Combat Wings: Voando Alto com o PlayStation Move

7 0
Combat Wings: Voando Alto com o PlayStation Move

Combat Wings: The Great Battles of WWII para PS3 e PlayStation Move

Combat Wings: The Great Battles of WWII chega ao PS3 em novembro com uma campanha de combate aéreo ambientado nas batalhas sangrentas da Segunda Guerra Mundial. Há pouco tempo, eu joguei uma versão pré-lançamento sob o olhar atento do diretor de criação Jakub Majewski, focando no uso do controle de movimentos do PlayStation Move.

Antes de segurar os controles para o voo de teste, eu estava curioso sobre o que fez Majewski dar suporte ao PlayStation Move – combate aéreo na 2ª Guerra não é exatamente o gênero que vem à mente quando penso no potencial dos controles de movimentos. “O Move deixa este jogo melhor”, disse Majewski, com convicção. “É uma forma muito mais natural de pilotar do que usar uma alavanca analógica, e isso faz uma grande diferença na jogabilidade. Jogar um game de voo com um controle pode ser um desastre – você tem que fazer uma série de movimentos precisos para mudar a direção ou mirar. O PlayStation Move é ótimo – você simplesmente aponta para onde quer ir”. Baseado em apenas 30 minutos de jogo, eu tenho que concordar.

Combat Wings: The Great Battles of WWII for PS3 and PlayStation MoveCombat Wings: The Great Battles of WWII for PS3 and PlayStation Move

O Move prova o seu valor logo na primeira vez que você sai de um mergulho em uma subida triunfante com nada mais que um forte movimento do seu pulso. Apontar para a parte de baixo da tela faz com que sua aeronave mergulhe e apontar para cima a faz subir – para o começo, é tudo o que você precisa saber. Enquanto guia sua nave com o Move, você usa a alavanca analógica do controle de navegação para controlar a velocidade: para frente aumenta a velocidade e para traz, reduz. Durante o bombardeio, eu voava para um bunker inimigo ou navio o mais rápido e dramático que eu podia. Quando chegava à linha de ataque e mirava em meu alvo, cortava a velocidade e apertava o botão do Move loucamente – bombas para todo lado! Então, quando a fumaça sumia e os aviões inimigos zumbiam para retaliar, eu acelerava e disparava para o céu de onde eu vim. Eu achei que esta foi uma experiência extremamente libertadora por ser muito fácil.

Os combates em pleno ar também são mais animados graças aos controles ultra-acessíveis do Move, que deixam você desviar de tiros de metralhadora como um beija-flor em tamanho família sob efeito de muito café. E quando você está em ofensiva, pode mirar sua metralhadora livremente ou segurar o L2 para entrar em modo Ace – uma referência ao modo de mira com zoom de Call of Duty – para colocar sua mira no avião mais próximo e começar as explosões. “Estamos tentando canalizar um pouco do espírito de Wing Commander, onde você fica muito próximo do inimigo”, explica Majewski. “Os combates aéreos da 2ª Guerra são bem diferentes dos combates aéreos modernos, onde os pilotos atiram mísseis de longuíssimo alcance a quilômetros de distância. Na 2ª Guerra, os pilotos tinham que confiar nas armas e chegar muito perto para garantir que acertaram. Então queríamos que o combate fosse intenso, mais próximo e pessoal. Muitos outros jogos de combates aéreos tendem a fazer você atirar em pequenos pontos.”

Combat Wings: The Great Battles of WWII para PS3 e PlayStation Move

Vale notar que Combat Wings oferece suporte complete ao bom e velho DualShock 3. Mas os controles do Move foram suaves e fáceis para mim, reforçando a sensação de voar ao mesmo tempo em que diminui a curva de aprendizado – uma vitória. Logo você estará voando em ondas senoidais e descendo para mandar bombas em Fritz sem pestanejar.

A experiência single-player de Combat Wings aborda os bombardeios em 30 missões dividas entre quatro campanhas clássicas da 2ª Guerra Mundial: Grã-Bretanha, África do Norte, Pacífico e Rússia. As principais incluem obviedades como a Batalha de Iwo Jima e a Batalha da Grã-Bretanha, bem como as grandes batalhas de tanques incluindo a Batalha de Kursk (a maior guerra de blindados de todos os tempos). A lista de aviões é bem grande, com quase 50 modelos de aeronaves da 2ª Guerra, com designs da Romênia, França, Polônia, Itália e mais. “Nós queremos ir além das expectativas: o Spitfire e vários outros aviões os outros jogos têm”, explica Majewski. “Nós queremos mostrar modelos que não apareceram tanto até hoje.” Um exemplo notável é o Gloster Meteor, o primeiro jato de caça britânico e, me disseram, um avião que raramente foi visto nos céus digitais.

Apesar de eu estar impressionado pela atenção aos detalhes históricos, o que me marcou mais foi a sua acessibilidade animadora. Jogos de combates aéreos são divertidos, mas a curva de aprendizado excessiva restringe seu apelo apenas para o grupo de jogadores mais experientes. Baseado no que joguei de Combat Wings, o PlayStation Move deve democratizar o gênero.

Ou, como Majewski colocou, “Você não precisa de um diploma em Aeronáutica para entender este jogo”. Por mim está ótimo!

Os comentários estão fechados.

7 Comentários


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields