Como Final Fantasy VII Rebirth aproveita a tecnologia imersiva do PS5

0 0
Como Final Fantasy VII Rebirth aproveita a tecnologia imersiva do PS5

Paisagens altamente detalhadas, modelos de personagens redesenhados, áudio em 3D e muito mais: a Square Enix fala sobre trazer o mundo além de Midgar para o PS5.

Sua aventura além de Midgar começa em pouco mais de uma semana, com o lançamento de Final Fantasy VII Rebirth para PS5 em 29 de fevereiro. Talvez você já tenha dado seus primeiros passos nesse mundo mais amplo graças a uma demo recente ou admirado o cenário durante o State of Play dedicado ao jogo. E que paisagens incríveis! Áreas abertas e paisagens urbanas vastas e repletas de detalhes, modelos de personagens redesenhados, ameaças reimaginadas e novos inimigos e uma infinidade de missões secundárias e minijogos. Final Fantasy VII Rebirth está mesmo recheado

Para entender como essa experiência evocativa está sendo alcançada no PS5, conversamos com os criadores do RPG de ação, que incluem a maior parte da equipe de desenvolvimento de Final Fantasy VII Remake. E quem está espiando os bastidores com a gente? O Diretor de Final Fantasy VII Rebirth, Naoki Hamaguchi, que fez parte do projeto FFVII Remake desde o início, fala sobre como o estúdio deu vida ao mundo de FFVII Rebirth. 

Como Final Fantasy VII Rebirth aproveita a tecnologia imersiva do PS5

Com sua experiência em desenvolvimento, quais foram as suas primeiras impressões sobre a potência e tecnologia do PS5?

Com os SSDs melhorando as velocidades de carregamento de dados e permitindo que recursos necessários sejam carregados instantaneamente, sentimos que mudanças significativas seriam necessárias no design do sistema para garantir uma experiência de jogo fluida, sem qualquer espera de carregamento para os jogadores. Na verdade, para aproveitar os SSDs de alta velocidade em Final Fantasy VII Rebirth, o pipeline gráfico e o sistema de streaming de recursos foram reformulados em relação aos que foram usados no título anterior.

Quais aprendizados do desenvolvimento de Final Fantasy VII Remake Intergrade você trouxe para ajudar a desenvolver Final Fantasy VII Rebirth? 

Desde o início, éramos conscientes do tamanho do disco para Final Fantasy VII Rebirth, e foi um requisito absoluto que ele ficasse dentro de 150 GB, mesmo incluindo o mapa do mundo, mas ainda permitindo que houvesse locais cinematográficos como em Final Fantasy VII Remake Intergrade. (*O tamanho do disco de Intergrade é de cerca de 80 GB.)  Para a compactação de texturas, a experiência com o uso prático de Oodle Kraken* e Oodle Texture** em Final Fantasy VII Remake Intergrade foi muito útil para planejar o tamanho do disco para este jogo. Embora o PS5 esteja equipado com um SSD que melhora drasticamente a velocidade de carregamento, ainda há um limite no tamanho do disco original que pode ser lido. Portanto, essa tecnologia é verdadeiramente indispensável.

Final Fantasy VII Rebirth foi criado principalmente como um jogo para PS5. Portanto, como vocês aproveitaram a potência do hardware em relação aos gráficos e à jogabilidade? 

Para criar uma sensação de densidade no mapa do mundo, em vez de simplesmente aprimorar a aparência em uma captura de tela, focamos em aumentar a “quantidade” real de elementos para aumentar essa sensação de ter um mapa bem preenchido. O PS5 implementou um novo Primitive Shader como seu próprio pipeline de geometria e, em combinação com o Compute Shader, o pipeline de renderização foi projetado para ser capaz de renderizar uma grande quantidade de elementos. Essa abordagem também combinou bem com o SSD, que era capaz de carregar um grande número de elementos instantaneamente. Dessa maneira, os jogadores podem esperar um mundo lindo, diverso e amplo para explorar em Final Fantasy VII Rebirth.

Como as funcionalidades de SSD do PS5 foram aproveitadas neste jogo? 

A versão para PS4 de Final Fantasy VII Remake precisava ser pré-carregada devido a restrições de velocidade de carregamento, o que diminuía a capacidade da memória e comprometia recursos. O streaming também foi necessário, pois sabíamos que o mundo fluido que precisávamos criar para o jogo exigiria ainda mais em termos de uso da memória em comparação com jogos anteriores. Um dos desafios que encontramos em Final Fantasy VII Remake Intergrade foi que, na maioria dos casos, após o carregamento, o tempo de processamento de CPU necessário para expandir a memória era demorado demais devido à alta velocidade dos SSDs. Para este título, o carregamento da CPU para a expansão da memória está definido para ficar o mais próximo de zero possível, e o formato de arquivo foi projetado para ter um layout de memória alocada e aproveitar a alta velocidade dos SSDs. Especificamente, os pipelines para renderização e streaming dos modelos em segundo plano foram criados do zero. O desempenho dos SSDs de alta velocidade do PS5 foi incrivelmente útil ao carregar elementos em incrementos muito menores, permitindo renderizar objetos de maneira altamente detalhada quando estão perto e em menos detalhes quando estão distantes.

Como Final Fantasy VII Rebirth aproveita a tecnologia imersiva do PS5

Os modelos de personagens em Final Fantasy VII Remake e também na versão atualizada para PS5 de Final Fantasy VII Remake Intergrade eram, e ainda são, visualmente impressionantes. O PS5 permitiu adicionar mais detalhes ao design do elenco?

Os personagens em Final Fantasy VII Remake Intergrade, incluindo Cloud, foram criados com base na geração de consoles do PS4. Desta vez, os modelos foram alterados para atender às especificações do PS5, e os personagens principais foram totalmente redesenhados, desde o cabelo até as roupas. Além das novas expressões dos personagens durante os closes, eu gostaria que as pessoas também prestassem atenção em como a pele e o cabelo deles têm mais detalhes. Acredito que a melhoria nos detalhes e nas texturas físicas será muito clara. 

Além dos modelos e das texturas, Final Fantasy VII Rebirth também tem melhorias em sombras, animação e iluminação, e os visuais gerais dos personagens que combinam esses diversos componentes superam muito os de Final Fantasy VII Remake, então é algo que vale a pena esperar.

O elenco aumenta com a chegada de Cid, Cait Sith e Vincent. O mesmo processo criativo do elenco de Final Fantasy VII Remake foi aplicado ao reimaginar esses personagens com tecnologia moderna?  

Novos personagens foram criados usando essencialmente o mesmo processo, mas posso afirmar que esse fluxo foi aprimorado desde Final Fantasy VII Remake. A maior parte da equipe de desenvolvimento do título anterior continuou trabalhando em Final Fantasy VII Rebirth, o que permitiu começar a produção com experiência e aprimorar muito as texturas físicas e os detalhes dos novos personagens Cid, Cait Sith e Vincent. Esperamos que todos prestem uma atenção especial a esses personagens ao jogar.

Os desenvolvedores de PS5 têm oferecido aos jogadores a opção de jogar em um modo Gráfico que prioriza gráficos em 4K ou em um modo Desempenho que prioriza a ação fluida em 60 FPS. Você poderia compartilhar o que podemos esperar de Final Fantasy VII Rebirth e o motivo das opções escolhidas? 

Em Final Fantasy VII Rebirth, também temos um Modo Gráfico, com ênfase em gráficos em 4K, e um Modo Desempenho, com ênfase em 60 FPS, que os usuários podem selecionar livremente no menu de opções. Selecionar entre esses dois modos se tornou uma tendência entre quem joga no PS5, então sentimos que seria um recurso essencial para este título também.

Os recursos únicos do controle sem fio DualSense, como resposta tátil e gatilhos adaptáveis, podem ajudar os jogadores a terem uma imersão mais completa na experiência. Como esses recursos foram aproveitados no jogo?  

Incorporamos a resposta tátil e os gatilhos adaptáveis ativamente nas batalhas e cenas, que são segmentos de jogo com fortes elementos de ação e apresentação cinematográfica, para que tudo que fosse transmitido pelos gráficos também estivesse sincronizado diretamente com o controle. Além disso, como existem muitos minijogos neste título, planejamos usar a funcionalidade do DualSense para cada minijogo. Além da resposta tátil e dos gatilhos adaptáveis, você também pode experimentar uma grande variedade de recursos, como o sensor de movimento, o microfone integrado e o touch pad.

Como Final Fantasy VII Rebirth aproveita a tecnologia imersiva do PS5

Como vocês utilizaram o áudio em 3D?

Este título usa todos os recursos do áudio Tempest 3D. Isso permite que a maioria das vozes, efeitos sonoros e música de fundo no ambiente venha de cada objeto e personagem, com o som variando de acordo com a distância da câmera e o espaço ao redor. O sistema de áudio em 3D também responde ativamente à verticalidade e, em algumas áreas, colocamos diferentes sons acima dos jogadores para que experimentem movimento e objetos também nessa dimensão do espaço. Estamos animados para ver os jogadores experimentando a atmosfera realista e imersiva que o áudio em 3D proporciona, como quando o helicóptero da Shinra sobrevoa o campo, os vários ruídos do ambiente na ampla área Grasslands ou a música de fundo vindo do céu quando você está explorando o Gold Saucer. O upgrade recente da versão do SDK também é compatível com a saída Dolby Atmos. Então, se você tiver uma barra de som, sistema de alto-falantes ou outros dispositivos compatíveis além de fones de ouvido, também pode aproveitar essa saída.

Final Fantasy VII Remake Intergrade tinha um Modo Foto. Esse recurso vai voltar em Final Fantasy VII Rebirth e ele vem com alguma modificação? 

O Modo Foto foi, é claro, implementado em Final Fantasy VII Rebirth. Implementamos também uma função de moldura. Agora é possível selecionar a moldura que você quiser para suas fotos favoritas. Além disso, o próprio Modo Foto é integrado à visão do mundo do jogo, com conteúdo secundário com um personagem que é fã de fotografia chamado Snaps, que pede a Cloud que tire fotos em vários locais no mapa do mundo. Concluir essas solicitações desbloqueia recursos adicionais do Modo Foto, então é mais um elemento para aguardar ansiosamente.

Tem alguma cena, algum local, momento ou recurso específico de Final Fantasy VII Rebirth que você acredita que realmente resume o que foi possível alcançar graças à potência do PS5? 

Sinceramente, todas as cenas usam tanto as especificações do PS5 que não poderiam ter sido feitas sem ele… Mas, se preciso escolher uma coisa, acho que a cidade. As cidades exigem um grande número de NPCs, além do aumento na densidade de elementos em geral. Dedicamos um cuidado especial para criar a sensação de que a cidade e os NPCs são vibrantes e têm vida, e eu acho que ao andar pelas ruas os jogadores poderão ter a experiência completa das capacidades do PS5. Pessoalmente, eu adoro como a cidade de Junon é representada durante o desfile da posse do Presidente Rufus, então eu espero que todo mundo possa ter essa experiência no jogo também.

Que outros jogos para PS5 impressionaram você? Pensando em sua experiência com desenvolvimento, como você acha que eles aproveitaram as capacidades do PS5?

Marvel’s Spider-Man 2 foi o jogo que mais me permitiu experimentar as capacidades do PS5 entre os títulos lançados em 2023. Utilizar os SSDs acelerou muito o deslocamento por teias e paredes do Homem-Aranha, aumentando a minha empolgação no jogo. Além disso, o recurso de viagem rápida foi de cair o queixo, e eu quase chorei com como quase não demora ao viajar pela tela do mapa. Mesmo do ponto de vista de alguém que trabalha com desenvolvimento, eu tive a sensação de que esse jogo não poderia ter virado realidade sem o SSD de alta velocidade do PS5. 

Como Final Fantasy VII Rebirth aproveita a tecnologia imersiva do PS5

Final Fantasy VII Rebirth chega para PS5 em 29 de fevereiro. 

*Oodle Kraken é uma tecnologia de compressão de dados desenvolvida pela RAD Game Tools, criada especificamente para reduzir o tamanho de recursos de video games e melhorar os tempos de carregamento sem sacrificar qualidade visual. 

**Oodle Texture é um componente do Oodle suite que foca especificamente na compressão de texturas. Ele usa tecnologias inovadoras para encolher os tamanhos dos arquivos de texturas ao preservar sua fidelidade visual.

Os comentários estão fechados.

Por favor, informe a sua data de nascimento.

Date of birth fields