Tim Schafer e porque você precisa conferir Grim Fandango no PS4 e PS Vita

5 0
Tim Schafer e porque você precisa conferir Grim Fandango no PS4 e PS Vita

Tim Schafer nunca está “desligado”. O desenvolvedor engraçado de jogos e fundador do studio house Double Fine Productions está constantemente fazendo piadas, mesmo quando tenta ser sério. Então quando tivemos a chance de entrevista-lo sobre seu jogo de aventura que sai daqui a pouco, Grim Fandango Remastered, nem tentamos manter a seriedade (em grande parte).

 

O Grim Fandango original saiu mais de 16 anos atrás e se tornou um clássico “cult”. Agora ele está recebendo uma renovada completa em alta definição para o PlayStation 4 e PlayStation Vita, com lançamento planejado para janeiro de 2015. E quem deveria se importar com isso? Schafer explica:

 

P: Sou um jogador de 15 anos, e o Grim Fandango original saiu antes até de eu nascer. Por que deveria me importar com esse jogo de velho?

 

Tim Schafer: Quando meu irmão mais velho foi para a universidade, eu vasculhei sua coleção de música e randomicamente peguei Led Zeppelin III. Eu nunca tinha ouvido Led Zeppelin antes, então quando os primeiros acordes de Immigrant Song enraizaram no meu cérebro, eu não estava preparado. Minha cabeça explodiu e minha vida nunca mais foi a mesma. E se eu tivesse dito, “Não, não vou escutar isso. Saiu antes de eu nascer”. Isso teria sido muito triste. Então, em resumo, Grim Fandango é tão bom quanto Led Zeppelin. É por isso.

 

P: Eu sou um jogador de 35 anos, e eu adorei, adorei mesmo o Grim Fandango original! Mas agora sou um adulto muito ocupado com filho, carreira e um horário de dormir de 21:30.  Por que deveria gastar tempo para jogar o seu jogo novamente?

Tim Schafer: Porque tiramos os controles do tanque.

 

P: Eu estou ocupado demais matando otários em Call of Duty. Quem se importa com Grim Fandango Remastered?

 

Tim Schafer: O Call of Duty tem Castores de Ossos Flamejantes? Poesia beat? Um polvo que consegue pilotar um submarino? (Me avise se tiver, por favor – eu não joguei o último ainda.)

 

P: O cenário dos jogos mudou drasticamente ao longo do último par de décadas. Consoles conectados, mais poderosos. Jogos como uma forma “mainstream” de mídia (ainda com a discussão de se é ou não arte meio sem resolução). Nichos demográficos divididos e em conflito. A ascensão de desenvolvedores independentes, crowdsourcing, análise crítica, etc. O que você acha da situação do segmento hoje em comparação com 15-20 anos atrás?

 

Tim Schafer: Muito mudou, mas no final das contas, uma coisa permanece a mesma: As pessoas querem jogos ótimos. E tirando um ou outro problema técnico (que foram heroicamente corrigidos no remastered), eu acredito que Grim Fandango realmente é um jogo para todas as eras.  É uma história sobre vida, morte, lealdade e mistério, e acho que esses temas rompem barreiras de plataforma, financiamento ou tecnologia.

P: Está bem! Se eu comprar seu jogo, você vai finalmente relançar Day of the Tentacle?

 

Tim Schafer: Sim, se você comprar cinco cópias de Grim.
Não, espere, sete. Dez cópias realmente fechariam o negócio.

Os comentários estão fechados.

5 Comentários

  • tem alguma lista ou em algum lugar avisa se os jogos de ps vita estao em portugues?

  • Kbeca_Ramalho

    Eu só gostaria que o Grim Fandango para PS4 viesse em português com a mesma dublagem de 16 anos atrás. Porque na época, ele era hilário.
    Excelente jogo.
    Os três melhores jogos da época eram, sem dúvida, Grim Fandango, Ilha dos Macacos 3 e Full Throttle.

  • Podia ter perguntado na entrevista se o remaster vai ter a dublagem em português do original. Seria muito bom se colocassem. Tem como a Sony Brasil pedir pra colocarem?

  • Cara, essa foi a melhor notícia até agora, finalmente vamos poder reviver os velhos tempos em HD, jamais esqueci este jogo quando joguei pela primeira vez, logo na sequencia comprei uma placa de video vodoo 3 3000, era o auge da época e o jogo a suportava para a época eram belas imagens, vamos ver se agora com a tecnologia atual teremos melhores gráficos. Abraços ao Manny Calavera.

  • AdilsonEzequiel

    O jogo vai ter dublagem em português ?

Por favor, informe a sua data de nascimento.