Tarefa Hercúlea: Remasterizar God of War: Origins Collection para o PS3

7 0
Tarefa Hercúlea: Remasterizar God of War: Origins Collection para o PS3

Remasterizar os dois jogos God of War do PSP em full HD para God of War: Origins Collection no PS3 tem sido um desafio e tanto. O primeiro objetivo já foi a tarefa assustadora de redimensionar a engine e o conteúdo criado para o PSP, com resolução de 480 x 272 a 30 quadros por segundo, e alcançar 1920 x 1080p a 60 quadros por segundo no PS3. Isso exigiu uma versão personalizada de nossa engine para PS3, codificada exclusivamente para Origins Collection, bem como o processo meticuloso de nossa equipe de arte. Nós acabamos retrabalhando cada personagem, dobrando ou triplicando o número de polígonos – não automaticamente, mas a mâo –, bem como redimensionando e redesenhando cada textura nos dois jogos, numa resolução quatro vezes maior, tanto nos personagens quanto nos ambientes do jogo.

Inquietos por natureza, determinamos logo de cara que simplesmente remasterizar o conteúdo do PSP para 1080p não seria desafiador o bastante (só uma notinha: estávamos errados), então decidimos tirar vantagem da nossa engine personalizada para o PS3 e tentamos implantar suporte a 3D estereoscópico. Depois do primeiro passo de programar o 3D e experimentar os dois jogos em 3D, identificamos problemas em algumas áreas e utilizamos técnicas como o desbotamento de algumas partículas e câmera com compensação de plano focal para uma experiência 3D suave e prazerosa. A qualidade do resultado final do 3D em Origins Collection foi tão surpreendente para nós que eu e alguns outros membros da equipe compramos TVs 3D. Particularmente, eu não quero jogar de outra maneira depois de ter tido esta experiência em primeira mão.

God of War: Origins Collection HD para PS3God of War: Origins Collection HD para PS3

Além de adicionar conteúdo aprimorado e suporte ao 3D, teve um outro desafio que vale a pena mencionar (e que provocou gemidos de desespero nos artistas e programadores). Entre Chains of Olympus e Ghost of Sparta, nós temos cerca de uma hora de cenas de animação pré-renderizadas, e a diferença entre a resolução do PSP e o Full HD foi tão extrema que, não importava quantas vezes tentássemos melhorar o vídeo, sempre havia uma diferença gritante entre a jogabilidade em tempo real e o vídeo em 1080p. Foi muito desmoralizante para nós, jogar em full HD e depois ver cenas nas quais Kratos parecia ter sido renderizado por uma meia suja. Então tornou-se um dever moral renderizar novamente todas as cenas em 1080p. Para fazer isso, nós convertemos todas as cenas para o PS3, e meses e terabytes de conteúdo depois, cada quadro foi renderizado em alta definição com a nova engine de Origins Collection. Tivemos que aumentar a resolução de todos os efeitos de pós-produção e recompor todas as cenas em alta definição, dando um resultado final que se equipara à qualidade in-game.

Nem preciso dizer que todo o processo acima foi trabalhoso, mas nós queríamos fazer jus aos jogos originais, então investimos nosso sangue, suor e lágrimas. Esperamos que este esforço compense e que todos os fãs de God of War possam curtir os dois jogos do PSP em gloriosos 1080p!

Os comentários estão fechados.

7 Comentários


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields