Um aprimoramento escamoso em Marvel’s Spider-Man 2: como a Insomniac criou uma nova versão do Lizard

1 0
Um aprimoramento escamoso em Marvel’s Spider-Man 2: como a Insomniac criou uma nova versão do Lizard

O processo de análise do cérebro… e do corpo de um réptil

O que seria do Spider-Man sem uma galeria de Supervilões rebeldes para enfrentar? Marvel’s Spider-Man 2 já está deixando a situação bem mais séria com grandes favoritos dos fãs como o Kraven e o Venom. Mas eles não são os únicos rostos familiares que os protagonistas Peter Parker e Miles Morales vão encontrar. Entre os antagonistas, há um vilão que é um favorito subestimado dos fãs há décadas: o Lizard. E como as outras atrações principais de Marvel’s Spider-Man 2, ajustar o visual e os movimentos do Lizard perfeitamente exigiu muito esforço. 

“Ao trabalhar com um personagem da Marvel, a primeira coisa que fazemos é consultar os quadrinhos”, afirma Jacinda Chew, diretora de arte sênior da Insomniac Games. “A partir daí, colaboramos com a Marvel para dar nosso toque pessoal. Pode ser pelo gameplay ou pela narrativa”.

Nesse caso, os jogadores vão perceber que o Lizard aparece em duas formas diferentes. “Temos um Lizard mais clássico com o jaleco e a calça”, Chew continua. “Ele é menor, do tamanho de um humano. Ele também é capaz de se comunicar com o Peter. Mas na nossa versão do Lizard, ele é mais magro, mais malvado, maior e mais verde em todos os sentidos. Ele não usa roupas e perdeu toda sua humanidade. Então não é possível se comunicar com ele. Essa é uma grande diferença”.

A capacidade gráfica do PlayStation 5 deixa todos os inimigos do Spidey mais impressionantes. Todo mundo já viu o nível assustador de detalhe das presas bem afiadas e da língua viscosa do Venom. Mas e a pele reptiliana do Lizard? 

“Analisamos muitas peles de lagarto durante nossa pesquisa”, Chew responde. “Na vida real, a verdade é que a pele dos lagartos é bem seca. A maioria das pessoas que viu o nosso Lizard dizia que ele não era viscoso o bastante. Então usamos uma referência ao que as pessoas esperam da aparência de um lagarto… Ele tem pele de lagarto, mas ela é bem mais brilhosa do que seria em um lagarto de verdade.”

 “Nós também colocamos espinhos nele. Para referências de design, eu tentei analisar lagartos (reais) que parecessem mais pré-históricos, pois alguns lagartos até são meio fofos. Eu procurei referências parecidas com cobras, mais espinhosas e mais agressivas. Também queríamos olhos mais animalescos. Se observar os gatos, as pupilas deles ficam maiores à noite. Fizemos olhos assim para ele… Quando a luz bate nos olhos dele, eles parecem menores, mas os olhos estão apenas reagindo à luz. Pesquisamos muito para saber como fazer isso acontecer em tempo real no PS5”.

Outro uso do hardware poderoso do PS5 está na simulação de movimentos realistas dos músculos. “Também fizemos simulações musculares… Analisando animais reais ou atores humanos reais, vendo como esses músculos se comportam e fazendo simulações. Acho incrível que isso seja possível atualmente no desenvolvimento de videogames, mas também é um pouco sutil, pois talvez não dê para perceber essa diferença até desabilitarmos todas as simulações musculares”. 

O Lizard da Insomniac também tem uma técnica muito interessante em que ele troca de pele… Algo impressionante de se ver. “Novamente analisamos o visual disso na vida real. Nossos artistas usaram um programa para simular como a pele se moveria ao vento”.

Criar um modelo de personagem com um ótimo visual é uma coisa, mas fazer com que ele se mova de uma maneira que expresse uma ferocidade primitiva impiedosa é totalmente diferente. Chew falou mais sobre as ideias usadas durante o processo crucial de animação. “Os lagartos se movem bem próximos do chão. Não intimida muito. Nos quadrinhos, o Lizard é mais bípede e ereto. Mais humano. Tivemos que fazer essa ligação. Ele é bípede, mas ainda precisa manter um visual de lagarto, então ele tem costas curvadas. A ideia por trás do movimento é que ele se move a uma velocidade que parece rápida, mas pesada. A equipe de animação merece todo o crédito por expressar tanta força, poder e velocidade”.

Em geral, Chew, a Marvel e a equipe estão felizes com as reações dos fãs ao Lizard e aos outros Supervilões. “Há muitas pessoas aqui que conhecem muito bem os quadrinhos, então escolhemos materiais de revelação e teasers para quem é fã. Sabemos que as pessoas querem ver o Lizard de jaleco e depois querem ver o que acontece e como ele fica maior. Nos divertimos muito deixando esses rastros para os jogadores”.

Marvel’s Spider-Man 2 chega ao PlayStation 5 em 20 de outubro.

Os comentários estão fechados.

1 Comentário


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields