SNK 40th Anniversary Collection: Arquivando a Era Dourada dos Games, Disponível em 19 de Março Para PS4

0 0
SNK 40th Anniversary Collection: Arquivando a Era Dourada dos Games, Disponível em 19 de Março Para PS4

Mergulhe no meticuloso processo por trás da criação do Museum Mode, que explora o grande legado da SNK.

O fliperama invade a sua casa com a SNK 40th Anniversary Collection para PS4 a partir de 19 de março de 2019 — reviva 24 clássicos da era dourada dos games retrô. Depois, mergulhe no Museum Mode para saber tudo sobre a rica história da SNK, com uma incrível quantidade de arte em alta definição e material promocional. Hoje, falamos com o desenvolvedor Brandon Sheffield sobre como tal material foi pesquisado minuciosamente e catalogado com carinho, além da importância de preservar tal história!

Como começou o trabalho nessa coleção? Como foi o processo de arquivo?
Na verdade trabalhei em arquivos da Digital Eclipse como um dos meus primeiros empregos como escritor! Lá em 2006, escrevi algumas perguntas para a Capcom Classics Collection: Volume 2, então com a ressurreição da Digital Eclipse como empresa, fiquei bastante animado em voltar, agora que tenho mais experiência. Junto com Frank Cifaldi, que gere a Video Game History Foundation, queria melhorar o nosso processo de pesquisa e arquivação ainda mais com o nosso primeiro título para a SNK.

Frank juntou o máximo de material impresso, publicações de jogos, e pedaços de informação que conseguiu. Ese escaneou e organizou tudo, e testou os jogos da coleção para ter certeza que a informação estava correta, e se não estivesse, tentava ao máximo corrigi-la (regravando ou conseguindo novas gravações). Enquanto isso, eu entrevistei antigos empregados da SNK, e juntei informações sobre os jogos para usar no museu, além de toda a arte conceitual que os artistas da SNK ainda tivessem.

Em um caso, viajei até o Japão, depois viajei mais sete horas e meia de trem, ônibus e carro, até um depósito de fliperamas específico no meio do nada, numa cidade chamada Tatsuno. Conversei com o proprietário lá, já que ele tinha alguns dos jogos dos quais não sabíamos quase nada. Sem essa viagem, muita informação estaria errada! Somos dedicados assim na hora de garantir que estamos certos.

Como foram escolhidos os jogos que seriam incluídos no Museum Mode?
Foi uma discussão entre a Digital Eclipse e a SNK. A SNK tinha certos títulos que queria, e nós também. Uma coisa importante que fizemos foi encontrar um jeito de replicar o Loop Lever. O Loop Lever era um controle único que a SNK desenvolveu que permitia o jogador rodar (girando o joystick) e mover (inclinando o joystick) ao mesmo tempo. Nenhuma coleção anterior conseguiu esse feito, já que não há hardware para tal. Nós dividimos o movimento e a rotação nos dois analógicos, fazendo os games jogáveis como antigamente outra vez, mesmo que não da maneira original. É mais importante que as pessoas tenham a experiência do jogo, então queríamos garantir isso. Uma vez feito, tentamos colocar o maior número de jogos compatíveis com o Loop Lever na coleção, e conseguimos quase todos!

Além disso, sabíamos que tinha que ter Athena, além de Crystalis, e não dava pra ficar sem a música de Psycho Soldier! A primeira faixa com vocais em um jogo de fliperama? Não dava pra resistir!

Você teve alguma experiência anterior com a SNK (como jogar os títulos originais da SNK 40th Anniversary Collection)? Se sim, como foi voltar a esses games?
Tenho jogado os games da SNK a vida toda. Claro, joguei vários games do Neo Geo, e sou um colecionador insano dos títulos Neo Geo Pocket, mas também joguei coisas como Ikari II no fliperama quando estava na escola. Voltar a esses jogos é uma delícia, especialmente com os novos controles inspirados no Loop Lever. Honestamente sou melhor agora em Ikari do que naquela época!

Mas a verdadeira revelação me veio enquanto pesquisava esses títulos e sua importância. Há tanta coisa que a SNK fez antes de qualquer outra pessoa, que honestamente eu não fazia idéia antes. Eles criaram um dos primeiros tutoriais jogáveis. Um dos primeiros jogos com o conceito de uma barra de vida. Era uma época gloriosa de inovação na indústria, e sempre sentia isso quando entrevistava as pessoas envolvidas.

Quais são alguns destaques que os jogadores devem prestar atenção no Museum Mode?
Algumas pessoas comparam a coleção à um livro de história jogável, e gosto dessa idéia. A SNK é famosa pelos jogos da era Neo Geo, mas quando jogar a coleção, quando visitar o museu, verá de onde vieram esses jogos. O primeiro jogo de luta da SNK está lá. Ok, não é muita coisa se comparado à Fatal Fury ou The King of Fighters. Mas é o primeiro. Como chegaram até onde estão hoje? É isso que as pessoas querem ver.

Naquela época, a SNK criava novo hardware sob medida para seus jogos. Se quisessem fazer algo novo, tinham que criar não só a jogabilidade e arte, mas também o hardware. Então embora um jogo como Vanguard possa parecer meio duro no mundo de hoje, queremos que todos entendam sua importância, e seu lugar na história. Antes dessa coleção, acho que a importância histórica da SNK era subestimada, e minha esperança é que lendo e jogando nosso “livro de história digital”, os jogadores sintam o impacto daquilo tudo.

O que você acha sobre a importância da preservação da história dos games, e as audiências e indústria de hoje em geral?
Acho que é muito importante preservar nossa história, especialmente com o desaparecimento de hardware mais antigo, e a perda de código. A emulação pode ser a única maneira que temos de preservar esses jogos, já que não há uma alma viva sequer que tenha o código para muitos desses projetos. Mas podemos garantir que a emulação seja o mais próxima do original se tivermos o hardware, e é isso que tentamos fazer.

Há valor na apreciação da incrível arte desses criadores, a velocidade com a qual tinham que criar esses jogos, e o trabalho intenso que tinham. O caminho que eles desbravaram nos ajudou a chegar onde estamos hoje, com uma fundação de jogabilidade e arte sobre a qual fizemos essa indústria global.

Além de tudo, quando falava com os desenvolvedores originais desses jogos, estavam sempre animados sobre o assunto. Diziam que sua parte na história havia sido esquecida, já que as pessoas geralmente começam com o Neo Geo quando o assunto é a SNK. Estavam contentes que alguém ainda queria ouvir suas histórias, e aprender com eles. Para mim a contribuição deles à indústria é muito valiosa, e estou muito feliz em ter ajudado a compartilhar um pedaço disso com todos.

Os comentários estão fechados.

Por favor, informe a sua data de nascimento.

Date of birth fields