Shenmue III Chega em 19 de Novembro: Entrevista Com Yu Suzuki

0 0
Shenmue III Chega em 19 de Novembro: Entrevista Com Yu Suzuki

O lendário designer fala sobre expectativas, projetos do passado e… empilhadeiras.

Shenmue III chega para PS4 dia 19 de novembro — faltam menos de três semanas! — continuando a história de uma das séries mais influenciadoras dos games. Tivemos a chance de conversar com Yu Suzuki, o lendário designer cujo nome aparece em dezenas de títulos incluindo Virtua Fighter, Out Run, Daytona USA, e After Burner — e que mais recentemente (relativamente pelo menos) dirigiu o Shenmue original, sua continuação de 2001, e agora Shenmue III.

Continue lendo para saber dos planos de Suzuki para a série, os projetos dos quais ele mais se orgulha, e sua opinião sobre empilhadeiras.

PlayStation.Blog: Pode nos falar sobre como começou nos games, e como chegou até o desenvolvimento do Shenmue original?

Yu Suzuki: A principio, queria um emprego como engenheiro de sistemas de uma grande empresa de computadores na época, e até tive algumas entrevistas, mas também aceitei uma entrevista em uma empresa de games — que por acaso chamava-se SEGA. Como a entrevista foi interessante, optei pelo emprego na SEGA. Meu trabalho inicial era focado quase exclusivamente em jogos de arcade, onde as partidas são curtas, e o ímpeto de mudar veio quando me encontrei querendo trabalhar com um RPG para consoles, onde teria o tempo necessário para transmitir mensagens.

PSB: Shenmue III está planejado como o final da série, ou você cogita continuar a saga de Ryo no futuro?

YS: A série não terminará com Shenmue 3. Terminar a história com pressa aqui faria um jogo muito raso. Espero continuar a série enquanto as pessoas tiverem interesse.

PSB: Revisitando o anúncio durante a conferência da PlayStation na E3 de 2015, ainda é incrível ver os vídeos da reação dos fãs quando Shenmue III foi anunciado. Quatro anos depois, que tipo de efeito o suporte dos fãs teve em você, ou no desenvolvimento do jogo?

YS: Fiz o game com a imagem dos fãs alegres sempre em mente, e isso fez com que Shenmue III crescesse em tamanho e qualidade. Estou confiante que este Shenmue é ainda melhor.

PSB: Você esteve diretamente envolvido com alguns dos jogos que mais influenciaram os últimos 35 anos, incluindo Outrun, Virtua Fighter, Daytona USA, e, claro, Shenmue — entre muitos muitos outros. Olhando para trás, quais são alguns dos projetos dos quais mais se orgulha?

YS: Virtua Fighter e a série Shenmue. E espero que agora, com Shenmue III, todos que jogarem encontrem um espaço para ele em seus corações.

PSB: Há algum segredo em algum jogo seu do passado que permanece secreto?
YS: Sim, há. (E continuarão assim.)

PSB: Sendo uma figura tão importante na indústria dos games desde o início, há alguma tecnologia ou tendência que está particularmente curioso ou que te interessa?

YS: Sensores de ondas cerebrais, hologramas, IA, automóveis e aparelhos com telas dobráveis, só para dizer alguns.

PSB: Que emoção espera que as pessoas sintam logo após terminarem Shenmue III? Acha que a maioria dos jogadores terá a mesma reação?

YS: Seria bom se os jogadores se sentirem como se estivessem voltando de uma jornada. Se correr pelo jogo, há boa chance de ficar estressado. Mas, se for devagar, a experiência será uma de tentar tudo que o jogo tem a oferecer.

PSB: O Shenmue original foi visto como um avanço em termos de tecnologia e narrativa. Você abordou o desenvolvimento daquele jogo de um ângulo narrativo ou tecnológico primeiro? E Shenmue III?

YS: Muitas vezes há o desejo de se fazer algo novo, e isso necessita nova tecnologia e traz novos desafios. Em Shenmue III, tivemos novos desafios para vencer.

PSB: O que, em sua opinião, Shenmue contribuiu para o DNA da indústria dos games, seja algo científico, um modo de narrativa, a inclusão de verões fiéis de clássicos dos arcades, ou algo diferente?

YS: Após Shenmue I & II, a expressão “mundo aberto” começou a ser usada. Com ela, há muitos elementos de jogo que podem divertir. Muitas pessoas dizem que esse estilo teve um grande impacto nos games futuros, e me sinto honrado.

PSB: Como o sistema de combate de Shenmue III evoluiu desde que iniciou o projeto?

YS: Para fazer o sistema de combate de Shenmue III se encaixar em um RPG, tivemos que criar o sistema de combate do zero. Ele é feito para pessoas que não são mu8to boas necessariamente em jogos de luta, de maneira que ao aumentar seu nível, pode ficar confiante que conseguirá continuar a história. As pessoas que estão acostumadas com o sistema de VF2, por exemplo, podem não sentir tanto, mas é assim que vejo a evolução de Shenmue.

PSB: Sua opinião sobre empilhadeiras mudou nos últimos 20 anos?

YS: Não entendo a empilhadeira ser o foco de tanto amor e atenção. Não entendo mesmo. (risos)

PSB: Pode nos falar sobre o desenvolvimento da trilha sonora de Shenmue III? Seguiu um processo similar aos dos outros jogos da série?

YS: Desta vez pode parecer que não há tantas faixas novas, mas na verdade há. Espero que todos gostem delas.

PSB: Qual um exemplo de um detalhe de Shenmue III que você acha que vai melhorar a experiência dos jogadores?

YS: Pediria a todos que joguem com calma e não se apressem. Quando encontrarem algo que gostem, parem e aproveitem o máximo possível, e tentem tudo que o jogo oferece. Por exemplo, se é alguém que não gosta de apostas, tente em Shenmue e talvez se divirta.

Os comentários estão fechados.

Por favor, informe a sua data de nascimento.

Date of birth fields