O Universo Curioso dos Guias de Troféus

4 0
O Universo Curioso dos Guias de Troféus

Tem gente que pensa que aqueles guias de troféus que você costuma usar caem de alguma árvore mágica, que foi plantada por coelhos espaciais. Isso é uma tremenda de uma mentira. Eles são unicórnios espaciais, não coelhos.

Desculpe, estou me precipitando. Permita que eu me apresente: sou Dan Webb, editor-chefe de um dos maiores sites sobre PlayStation 3 na internet: o PS3Trophies.org. Quando recebi um convite para vir aqui fazer um post sobre guias de troféus, não pude recusar.

A grande verdade por trás da criação de guias de troféus é que isso não é nada legal. Não é um processo simples, não é um trabalho de cinco minutos e, certamente, não é prazeroso – embora algumas pessoas afirmem que curtam o processo. Então porque alguém se submete a esse tipo de tortura? Bem, é simples: de certo modo, o que conta é a fama; ter seu nome permanentemente ligado a um guia de jogo que todos vão encontrar no Google por muitos e muitos anos pode ser algo empolgante, e é algo a que você só dá valor se já experimentou.

 PS3Trophies.org

“Ei, esse aí não é o jqtaxpayer? Aquele que fez o roteiro e guia troféus do jogo mais difícil do MUNDO!?” – que é o Demon’s Souls, a propósito. Acho que ser reconhecido por essas coisas é o mesmo que as celebridades devem sentir. Por outro lado, acredito que o propósito de verdade seja apenas ajudar a comunidade e seus companheiros gamers. É um lance de altruísmo mesmo. Com certeza, você tem um pouco de glória e reconhecimento por fazer isso, mas não se compara ao tanto de trabalho que se tem produzindo o guia.

A tentação de estar associado ao guia de troféus do seu jogo favorito e de obter essa fama pode criar uma competição acirrada. Embora não trabalhamos na base do “quem chega primeiro”, na maioria das vezes ganha destaque quem de fato publica um guia antes, já que, uma vez que no ar, a comunidade faz o resto. Sempre priorizamos a qualidade sobre a quantidade ou a velocidade, mas se alguém escreve um guia para um jogo e não é rápido o bastante, há vários detonadores talentosos por aí que podem se destacar antes de você. Afinal de contas, o mundo dos guias de troféus é muito concorrido.

O jeito de fazer guias de troféus varia de pessoa para pessoa e de jogo para jogo. Alguns completam o jogo para só então escreverem o guia. Outros preferem escrever enquanto jogam, embora isso tenha seus riscos – afinal de contas, as listas de troféus podem conter muitos spoilers, e depois de lido, não dá para “desler”, o que pode acabar com a diversão do jogo. É muita sorte – ou azar – quando um jogo como Heavy Rain vem com 52 troféus secretos de 57 – mas isso também gera outros problemas, já que a comunidade precisa primeiro descobrir quais são todos os troféus para só então trabalhar no guia.

 PS3Trophies.org

E quem pode escrever um guia? Aí é que está o lado bom: praticamente qualquer pessoa pode escrever um guia, e, para aqueles que têm uma fascinação particular por um jogo ou série, pode ser uma experiência satisfatória. Na verdade, em muitos casos a nossa comunidade se juntou para criar alguns dos maiores e mais úteis guias na internet. Na maioria das vezes isso nem é algo planejado – pelo espírito de comunidade, o que começa como um guia-esqueleto, cresce e se torna o esforço coletivo de 5 a 10 indivíduos por um bem maior. É como um flash mob não planejado para escrever guias.

Agora, como isso sai dos fóruns e chega à página principal é um antigo mistério. Tá bom, nem é, mas há mais fatores num guia do que só o autor. Tem a comunidade, que ajuda com dicas para melhorar as estratégias, e tem também a equipe de orientadores – sim, temos um grupo de moderadores dedicados e empolgados que cuida do seu bem-estar – que edita o guia, sobe-o para a página principal, garante que as estratégias estão certinhas etc. É realmente um trabalho em equipe.

Há casos em que as coisas ficam um pouco confusas. Afinal de contas, quem em sã consciência vai jogar as 600 horas necessárias em Gran Turismo 5 para conseguir aquele esperado troféu “Gold Standard”? Existem outros jogos como esse que exigem que você dedique sua vida a completá-los. Jogos como Lost Planet 2 ou Fight Night Round 4 exigem suprema dedicação se você pretende escrever um guia para eles. Apesar de o sistema de troféus ter apenas três anos de idade, são poucos os casos assim, e, para cada Fight Night Round 4, há listas de troféus bem originais como as de Red Dead Redemption e Portal 2 para restaurar a fé na coisa toda.

Graças à existência dos troféus e ao esforço da comunidade para criar esses guias, nossos jogos favoritos do PlayStation 3 ganharam muitas e muitas horas extras de vida – e somos extremamente gratos por isso. Da próxima vez em que usar um guia, lembre-se de que alguém passou mais de 30 horas jogando e escrevendo – então agradeça pelo que ele fez por você e por outros jogadores. É esse espírito de comunidade que mantém nossa sanidade às 4h da manhã, quando estamos procurando por aquele troféu suado. Lembre-se disso quando você estiver comemorando com satisfação, depois que aquela feliz notificação aparecer. “Ding!”

Os comentários estão fechados.

4 Comentários


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields