Controle sem fio DualSense Edge na prática — principais impressões

2 0
Controle sem fio DualSense Edge na prática — principais impressões

Saiba mais sobre a história do design do controle.

Jogar é acreditar quando falamos do controle sem fio DualSense Edge para PlayStation 5. Eu tive a oportunidade de experimentar o controle ultra personalizável e de alta performance, testando várias peças intercambiáveis e opções de configuração do controle no console. Testei tudo em diversos jogos. A principal conclusão, independentemente da sua experiência com controles personalizáveis projetados para jogos de precisão, é que a experiência do controle sem fio DualSense Edge combina criação premium com opções de usuário intuitivas.

Para entender o que inspirou as opções de customização do controle, sentamos com as mentes que ajudaram a criá-lo. Aqui vai uma olhada nos bastidores de como o primeiro controle altamente customizável para PlayStation foi criado.

Controle sem fio DualSense Edge na prática — principais impressões

Estojo de alta qualidade

O controle sem fio DualSense Edge vem com um estojo elegante e resistente para manter seu controle e seus acessórios seguros e organizados. A aba removível tem um toque agradável, com um cabo de carregamento USB trançado incluído, permite que você carregue o controle ainda dentro do estojo. 

Formato conhecido

O controle parece imediatamente familiar, já que os engenheiros do PlayStation decidiram combinar a forma e o tamanho do controle DualSense. Uma inspeção minuciosa do controle DualSense Edge revela exemplos sutis de sua qualidade de criação premium, como maior área de superfície para o plástico branco aderente ao redor das alças, textura extra no touchpad e nos gatilhos e menos emendas visíveis de fabricação. 

Profundidade ajustável do gatilho

Os jogadores podem ajustar a profundidade dos gatilhos com interruptores embutidos para os botões R2 e L2. Isso facilita a personalização imediata, sem a necessidade de ajustar nenhuma configuração de perfil do controle. Um exemplo da época era pular no God of War: Ragnarök, onde eu queria ter o alcance total do botão R2 e em Call of Duty: Modern Warfare II, em que pressionar com uma profundidade mais curta me ajudou a atirar mais rápido.

Capas para controle analógico que podem ser trocadas

O controle sem fio DualSense Edge possui três conjuntos de capas para controle analógico que facilitam a personalização rápida. As duas capas para controle analógico padrão são semelhantes aos controles do DualSense, enquanto os conjuntos de capas de domo baixo e alto oferecem uma sensação côncava satisfatória. Gostei de poder trocar uma capa de domo alto no controle analógico direito, isso me deu um maior grau de sutileza para mirar no Call of Duty ou Apex Legends.

Versatilidade do botão traseiro

O controle sem fio DualSense Edge também possui conjuntos de botões traseiros opcionais. Os botões traseiros da alavanca oferecem um botão mais longo, semelhante a um remo, parecido com outros controles de nível profissional. Os botões traseiros de meio domo possuem um perfil baixo e sensação precisa. Eles abriram novos mundos de configurações de botões e, assim que me acostumei com as novas entradas, adorei a versatilidade. Um exemplo é… 

God of War: Ragnarök

Atribuir o botão de esquiva ao botão traseiro esquerdo e a recuperação/ataque elementar do Machado Leviatã de Kratos ao botão traseiro direito me permite manter meu polegar no analógico direito e controlar a câmera durante cada momento do combate. Diminui a profundidade do gatilho esquerdo para acelerar os ataques à distância, mas mantive o analógico direito no padrão para sentir a magia imersiva dos gatilhos adaptáveis durante o combate corpo a corpo. O resultado foi tão satisfatório que já estou planejando jogar de novo a impressionante sequência do Santa Monica Studio após o lançamento do DualSense Edge.

Perfis do controle personalizáveis

As opções para otimizar seu estilo de jogo vão além dos acessórios e ajustes de gatilho para perfis de controle personalizáveis. Um tutorial inteligente aparece automaticamente quando você conecta seu controle pela primeira vez em seu console PS5. Algumas das opções robustas adicionais são:

  • Até 3 perfis armazenados no próprio controle
  • Atribuições de botões personalizados (por exemplo, perfil de FPS, perfil de jogo de corrida, perfil de jogo de ação etc.)
  • Ajuste da sensibilidade dos analógicos
  • Ajuste da zona inativa
  • Intensidade de vibração
  • Intensidade do efeito do gatilho

Perfis predefinidos para sensibilidade analógica

Vários perfis predefinidos para ajustar a sensibilidade analógica oferecem acesso fácil para jogadores que podem não querer mergulhar a fundo na personalização desde o início. Aqui está o que a configuração do sistema descreveu (sujeito a alterações):

  • Rápido: a quantidade de entrada registrada acelera conforme você inclina o analógico. Bom para fazer movimentos rápidos. Ganhe vantagem mirando rapidamente em atiradores de ritmo acelerado.
  • Preciso: a entrada mínima é registrada quando você inclina o analógico. Bom para fazer movimentos precisos. Os fãs de jogos de tiro podem achar útil a capacidade de mirar devagar e com precisão.
  • Estável: a entrada registrada é limitada mesmo se você inclinar muito o analógico. Permite um movimento suave e estável. Ideal para quando você precisa se mover suavemente em jogos de ação.
  • Digital: inclinar o analógico mesmo que levemente registrará a entrada quase máxima. Funciona como os botões de direção no controle. Tenha reação de entrada instantânea para seus jogos de luta e ação
  • Dinâmico: a entrada registrada é limitada ao inclinar o analógico levemente ou muito, mas acelera na faixa intermediária. Permite jogabilidade versátil em jogos de tiro onde você pode precisar mirar com cuidado, mas também virar rapidamente

Botões de funções

Esses dois botões estão posicionados abaixo dos controles, oferecendo acesso fácil a um menu específico do controle DualSense Edge que aparece sempre que pressionado, seja no jogo ou nos menus do sistema. Esses botões fazem a conexão entre os perfis, ajustam o volume do fone de ouvido, o equilíbrio do áudio do bate-papo do jogo/grupo e muito mais. A opção de acessar rápido e diretamente o menu de perfil do controle do PS5 após alguns pressionamentos rápidos de botão é crucial, permitindo que você faça ajustes rápidos sem interromper o jogo. A experiência me lembrou de entrar nas configurações de armas enquanto esperava para reaparecer no Call of Duty. Falando em…

Call of Duty: Modern Warfare II

Os botões de funções ficavam destacados ao entrar em uma partida de Modern Warfare II. Percebi imediatamente que ainda tinha o perfil do controle configurado para God of War: Ragnarök, mas graças aos interruptores de gatilho no controle, coinsegui ajustá-los rapidamente para ter uma profundidade mínima para mirar e atirar com mais rapidez. Em seguida, usei as teclas de funções para trocar rapidamente para um perfil que configurei usando a predefinição “Rápido” como base. Eu atribuí pular ao botão traseiro esquerdo e agachar/deslizar para o botão traseiro direito, permitindo controlar suavemente meu movimento pelo mapa enquanto mantinha meus polegares posicionados para um tiroteio. Também troquei a capa de domo alto do controle analógico direito, isso me deu um maior nível de controle ao mirar.

Na minha experiência prática com o controle sem fio DualSense Edge, esperava ficar impressionado com a engenharia de alta qualidade e as opções interessantes de personalização do controle físico. O que me surpreendeu foi o tutorial intuitivo no console e a navegação de menu facilitada graças aos botões de funções. Seja você um jogador ferozmente competitivo em busca de todas as vantagens ou simplesmente interessado em maximizar suas opções de jogo em seus games favoritos, o controle sem fio DualSense Edge está pronto para oferecer tudo isso quando for lançado em 26 de janeiro de 2023.  

Saiba mais sobre o controle DualSense Edge e garanta a pré-venda aqui.

Os comentários estão fechados.

2 Comentários


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields