deixando perplexo é o fato de não estarem lançando mais PSN Games. Agora é só esses PS3 FULL Games. Na PS Store USA, a Sega tem um zilhão de jogos exclusivos PSN mas nada de vir pra BR. E o que dizer, por exemplo, do Sly Collection? Deram o furo de que ia chegar na PS Store BR e a notícia que é virou uma verdadeira furada. Assim caminha a PS Store Brasil, com passos de forminha e sem vontade. Esperarei mais uns 3 meses, se não melhorar, vou começar a comprar tudo na PS Store USA. A gente quer incentivar a PS Store Brasil mas não recebemos nada em troca, então antes de tudo temos que pensar no que é melhor pra gente. (conteudo, preço, etc.).

  • Se a PS Store continuar engatinhando desse jeito até fevereiro infelizmente eu vou ter que criar uma conta USA pra poder baixar os conteúdos do PS Vita que pretendo comprar e jogar online, não vou acabar com meu dinheiro só pra usar minha conta BR do PS3 no Vita.

  • Muito Legal isto de voltar no tempo,acho que todo jogo deveria ter isto,pois como MGS não tem… voce tem de re-zerar,mas já o Peace Walker tem,e tudo o que voce vai fazer quando inicia a missão é igual a primeira vez.. e para ser assim,fica melhor

  • Eu fiz uma poesia sobre o Play Station e a Sony, uns tempos atrás e só agora tenho a tecnologia suficiente para transformar a poesia em vídeos. Procure no youtube por: (Vídeo Poesia) O Sonysta e no Recanto das letras por:
    O sonysta. Vale a pena ler!!

  • @Chotix
    Muito boa a lista dos jogos.Eu particularmente sou fã do Marvel Versus Capcom 2: New Age of Heroes, mas infelizmente esse jogo simplesmente não existe aqui na PS Store Brasil. 🙁

  • fico na espectativa de que o novo ff seja BEEEEEEEEEEEEEEEMMMMMMM melohr que o ultimo.apesar de ser um jogo fraco teve uma estoria boa.E memo sabendo que nao e aqui o lugar para pedir e reclamar, por favor melhoerem a psn brasil. tudo que e lan;amento bom ja viro jogo antigo e nao veio para ca.desculpa falta de pontos e acentos prob com o teclado.

  • Poxa, tudo bem que é lançamento do FFXIII-2, mas bem que ele podia revelar algo sobre o FFXIII Versus que realmente está demorando bastante, espero que valha a pena está espera.
    Enfim, vamos curtir este novo jogo… em fevereiro, é claro.

Por favor, informe a sua data de nascimento.