O compositor de FFXVI, Masayoshi Soken, fala com exclusividade sobre a trilha sonora

1 0
O compositor de FFXVI, Masayoshi Soken, fala com exclusividade sobre a trilha sonora

Ouça e entenda a inspiração para a composição de cinco faixas da trilha sonora de fantasia sombria.

Olá, pessoal! Aqui é o Masayoshi Soken, principal compositor de Final Fantasy XVI. Muita gente se engana ao pensar que compositores só pensam em música. Na verdade, eu sou um gamer raiz. Embora eu fale bastante de música, para ser sincero, eu gosto mais de falar sobre jogos de videogame. Sou um cara velho que adora videogame.

O compositor de FFXVI, Masayoshi Soken, fala com exclusividade sobre a trilha sonora

Bem, quando compusemos as músicas para o jogo, a ideia foi mergulhar no âmago do gênero de fantasia sombria. Acredito que muita gente deve concordar comigo, mas, para mim, as músicas são um elemento essencial da experiência de jogar Final Fantasy.

As músicas que criamos para tocar durante este novo título também vão mexer com o coração e enriquecer ao máximo a experiência de quem estiver jogando. FFXVI está cheio de faixas assim. Por isso, eu ficaria muito feliz se gamers como eu decidissem experimentar o jogo. Se você pretende jogar FFXVI, espero que curta. E uma dica: aumente um pouco mais o volume do que de costume! 

1. Land of Eikons

É a primeira música que toca quando você abre FFXVI. 

Ao abrir um dos jogos de Final Fantasy, você espera ouvir o clássico “Prelude” logo de cara, certo? Mas faixas com progressões em tons maiores, como as versões tradicionais de “Prelude”, não combinavam nem um pouco com o universo de FFXVI… Por isso, transpusemos esta faixa para um tom menor e fizemos um arranjo que representasse melhor o universo de FFXVI.

2. The Lion and the Hare – The Nysa Defile

Esta música também toca no início do jogo. Para que os jogadores pudessem logo reconhecer a sonoridade de jogar um título de Final Fantasy, fizemos um arranjo com a melodia de “Prelude” para ela. 

O arranjo muda de maneira interativa no jogo, dependendo da situação. Mas, por conta das restrições de espaço de uma trilha sonora original, a faixa incluída na trilha tem arranjos diferentes divididos entre a primeira e a segunda metade da música. 

3. To Sail Forbidden Seas

Esta faixa toca durante os confrontos diretos com Dominantes.

FFXVI tem várias músicas de batalha, mas você percebeu que todas as músicas das batalhas têm a mesma melodia? Se você prestar bastante atenção à melodia, vai ver que essa faixa tem a mesma melodia da música que toca quando você luta contra monstros comuns! 

FFXVI precisou de uma quantidade estrondosa de músicas, mas se nós simplesmente saíssemos compondo sem pensar em nada, acabaríamos com uma grande variedade de melodias diferentes, e haveria o risco de que as músicas do jogo não tivessem consistência de um modo geral.

Para evitar isso, compusemos melodias que seriam usadas em vários elementos icônicos dos jogos, como personagens e regiões, e criamos um arranjo para cada situação. Assim, evitamos que houvesse várias melodias diferentes espalhadas por tudo.

4. My Lady

Fazendo um gancho com o que acabei de dizer sobre a faixa anterior, esta faixa é um arranjo do tema de Jill composto especialmente para combinar com uma cena específica. 

Agora, você me pergunta: “Mas qual é o tema de Jill?” Respondendo à sua pergunta, o tema dela é uma música chamada “My Star”. Ela faz parte da trilha sonora original de FFXVI, então não deixe de conferir se bater a curiosidade! Ah, não! Acabei de fazer uma propaganda descarada!

5. Find the Flame

Se você ouvir esta faixa pensando nela como uma obra musical isolada, ela não tem altos e baixos. É uma faixa até um pouco infantil, que só segue a mesma ideia do início ao fim. Dito isso, o intuito dessa música era causar um grande impacto em uma determinada situação do jogo, trazendo uma vibe meio “vamos pra cima com tudo”. Ou seja, a música foi criada assim intencionalmente. 

Qualquer pessoa que chegou até uma determinada parte de FFXVI vai se empolgar ouvindo essa música.

Sugiro colocar para tocar quando estiver precisando de motivação para trabalhar, estudar, fazer as tarefas domésticas, etc.

Só cuide para não pisar demais no acelerador quando estiver dirigindo…

Não preciso nem dizer que nos empenhamos muito na composição das músicas de FFXVI e que nos esforçamos para garantir que se encaixassem perfeitamente no jogo. Tudo bem ouvir as músicas isoladamente antes de jogar, mas eu tenho certeza de que vai ser uma experiência cem vezes mais legal ouvir depois, já que cada faixa foi criada especialmente para FFXVI. 

Bem, isso era tudo o que eu tinha para dizer! Espero que todo mundo jogue e curta FFXVI. 

E, se você gostar das músicas, espero que inclua a trilha sonora de FFXVI no seu cotidiano, permitindo que a sua mente dê uma escapadinha para o universo do jogo em qualquer lugar ou situação.

Os comentários estão fechados.

1 Comentário


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields