Final Fantasy XIV Endwalker: entrevista com o diretor Naoki Yoshida

1 0
Final Fantasy XIV Endwalker: entrevista com o diretor Naoki Yoshida

Detalhes do job Sage da nova expansão, a conclusão de uma história de 10 anos, homenagens a Final Fantasy IV, e mais.

A cada dois anos desde o lançamento de A Realm Reborn, em 2013, Final Fantasy XIV recebe uma nova expansão. Cada uma dessas enormes atualizações traz bastante conteúdo novo para o MMORPG da Square Enix, com cada lançamento sendo comparável a um JRPG inteiro. Tudo embrulhado com histórias intrigantes, novas regiões, missões e lutas de chefe impressionantes, que continuam a construir o cenário fantástico do jogo, Eorzea.  

Semana passada, a Square Enix revelou a quarta expansão. Assim como as anteriores, Endwalker promete novos jobs, novas áreas para explorar (vamos até a lua!) e muito, muito mais

E assim como o lançamento de 2013 e suas expansões subsequentes, o desenvolvimento de Endwalker é liderado por Naoki Yoshida. O diretor e produtor passou os últimos oito anos reformulando Final Fantasy XIV até ser o MMO aclamado pela crítica que é hoje. Este novo lançamento marca o final de uma história de uma década, uma que alcança até a versão original do jogo, lançada em 2010.  

Yoshida-san é um homem muito ocupado. Não apenas está gerenciando a nova expansão de Final Fantasy XIV, como também foi recentemente anunciado como produtor de Final Fantasy XVI. Mesmo assim, com dois projetos do tamanho do Leviatã em suas mãos, ele encontrou tempo para responder às nossas perguntas sobre a estonteante revelação de Endwalker. 

Endwalker marca a conclusão da história de 10 anos de Final Fantasy XIV. Como é estar tão perto do final deste longo capítulo? Quando foi que decidiu como terminaria este capítulo de FFXIV, e como a versão final difere da sua premissa inicial? 

Desde a época de A Realm Reborn, a ideia da “saga de Hydaelyn e Zodiark” já existia e era o que usamos quando criamos a história. Para poder levar esta história até sua conclusão seria necessário que Final Fantasy XIV fosse um MMORPG de sucesso, e ainda estávamos longe de declarar a história como a saga de Hydaelyn e Zodiark, mesmo na época do lançamento de Heavensward. Após o lançamento de Stormblood e de ver o crescimento da comunidade e o sucesso do game, pensei que seria a hora de detalhar os conceitos dela e pensar em como e onde tal conclusão poderia ocorrer.  

Final Fantasy XIV EndwalkerFinal Fantasy XIV Endwalker

Na época, achava que 6.0 ou 7.0 seriam um bom momento para concluir tudo, mas com a empolgação que vimos quando Shadowbringers ultrapassou as nossas expectativas, decidi que seria melhor não enrolar a história, e continuar a emoção, concluindo tudo com Endwalker. 

Estou realmente animado para trazer o final deste arco até os nossos jogadores. Não diria que estou triste que estamos concluindo a história de mais de uma década, tenho que pensar na próxima história agora… meu trabalho não tem fim!

Você também confirmou que Endwalker não será o capítulo final do jogo em si, o que foi um grande alívio para os fãs de FFXIV! O que está nos planos? Como espera que seu processo narrativo mude após a história atingir uma escala tão cósmica e ser concluída, você já está pronto para a sua próxima aventura, onde quer que seja?

Tudo ainda está nos estágios preliminares, mas tenho ideia sim de onde levar a história depois de Endwalker, até pelos próximos anos. Entretanto, atualmente estou ocupado pensando em como entregar da melhor forma o primeiro clímax de FFXIV com Endwalker e o fim deste arco (risos). Você terá que esperar até que tudo se acalme antes que eu possa dar mais respostas.  

Final Fantasy XIV Endwalker

Quais são alguns dos temas principais que você deseja que os fãs percebam na nova expansão, durante a história de Endwalker? Quando os jogadores finalmente chegarem ao final da atualização 6.0, como deseja que se sintam?

Em FFXIV, a história progride mais ou menos sem barreiras explícitas, definindo o bem e o mal, devido em parte às minhas predileções. A história tipicamente é escrita pelos vencedores e, nesses casos, o perdedor geralmente é descrito como o mal.  

Entretanto, cada lado tem seu próprio ideal, e a definição de bem e mal pode mudar dependendo da época, dos valores do povo, da educação e das leis. Tento pensar no que as pessoas acreditam apesar dessas circunstâncias, ou em como as pessoas encontram a esperança face ao desespero inevitável.  

Pessoalmente, não quero que os jogadores se sintam de alguma maneira em particular enquanto jogam a história. Digo isso por acreditar que as pessoas devem ter liberdade nesse aspecto. Espero que aproveitem Endwalker! 

Vários dos elementos revelados de Endwalker lembram bastante os de Final Fantasy 4. Quais temas de Final Fantasy 4 o inspiraram para Endwalker? Os fãs devem esperar mais similaridades? Os jogadores poderão encontrar referências de algum dos outros principais jogos da série Final Fantasy em Endwalker?

Quando estamos viajando até a lua na série Final Fantasy, certamente não podemos ignorar nosso antecessor, Final Fantasy IV. Entretanto, a lua que vamos visitar em Endwalker é uma que existe apenas no universo de FFXIV.

Final Fantasy XIV EndwalkerFinal Fantasy XIV Endwalker

 

O satélite lunar anterior, Dalamud, na verdade era uma jaula criada pelo Império Allagan para aprisionar Bahamut. Então temos que nos perguntar: o que é a lua? Estamos realmente prestando homenagem à Final Fantasy IV, mas o principal pilar da história com certeza é FFXIV.

Como estamos concluindo a saga Hydaelyn/Zodiark, gostaria que fiquem atentos para como tudo está ligado.

O primeiro novo job já foi revelado, o Sage, e muitas pessoas ficaram surpresas, já que o design dessa iteração é completamente novo para a série Final Fantasy! Como você decidiu usar algo original em XIV e o que o inspirou?

Já tínhamos decidido logo no início do desenvolvimento que um dos novos jobs de Endwalker seria um healer, e tivemos várias idéias diferentes propostas pela equipe.  

Final Fantasy XIV Endwalker

Se tivéssemos escolhido algo que já existe na série Final Fantasy, acho que seria bem difícil diferenciar do White Mage, Scholar, e Astrologian, [os três healers já existentes no jogo] e acabaria sendo muito difícil criar uma experiência de jogabilidade única para o job. Em vez de usar algo que já existe no universo de Final Fantasy, pedi à equipe que me desse ideias novas de jobs, e foi aí que alguém propôs usar armas que não fossem empunhadas, mas controladas por magia. Foi com esta base que passamos a criar o job Sage.

Final Fantasy XIV EndwalkerFinal Fantasy XIV Endwalker

A música do trailer cinemático de Endwalker parece bem diferente das músicas de expansões anteriores, com um som meio grunge e shoegaze. A música de Endwalker terá algum tema específico, ou seguirá algum gênero?

Da perspectiva musical, a faixa do teaser trailer é apenas um teaser do compositor Masayoshi Soken e eu. Como ela se formará é algo que terá que ficar para o trailer completo. Esta será a primeira vez que vamos ouvir de verdade que tipo de som Soken está buscando para Endwalker.

Se pudesse falar apenas uma coisa para os novatos, para que fiquem com vontade de testar FFXIV, o que seria?

Quando falamos de MMOs, as pessoas imediatamente pensam, “tenho que pagar por muito tempo!” ou “Há conteúdo demais para jogar!”. Entretanto, FFXIV é único já que, apesar de ser um MMO, é bem movido pela história.

Pense como se fosse um drama interativo da TV, onde você pode vivenciar a história e progredir seu personagem conforme joga, com a narrativa sempre o levando em frente. Como Endwalker é a nossa quarta expansão, pense como se fosse a quarta temporada. Super dá pra ficar em dia! Além disso, você pode chegar até o fim da segunda temporada de graça com o nosso Teste Gratuito! (risos) 

Participe da Conversa

Adicionar Comentário

Mas não seja mala!

Por favor, seja gentil, atencioso e construtivo. Para outros tópicos, dirija-se aos nossos Fóruns.

1 Comentário

  • Sabe de uma coisa? Final Fantasy sempre foi bom! Porém essa versão e outras! Nunca ganharam o suporte para o idioma português brasileiro! E a empresa Sony! Nunca fez pautas para um dia isso acontecer! Quem curte se encostar no inglês, só perde jogando estes jogos! E por questões ainda maior! O jogo vai ganhar atualizações para nova geração! Más porcamente visto um adicional de idiomas! É tipo a PearlAbyss que está cagando para o público BR! Más as pérolas saem na loja BR! Tudo empresa Mercenária! 🤡

Deixe uma resposta

Por favor, informe a sua data de nascimento.