Jogo do ano de 2021: os vencedores

4 0
Jogo do ano de 2021: os vencedores

Em quem você votou?

Com as votações encerradas e os votos contados, os vencedores do jogo do ano de 2021 do Blog PlayStation já podem ser revelados.  

Foi uma votação acalorada em várias categorias, vários jogos disputaram os primeiros lugares durante todo o período de votação, e houve reviravoltas de última hora nas categorias até o encerramento das pesquisas. 

Agradecemos muito não apenas a todos que votaram e tornaram as contagens deste ano algo muito empolgante de assistir, mas a todos os estúdios indicados por nos trazerem mais um excelente ano de jogos. 

Agora, vamos aos vencedores! 

Melhor Personagem Novo   

Lady Dimitrescu | Resident Evil Village

Como era de se esperar, a contagem de votos para a Condessa Alcina Dimitrescu ofuscou os outros indicados em uma das categorias mais populares deste ano. Em uma franquia já repleta de vilões aterrorizantes e cativantes, Lady Dimitrescu fez bonito. Seja ao perseguir os jogadores pelos corredores de sua luxuosa residência rural ou ao cortá-los em pedaços com suas unhas felinas retráteis e insultos humilhantes, ela foi uma presença inesquecível. 

Rivet | Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão

Tenzo | Ghost of Tsushima Versão do Diretor

Alex Chen | Life is Strange: True Colors

Melhor História 

Resident Evil Village

Desde a morada no pântano úmido da família Baker até as terras traiçoeiras ao redor do Castelo Dimitrescu – Ethan Winters não tem um minuto de folga. A história de Resident Evil Village começa com uma simplicidade enganosa: um homem, sua nova família e um passado trágico colidem com um futuro conturbado. A Capcom faz um trabalho maravilhoso de explorar gradativamente o escopo e as emoções da busca de Ethan por sua filha. Quando a fumaça baixar no final explosivo, você pode se perguntar como essa história começou em uma casa tão tranquila. 

Life is Strange: True Colors

Guardiões da Galáxia da Marvel

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão

Melhor Direção de Arte 

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão

A votação de Melhor Direção de Arte foi eletrizante, mas Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão leva o primeiro lugar. A Insomniac Games vem reencontrando o estilo vívido da arte intergaláctica de Ratchet & Clank desde o PS2, que fica evidente neste lançamento de estreia no PS5. Os rostos expressivos de Ratchet e Rivet brilham com níveis inéditos de animação detalhada. A SSD super-rápida do PS5 cria uma explosão caleidoscópica conforme as dimensões artisticamente contrastantes colidem rapidamente. Apesar do tamanho da aventura, a Insomniac ainda consegue fazer uma transição fluida entre a jogabilidade frenética e as cenas cinematográficas. Little Nightmares II fica em segundo lugar com seus cenários perturbadores, e It Takes Two garante o terceiro, graças à sua estética irresistível de gente-pequena-mundo-grande.

Little Nightmares II

It Takes Two

Hades

Melhor Trilha Sonora   

Guardiões da Galáxia da Marvel

A exuberância contagiante de Guardiões da Galáxia da Marvel estende-se além de seu diálogo ágil e cenários alienígenas de arregalar os olhos. A Eidos-Montréal reuniu apenas os melhores do topo das paradas de 1980 para transmitir, por meio da música, a mesma emoção exagerada encontrada em sua jogabilidade — e, não contente, se esforçou para criar uma banda fictícia de metal dos anos 80 que poderia facilmente fazer parte da playlist moderna de um metaleiro. E não podemos esquecer da pontuação arrebatadora e aventureira… simplesmente um presente de áudio.

Ghost of Tsushima: expansão da Ilha Iki

Final Fantasy VII Remake Intergrade

Nier Replicant ver. 1.22474487139

Melhor Experiência Multiplayer 

It Takes Two

Uma história comovente sobre divórcio e reconciliação, um livro inteligente que fala e um exército de esquilos militarizados são apenas alguns dos destaques encontrados em It Takes Two, mas são apenas um complemento para a incrível jogabilidade. A aventura da Hazelight Studios que mistura vários gêneros foi pensada a partir do zero para ser jogada em dois jogadores, então seja para atirar pregos nas paredes para seu parceiro balançar, reverter o tempo para salvá-lo da morte certa ou passear de sapos juntos pelo jardim, você sempre terá um amigo ao seu lado nesta alegre aventura. Um clássico instantâneo do multiplayer.

Call of Duty: Vanguard

Battlefield 2042

Final Fantasy XIV: Endwalker

Melhor Jogo de Esporte  

FIFA 22

O FIFA 22 da EA prometeu uma verdadeira experiência de futebol de última geração e não decepcionou. Sua tecnologia HyperMotion nos trouxe uma experiência de futebol mais autêntica e fluida, enquanto o uso de áudio 3D, que nos deixou mais imersos do que nunca na partida, emparelhou com a resposta tátil do controle DualSense com seus gatilhos adaptáveis, fazendo com que nos sentíssemos dentro do campo. É a mais autêntica experiência de futebol da FIFA que a EA já entregou.

Hot Wheels Unleashed

Riders Republic

NBA 2K22

Melhores Recursos de Acessibilidade

Ghost of Tsushima Versão do Diretor

Além das diversas atualizações de Ghost of Tsushima na Versão do Diretor, a Sucker Punch também fez melhorias consideráveis na acessibilidade do jogo. Quatro novos layouts de controle predefinidos, tamanhos de texto e legendas maiores, a opção de travar a seleção de inimigos e o feedback direcional no DualSense para o Vento Guia trouxeram a deslumbrante aventura para mais jogadores do que nunca.

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão

Far Cry 6

Guardiões da Galáxia da Marvel

Melhor Uso do DualSense 

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão

Nada como um arsenal criativo para fazer o controle sem fio DualSense brilhar. Para os fãs da série, não é surpresa que Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão seja uma excelente vitrine da resposta tátil e dos gatilhos adaptáveis do controle. Realmente dá pra sentir a diferença, seja ao disparar a humilde Pistola Explosiva ou causar devastação com o estrondoso Colisor Negatron. A Insomniac Games leva isso além, permitindo aos jogadores uma maior elegância, dependendo do quanto pressionam o gatilho adaptável R2 (por exemplo, pressione 50% para exibir um arco de lançamento, pressione totalmente para disparar). Da jogabilidade envolvente ao controle maior, a prova está nas mãos dos jogadores.

Ghost of Tsushima Versão do Diretor

Returnal

Resident Evil Village

Melhor Exibição Gráfica 

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão

De acordo com os fãs, a Insomniac Games acertou e levou para casa a Melhor direção de arte e a Melhor demonstração gráfica este ano. O modo de foto de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão é uma maneira incrível de apreciar a atenção do estúdio aos detalhes, ampliando os minúsculos fios de cabelo Lombax do rosto incrível de Ratchet e a textura de seu narizinho marrom. Além disso, os efeitos visuais espetaculares e a iluminação ajudam a vender as armas inovadoras do jogo. Poucos jogadores esquecerão a primeira vez que dispararam o Topiary Sprinkler em um chefe imenso e assistiram incrédulos enquanto a criatura era instantaneamente coberta de infinitas folhas minúsculas. Todos esses elementos se fundem em um visual deliciosamente hipnotizante.

Resident Evil Village

Far Cry 6

Kena: Bridge of Spirits

Melhor Relançamento  

Ghost of Tsushima Versão do Diretor

Ghost of Tsushima Versão do Diretor é mais do que um relançamento comum. A maravilhosa aventura da Sucker Punch retorna com um novo capítulo da história, uma ilha totalmente nova para explorar e atualizações ao incrível modo multijogador Lendas. E ainda nem mencionamos as funcionalidades DualSense, o carregamento super-rápido, áudio 3D e as opções de resolução e taxa de quadros que apenas o PS5 pode oferecer. Ghost of Tsushima sempre foi uma experiência de tirar o fôlego, mas a Versão do Diretor traz alterações que o levam a outro patamar.

Final Fantasy VII Remake Intergrade

Mass Effect Legendary Edition

Nier Replicant ver. 1.22474487139

Jogo Indie do Ano   

Kena: Bridge of Spirits

Esta categoria contou com a disputa mais acirrada da premiação, já que dois jogos permaneceram lado a lado durante o período de votação. Mas no fim, Kena: Bridge of Spirits ficou com Platina, e Hades ganhou o Ouro bem merecido. Doki Doki Literature Club Plus! e Disco Elysium conquistaram Prata e Bronze respectivamente, esta categoria mostrou o alto calibre e experiências diversas de produção independente dos estúdios este ano. 

Hades

Doki Doki Literature Club Plus!

Disco Elysium – The Final Cut

Jogo para PS VR do ano        

Hitman 3

Trazer o Agente 47 para o PS VR pegou o coração dos fãs: Hitman 3 dominou a votação desta categoria. Adaptar o mundo dos assassinos à plataforma permitiu que os jogadores apreciassem as áreas restritas com população densa e incrivelmente detalhadas da IO Interactive de uma maneira totalmente nova, além de descobrir as inovadoras quedas. E como um bônus inesperado, o suporte à RV também se estendeu aos dois primeiros jogos.  

Doom 3 VR Edition

Sniper Elite VR

I Expect You To Die 2

Jogo para PS4 do Ano 

Resident Evil Village

Tiros satisfatórios, encontros memoráveis, revira-voltas para dar e vender. A Capcom foi muito elogiada pela continuação da história de Ethan Winters. Isso sem contar o ousado, mas bem-sucedido quebra-cabeças de quatro subgêneros de terror: um para cada um dos quatro Lordes que você enfrenta, que são mesclados em um todo coeso. Todos teriam algo a temer em Village: todos os que jogaram encontraram outra incrível história do universo cânone de Resident Evil. 

Doom 3 VR Edition

Doom 3 VR Edition

Doom 3 VR Edition

Jogo para PS5 do ano 

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão

O retorno de Ratchet & Clank foi uma celebração não apenas da adorada dupla, mas da tecnologia de ponta debaixo do capô do PS5 e dos recursos imersivos do controle DualSense. A transição entre dimensões e planetas, repleta de desafios de plataforma, combates cada vez mais emocionantes e criativos, mini-games e muito mais. E, claro, fomos apresentados a Rivet e Kit, que rapidamente se tornaram novos ícones PlayStation. 

Resident Evil Village

Returnal

Guardiões da Galáxia da Marvel

Jogo Mais Aguardado para 2022 e Mais

Marvel’s Spider-Man 2

A primeira revelação do Homem-Aranha 2 da Marvel no PlayStation Showcase no início deste ano ofereceu um vislumbre tentador do que está por vir para Peter e Miles. E motivo não falta para ficar entusiasmado com o futuro breve: com Elden Ring e Horizon Forbidden West em Fevereiro, 2022 terá um começo excelente.

Elden Ring

Horizon Forbidden West

Hogwart’s Legacy

Estúdio do Ano  

Insomniac Games

Levando em conta suas proezas super heroicas no final do ano passado, teríamos entendido se a Insomniac tivesse pegado leve nos últimos 12 meses. Em vez disso, o estúdio praticamente não parou em 2021, oferecendo não só um título exclusivo do PS5 na forma de Ratchet e Clank: Rift Apart, mas também um game que só trouxe elogios no fechamento do ano. Sendo assim, já era de se esperar que eles ganhassem o prêmio de Estúdio do ano. 

Square Enix

Capcom

Bandai Namco

Participe da Conversa

Adicionar Comentário

Mas não seja mala!

Please be kind, considerate, and constructive.

4 Comentários

Deixe uma resposta

Por favor, informe a sua data de nascimento.