Premiação Jogo do Ano de 2025 do PS Blog: os Vencedores

3 0
Premiação Jogo do Ano de 2025 do PS Blog: os Vencedores

Os resultados estão aqui!

Com o fim de 2025 se aproximando, celebramos as melhores experiências de jogo do ano passado e os criativos por trás delas, escolhidos por vocês no prêmio Jogo do Ano do PS Blog. Embora os quatro jogos que receberam mais votos nas 19 categorias ganhem troféus, precisamos reconhecer os inúmeros outros jogos presentes nas listas de indicados e aqueles que apareceram em indicações espontâneas. Um obrigado, como sempre, a todos os criadores, de diversas áreas, cujo trabalho colaborativo proporcionou tanta diversão aos jogadores de PlayStation em todo o mundo ao longo destes últimos 12 meses. 

E sem mais delongas, os jogos mais bem classificados em cada categoria são…

Melhor Novo Personagem

Troféu de platina: Atsu (Ghost of Yōtei)

Troféu de ouro: Hornet (Hollow Knight: Silksong)

Troféu de prata: Maelle (Clair Obscur: Expedition 33)

Troféu de bronze: Hinako (Silent Hill f)

A categoria de Melhor Novo Personagem recebeu uma das maiores quantidades de votos de toda a premiação, com novos rostos se tornando ícones instantâneos para jogadores do mundo todo. E com razão. Cada um dos quatro personagens desenvolveu personalidades cativantes e um ótimo design de personagem, tendo como pano de fundo suas respectivas aventuras. Foi Atsu, de Ghost of Yōtei, habilmente trazido à vida pela Sucker Punch Productions e pela dubladora Erika Ishii, que chamou a atenção da maioria. 

Melhor História 

Troféu de platina: Clair Obscur: Expedition 33

Troféu de ouro: Ghost of Yōtei

Troféu de prata: Death Stranding 2: On the Beach

Troféu de bronze: Silent Hill f

O terror de cidade pequena de Silent Hill f. A narrativa envolvente de Death Stranding 2: On the Beach. A complexa busca de vingança de Ghost of Yōtei. Todos os finais exigiam análise, mas foram os de Clair Obscur: Expedition 33 que rapidamente se tornaram essenciais nas discussões pós-jogo, um sinal de que a história encontrou eco cultural. Para além dos diálogos surpreendentemente autênticos e de algumas pérolas de sabedoria incríveis (whee whoo whee whoo), talvez a conquista mais notável do jogo seja a forma elegante como mantém o delicado equilíbrio entre a escuridão e a luz: leveza e ternura permeando os densos temas existenciais com uma precisão intencional. Clair Obscur, por assim dizer. 

Melhor Aproveitamento Gráfico

Troféu de platina: Ghost of Yōtei

Troféu de ouro: Death Stranding 2: On the Beach

Troféu de prata: Battlefield 6

Troféu de bronze: Arc Raiders

Planícies abertas, florestas extensas e cadeias de montanhas imponentes são apenas algumas das paisagens deslumbrantes que você poderá apreciar ao explorar Ezo. Embora as paisagens belíssimas e sombrias de Death Stranding 2 tenham impressionado os votantes, a experiência da Sucker Punch no desenvolvimento de jogos visualmente deslumbrantes para consoles PlayStation se une em Ghost of Yōtei, que apresenta modelos de personagens realistas, densidade de folhagem impressionante, uso incrível de traçado de raio e muito mais, criando um dos títulos graficamente mais impressionantes de 2025 e conquistando o maior número de votos.

Melhor Direção de Arte

Troféu de platina: Ghost of Yōtei

Troféu de ouro: Clair Obscur: Expedition 33

Troféu de prata: Hollow Knight: Silksong

Troféu de bronze: Silent Hill f

Os quatro finalistas ao prêmio de Melhor Direção de Arte criaram abordagens distintas para evocar a vivacidade de seus respectivos mundos virtuais, com resultados impressionantes. A fusão de terror característico da franquia com uma representação realista do Japão dos anos 1960 em Silent Hill f foi assombrosa. O opressivo reino dos insetos, Pharloom, e seus habitantes cativaram a curiosidade. O visual pictórico de Clair Obscur: Expedition 33 inspirou-se em diversos estilos artísticos, com um efeito deslumbrante, enquanto as paisagens fotogênicas de Ghost of Yōtei tornaram difícil deixar Ezo. 

Melhor Design de Áudio 

Troféu de platina: Ghost of Yōtei

Troféu de ouro: Death Stranding 2: On the Beach

Troféu de prata: Battlefield 6

Troféu de bronze:Hollow Knight: Silksong

Os sons da borda do Japão são uma das principais maneiras pelas quais a Sucker Punch deu vida a Ghost of Yōtei. Não são só os pássaros cantando, a água correndo e as raposas tagarelando; são o som vibrante do shamisen e o estalar das espadas reverberando pelo alto-falante do controle DualSense, e o som do vento açoitando ao seu redor em áudio 3D que fazem o Ezo parecer um lugar real esperando para ser explorado. Menção honrosa para as paisagens sonoras únicas de Death Stranding 2: On the Beach, bem como para o design de áudio explosivo dos efeitos sonoros de Battlefield 6, que conquistaram grande parte dos votos, mas ainda assim foram superados pela jornada de Atsu.

Melhor Trilha Sonora

Troféu de platina: Clair Obscur: Expedition 33

Troféu de ouro: Ghost of Yōtei

Troféu de prata: Death Stranding 2: On the Beach

Troféu de bronze: Hollow Knight: Silksong

Desde a mistura de gêneros musicais de Ghost of Yōtei até o elenco estelar de Death Stranding 2 e a trilha sonora atmosférica de Silksong, 2025 ofereceu uma vasta seleção de músicas de videogames para explorar. Mas o trabalho de Lorien Testard em Clair Obscur: Expedition 33 é um monumento. Oito horas de música que demonstram uma gama impressionante, desde temas de personagens assumidamente descolados até spoken word minimalista e muito mais. O que mais impressiona e se mantém consistente, no entanto, são os seus arranjos orquestrais grandiosos e os vocais arrebatadores de Alice Duport-Percier. Habilmente integrada à narrativa do jogo, a trilha sonora cresce em força nos momentos mais grandiosos da história e se suaviza lindamente nos mais delicados. Uma trilha sonora totalmente merecida.

Melhores Recursos de Acessibilidade 

Troféu de platina: Ghost of Yōtei

Troféu de ouro: Battlefield 6

Troféu de prata: Assassin’s Creed Shadows

Troféu de bronze: Split Fiction

2025 foi mais um ótimo ano para a acessibilidade nos jogos. Battlefield 6 adicionou controles para sons semelhantes a zumbido no ouvido, Assassin’s Creed Shadows incluiu indicadores de tom para suas legendas e Split Fiction permitiu que os jogadores pulassem seções difíceis de combate e plataforma. Mas o grande vencedor deste ano é Ghost of Yōtei, que pegou todos os ótimos recursos de Ghost of Tsushima e adicionou ainda mais – desde auxílios visuais para ajudar os ataques a se destacarem, até opções de entrada alternativas para controles de toque e movimento.

Melhor Uso do DualSense 

Troféu de platina: Ghost of Yōtei

Troféu de ouro: Death Stranding 2: On the Beach

Troféu de prata: Clair Obscur: Expedition 33

Troféu de bronze: Battlefield 6

Em 2025, os desenvolvedores demonstraram familiaridade com os recursos exclusivos de hardware do PS5. A implementação do controle DualSense em Ghost of Yōtei, da Sucker Punch, foi a melhor escolha dos votantes. As funcionalidades do DualSense variam desde atalhos que facilitam o dia a dia até novidades interativas. Desde deslizar o dedo para cima no touch pad para invocar os ventos como um guia sutil até o seu destino, até uma experiência imersiva de fogueira que pede aos jogadores primeiro que acendam e avivessem o fogo, e depois usem 

os recursos giroscópicos do controle DualSense para assar peixes e cogumelos em uma fogueira aconchegante. Parabéns à Sucker Punch por mais um título que explora de forma inteligente os recursos originais do PlayStation.

Melhor Relançamento

Troféu de platina: The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered

Troféu de ouro: Days Gone Remastered

Troféu de prata: Tomb Raider IV-VI Remastered

Troféu de bronze: Final Fantasy Tactics – The Ivalice Chronicles

Em uma disputa acirrada pelo cobiçado prêmio Platina, The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered acabou levando a melhor. Esta versão melhorada do RPG seminal de 2006 se beneficiou de visuais e acabamento significativamente melhorados, assim como a atualização da Bend Studios para o favorito dos fãs, Days Gone. Tomb Raider IV-VI Remastered e Final Fantasy Tactics – The Ivalice Chronicles também receberam forte apoio na votação para o prêmio de Jogo do Ano.

Melhor Experiência Multiplayer 

Troféu de platina: Battlefield 6

Troféu de ouro: Arc Raiders

Troféu de prata: Marvel Rivals

Troféu de bronze: Split Fiction

As batalhas de vários jogadores em larga escala e repletas de ação de Battlefield 6 conquistaram os jogadores do PS5, garantindo um importante troféu de Platina para a Battlefield Studios. Hotshot Arc Raiders também obteve forte apoio nas pesquisas, com os jogadores apreciando sua abordagem inovadora ao gênero de jogos de tiro com extração. Marvel Rivals e Split Fiction conquistaram os prêmios de Prata e Bronze, demonstrando a robustez e a variedade de experiências de vários jogadores lançadas no último ano.

Melhor Jogo Contínuo 

Troféu de platina: Genshin Impact

Troféu de ouro: Marvel Rivals

Troféu de prata: Fortnite

Troféu de bronze: Honkai Star Rail

O prêmio de Melhor Jogo Contínuo reconhece aqueles jogos cujo lançamento original pode ter ocorrido há anos, mas que continuam a encantar os jogadores com enormes pacotes de conteúdo e atualizações sazonais para manter a jogabilidade interessante e os fãs curiosos sobre o que vem a seguir. Lançado apenas no ano passado, o jovem Marvel Rivals já deixou sua marca no cenário multijogador, competindo de igual para igual com o gigante consagrado Fortnite. No entanto, a editora MiHoYo consegue uma vitória raríssima: conquistar dois troféus em uma mesma categoria: Bronze por Honkai Star Rail e Platina por Genshin Impact. 

Melhor Expansão 

Troféu de platina: Lies of P: Overture

Troféu de ouro: Helldivers 2: Heart of Democracy

Troféu de prata: Assassin’s Creed Shadows: As Garras de Awaji

Troféu de bronze: Indiana Jones e o Grande Círculo – A Ordem dos Gigantes

Em 2025, foram expandidos alguns dos jogos favoritos dos jogadores de PlayStation, abrangendo o período a partir de 2025 e além. A Arrowhead Studios continua seu apoio leal à luta de Helldivers 2 com Heart of Democracy. A aventura de Indy continua com A Ordem dos Gigantes, e Assassin’s Creed Shadows dá continuidade à jornada pelo Japão com As Garras de Awaji. O jogo mais votado foi Lies of P: Overture, que transporta os jogadores para um período anterior aos eventos do jogo principal – a ascensão da Frenesi das Marionetes. 

Melhor Jogo de Esporte 

Troféu de platina: Sonic Racing: CrossWorlds

Troféu de ouro: Forza Horizon 5

Troféu de prata: EA Sports FC 26

Troféu de bronze: Rematch

O elenco estelar e as pistas que desafiam a realidade de Sonic Racing: CrossWorlds conquistaram a vitória este ano, com o também jogo de corrida Forza Horizon 5 logo atrás. EA Sports FC e a estreante Rematch completaram a lista, cada uma representando diferentes expressões do Jogo de Todo o Mundo.

Melhor Jogo Independente 

Troféu de platina: Clair Obscur: Expedition 33

Troféu de ouro: Hollow Knight: Silksong

Troféu de prata: Dispatch

Troféu de bronze: Ready or Not

Essas equipes menores alcançaram grandes resultados! Todos os jogos premiados da lista ofereceram aos jogadores algo novo e empolgante, frequentemente com uma mecânica de jogo inteligente ou uma apresentação única. Do vasto mundo de Clair Obscur ao drama de super-heróis de Dispatch, esses jogos independentes criativos provam que o futuro dos jogos reside na inovação e na iteração cuidadosa.

Melhor jogo para PS VR2 

Troféu de platina: Alien: Rogue Incursion

Troféu de ouro: Hitman World of Assassination

Troféu de prata: The Midnight Walk

Troféu de bronze: Zombie Army VR

A Survios impressionou com sua versão em realidade virtual da icônica série Alien, conquistando o prêmio Platina apesar da forte concorrência de Hitman World of Assassination, da IO Interactive. A aventura sombria Midnight Walk e o combate visceral de Zombie Army VR também foram reconhecidos como alguns dos melhores jogos para PS VR2 de 2025.

Melhor Jogo para PS4 

Troféu de platina: Hollow Knight: Silksong

Troféu de ouro: Elden Ring Nightreign

Troféu de prata: Sonic Racing: CrossWorlds

Troféu de bronze: Call of Duty: Black Ops 7

Reconhecido com troféus de Bronze, Prata e Ouro em outras categorias, é na categoria de Melhor Jogo para PS4 que Hollow Knight: Silksong conquista a Platina. O envolvente e desafiador jogo de plataforma 2D da Team Cherry não ficou isento de forte concorrência, desde a versão multijogador da aclamada série Elden Ring da FromSoftware, passando pela nova abordagem da franquia de corrida arcade Sonic Racing: CrossWorlds, até o retorno do peso-pesado Call of Duty ao PS4 com Black Ops 7. 

Melhor Jogo para PS5 

Troféu de platina: Ghost of Yōtei

Troféu de ouro: Clair Obscur: Expedition 33

Troféu de prata: Death Stranding 2: On the Beach

Troféu de bronze: Arc Raiders

A disputa pelo prêmio de Melhor Jogo de PS5 foi excepcionalmente acirrada este ano, com Ghost of Yōtei superando por uma margem mínima Clair of Obscur: Expedition 33. Death Stranding 2 e Arc Raiders completam o impressionante top quatro. Embora apenas um desses títulos possa levar o prêmio principal por meio de votação, todos saem ganhando graças à qualidade dos concorrentes em 2025.

Estúdio do Ano 

Troféu de platina: Kojima Productions

Troféu de ouro: Sandfall Interactive

Troféu de prata: Sucker Punch Productions

Troféu de bronze: Team Cherry

Ao contabilizarmos os votos, fica claro que vários estúdios deixaram uma marca indelével em 2025. A estreia da Sandfall Interactive demonstrou sua absoluta confiança em sua identidade, enquanto a Sucker Punch e a Team Cherry lançaram aventuras muito aguardadas e aclamadas pela crítica. No entanto, foi Kojima Productions que conquistou o troféu de Platina de Estúdio do Ano após o lançamento de Death Stranding 2 e uma impressionante turnê mundial para apresentar seu trabalho. Embora o jogo tenha conquistado tanto fãs novos quanto antigos, o estúdio explorou a cultura pop, conectando-se com seu público em um nível que poucos estúdios conseguem alcançar. Uma vitória merecida, considerando o ano que tiveram.

Jogo Mais Esperado de 2026 ou Além

Troféu de platina: Marvel’s Wolverine

Troféu de ouro: Resident Evil Requiem

Troféu de prata: 007 First Light

Troféu de bronze: LEGO Batman: Legacy of the Dark Knight

Nos últimos anos, a categoria de Jogo mais antecipado provou ser a mais disputada. Este ano não foi diferente, com uma lista enorme de jogos aguardados e com todos mostrando sua empolgação ao votar em diversos jogos, e com a maior seleção de votos escritos de todas as categorias.

Ainda sim, a corrida real foi entre dois grandes títulos. O resultado final? Resident Evil Requiem recebe o Ouro, e Marvel’s Wolverine é quem leva a Platina.

Participe da Conversa

Adicionar Comentário

Mas não seja mala!

Por favor, seja gentil, atencioso e construtivo. Reportar comentários inadequados a PlayStationBlogModeration@sony.com

3 Comentários


    Loading More Comments

    Deixe um comentário

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields