PlayStation.Blog: Resumo do Ano

14 0
PlayStation.Blog: Resumo do Ano

E chegamos ao final de um ano de muito sucesso. E pensar que, na virada de 2010 para 2011, mal tínhamos jogos de PlayStation 3 em português brasileiro; a Sony lançou Killzone 3, a primeira grande produção localizada para o nosso idioma no PS3, depois inFAMOUS 2, então UNCHARTED 3: Drake’s Deception, solidificando uma forte tendência de adaptar os produtos para o nosso mercado. Não tínhamos uma PlayStation Store nacional, com descrições em português, preços em Reais e produtos classificados pelo nosso Ministério da Justiça. Não tínhamos um blog oficial em português, feito por gamers brasileiros para gamers brasileiros (e também para nossos patrícios portugueses, que sempre comparecem nas estatísticas de visitação, e para tantos outros falantes da Flor do Lácio pelo mundo).

2011 foi um ano de importantes conquistas para a Sony, para o PlayStation e para o mercado de games no Brasil, e 2012 reserva ainda mais progressos para a marca em nosso território, com aguardados lançamentos, um novo e empolgante hardware, mais jogos em português brasileiro e mais superação de desafios. O PlayStation.Blog BR deseja a todos um Ano Novo pleno de felicidade, saúde, sucesso e muita união, e agradece à comunidade PlayStation que tanto tem participado e movimentado o nosso blog. Em 2012 também teremos novidades para os jogadores brasileiros por aqui, mas, por enquanto, façamos uma breve retrospectiva de nosso 2011.

Desde o lançamento do blog em 21 de julho até hoje, foram 319 posts publicados e mais de 6800 comentários, dos quais quase 1500 foram respostas minhas ou do Vini à comunidade (mais de 20% do total). Acabamos de ultrapassar a respeitável marca de 1 milhão de pageviews em pouco mais de 5 meses de existência, e a lista com os posts mais visitados do ano você confere abaixo. Mais uma vez obrigado pela participação (#seuslindos), deixe seus favoritos do ano nos comentários e nos vemos em um 2012 ainda melhor! \o/

  • Jogos que mais me marcaram em 2011: The Elder Scrolls V: Skyrim pela liberdade, Dark Souls pelo design amarrado, UNCHARTED 3: Drake’s Deception pelos visuais
  • Filme que mais me marcou em 2011: Lawrence da Arábia – a obra é de 1962, mas a apreciei na íntegra apenas recentemente, e fui arrebatado pela sua magnitude e sutileza, atuações e proezas técnicas
  • Livro que mais me marcou em 2011: Fausto, Segunda parte – embora a primeira parte da opus vitae de Goethe seja a mais conhecida, foi a ambição da segunda parte do poema épico alemão que me encantou

PlayStation.Blog: Resumo da Semana

Vídeo Mais Assistido do Ano: UNCHARTED 3: Assista ao Trailer Dublado em Português

PlayStation.Blog: Resumo do Ano

Os 10 Posts Mais Vistos do Ano

  • PlayStation Store e PlayStation.Blog São Lançados no Brasil (21 de julho) – O post de Mark Stanley, gerente geral de PlayStation para a América Latina, anunciando a chegada da PlayStation Store e do PlayStation.Blog no Brasil é, de longe, o nosso artigo mais visitado até hoje. Pudera: foi linkado no PlayStation.Blog americano e em dezenas de websites brasileiros, gerando imenso tráfego para o nosso recém-lançado blog oficial.
  • Testamos Pro Evolution Soccer 2012 para PS3 (13 de setembro) – Nosso primeiro teste de jogo produzido pela equipe brasileira é o segundo post mais visitado do ano. Mas não é surpresa alguma: foi sobre Pro Evolution 2012, a nova versão da paixão nacional. Surpresa é o Google achar que nós, pernas de pau digitais, somos autoridade no assunto e rankear nosso post com altas posições nos resultados de busca. =p
  • Programa Welcome Back Brasil (21 de julho) – Quando o PlayStation.Blog estreou no Brasil, também trouxe a primeira notícia oficial importante: as informações sobre o programa Welcome Back para os jogadores brasileiros. Assim, o blog já se consolidou, de cara, como fonte de informação sobre PlayStation no País
  • Atualização do Software de Sistema do PS3 (v4.00) (30 de novembro) – A recente atualização de firmware 4.00 do PlayStation 3 trouxe preparativos para a integração do console com o portátil PlayStation Vita. Seria uma atualização um tanto corriqueira, não fosse por um detalhe vital para a nossa comunidade: pela primeira vez, o menu XMB estaria em português brasileiro, o que significava o fim do “Ganhaste um Troféu” ou “A sincronizar” – com todo respeito aos nossos amigos do Velho Continente, mas sempre é bom ver as características regionais levadas em consideração. A novidade se alastrou rapidamente, e novamente o PlayStation.Blog BR foi a fonte citada pela mídia.
  • 3D Estereoscópico no PS3: Lista com Todos os Jogos em 3D (1º de julho) – Nossa lista com os jogos 3D do PS3 tem link fixo na homepage do blog e foi sendo atualizada com o tempo. Agora ela está defasada, então, se tiver adições a fazer, avise-nos. ^_~
  • Atualização do Software de Sistema do PS3 (v3.72) (19 de setembro) – Uma atualização sem grandes novidades, um post sucinto e as eternas reivindicações pelo chat de voz interjogos (recurso que já foi descartado por Shuhei Yoshida por impossibilidade técnica a esta altura). De qualquer forma, um post popular pelo interesse geral.
  • PlayStation Move: Lista Completa de Jogos Compatíveis (29 de julho) – Outra lista com link fixo na homepage, e que também foi sendo atualizada com o tempo – na última contagem, eram 88 jogos compatíveis com PlayStation Move. Agora são muitos mais, então, se se lembrar de algum que não está relacionado, avise-nos. o/
  • UNCHARTED 3: Assista ao Trailer Dublado em Português (29 de agosto) – O primeiro trailer de jogo localizado em nosso idioma revelado no PlayStation.Blog BR alcançou, em uma semana, mais de 50 mil visualizações, e acumula até hoje mais de 180 mil. Entre as reações iniciais, muitas mensagens de apoio aos esforços de localização em português brasileiro e também algumas críticas à dublagem – algo natural em uma série tão popular e a cujas vozes originais os fãs já estão habituados há anos.
  • Manutenção Programada da PlayStation Network (16 de novembro) – A mais recente manutenção de rotina da PlayStation Network, com duração de aproximadamente 14 horas, também gerou bastante tráfego. O aviso antecipado se espalhou pela mídia e redes sociais, e tudo ocorreu com a normalidade prevista.
  • Atualização da PlayStation Store (2 de agosto) – Embora os posts com as atualizações da PlayStation Store serem tradicionalmente os nossos picos semanais de visitação, o mais bem colocado em nossa lista dos posts mais populares do ano aparece na décima posição. Foi a primeiríssima atualização da PlayStation Store brasileira, com uma lista de Avatares para PS3 e uma porção de jogos para PSP.
  • Os comentários estão fechados.

    14 Comentários

    • Também pudera, não é Fábio? Vídeo de Uncharted 3 dublado ser o mais visto. E isso não foi pelo fato de ser o principal lançamento da Sony no ano, mas por causa da qualidade duvidosa da dublagem. Interessante é que no seu texto você só citou os pontos positivos: PS Store brasileira, PlayStation Blog brasileiro, jogos localizados, preços em reais, etc. Mas por quais motivos você não citou os problemas? PS Store limitada com pouquíssimo conteúdo, jogos com péssima localização (seja em dublagens ou legendas) e preços absurdos, tanto para versões físicas ou digitais. Isso a Sony não mostra. Acredito que de tudo, o que se destacou foi o PlayStation Blog, pois o suporte da equipe é muito bom. Interessante também é que a Sony não fez nada para mudar o problemas: Reclamações sobre dublagem renderam mais um péssimo trabalho em três oportunidades, opiniões sobre preços renderam um redução de R$ 0,00 e o conteúdo limitado da PS Store se manteve o mesmo. Espero que no próximo ano a Sony realmente entre no mercado brasileiro. Você disse que ela já atua, mas ninguém viu tal justificativa. Bom 2012 para todos e que nesse próximo ano sejamos mais respeitados por essa empresa.

    • – PS Store que não aceita cartões nacionais e com preços exorbitantes, com uma conversão dólar-real não explicada.

      – Jogos com dublagens que não agradaram aos fãs, que mesmo lotando a internet com comentários, não foram ouvidos.

      Vim escutar a dublagem PT-BR de U3 um dia desse e não gostei, vou continuar com aúdio original.

      – Sem redução no preço dos consoles oficiais, embora a maior concorrente tivesse tomado atitudes que possibilitassem a redução e Sony parada no tempo.

      – Conteúdo da PS sote “BR” limitado e sem indícios que a Sony esteja correndo atrás para conseguir contratos com produtoras muito pedidas pelos usuários.

      A Sony está dando a entender que se vale dos seus jogos exclusivos para manter seus clientes e poder fazer com eles o que quiser. E oferece alguma ou outra “vantagem” para o consumidor como se estivesse fazendo algum favor.

    • ursinhomalvado

      Parabéns à toda a equipe do blog pelo trabalho realizado.

    • XxFireFenixX

      Cansei de reclamar/sugerir este ano, e bem como disse em outro post, só me pronunciarei quanto a isto, na próxima atualização da Store terça feira …

      Então só me resta desejar um feliz ano novo a todos nós, usuários e frequentadores do blog, bem como da equipe que o administra, vocês estão de parabéns, apesar de 95% dos meus comentários serem ignorados, sei que não posso culpá-los por deixá-los sem resposta, visto que o que escrevo são na maioria críticas duras a política da empresa e imagino que vocês não possuam cacife para iniciar uma discussão ou divergir sobre meu ponto de vista.

      No mais tudo de bom para todos … e nos vemos ano que vem … \o/

      @DiegoKG5 Mano … ontem quase num dei atenção ao que tu me perguntava … tava no meio duma corrida b-spec dos novos eventos sazonais e tava osso escrever mensagem, pq toda hora q começava … meu piloto fazia besteira … xD Quase perco a corrida de quase 45 min de duração pq tava digitando e não dei ordem pro piloto acelerar fundo após a troca de pneus … kkkkkkkkkkk

    • XxFireFenixX

      * Jogos que mais me marcaram em 2011: MLB Dugout Heroes, como eu adoro esse casual game de baseball para PC … Assassin’s Creed Revelations, fechou com chave de ouro a trilogia e deu a deixa para o próximo, me marcou também pelo atraso na pré-venda, mas isto já é outra história …

      * Filme que mais me marcou em 2011: Trilogia Musashi, apesar de o primeiro filme ser mais velho que o meu pai e já conhecer a história a partir do livro, só este ano consegui ter acesso a estes filmes remasterizados (Tá certo que tive de importar , porque os da net, estavam horríveis) e gostei demais do que assisti …

      * Livro que mais me marcou em 2011: Livros da Saga Guerra dos Tronos … fui conhecê-los por causa da série Game of Thrones e não sosseguei até comprá-los, já li os 3 e estou tentado a comprar o quarto (Bom que treino meu inglês) … Série Bourne … Livros simplesmente fantásticos. Li os 5 primeiros nacionais e o The Bourne Deception importado, para quem gostou dos filmes e curte ler, é uma excelente pedida

    • santylacerda_us

      Acho que o povo reclama demais pras pessoas erradas. Pessoal uma empresa com o porte da Sony tem um setor chamado OUVIDORIA. Quer reclamar? Liga pra lá! Visito mais o PSBlog US que o BR por causa dessas baixarias que acontecem em todo post. Anyway…

      * Jogos que mais me marcaram em 2011: Mortal Kombat, jogo excelente por ter retornado às raízes de quando prestava; Deus EX: HR, sou mega fã da série e espero que um dia a tia SONYa traga os dois primeiros títulos para o PS3, assim como fez com Crysys.

      * Filme que mais me marcou em 2011: Chinatown (1974), simplesmente brilhante; Hiroshima: BBC History of World War II (2005), esse marcou tanto que no dia que assisti quase desidrato de tanto chorar. kkkkkkk

      * Livro que mais me marcou em 2011: Crônicas de Gelo e Fogo, conheci a série esse ano e me falta ler o último que saiu há +- 1 mês, Festim dos Corvos, a saga é simplesmente The Best!

    • Jogos que mais me marcaram em 2011:

      Catherine: Persona 4 é o meu game favorito de todos, então quando vi que os criadores do game estavam fazendo um novo game para o PS3, eu sabia que eu tinha que comprar! E, pqp, que jogo bom. História fantástica, puzzles fantásticos, trilha sonora fantástico… Tudo fantástico \o

      Portal 2: Joguei faz pouco tempo, quando tava US$7,50 na Steam… pqp, tudo expressa genialidade nesse game

      Disgaea 4: Só a Nippon Ichi pra fazer um game tão viciante como esse… Já tô com mais de 150 horas nele e aumentando

      Feliz 2012 para todos! E que todas as promessas da sony br que não foram cumpridas em 2011 se cumpram em 2012!

    • Tudo que é bom é ruim: localização de Uncharted 3? Lembra-se do atraso de vinte dias, além da dublagem ruim, tanto em Uncharted 3, Killzone 3 e InFamous 2?
      Preços em reais, realmente, preço$$$ em reai$$$, por que isso tá ridiculo.
      PS Store? Parece que a Sony nem tá correndo atrás das grandes third-party como EA e Activision, como se elas mesmas fossem chorar pra Sony o contrato.
      Espero que em 2012 seja melhor, tanto em dublagem, tanto em preço. A Microsoft e a Ubisoft conseguiram, por que não a Sony? Por que ela se acha boa demais para se preucupar com preço, que todos vão morrer de trabalhar para comprar qualquer produto como se valesse a pena, com uma qualidade incrivelmente maior.
      A qualidade, assim como o preço é incrivelmente maior.
      Vamos ver se a Sony vai se mexer em 2012 ou se ela vai ficar sentada achando que as vendas vão lhe vir beijar os pés.

    • Apenas comentando mais um detalhe sobre as dublagens: Ontem estava jogando inFAMOUS 2 e ao escutar uma das vozes dos inimigos genéricos (aqueles que aparecem aos montes) reparei que era a mesma voz do Sully no Uncharted 3. Ou seja, o elenco de dublagem é tão capacitado e com tantos atores, que até vozes de apoio fazem papel principal em outros jogos. Outro fato que representa a mesma situação é que a voz de Salim do Uncharted 3 é a mesma do Bertrand em inFAMOUS 2. Resumindo, são a mesma turma de “dubladores”. O estúdio sequer teve o trabalho de selecionar novas vozes para diferenciar. Qualidade Sony de dublagem. Legal seria também, como acontece nos eventos de Anime em que os dubladores vão ao local prestigiar, a Sony divulgar em algum evento esses indivíduos que fizeram as dublagens, para sabermos quem são esses “renomados” atores.

    • O jogo que mais me marcou este ano foi o Disgaea 4. Comprei ele em pré-order dos EUA e recebi apenas dois dias após a data que os americanos receberam. NISAmerica dá uma aula de como localizar um jogo (mantendo em quase todos os títulos a dublagem original), dá uma aula na pré-venda (me digam um jogo sequer que recebemos a edição especial aqui no Brasil com apenas dois dias de diferença dos EUA?). Enfim exemplo a ser seguido.

      Filme que me marcou em 2011. Trilogia extendida em Blu-ray do Senhor dos Anéis. Comprei no Amazon e por incrível que pareça, mesmo sendo a versão americana (acho que nem existe versão BR) tem áudio e legendas em pt-br. Lógico que a dublagem é dispensável mas ela está lá. Além de ter vindo um voucher para download digital do filme direto do site da Warner e a remasterização ficou EXCELENTE. Pra quem gosta do filme ou dos livros, pode comprar esta versão pois até a caixa é show.

      Livros: Finalmente li a trilogia senhor dos anéis. Deu pra perceber o quanto deve ter dado trabalho converter o livro pra filme. Tem várias coisas complicadíssimas de traduzir. Tiraram alguns detalhes na conversão mas também se deixassem tudo, teríamos uma decalogia e não trilogia.

    • PS. Uncharted 3 é muito bom. O meu chegou no dia 30/12, versão americana, contendo a infame dublagem pt-br. As legendas estão boas sim. Um erro ou outro que é comum até em filmes tipo Avatar e talz mas muito boa. Não tive coragem de ver a dublagem Pelos vídeos no youtube a qualidade era bem ruim. Personagens sem emoção nenhuma. Quem sabe um dia eu tenha coragem de jogar um pouco só pra ver a dublagem.

    • Kenpachi_Uryzen

      Bem venho aqui a parabenizar a galera do blog, a Vinicius ao Fábio e a galera que está por trás do blog. não dou para bens a sony br por um simples motivo. por ela ser surda e só escutar o que ela quer escutar. a sony detonou, atrasou e ferrou com o uncharted 3, bem lição aprendida duvido muito. fico com medo dos próximos lançamentos aqui com nossa dublagem pt-miame-br. sobre a psn-br espero que aja uma melhora pois quem ta podendo tá comprando na psn-us pois é injustificável jogos digitais a preços de mídias físicas, e não me venham com a onda de impostos que não cola. sobre o atendimento da psn-br, que eu pude comprovar dou os parabens a galera tenta ajudar de qualquer jeito. show de bola.
      venho agora as questionamento (hora de colocar o fábio e o vinicius no paredão. rsrsrs )
      1-quando teremos a home no brasil
      2-Os videos da psn quando viram com legendas
      3-Quais são os próximos jogos dublados que viram.
      4-a square e a konami tem planejamento para legenda seus jogos para nossa lingua.
      5-quais são as novidades para esse ano para nós brasilieros.

      2012 tá ai o mundo acaba esse ano. rsrsrrsrsrsrsrss

    • Esse ano realmente foi surpreendente, espero que 2012 seja ainda melhor.
      P.S: O gerenciador de contas já esta online, rpa quem ainda não viu aqui está o link https://account.sonyentertainmentnetwork.com/pc/login.action

    • na minha opiniao a dublagem de infamous 2 foi a melhor a do killzone 3 e uncharted 3 foi uma merda

    Por favor, informe a sua data de nascimento.