Wattam Chega em 17 de Dezembro, Entrevista com Keita Takahashi

0 0
Wattam Chega em 17 de Dezembro, Entrevista com Keita Takahashi

A nova experiência alegre do criador de Katamari Damacy chega ao PS4 no próximo mês.

Wattam, o novo jogo do criador de Katamari Damacy, Keita Takahashi, finalmente tem uma data de lançamento: 17 de dezembro!

Não contentes em apenas esperar até o lançamento, entramos em contato com Takahashi-san para ver se ele estaria interessado em uma nova entrevista, seguindo nossa conversa com ele mais cedo este ano.

PlayStation.Blog: Você mencionou em nossa última entrevista que se tornou um homem de família. A paternidade mudou sua perspectiva no desenvolvimento de games e de sua expressão artística?
Keita Takahashi: Uma vez minhas crianças me falaram que há um Noby Noby Boy na torneira, então fui até os banheiros para checar, mas não conseguia encontrá-lo. Eles apontaram para o filtro que fica na saída de água da torneira. Sim, se parecia com um Noby Noby Boy. Nunca dei muita atenção para aquele lugar antes, mas eles podem ver com muita facilidade por causa de seu ponto de vista, que é mais baixo que o meu por causa de sua altura. Acho que minhas crianças queriam me mostrar o que nós adultos perdemos naturalmente e facilmente 🙂 Não sei se minha mente criativa esteve mudando desde ter filhos, mas sinto um senso de responsabilidade maior com o futuro. (Não apenas o futuro de nossas crianças, mas o futuro como um todo).

PSB: Todos os seus games são sobre conexão, desde juntar jogadores em Noby Noby Boy, aglomerar pessoas em Katamari, ou juntar as mãos em Wattam. O que você está tentando dizer com os temas de seus jogos?
KT: Não acho válido dizer que Katamari é um jogo sobre conexão, e acho que cada jogo tem um tema diferente. Eu apenas estava esperando para fazer algo novo e divertido, e isso é mais importante que temas.

PSB: Relacionado à pergunta acima, você está à par de Death Stranding? O que você achou da abordagem do jogo com a conexão e a violência não ser parte da experiência central do jogo?
KT: Ouvi falar que Death Stranding tem um tema similar a Wattam, apesar do look ser completamente diferente. É bastante interessante se for verdade. Mas infelizmente, não posso dizer muito pois não tenho um PS4. Vocês se importariam se pedisse para me eviarem um PS4 Pro ou um PS5 para responder a sua pergunta? Eu o devolvo assim que terminar Death Stranding, eu prometo!

PSB: Qual foi a reação que você mais gostou de ver de alguém jogando Wattam?
KT: Tentei não olhar para as pessoas enquanto jogam Wattam pois me sinto desconfortável, então não sei.

PSB: Todos os seus games são fofamente estranhos. Você precisa colocar mais esforço para alcançar a estranheza, ou é algo que vem naturalmente?
KT: Todos os meus jogos não são estranhamente fofos.

PSB: Você se considera uma pessoa “única” (ou “estranha” em um bom sentido) no geral? Se sim, qual sua memória mais antiga de ser “mais estranho” que as pessoas como um todo?
KT: No geral, acho que todas as pessoas são únicas e estranhas.

PSB: A música de seus jogos é sempre muito agradável! Pode nos dizer que tipo de trabalho foi feito para construir a trilha de Wattam?
KT: Tentamos fazer um sistema interativo de música em Wattam. Cada local (“locais” também são “pessoas”) tem sua própria música, e cada pessoa seu próprio som instrumental. Então você pode ouvir músicas diferentes e instrumentos diferentes ao selecionar pessoas diferentes e estar em locais diferentes. E se você conectar-se a outras pessoas, todos os sons são misturados bem com a música, algo em que você talvez precise prestar atenção para perceber mudanças, mas é divertido e você pode querer se conectar com todas as pessoas para ouvir as músicas diferentes.

Minha esposa compôs o tema central. Queria sincronizar o tema com a sequência do tutorial, então a música precisou ser separada em segmentos. Fiquei um pouco preocupado se a música tema seria boa ou não, mas ela fez um trabalho maravilhoso.

PSB: Quais são alguns dos toques finais que você está colocando no jogo antes de colocá-lo nas mãos dos jogadores?
KT: Cometi um grande erro quando estava fazendo Katamari. Estava mexendo no jogo até literalmente o dia antes de submetê-lo à Sony. A equipe de QA mencionou que após entrarmos na fase ouro, estava faltando um objeto no jogo, então o modo colecionador não poderia ser completado. Infelizmente, o objeto que movi para o subterrânea era este objeto, então acho que a empresa teve de pagar a mais para consertar a situação.

Meus toque final é não toque o máximo possível no fim das contas.

PSB: Agora que Wattam finalmente tem uma data de lançamento, o que você acha que fará no dia?
KT: Irei a loja mais próxima ver se eles possuem Wattam em cópia física. 🙂

Os comentários estão fechados.

Por favor, informe a sua data de nascimento.

Date of birth fields