Testamos Alan Wake 2: incríveis novos detalhes de gameplay

0 0
Testamos Alan Wake 2: incríveis novos detalhes de gameplay

Sobrevivemos a uma sessão jogando como Saga em Bright Falls e Alan Wake no Dark Place.

Há algo muito errado na cidade de Bright Falls. Mas está tudo certo com o jogo Alan Wake 2 para PS5, uma continuação que mistura a tensão psicológica do jogo original com novos cenários e gameplay emocionantes que irão agradar aos fãs de terror e sobrevivência. 

O jogo original da Remedy de 2010 possuía elementos de ação, tiros, suspense, terror e comentários metaficcionais sobre autoria. Os jogos da Remedy sempre tentaram fazer malabarismos com vários formatos de mídia, mas, com Alan Wake, o estúdio encontrou uma abordagem que manteve os jogadores intrigados e criou um fenômeno cult. 

A mistura de técnicas tradicionais de história de Alan Wake, como narração e sequências de vídeo peculiares em full-motion estreladas por atores profissionais, abriu o caminho para clássicos como Control. Com Alan Wake 2, a Remedy leva esta fórmula à sua conclusão lógica: um confronto entre as forças da realidade e da ficção. 

Vamos mergulhar em novos detalhes de gameplay em seções com ambos os protagonistas jogáveis, convenientemente divididos pela jornada de cada protagonista, desde a luta de Alan Wake em uma Nova York surreal até a jornada da detetive Saga Anderson por Bright Falls e o noroeste Pacífico.

Sobrevivendo ao terror.  Apesar de todas as armadilhas tradicionais de jogos de terror, o Alan Wake original tinha um ritmo rápido e enérgico que parecia mais à vontade em um jogo de ação e aventura. Com Alan Wake 2, a Remedy está seguindo os passos de jogos de terror e sobrevivência como Resident Evil e Silent Hill. A velocidade do movimento é mais lenta e metódica, enquanto a câmera claustrofóbica é posicionada bem sobre seu ombro para aumentar a tensão. Seus inimigos sobrenaturais avançam com ataques corpo a corpo e de longo alcance, mas você pode tocar no botão L1 para se esquivar e não receber dano. A munição e a saúde são escassas, então você precisará lutar com cautela para preservar os recursos. O combate de alto risco é uma mudança bem-vinda e adequada para combinar com a atmosfera sombria e ameaçadora do jogo.

 

Que se faça luz. Quer você jogue como Saga ou Alan, seus principais inimigos são os Taken. Retornando do jogo original, essas entidades humanoides sombrias são inimigas intimidadoras, ansiosas para agir de forma rápida e desferir ataques surpresa. Embora inicialmente invulneráveis a armas, os Taken são vulneráveis a explosões de luz intensa. Como Saga e Alan, você pode segurar R1 para queimar a proteção do inimigo com a lanterna. Depois de removida, você pode usar pistolas, espingardas e balestras para banir esses espectros para sempre. Porém, tenha cuidado: pilhas para lanternas são escassas, embora sinalizadores e granadas de luz também estejam disponíveis.

É preciso duas pessoas para avançar. A aventura da agente do FBI Saga Anderson acontece na distorcida cidade de Bright Falls no noroeste Pacífico, onde um culto local está tramando alguma coisa. Enquanto isso, o escritor de terror Alan Wake está preso no Dark Place, um reino semelhante ao limbo que se alimenta dos seus sonhos e pesadelos para mantê-lo preso em uma versão fantasmagórica da cidade de Nova York. Ambos os personagens têm as mesmas habilidades básicas e habilidades de combate, embora cada um traga sua abordagem única para o progresso da narrativa. As habilidades de definição de perfis que Saga adquiriu através do FBI servem para analisar provas e abrir novas pistas e locais para avançar a história. As habilidades de escrita de Alan Wake podem manipular a realidade do Dark Place, remodelando o ambiente e o trazendo para mais perto da fuga.

Após as sequências introdutórias, você poderá alternar entre jogar como Alan e Saga à vontade. Os destinos de ambos os personagens parecem estar ligados. Vamos dar uma olhada mais de perto no que está reservado para cada um.

 

Gameplay de Saga Anderson 

A agente do FBI Saga Anderson chega a Bright Falls como parte de sua investigação sobre assassinatos ritualísticos. Esta cidade sombria do noroeste Pacífico foi a verdadeira estrela do Alan Wake original, e como Saga você irá desbravar os cantos mais sombrios em Alan Wake 2: trilhas florestais assustadoras, parques de trailers, esconderijos do culto e um parque de diversões local em ruínas… e isso é só o começo.

 

Luz interior. Segurar o touchpad no controle DualSense teletransporta você instantaneamente para o “Mind Place” da Saga, um santuário mental que contém a chave para desvendar obstáculos e liderar sua investigação de assassinato. Este espaço é representado como uma sala de detetive desordenada, completa com arquivos de casos, registros, TV, mapa e outros recursos que fornecem uma maneira de desvendar pistas, avançar na história e de obter mais informações sobre os residentes estranhos e sobre a história sombria de Bright Fall. Se você tiver os recursos, também poderá melhorar suas armas no Mind Place.

 

Básicos da sobrevivência. Continuando com a vibe de terror e sobrevivência, você encontrará salas seguras bem iluminadas espalhadas pelo jogo. As garrafas térmicas de café servem como pontos de salvamento, enquanto as caixas de sapatos nessas salas funcionam como uma caixa para armazenar itens excedentes e economizar seu espaço limitado de inventário (que pode ser expandido com melhorias). 

 

Pela região do noroeste Pacífico. A jornada da Saga irá apresentá-la a um grande elenco de habitantes, muitos dos quais parecem ter saído de um filme do David Lynch. Mas as excentricidades da cidade são muito mais profundas. Há muitos trechos narrativos estendidos para os jogadores se aprofundarem, desde o drama local em torno de uma eleição iminente para prefeito até os hilários anúncios em vídeo do parque de diversões local Coffee World. Essas porções de história são uma pegada clássica da Remedy e aprofundarão sua apreciação por esse lugar peculiar e assustador.

 

Lugares intrigantes. Bright Falls está repleta de quebra-cabeças. Alguns são essenciais para o caminho principal, como decifrar símbolos no ambiente para destrancar uma porta. Outros quebra-cabeças são recompensas independentes, como baús trancados com bilhetes que apontam enigmaticamente para pistas no ambiente. Um quebra-cabeça que se destaca se trata de abrir um baú com uma balestra poderosa, onde a solução envolve investigar um campo de tiro com arco. Esses pequenos quebra-cabeças divertidos trazem recompensas úteis, assim como uma pausa agradável de toda a tensão.

 

Gameplay de Alan Wake 

O escritor de terror Alan Wake está preso em um lugar nebuloso entre mundos, e a sua única esperança de escapar reside em desvendar os mistérios da sua própria mente. 

 

Sombrio, em um espelho. Comparado à jornada da Saga no noroeste Pacífico, o Dark Place é um lugar ilógico e onírico onde a realidade é suspeita e o perigo está por toda parte. Retratado como uma versão distorcida da cidade de Nova York, o Dark Place segue suas próprias regras. A única vantagem de Alan Wake é sua conexão única com este lugar, que lhe permite remodelar suas circunstâncias usando suas habilidades de contar histórias. Seus inimigos? Aparições sobrenaturais e uma presença sombria que o persegue incansavelmente.

 

Espaço branco. Enquanto o “Mind Place” da Saga é uma sala de detetive desordenada, Alan se retira para uma sala interna de um escritor em busca de inspiração. Quando seu progresso é bloqueado por ocasionais becos sem saída narrativos, você pode usar o Plot Board aqui para montar um enredo alternativo que o ajuda a escapar. À medida que Alan Wake coleta ideias e inventa uma nova solução fictícia para a sua situação, esses novos elementos da história remodelarão o ambiente ao seu redor e abrem caminhos para progredir. É uma mecânica inteligente e satisfatória que diferencia fortemente os segmentos do Alan dos da Saga.

 

Acenda uma luz. Além de uma espingarda de cano duplo e um revólver, Alan Wake empunha outra ferramenta poderosa: a Angel Lamp. Este misterioso artefato é essencial para navegar pela cidade e permite “carregar” uma fonte de luz de um lugar para outro. Mover uma fonte de luz geralmente abre um caminho invisível, e algumas das mudanças são dramáticas e perturbadoras: imagine passar por uma entrada no térreo e surgir em um telhado na cidade. Essas fases de Angel Light adicionam alguma variedade de quebra-cabeças e fazem a jornada de Alan Wake distinta e perturbadora.

 

Resumindo, nossa experiência prática inicial com Alan Wake 2 foi bastante encorajadora e pareceu mostrar o auge do desempenho da Remedy. Agora que existe um verdadeiro “Remedyverse,” quem sabe até onde vai essa toca de coelho? 

Só há uma maneira de descobrir. Mergulhe no mistério e desvende as realidades de Alan e Saga quando Alan Wake 2 chegar para PS5 em 27 de outubro.

Os comentários estão fechados.

Por favor, informe a sua data de nascimento.

Date of birth fields