
O diretor do jogo, Mike Booth, explica a filosofia de game design que torna 4:LOOP infinitamente rejogável.
Oi. Sou Mike Booth, diretor de criação da Bad Robot Games e diretor de 4:LOOP. Um dos meus objetivos principais ao conceber jogos é pensar em novos tipos de experiência que sempre ofereçam surpresas interessantes e momentos imprevisíveis, e não só aos jogadores, como também à nossa própria equipe de desenvolvedores! Para cumprir esse objetivo, é necessário criar um gameplay vivo.
O resultado desse processo é 4:LOOP, um sandbox de combate imprevisível e desafiador no qual é preciso colaborar e improvisar para vencer.
O que é 4:LOOP?
4:LOOP é um jogo de tiro roguelike cooperativo no qual você e três amigos tentam salvar o mundo de uma devastadora invasão alienígena que transforma 99,99% da humanidade em vidro. Uma nave-mãe imensa que um belo dia surge pairando sobre o planeta Terra a atinge com um feixe de energia poderoso, deixando a humanidade congelada no tempo.
Você estará entre os “sortudos” que não se transformaram em vidro e precisará achar um meio de deter a invasão e salvar o mundo (sem pressão). Mas é claro que, como não poderia deixar de ser num jogo da Bad Robot, há inúmeros mistérios a desvendar, entre eles a razão de você ter sobrevivido.
O loop do gameplay
Decida
No coração de 4:LOOP está o mapa probabilístico, no qual tecnologia alienígena e engenhosidade humana se combinam com o intuito de prever seu futuro imediato e delinear o melhor caminho para derrotar os invasores.
Cada nodo do mapa probabilístico representa um tipo distinto de missão que contém seus próprios riscos, recompensas e surpresas.
Os jogadores votam para decidir qual nodo servirá de ponto de partida, tendo em mente que cada nodo abre rotas específicas. É preciso pensar no que está por vir e decidir a melhor estratégia coletivamente. À medida que você progride, vai se deparando com desafios cada vez mais complexos, e cada decisão sua tem um peso maior. Jogadores experientes descobrirão maneiras criativas de usar o mapa probabilístico a seu favor, permitindo que as partidas da equipe sejam ainda mais épicas.
Lute
É claro que todo plano só é perfeito até o momento do contato com o inimigo. Uma vez escolhido um nodo no mapa probabilístico, sua equipe se teleporta à missão. Você pode ter que hackear tecnologia alienígena, reunir recursos cruciais para a missão ou até resgatar sobreviventes com aprimoramentos poderosos para a sua equipe — tudo isso enquanto evita as forças alienígenas, enviando constantemente cápsulas de robôs assassinos para deter você.
Contanto que pelo menos uma pessoa da sua equipe consiga sobreviver e chegar à zona de evacuação, a partida continua. Quem quer que tenha morrido na missão é “reimpresso” a partir de um backup na base da equipe. Mas quem é reimpresso volta com um osso fraturado que só pode ser curado pelo médico de uma das áreas de descanso. Se ninguém sobrevive à missão, a partida é encerrada.
Cada área do mapa probabilístico culmina numa batalha contra um chefe. Atualmente, há três chefes bem diferentes entre si em 4:LOOP. Vale a pena conferir qual chefe você vai enfrentar e escolher os seus saques com sabedoria. Cada chefe é concebido para pôr à prova a força e a capacidade de cooperação da equipe de uma maneira diferente.
Escolha uma recompensa
Quando você sobrevive a uma missão e vence um chefe, volta à base, o local a partir do qual o mapa probabilístico atua. É onde a sua equipe repensa a estratégia, desenvolve seus equipamentos e seleciona recompensas a partir de uma gama crescente de instrumentos e aprimoramentos poderosos.
Durante a partida, pode ser que você encontre a Loja, outro lugar crucial para adquirir itens e equipamentos valiosos. Cada visita a ela é uma oportunidade de gastar os recursos que você coletou mundo afora, encontrar aquele equipamento que falta para completar o seu arsenal ou repensar qual será o seu estilo de jogo pelo restante da partida.
Equipe-se e delineie uma estratégia
4:LOOP conta com armas, itens e habilidades diversos que os jogadores podem combinar de maneiras criativas para facilitar o combate, investigação, locomoção, furtividade, hackeamento e cura. Tudo depende das escolhas que você faz ao longo de cada partida. Eu escolho um jetpack ou uma SMT? Há muitos itens para escolher, e as combinações são infinitas.
Foco em rejogabilidade
Uma vez que você decida o que fazer quanto a equipamentos e ao mapa probabilístico, é hora de se aventurar lá fora novamente e encarar a invasão!
4:LOOP é um mundo elaborado meticulosamente, repleto de surpresas e maneiras emocionantes de jogar. Nossos talentosos designers de fase e artistas criam os cenários, mas a localização inicial, os objetivos de missão, inimigos e distribuição de recompensas são sempre únicos. Além do mais, a hora do dia e as condições climáticas também são geradas aleatoriamente, o que sempre muda
o desenrolar das missões.
Os vários inimigos, criaturas, plantas, armas, itens e objetivos de missão também são concebidos de modo a interagir dinamicamente uns com os outros, dando origem a um gameplay vivo e a um caos infinitamente rejogável. Ou seja, suas decisões realmente fazem a diferença, e a criatividade e o improviso são fundamentais. Cada partida é única.
Se você quer experimentar 4:LOOP, estamos aceitando inscrições para o beta.*
Clique neste link para se inscrever!
Só não ache que vai salvar o mundo no seu primeiro loop.
Agora vá em frente e falhe para salvar o mundo!
Nos vemos no jogo!
*O beta fechado será disponibilizado para PS5 e PC no segundo trimestre deste ano. Ao se inscrever para o beta fechado, você entra na fila do FirstLook para participar. O beta fechado será disponibilizado a jogadores da América do Norte, com a inclusão gradativa de mais regiões ao longo da fase beta. Fique de olho para mais informações. Mal vemos a hora de divulgar mais detalhes em breve.









Participe da Conversa
Adicionar ComentárioMas não seja mala!