Desenvolvedores detalham como implementaram o controle sem fio DualSense em seus jogos

0 0
Desenvolvedores detalham como implementaram o controle sem fio DualSense em seus jogos

De sensações táteis até explosões de energia, conheça alguns usos criativos do controle DualSense.

Mais cedo, revelamos duas belas novas cores para o controle sem fio DualSense: Cosmic Red e Midnight Black, ambas disponíveis globalmente a partir de junho. Essa atualização veio acompanhada de informações detalhadas e importantes sobre Returnal, que destacou o uso surpreendente da Housemarque para os diversos recursos do controle DualSense.

Para fechar as notícias de hoje, também coletamos algumas novidades sobre os próximos jogos que utilizam os gatilhos adaptáveis, a resposta tátil e muito mais. Se você já jogou títulos como Returnal e Astro’s Playroom, já sabe como o controle DualSense pode ser essencial para ter uma experiência completa. Estamos muito animados para ver (e sentir!) como os desenvolvedores estão usando o controle para deixar os jogadores ainda mais imersos nos jogos*.

Eis o que eles tinham a dizer:

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão

Desenvolvedores detalham como implementaram o controle sem fio DualSense em seus jogos

Insomniac Games: nós adoramos a maneira como a fidelidade da resposta tátil do controle nos permite conferir mais autenticidade aos itens, e a amplitude permite oferecer respostas bombásticas, desde explosões até os passos do personagem, tudo sem ficar cansativo. Embora disparar armas e golpear diferentes superfícies com uma chave inglesa fossem usos óbvios da resposta tátil, descobrimos vários outros usos mais sutis, que abriram todo um leque de possibilidades para a resposta tátil.

Por exemplo, o simples ato de coletar parafusos de um inimigo derrotado é muito mais satisfatório quando você sente um pequeno impulso de cada um nas suas mãos, complementado por um som discreto no controle. Usar o seletor de armas ou navegar pelo mapa é muito mais divertido quando se sente um leve clique ao selecionar os objetos.

Subnautica: Below Zero

Unknown Worlds: quando seguramos um controle DualSense pela primeira vez nas mãos, já sabíamos que iríamos aproveitar todos os recursos incríveis em Subnautica: Below Zero (que será lançado para PS4 e PS5… amanhã!).

A resposta tátil foi utilizada para conectar os jogadores a algumas ferramentas elétricas. Você vai pensar que está realmente ligando o interruptor da lanterna, ou sentir o cabo puxando no seu PrawnSuit quando ele for lançado do seu Grappling Arm. A sensação de perfuração ao procurar recursos com seu Drill Arm também ajuda com a imersão.

Quando os jogadores usam a nova ferramenta Metal Detector e selecionam o recurso desejado, usamos ruído e vibração para ajudar os jogadores a realmente sentir onde o alvo está por meio do controle. Os diferentes níveis e velocidades de ruído e vibração na direção correta do recurso ajudam os jogadores a saber se os itens estão à esquerda, à direita ou à frente deles, e para tudo isso basta segurar o controle.

Para ajudar a destacar a proximidade dos jogadores ao alvo, também fizemos a nova RGB Strip do controle DualSense piscar mais rapidamente conforme eles se aproximam do recurso desejado. A vibração direcional e a luminosidade do RGB são os dados reais que a ferramenta no jogo está recebendo em tempo real, então a experiência é sempre dinâmica e precisa, de acordo com o que o jogador está vendo e sentindo enquanto joga.

Com esses recursos maravilhosos combinados, parece mesmo que você tem um detector de metal nas mãos.

Ghostwire: Tokyo

Bethesda: não poderíamos ficar mais animados com as oportunidades que a tecnologia do controle DualSense trouxe para Ghostwire: Tokyo. A combinação de resposta tátil, gatilhos adaptáveis e áudio integrado permite que os jogadores tenham uma imersão completa no mundo sobrenatural do jogo.

Com a resposta tátil, os jogadores entram em sintonia com os arredores, com a ajuda das vozes sobrenaturais que emanam dos alto-falantes do controle. Isso permite o uso do seu “sexto sentido”, que é perceber coisas que humanos normais não conseguem enxergar e usar esse conhecimento para resolver muitos dos mistérios que envolvem a cidade de Tóquio.

Durante combates, os jogadores manipulam os poderes dos elementos com as mãos para derrotar espíritos maléficos, e os gatilhos adaptáveis do controle DualSense trazem esses poderes à vida, oferecendo uma sensação tangível e distinta para cada um. Mesmo com os olhos fechados, é possível perceber a diferença entre rajadas de vento precisas e sagazes; a correnteza destrutiva da água; e a devastação bruta do fogo. Arriscar exorcismos a uma curta distância é ainda mais intenso, já que os gatilhos ajudam a simular o efeito de remover a alma de um inimigo espectral com suas próprias mãos.

Conforme os jogadores aperfeiçoam seus poderes sobrenaturais, os recursos do controle também vão melhorando. Quanto mais fortes forem as habilidades, mais forte será a resposta do controle, criando uma sensação perceptível de progresso real. Mal podemos esperar para ver os jogadores de Ghostwire desfrutarem de tudo isso.

Life is Strange: True Colors

Deck Nine: Em sua essência, Life is Strange: True Colors fala sobre a conexão entre pessoas, com o poder psíquico de Empatia de Alex Chen. A habilidade sobrenatural de Alex permite que ela veja e vivencie emoções intensas de outras pessoas por meio das cores de suas auras. Assim, o vermelho intenso da Raiva, o roxo penetrante do Medo, o azul profundo da Tristeza e o dourado brilhante da Alegria terão ainda mais vida na nova barra de luz conforme você se conecta a cada um deles.

Ao explorar as ruas e espaços de Haven Springs com o poder crescente de Alex, você sentirá a resistência do botão aumentando à medida que seu poder fica mais intenso, demonstrando através do toque que este sentido sobrenatural e volátil não está completamente sob o controle de Alex. Mesmo quando Alex fica mais confiante com seu poder ao longo do jogo, não é algo com que ela explora com facilidade.

Scarlet Nexus

Bandai Namco: em Scarlet Nexus, os jogadores terão habilidades telecinéticas de elevar e lançar objetos nos inimigos. O controle DualSense é a combinação perfeita para esse poder, já que tanto a resposta tátil quanto os gatilhos adaptáveis aprimoram a sensação de jogar itens do ambiente sobre os inimigos.

Ao elevar e lançar objetos, você sentirá o fluxo de poder do herói, não importa se o movimento é da esquerda para a direita, ou de frente para trás. Quando o objeto se move da esquerda para a direita na tela, a sensação é transmitida fazendo o motor esquerdo vibrar primeiro e, depois, o motor direito.

Além disso, os gatilhos adaptáveis oferecem ao jogador uma experiência mais realista no jogo. Assim como você sente o peso e a resistência quando pega objetos na vida real, você sentirá como se estivesse levantando um objeto no jogo com sua própria força.

Mobile Suit Gundam Battle Operation 2

Bandai Namco: a versão para PS5 de GBO2 usa o controle DualSense para imitar melhor a sensação de disparar armas diferentes, desde a resistência ao puxar o gatilho até a resposta que indica quando seu projétil atinge o alvo.

Ao usar o L2 ou R2 para atacar, os pilotos sentirão uma resistência para simular a ação de puxar um gatilho de verdade. Por exemplo, com a bazuca, a resistência fará com que o gatilho prenda na posição de entrada, logo antes do projétil ser disparado, e conforme você continuar puxando o gatilho, o projétil será disparado e a tensão será aliviada. Criamos também um estrondo forte no momento do disparo, e um som mais longo (o estrondo durará por mais tempo) para recriar o disparo de uma bala de maior calibre.

Também fizemos modificações nos padrões de vibração de diferentes armas, então você terá uma sensação única, não importa se está usando uma metralhadora ou um fuzil de laser. Para ataques corpo-a-corpo, recriamos o efeito das nossas mãos com sensação de formigamento após atingir algo. Quando seu ataque atinge um oponente, o efeito é para dar a sensação de que você deu um golpe pesado.

Essa nova experiência tátil é baseada no arquivo de som de cada arma para oferecer a resposta tátil e de áudio, enquanto o áudio de disparo e troca da arma será emitido pelo alto-falante integrado do controle DualSense, tornando a experiência ainda mais imersiva.

Kena: Bridge of Spirits

Ember Lab: o desenvolvimento com o controle DualSense nos permitiu acrescentar um nível maior de imersão à experiência no Kena. Como Spirit Guide, Kena pode transformar seu cajado em um arco, e essa mecânica aproveita os gatilhos adaptáveis do DualSense por completo. Quando Kena usa o arco, os jogadores podem sentir a resistência nos botões conforme a madeira se curva e distende sob pressão. Combinado com a resposta tátil, o jogador tem a sensação de puxar a corda de um arco.

Returnal

Housemarque: o novo potencial que o DualSense trouxe imediatamente para o jogo é a possibilidade de criar uma imersão completa através da resposta tátil que simplesmente não era possível antes. Agora, podemos oferecer detalhes sutis que vão além do que as mãos e o cérebro acreditam ser real e realmente trazem a consciência do jogador para o mundo na tela.

Por exemplo, a chuva no Returnal é complementada por impulsos táteis sutis das gotas, que são sintetizadas processualmente durante o jogo, nos permitindo refinar e ajustar a sensação de cada uma em tempo real. O resultado dessa abordagem é que, além dos visuais e do áudio, as sensações táteis produzidas pelo controle DualSense oferecem ao subconsciente mais uma indicação de que você realmente está no mundo de Atropos, sob a chuva. Confira o artigo completo para mais detalhes!

*Disponível em jogos que ofereçam suporte para estas funcionalidades.

Os comentários estão fechados.

Por favor, informe a sua data de nascimento.

Date of birth fields