PS.Blog Jogo do Ano de 2022: os vencedores

1 0
PS.Blog Jogo do Ano de 2022: os vencedores

Em quem você votou?

A votação está encerrada e os votos já foram contados para a Premiação Jogo do Ano de 2022 do Blog PlayStation. Os vencedores desses prêmios que abrangem 16 categorias foram totalmente escolhidos pelos jogadores. Agradecemos a todos que votaram e que, dado o alto nível dos títulos liberados nos últimos 12 meses, se viram diante de um dilema para tomar essa decisão. Obviamente, agradecemos a todos os estúdios cujos jogos ajudaram a moldar o 2022 da PlayStation. 

Agora, vamos aos vencedores! 

Melhor Novo Personagem

Thor | God of War Ragnarök

Não faltaram performances inesquecíveis e figuras icônicas em 2022. Para cada desenho de fã da temida Malenia de Elden Ring, havia o tutor de um gato enxergando as características do seu próprio companheirinho peludo no líder felino de Stray. E, apesar de ambos entregarem performances fascinantes, o mestre da manipulação não conseguiu superar a imponência (e a precisão) do martelo. O pai perdeu para o filho, e Thor repousa seu Mjölnir para erguer o Troféu de Platina pelo prêmio de Melhor Personagem Novo deste ano.


Gato | Stray


Odin | God of War Ragnarök


Malenia | Elden Ring

Melhor História

God of War Ragnarök

O capítulo seguinte na história de Kratos e o garoto Atreus claramente tocou o coração de muitos jogadores. Não vamos divulgar muitos detalhes específicos aqui para não dar nenhum spoiler para quem ainda não terminou de explorar os Nove Reinos, mas com tantos destinos em risco, arcos de personagem que nos ajudaram a entender melhor alguns personagens queridos e ritmos que nos fizeram perder o fôlego, o Santa Monica Studio enfrentou o árduo desafio de continuar uma história adorada, com outra que fosse igualmente incrível em termos de espetáculo e de momentos marcantes. 


The Last of Us Part I


Elden Ring


Horizon Forbidden West

Melhor Aproveitamento Gráfico

God of War Ragnarök

Todos os principais concorrentes desta categoria entregaram desempenhos surreais no PS4 e no PS5. Call of Duty: Modern Warfare II foi aclamado por sua reprodução quase fotorrealista de Amsterdã. A Limgrave criada pela FromSoftware apresenta um mundo aberto tão belo quanto perigoso. As extensas e densas paisagens de Guerrilla se viram repletas de folhagens abundantes, épicas batalhas de máquinas e pores do sol dignos de fotografia. O vencedor da categoria, God of War Ragnarök, trouxe um esplendor visual digno dos Nove Reinos com um desempenho absurdamente surreal em ambos os consoles. Parabéns ao Santa Monica Studio e aos demais vencedores por nos deixar sempre de boca aberta e olhos arregalados! 


Horizon Forbidden West


Elden Ring


Call of Duty Modern Warfare II

Melhor Direção de Arte

God of War Ragnarök

Os artistas por trás dos principais títulos de 2022 deram um show de criatividade. Nossos olhos brilharam em fascinação com incontáveis paisagens, desde os céus carmim e os dragões decadentes de Caelid em Elden Ring até as misteriosas ruínas da Las Vegas coberta por areia em Horizon Forbidden West. Contudo, foi a fusão de fotorrealismo com fantasia mítica criada pelo Santa Monica Studio que conquistou a imaginação dos jogadores de PlayStation. A equipe de desenvolvimento produziu nove reinos visualmente distintos, e cada um enfrentou os efeitos do Fimbulwinter com requintes visuais exclusivos. Isso sem falarmos das explosões coloridas que pontuaram cada um dos ataques de apoio de Angrboda, transformando o campo de batalha em uma obra de arte por si só. Tiramos o chapéu para essas talentosas equipes que estabeleceram visões artísticas inesquecíveis para os melhores jogos de 2022.


Elden Ring


Horizon Forbidden West


Stray

Melhor Design de Áudio

God of War Ragnarök

O sólido som do machado sendo empunhado. O nítido uivo de uma grande fera que se aproxima, distante. Vozes vindas de um assentamento próximo, misturadas ao irregular som característico de um rebanho mecanizado pastando. Experiências que ressoam sem que precisemos saber exatamente de onde vêm, sons que se transformam em imagens na nossa mente assim que são ouvidos. Todos esses jogos foram tão profundamente intensos aos ouvidos quanto aos olhos, não importa se você decidiu pausar a sua jornada para mergulhar nos sons ao seu redor, se sentiu a euforia do combate correr pela sua pele com a potência do incrível design de som, ou se “farejou” o perigo somente com estímulos sonoros. 


Elden Ring


Call of Duty: Modern Warfare II


Horizon Forbidden West

Trilha Sonora do Ano

God of War Ragnarök

Com Kratos e Atreus construindo um relacionamento cada vez mais forte durante God of War Ragnarök, a épica trilha sonora de Bear McCreary acrescentou intensidade e suavidade a cada momento. Das sequências cheias de adrenalina até os momentos mais íntimos de reflexão, a trilha sonora desempenha o papel de coração pulsante deste jogo. Os fãs também acolheram e exaltaram as trilhas sonoras de Elden Ring, The Last of Us Part I e Horizon Forbidden West.


Elden Ring


The Last of Us Part I


Horizon Forbidden West

Melhores Recursos de Acessibilidade

God of War Ragnarök

Com God of War Ragnarök, o Santa Monica Studio produziu muito mais do que uma obra de arte: eles também nos deram um show de acessibilidade e designs inclusivos graças à personalização proporcionada pelos mais de 70 recursos de acessibilidade. O compromisso da equipe com a acessibilidade garantiu que os Nove Reinos pudessem estar abertos a todos!


The Last of Us Part I


Horizon Forbidden West


FIFA 23

Melhor Uso do DualSense

God of War Ragnarök

O controle DualSense do PS5 continuou aumentando ainda mais a imersão dos nossos jogos favoritos este ano. Seus gatilhos adaptáveis nos fizeram sentir a tensão de um arco e flecha em Horizon Forbidden West e ofereceram diferenciais sensoriais ao arsenal de Call of Duty: Modern Warfare II. Nossos ouvidos foram tocados pelos miados e a sensação tátil de patinhas arranhando, em Stray, com o alto-falante do controle e o feedback sensorial, respectivamente. O mesmo acontece com o igualmente grandioso, e primeiro colocado desta categoria, God of War Ragnarök, com seu excelente uso desses recursos em cada aspecto de sua história. A resposta de cada golpe do machado ou soco aprofunda ainda mais a nossa conexão com o combate, enquanto o tremor granular de algo deslizando por um solo áspero intensifica a conexão com o mundo que está sendo explorado. 


Horizon Forbidden West


Call of Duty: Modern Warfare II


Stray

Melhor Experiência Multiplayer

Call of Duty: Modern Warfare II

O ano de 2022 nos trouxe grandes oportunidades de competir ou de trabalhar em equipe com amigos e desconhecidos online, tanto para quem gosta de chutar bola quanto para aqueles que preferem dominar carros de corrida ou ajustar a mira na cabeça do inimigo. A Infinity Ward fascinou os fãs de FPS mais uma vez com Modern Warfare II, a sequência da ação de primeiríssima qualidade de Modern Warfare (2019). Modern Warfare II agrega ainda mais opções às batalhas, como combate aquático e a possibilidade do personagem se pendurar em precipícios, entre outras. O resultado disso é um aprimoramento do que o Call of Duty tem de melhor a oferecer, com uma fascinante sequência de atualização de armas a serem desbloqueadas e novos mapas inventivos, como o colorido Crown Raceway. Quando se trata de design para vários jogadores, a Infinity Ward seguiu o seu próprio conselho e não economizou no capricho.


Overwatch 2


FIFA 23


Gran Turismo 7

Melhor Jogo Contínuo

Call of Duty: Warzone 2.0

A quantidade de jogos favoritos concorrendo ao primeiro prêmio aumentou ainda mais com Call of Duty: Warzone 2.0, que desponta na liderança graças à incessante ação que explode por toda a nova ilha de Al-Mazrah. O novo destino dessa incrível batalha vem repleto de variedades, tanto para quem gosta de saquear e atirar pela Pedreira, pelo Porto ou pelo Cemitério, quanto para quem prefere os demais pontos de interesse inigualáveis. O Warzone 2.0 também se mostra inovador na fórmula de sucesso com novas playlists para o modo em terceira pessoa, proporcionando aos seus soldados em armaduras uma nova perspectiva em meio a todo o caos. Parabéns à Activision e as talentosas equipes de desenvolvimento de Call of Duty por garantir que a guerra… bem, que a guerra sempre mude.


Fortnite


Final Fantasy XIV


Fall Guys

Melhor Jogo de Esporte

Gran Turismo 7

Este ano, na categoria de Melhor Jogo de Esporte, os atletas das pistas e do campo correram atrás da supremacia, com as quatro rodas emoldurando os primeiros lugares depois que as votações cruzaram a linha de chegada. Gran Turismo 7 conquistou o prêmio de Platina e F1 22 garantiu o Bronze, enquanto incríveis passes nos campos venceram as jogadas na quadra, com o FIFA 23 conquistando vantagem sobre o NBA2K23. Independentemente das classificações finais, os fãs de esportes foram bem representados em 2022.  


FIFA 23


NBA 2K23


F1 22

Melhor Jogo Independente do Ano 

Stray

2022 foi um ano excelente para os jogos independentes. Aprender a dominar as artes marciais com o passar do tempo, comandar uma legião de adoráveis e hilários fiéis, e inverter totalmente o resultado de um jogo de baralho com intenções sinistras foram apenas algumas das experiências exclusivas que puderam ser vivenciadas no ano que se passou. Contudo, foi mesmo a exploração em quatro patas de uma densa e decadente metrópole que tocou mais forte o coração da maioria de vocês. Com uma combinação de aventuras (e travessuras) felinas perfeitamente capturada, quebra-cabeças e um intrigante mundo e história de ficção científica, Stray conquistou a primeira posição nessa categoria.   


Sifu


Cult of the Lamb


Inscryption

Melhor Relançamento

Uncharted: Legacy of Thieves Collection

Quando se trata de uma dupla dinâmica, fica difícil competir contra a sedução de uma aventura liderada por Nathan Drake, espetacularmente seguida por uma empolgante brincadeirinha entre ele e Chloe Frazer. Pode ser que essa tenha sido a primeira vez que você acompanhou essa dupla, ou talvez essa tenha sido uma desculpa para reviver as itinerantes e perigosas aventuras desses dois: seja como for, Uncharted: Legacy of Thieves Collection ficou com a primeira posição em uma categoria repleta de títulos que nos deixaram querendo mais. 


Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection


Life is Strange Remastered Collection


Stanley Parable: Ultra Deluxe

Jogo do Ano para PS4

God of War Ragnarök

Claramente, as aventuras de alto nível foram as favoritas entre as experiências no PS4 para muitos jogadores neste ano que se passou. Sequências de jogos aclamados ou novos jogos que se tornaram favoritos dos fãs, os títulos mais votados pelos jogadores ofereceram cenários cativantes que transbordavam perigo, exploração, personagens sedutores e histórias cheias de conteúdo. Os Nove Reinos, Limgrave, Forbidden West, Walled City 99: todos esses locais se mostraram irresistíveis… e ótimos cenários para nos perdermos por horas a fio. 


Elden Ring


Horizon Forbidden West


Stray

Jogo do Ano para PS5

God of War Ragnarök

Os RPGs de ação em terceira pessoa com mundos encantadores, elenco carismático e gameplay mecanicamente enriquecido claramente acertaram em cheio o coração dos jogadores de PS5 em 2022. Os três primeiros colocados dessa categoria são aclamadas aventuras em terceira pessoa com roteiros profundamente imersivos e cenários repletos de segredos. Embora seja uma opção mais compacta, depois que a fábula evocativa do universo de ficção científica do Stray conquistar você, será impossível parar de jogar.  


Elden Ring


Horizon Forbidden West


Stray

Jogo PlayStation Mais Esperado de 2023 ou Além

Hogwarts Legacy

Se você é uma pessoa que tem dificuldade de decidir o seu voto, não se sinta só. A votação mais apertada de toda a lista teve os seus três principais concorrentes revezando posições durante todo o período de votação. Por fim, as varinhas venceram as serras elétricas e as garras, com Hogwarts Legacy superando Resident Evil 4, seguido por Marvel’s Wolverine que ficou alguns poucos milhares de votos atrás. O ano de 2023 já promete ser bastante intenso para o universo dos jogos: como será que Hogwarts Legacy e Resident Evil 4 se classificarão nas votações de Jogo do Ano em 2023? 


Resident Evil 4


Marvel’s Wolverine


Assassin’s Creed Mirage

Os comentários estão fechados.

1 Comentário


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields