Final Fantasy VII Rebirth: Como Nobuo Uematsu e Loren Allred criaram “No Promises to Keep” para Aerith

0 0
Final Fantasy VII Rebirth: Como Nobuo Uematsu e Loren Allred criaram “No Promises to Keep” para Aerith

O compositor e a cantora falam sobre a colaboração e a pesquisa necessária para a canção que mostra a linda voz de Aerith.

Já vamos avisar logo de cara para quem ainda está explorando o vasto mundo de Final Fantasy VII Rebirth: esta matéria não contém spoilers da segunda metade da história. Como visto no trailer do pré-lançamento ano passado, o tema musical do RPG de ação, “No Promises to Keep” é cantado no jogo por Aerith. Mas nos bastidores, a faixa foi composta por Nobuo Uematsu, o lendário compositor responsável por muitas das trilhas sonoras icônicas da série Final Fantasy, incluindo Final Fantasy VII Remake. O vocal da canção é da cantora americana Loren Allred, que trouxe sua voz encantadora para a faixa, aumentando ainda mais a bela, porém trágica, história de Final Fantasy VII Rebirth.

Os dois músicos sentaram conosco para uma entrevista exclusiva sobre os bastidores da criação desta celebrada balada, inspirada em Aerith.

Final Fantasy VII Rebirth: Como Nobuo Uematsu e Loren Allred criaram “No Promises to Keep” para Aerith

Nobuo Uematsu

Nobuo Uematsu é um compositor japonês cuja carreira proeminente começou em 1986, quando ele se juntou à Square, um estúdio de video games baseado em Tóquio. Durante seus 18 anos como compositor para a Square, ele contribuiu em vários jogos, incluindo a série Final Fantasy, Final Fantasy Legend, e Chrono Trigger. Em 2004, ele deixou a Square para estabelecer sua própria empresa de produção, a SMILE PLEASE e a Dog Ear Records, onde ele continuou a trabalhar em vários projetos musicais para os games. Em 2020, Uematsu compôs a canção tema de Final Fantasy VII Remake, que venceu o prêmio Japan Gold Disc Award por “Trilha Sonora do Ano.” Além de suas renomadas trilhas para games, ele obteve sucesso global produzindo e dirigindo tours mundiais de orquestras. Recentemente, realizou o Nobuo Uematsu conTIKI SHOW, com performances de vários tipos de Nobuo Uematsu em pessoa e sua banda, performances ao vivo com sua banda e um a leitura ao vivo de “The Story of Blik-O,” uma obra original escrita e composta por ele. 

 
Loren Allred

Loren Allred é uma cantora e compositora aclamada por sua incrível performance vocal da faixa vencedora de múltiplos discos de platina “Never Enough” da trilha sonora do filme indicado ao Oscar e vencedor do Grammy, “The Greatest Showman”. Mesmo não sendo um rosto conhecido pelo público, em abril de 2022, Loren apareceu em Britain’s Got Talent, onde ela cantou “Never Enough” e recebeu um Golden Buzzer, fazendo ondas pela indústria. Loren é tida como uma das maiores vozes da indústria e já colaborou com Michael Bublé e esteve em tours mundiais com lendas como Andrea Bocelli e David Foster.

Uematsu soube que a voz melódica de Allred era a “tal”

PlayStation Blog: Já que você compôs os temas de Remake e Rebirth, o que acha de trabalhar nas trilhas de Final Fantasy VII hoje?

Uematsu: O Final Fantasy VII original foi lançado há 27 anos. Duvido que a música daquela época iria ressoar com os fãs de hoje. Então, fico agradecido de ser convidado a voltar para trabalhar nessas trilhas. Muito afortunado com certeza.

Para compor “No Promises to Keep,” que tipo de comunicação você manteve com o diretor criativo, Tetsuya Nomura, e com o escritor chefe, Kazushige Nojima?

Uematsu: Acho que nós três tínhamos uma visão unânime predeterminada de criar uma balada. Como isso já é a minha inclinação típica, esperava poder criar uma balada com as melodias que meu coração desejasse. E no fim todos concordaram. Conforme assistimos uma cena conceitual de  Aerith cantando, nós três concordamos que uma balada clássica seria o melhor. 

O Sr. Nomura fez algum pedido específico para a canção?

Uematsu: Na verdade não, já que todos nós concordamos com uma balada sem problemas. Entretanto, ele disse que queria que Loren Allred cantasse a música tema.

Qual foi a sua primeira impressão ao ouvir Loren cantando?

Uematsu: Embora eu não a conhecesse na época, eu imediatamente soube que ela era a “tal” quando ouvi sua voz. Depois ouvi “Never Enough” de “The Greatest Showman” e pensei, “Ela é ótima. Ela é quem estávamos procurando!” Mas não podíamos colocar o carro na frente dos bois já que isso foi antes de a contratarmos e nem sabíamos se ela concordaria. 

Qual foi a inspiração por trás de No Promises to Keep?

Uematsu: Como é uma balada, queria torná-la eletrizante. Me pediram para escrever a letra de maneira que a frase chave fosse repetida, e foi aí que “Without You”, de Harry Nilsson me veio à mente. Me inspirei nessa canção e decidi repetir a frase chave no refrão.

Loren: “Without You” é uma das minhas músicas favoritas.

Uematsu: Minha também. Mas no final das contas, ninguém repetiu a frase chave em lugar algum da letra [risos].

Isso quer dizer que começou a compor sem a letra do Sr. Nojima?

Uematsu: Sim. Primeiro compus a melodia e então a entreguei para o Sr. Nojima e a equipe. De lá, eles criaram a letra. Quando escrevi a canção, quis fazer uma música memorável e que ficasse na mente, com a frase sendo repetida várias vezes.

Loren: Então, mesmo que você (Sr. Uematsu) não tenha escrito a letra, você já havia pensado em uma estrutura onde o refrão se repetiria para tornar a faixa mais pop? 

Uematsu: Sim. Achei que a repetição fosse fazer com que as pessoas se lembrassem dela. 

Loren: Legal! Que interessante!


Confiança mútua: como venceram os desafios durante a gravação


Então, Loren, por favor, nos diga como se sentiu quando a Square Enix entrou em contato com você.

Loren: Faz dois anos que recebi um email da Square Enix. Entretanto, a mensagem era muito vaga. Eu logo comecei a investigar e descobri que era para um novo título de videogame, e que era uma canção do Sr. Uematsu. Eu já conhecia o trabalho dele, e fiquei animada em saber que era para a franquia Final Fantasy. Eu já conhecia a personagem de Aerith, então isso significava muito para mim.

Qual era a sua impressão da série Final Fantasy?

Loren: Final Fantasy é uma série de jogos de fantasia com muita imaginação, e personagens bem complexos, e claro, sabia que o Sr. Uematsu era o compositor. Tanto a história quanto a música são aspectos essenciais do jogo. 

Uematsu: Fico feliz que pense assim.

Como se sentiu a primeira vez que ouviu “No Promises to Keep?”

Loren: A melodia era bastante proeminente. Pude notar momentos doces e épicos da história através da melodia e sentir a elevação da canção. Pensei o quão incrível seria vivenciar todas essas emoções dentro do jogo. Além disso, sabia que essa seria uma ótima plataforma para Aerith mostrar sua personalidade interior através da letra, e expressá-la para os fãs, já que era a primeira vez que ela cantava.

Uematsu: Esta é a primeira vez que ouço isso, e fico feliz que ela sentiu exatamente o que queríamos. “No Promises to Keep” é uma canção de amor. Queria que tivesse uma sensação doce, mas ao mesmo tempo, evocar o sentimento complexo de Aerith confessando seus sentimentos. Tentei elevar a canção conforme ela chega ao clímax, exatamente como Loren descreveu.

Loren: Uma das primeiras coisas que pensei foi como seria um desafio cantar essa música. Como vocalista, tenho mais facilidade em cantar notas mais altas com a boca aberta para produzir o som “aa”, mas muitas estrofes da canção terminavam em som de “ee” [risos].

Uematsu: Você vai ter que reclamar com o compositor da letra em inglês [risos].

No que você prestou atenção enquanto cantava “No Promises to Keep”?

Loren: Queria conhecer bem Aerith, e também queria mostrar seu relacionamento com Cloud. Então, para poder canalizar sua personalidade frágil e pura, precisei alterar certos elementos da minha voz natural para combinar com a personagem. 

Loren: Mas também adorei cantar a versão da banda* já que ela me permitiu ser eu mesma, adicionando mais riffs e coisas divertidas. 

Uematsu: Concordo com você. Você parecia que estava se divertindo mais com a versão da banda. Você cantou a versão orquestral usada no jogo com excelência, mas você estava vibrante cantando a versão da banda. Foi fascinante assistir você realizar essas duas performances diferentes, e fiquei feliz de ver essas duas versões suas. 

Loren: Fiz um trabalho similar em “The Greatest Showman,” onde emprestei minha voz para um personagem. Então, de certa forma, ambas essas experiências são como atuar. Entretanto, como tenho meu próprio estilo fora dos filmes e jogos, me sinto honrada que você tenha gostado do meu estilo de canto.

Você estava no estúdio durante as gravações, Sr. Uematsu?

Uematsu: A equipe de Tóquio e dos EUA estavam trabalhando remotamente durante o processo de gravação. Loren estava gravando nos EUA e eu em Tóquio, então não pudemos trabalhar juntos em pessoa. 

Você possui alguma lembrança memorável do processo de gravação?

Loren: Trabalhei remotamente com a equipe do Japão. Mas tivemos alguns problemas de internet e havia desconexões ocasionais. A linha caiu bem na hora que um intérprete havia dito algo, me deixando só imaginando o que foi dito. Quando a conexão foi restabelecida, a chamada caiu novamente quando estava pronta para responder. Como isso aconteceu com frequência e o processo se tornou mais demorado, perguntei se eles teriam algum problema comigo cantando a música como eu achasse melhor e enviando as melhores versões gravadas. Eles prontamente concordaram. Eu me senti tocada pela confiança que mostraram. Havia uma equipe de vídeo de Londres comigo naquele dia, e terminamos depois das 2 da manhã, mas foi uma ótima experiência [risos].

Uematsu: Não era como se ela tivesse cantado como bem entendesse logo de cara; já havíamos nos comunicado como gostaríamos que a canção fosse cantada por completo, assim, “quero que cante essa parte assim”. Já havíamos discutido e confirmado detalhes quando decidimos não continuar devido à conexão instável. Naquele ponto, já havíamos estabelecido confiança nela para que cantasse independentemente, então não é como se eu apenas tivesse jogado a bola toda para ela [risos]. Então, embora eu não estivesse lá para assisti-la cantar, ouvi a versão final quando estava pronta. 

O que pensou quando ouviu Loren cantar “No Promises to Keep”?

Uematsu: Em uma palavra: incrível! Jamais me esquecerei. Recebi tantos emails de vários funcionários da Square Enix, todos maravilhados com a canção. Até Kazushige (Nojima) não conseguiu esconder sua emoção. Já escrevi várias canções para Final Fantasy, mas a reação que vi para “No Promises to Keep” foi sem precedentes. Há algo sobre sua voz quando canta que é realmente cativante. 

Loren: Me sinto verdadeiramente honrada. Obrigada.

Loren, há algo diferente em cantar uma música para um video game?

Loren: É completamente diferente. Primeiro, como Aerith é uma personagem fictícia, não é como se eu pudesse conhecê-la de verdade. Tive que passar bastante tempo aprendendo sobre ela online. E além disso, como Final Fantasy possui fãs de longa data e de várias gerações, não é a mesma coisa que cantar uma música para um filme novo. Me sinto afortunada em ter tido a oportunidade de cantar para um game, já que sei como é único e fascinante o mundo dos games.

Uematsu: Você está absolutamente correta sobre não poder conversar com Aerith. Como compositor, tenho alguém com quem posso me consultar, como o diretor. Mas Loren, estando tão longe do Japão, provavelmente teve mais dificuldade em fazer perguntas e mergulhar no mundo de Final Fantasy VII Rebirth.

Loren: Pesquisei muito no YouTube, Wikipedia e li vários artigos.

Por último, você tem alguma mensagem para os fãs de Final Fantasy VII Rebirth?

Loren: Me sinto realmente honrada de ter trabalhado em um game tão amado e de ter sido a voz melódica de uma personagem tão amada. Mal posso esperar para que todos no mundo todo joguem o game e ouçam “No Promises to Keep.” Sei que muitas pessoas estavam aguardando o lançamento de Final Fantasy VII Rebirth, e não poderia estar mais animada em imaginar como a cena de Aerith cantando tocará os fãs.

Uematsu: Isto é mais um marco para mim, ter escrito mais uma canção para a série Final Fantasy, da qual estou realmente orgulhoso. Tanto a versão orquestral quanto a versão da banda são incríveis, e não vejo a hora de todos poderem ouvir a canção. Espero que “No Promises to Keep” seja amada por muito muito tempo, assim como as memórias de Aerith.

“No Promises to Keep” estará disponível no Spotify e Apple Music no PS5/PS4 a partir do dia 20 de março. Também temos uma playlist SPotify de Final Fantasy, com faixas clássicas da franquia, que você pode ouvir aqui.

 *O single também inclui a versão da banda de “No Promises to Keep”.

Os comentários estão fechados.

Por favor, informe a sua data de nascimento.

Date of birth fields