Como Cammy e o elenco clássico evoluíram em Street Fighter 6

1 0
Como Cammy e o elenco clássico evoluíram em Street Fighter 6

O diretor Takayuki Nakayama fala sobre o que é preciso para reimaginar os lutadores mais icônicos da série.

Uma das coisas que fez de Street Fighter uma série de jogos tão duradoura e lendária são seus personagens icônicos. Os jogadores se lembram com carinho da primeira vez em que acertaram um adversário com o Shoryuken de Ryu, enviaram um Sonic Boom com Guile ou distribuíram os chutes relâmpago de Chun-Li. Muitos dos personagens favoritos da série retornam em Street Fighter 6, mas com novos designs que ainda transmitem as já estabelecidas personalidades e habilidades do elenco. Conversamos com a Capcom sobre como dar um novo visual aos antigos Street Fighters.

Takayuki Nakayama é o diretor de Street Fighter 6. Ele está na Capcom desde 2012 e começou sua jornada em Street Fighter trabalhando em Ultra Street Fighter IV. “Como estamos elaborando um novo título numerado da série, esta foi a chance de redesenhar todos os personagens”, disse ele. “Queríamos dar a todos os antigos personagens novos designs impressionantes como uma espécie de desafio, fazando-os parecer bem diferentes da aparência anterior”.

Alguns personagens, como Chun Li, foram um verdadeiro desafio: “Levamos vários anos até chegar ao design final. Chun Li existe há muito tempo como um dos principais personagens de destaque. E o visual ideal de todos para ela é um pouco diferente. Por ela ser uma personagem tão adorada, as pessoas têm sentimentos fortes sobre a aparência de Chun Li em um jogo Street Fighter moderno.”

O RE Engine faz com que todos os modelos de personagens se destaquem na tela. Mas examine-os mais de perto e você notará que cada um dos 18 jogadores principais tem uma musculatura distinta. Isso resulta da experimentação, incluindo a digitalização de fotos 3D de pessoas, por uma pequena equipe no estúdio dedicada a retratar com mais precisão as definições musculares considerando idade, gênero e estilo de luta.  Por exemplo, um lutador de sumô como E. Honda terá uma definição muscular completamente diferente de um lutador profissional como Zangief.

Mas a lutadora dos tempos de Street Fighter II cujo redesenho gerou muito burburinho nas redes sociais foi Cammy White, a loira britânica explosiva e briguenta apresentada pela primeira vez em Super Street Fighter II e que é uma das favoritas dos fãs há décadas.

Quando Cammy fez sua estreia, ela vestia uma boina vermelha brilhante e luvas na mesma cor, acentuando um inconfundível collant verde que mostrava suas pernas, adequado para uma lutadora que poderia esmagar oponentes com suas coxas poderosas. Esse se tornou seu visual clássico, conhecido como Delta Red, em homenagem à unidade de forças especiais de elite da qual Cammy fazia parte no folclore de Street Fighter.

Quando X-Men vs. Street Fighter estreou em 1996, ela usava macacão e boné azul-bebê mais grossos de mangas compridas, mas manteve as grandes luvas vermelhas e, mais impressionante ainda, a franja pontiaguda, um longo rabo-de-cavalo loiro e a cicatriz no rosto. Essa roupa de “abelha assassina” representa o período em que ela estava sob o domínio do supervilão M. Bison como uma de suas “bonecas” – e, como foi revelado mais tarde, um clone feminino com a maior parte do DNA dele.

Muita coisa mudou no mundo de Street Fighter 6. Shadaloo não existe mais, e a busca por vingança de Cammy contra Bison parece ter chegado ao fim, mas ela ainda luta e faz isso com um novo traje. O collant justo foi substituído por uma jaqueta azul-celeste brilhante e um top cropped. As pernas dela estão cobertas com calças de treino de tecido elástico: uma escolha sensata para uma mulher com espírito atlético.

“Cammy sente que o fim da Shadaloo é um novo marco que permite traçar seu próprio caminho e levar uma vida mais normal. Esse novo visual é sua roupa civil, enquanto o antigo collant é mais uma roupa de batalha”, explica Nakayara-san. “Quando a vemos pela primeira vez no World Tour, ela está em Londres. Percebemos que vê-la em sua roupa clássica pode parecer estranho nesse contexto. Por isso, tentamos levar isso em consideração ao criar os novos trajes.”

A mudança mais marcante é o penteado de Cammy. As longas tranças que acompanhavam seus outros trajes padrão foram substituídas por um novo corte curto e alegre. Ela ainda tem aquela franja grande e afiada, que parece surpreendentemente ameaçadora acentuando seu corte de cabelo curto.

Nakayama-san descreveu o raciocínio por trás do penteado totalmente renovado. “Achamos que seria um desafio interessante dar a ela um penteado curto; ela não tem as tranças clássicas, que pareciam ser uma característica definidora do design dela. Durante o desenvolvimento de Street Fighter V, tivemos a oportunidade de mudá-lo. Pensamos que os fãs teriam uma reação negativa, mas a ideia pareceu ser recebida positivamente, então decidimos usá-la em Street Fighter 6. O cabelo pode ser curto, mas as alças da jaqueta servem para relembrar as tranças clássicas. Esse é o nosso toque criativo de referência.”

Afinal, como mudar algo tão relevante como um penteado icônico e manter uma personagem reconhecível?

“A silhueta da personagem é muito importante”, afirma Nakayama-san. “Como você deve saber, Cammy é bem pequena em comparação com alguns dos outros personagens mais robustos do jogo. Por isso, queríamos manter a essência da personagem.”

A equipe de design também manteve algumas características reconhecíveis, como as luvas e as botas, para permanecer fiel aos designs anteriores e facilitar a jogabilidade. “Precisa ser óbvio quando certos ataques atingem o adversário. É por isso que mantivemos as luvas dela. Quando um ataque é bem-sucedido, é fácil saber o que acontece. Os anéis nas botas dela são um indicador de pontos de detecção do golpe. Portanto, é mais fácil perceber isso visualmente durante o jogo.”

Mas, se você tiver um apego muito grande ao visual antigo, não se desespere: muitos dos personagens de longa data têm trajes clássicos disponíveis no jogo, incluindo Cammy. Veja em primeira mão os trajes abaixo:

Como Cammy e o elenco clássico evoluíram em Street Fighter 6

A equipe também aproveitou a oportunidade para dar vários toques inteligentes. “Sempre que um personagem usa toda a Barra de Drive, ele entra no modo Burnout. Depois, enquanto estiver nesse modo, a postura muda um pouco. Para Cammy, a pose muda para algo que lembra um esboço em desenvolvimento da sua pose neutra em Super Street Fighter II.” 

Também há muito mais material voltado aos fãs. “Se você olhar a pose de vitória dela após uma partida ou na tela de seleção de personagem, notará a presença de um gatinho. É uma referência à ilustração final ao concluir o modo arcade em Super Street Fighter II Turbo.”

Já que Cammy tem um novo visual, é lógico que ela mudou um pouco a jogabilidade. “Cammy sempre foi uma personagem complexa de desenvolver. É difícil criar novos movimentos porque ela não tem poderes sobrenaturais. Dar a Cammy um tipo de projétil mata a essência da personagem. Uma ideia que serviu de inspiração foi usar o filme de anime Street Fighter II como referência.” Os jogadores com um olhar mais aguçado vão perceber um movimento específico que homenageia a aparição dela naquele filme, mas houve debates no estúdio sobre dar a ela um ataque de projétil que combinasse com seu passado.

“Pensamos em dar granadas para ela lançar. Mas esse não é o estilo de Cammy, além de se sobrepor a outro personagem da série SF, Rolento.  No fim, conseguimos fazer melhorias no conjunto de movimentos existentes em Street Fighter V. Continuamos a mesma ideia em Street Fighter 6, fazendo com que ela ‘mantenha’ os especiais para aplicar diferentes atributos a esses movimentos.”

O amor que existe nos personagens de Street Fighter 6 é evidente, não apenas pelas palavras de Nakahara, mas também pelo que vemos na tela. Prepare-se para ver todos os seus antigos favoritos — e tornar seu próprio personagem lendário — quando Street Fighter 6 entrar no ringue em 2 de junho de 2023.

Os comentários estão fechados.

1 Comentário


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields