Beta aberto de Final Fantasy XIV Online para PS5 chega amanhã

1 0
Beta aberto de Final Fantasy XIV Online para PS5 chega amanhã

Detalhe sobre o upgrade do MMO e das funções do controle DualSense em Eorzea.

Olá, pessoal! Aqui é o Matt “Bayohne” Hilton da equipe da comunidade Final Fantasy XIV, e estou muito empolgado em trazer mais detalhes sobre o lançamento de FFXIV para PS5, cuja versão beta estará disponível a partir de amanhã!

A versão para PS5 de FFXIV traz muitos novos aprimoramentos para o jogo, fazendo uso do poder e dos recursos do console, então gostaríamos de falar mais sobre o que você pode esperar.

Se você não assistiu ao primeiro showcase da versão de PS5, confira o trailer de revelação abaixo!

Beta aberto de Final Fantasy XIV Online para PS5 chega amanhã

A versão para PS5 traz ainda mais novidades, e vamos contar com a ajuda de Shoichi Matsuzawa, Gerente de Projeto Principal de Final Fantasy XIV, para nos aprofundar nos detalhes e no que esperar. 

Um beta aberto sem limites

Mencionamos o início de nosso beta aberto algumas vezes, mas o que exatamente isso significa? O mais importante: este beta aberto não significa limitar o que você pode jogar.

Mesmo que você não tenha jogado FFXIV no PS4, este ainda é o momento perfeito para começar, especialmente para os que possuem um PS5!

Shoichi Matsuzawa: “Durante o período de beta aberto, os jogadores que possuem a versão PS4 de FFXIV podem experimentar todo o mesmo conteúdo, mas no PlayStation 5. Os mundos (ou servidores de jogo) que você se conectará são os mesmos que os jogadores em PS4 e outras plataformas de jogo, e não há restrições de uma perspectiva de funcionalidade para participantes de beta aberto.

Estamos lançando uma versão beta aberta por precaução, já que existe uma grande quantidade de conteúdo existente no FFXIV. Se não encontrarmos nenhum problema crítico, planejamos fazer a transição direto para o serviço oficial”.

Matsuzawa: “Se você está iniciando no FFXIV do zero, a versão gratuita de teste também estará disponível durante o beta aberto no PS5, você pode jogar A Realm Reborn e o primeiro pacote de expansão, Heavensward, até o nível 60. Não se preocupe, seus personagens, progresso e todo o resto serão transferidos para a versão completa.

A versão completa para o PlayStation 5 estará disponível após a conclusão do beta aberto, então, encorajamos os novos jogadores que baixarem a versão gratuita a considerar a mudança para a versão completa do produto”.

Aproveite o Eorzea em 4k

A versão PS5 fará com que o FFXIV pareça melhor do que nunca, com novas opções de exibição e FPS melhorado. Aqui estão alguns dos detalhes:

Matsuzawa: “Ofereceremos três opções de resoluções na versão PS5: 4K (2160p) / WQHD (1440p) / Full HD (1080p), que serão escaladas para se adequar à sua TV.

Eu não gostaria de fazer generalizações abrangentes, já que existem tantos tipos diferentes de conteúdo em FFXIV, mas em geral, WQHD (1440p) e Full HD (1080p) devem rodar em torno de 60 FPS durante o jogo normal, e até mesmo em 4K (2160p) você deve ver taxas de quadros em torno de 40 FPS, significativamente mais altas do que a versão para PS4.

Claro, há casos em que você tem algumas dezenas (ou até centenas!) de jogadores reunidos em certas áreas, o que sobrecarrega a renderização, mas mesmo assim acredito que ainda se pode atingir cerca de 30 FPS estáveis”.

Uma interface nítida e limpa

Além de novas opções de resolução, também atualizamos os menus do jogo e a interface de usuário, para que seu inventário, baú de arsenal e barras de ação também fiquem impressionantes!

Matsuzawa: “A interface de Final Fantasy XIV foi originalmente projetada para uma tela de 720p, então trabalhamos para atualizar essas imagens originais para a versão PS5. Naturalmente, passar por cada item, equipamento e ícone de habilidade manualmente teria sido impossível de conseguir em um curto período de tempo, então incorporamos alguns truques para encontrar maneiras mais eficientes, por exemplo: utilizamos ferramentas de inteligência artificial para aumentar a resolução e ajustamos de forma manual qualquer parte dos ícones que precisassem de ajuste.

Além dos elementos da UI, coisas como a fonte também têm uma resolução mais alta, então, de modo geral, esses elementos parecerão muito mais suaves”.

Chegue aonde você quer, mais rápido

Tenho certeza de que essa é uma atualização que muitos jogadores estão esperando! Utilizar o SSD do PS5 vai permitir que você se teletransporte entre as áreas muito mais rápido.

Matsuzawa: “Tenho certeza de que se você assistir ao nosso trailer do PS5 (role um pouco para cima para assistir novamente!), vai perceber que os tempos de carregamento agora são mais rápidos durante o login e viajar entre áreas usando o teletransporte!

Na verdade, fizemos algumas revisões de código nos processos de login e afins, então, para ser honesto, a velocidade na versão PS4 também melhorou um pouco”.

Tornando a experiência com o controle no MMO ainda melhor

O FFXIV tem suporte total para o controle desde que lançamos, e não vamos parar por aí! Adicionamos alguns recursos para tornar o jogo com o novo controle DualSense uma experiência ainda melhor do que antes.

Matsuzawa: “Estávamos trabalhando muito para conseguir isso, e conseguimos implementar alguns recursos para o controle DualSense.

Primeiro, implementamos resposta tátil para uma série de ações para aprofundar ainda mais a imersão de nossos jogadores: isso inclui [introdução de resposta exclusiva para coisas como] os passos de várias montarias, ações para Discípulos da Terra e da Mão e muito mais. No que se trata de conteúdo de batalha, nós deliberadamente mantivemos a resposta no mínimo, por exemplo, quando um jogador usa um Limit Break, já que não queríamos interferir na concentração dos jogadores durante uma luta. Gostaríamos muito de ouvir o feedback dos jogadores sobre isso, assim poderemos levar isso em consideração ao fazermos ajustes futuros.

Quando se trata de gatilhos adaptáveis, não existem muitas áreas nos sistemas do jogo às quais esse recurso se aplica, mas o integramos a um conteúdo de menor escala onde poderíamos, como missões em que você entra em um modo do tipo FPS para completar certos objetivos”.

Uma experiência de áudio imersiva

Falamos muito sobre recursos visuais até agora, mas não vamos esquecer o incrível trabalho da equipe de áudio do FFXIV! A equipe também trouxe alguns recursos adicionais usando áudio 3D.

Matsuzawa: “Estamos usando saída de áudio 3D para a versão para PS5 do FFXIV. Desde o nosso lançamento inicial, os sons ambientes em FFXIV foram atribuídos a diferentes parâmetros, como faixa audível, mas com a implementação do recurso de áudio 3D no PS5, essas configurações podem ser totalmente aproveitadas.

Por exemplo, sempre que você mudar a posição da câmera, a localização do som ambiente ao redor mudará de acordo, trazendo uma experiência mais imersiva. Eu recomendo experimentar com fones de ouvido que suportam áudio 3D”.

Ainda mais para esperar

A versão beta aberta PS5 está trazendo muito em termos de atualizações, mas não vamos parar por aí, a equipe está procurando adicionar ainda mais no futuro!

Matsuzawa: “Estamos pensando em atualizar as texturas do jogo nas fases e estamos começando os preparativos para essa atualização. 

No entanto, precisamos ter em mente que outras plataformas, incluindo a versão PlayStation 4, ainda estão em serviço. Uma vez que FFXIV é um MMO, precisamos colocar alguma ênfase em sermos capazes de renderizar simultaneamente os personagens dos jogadores e seus equipamentos, ao mesmo tempo em que garantimos que tudo funcione perfeitamente. Precisamos ter cuidado ao planejar atualizações importantes como essa, começar com testes e verificar se tudo funciona bem. 

Além disso, os objetos que criamos há quase dez anos não levaram em consideração a possibilidade de serem exibidos nas altas resoluções disponíveis de hoje, então temos que pensar em como revisar uma quantidade enorme de ativos de forma eficiente.

Como mencionamos anteriormente, planejamos trazer mais atualizações pouco a pouco, começando com vários elementos gráficos, como texturas. Também estamos pensando em adicionar troféus ao FFXIV em uma base regular, visto que o sistema de troféus agora é mais flexível a esse respeito.

Tudo está em andamento, mas agradecemos sua paciência para futuras atualizações!”


Esperamos que você também esteja muito animado com todos esses recursos que vêm com a versão para PS5. A melhor parte é que você pode mergulhar agora! 

O lançamento do Pacote 5.5 de amanhã também marca o início do beta aberto, e todos os usuários atuais do PS4 podem atualizar para a versão PS5 sem custo adicional. Se você é novo em FFXIV, a versão gratuita está disponível para download para o PS5, então você pode testar todos esses novos recursos enquanto experimenta o jogo.

Por enquanto é isso, e esperamos que você goste do Pacote 5.5 e da versão para PS5. Nos vemos no jogo!

Os comentários estão fechados.

1 Comentário


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields