PS5: o FAQ definitivo

46 0
PS5: o FAQ definitivo

Tudo o que você quer saber sobre o PlayStation 5 em um só lugar 

Olá! Chegou a hora de compartilhar os detalhes sobre o hardware do PlayStation 5, o controle sem fio DualSense, os recursos do sistema, os detalhes do software e muito, muito, muito mais.

Esta lista de perguntas frequentes ainda está em andamento, e nós continuaremos a buscar perguntas e atualizar as informações enquanto nos preparamos para o lançamento, que acontecerá ainda este mês. 

Caso você tenha mais alguma dúvida, deixe-a nos comentários aí embaixo. Por ora, aproveite!


O Hardware do Console


Qual é a data de lançamento do PlayStation 5 e quanto ele vai custar? 

O PlayStation 5 será lançado no Brasil no dia 19 de novembro de 2020, com preço de venda sugerido de R$ 4699,00. Já a Edição Digital tem o preço de venda sugerido de R$ 4199,00.

Qual é a diferença entre os consoles PS5 e PS5 Edição Digital?

A única diferença entre os consoles PS5 e PS5 Edição Digital é o leitor de discos Blu-ray™ Ultra HD, presente no console PS5. O console PS5 Edição Digital não possui um leitor de discos.

O console PS5 possui um leitor de discos Blu-ray Ultra HD que permitirá que você insira discos Blu-ray de jogos do PS5 e PS4, além de reproduzir vídeos de discos Blu-ray 4K Ultra HD, discos Blu-ray padrão e DVDs. 

O console PS5 Edição Digital não possui um leitor de discos Blu-ray Ultra HD. Os donos de um console PS5 Edição Digital poderão comprar jogos de PS5 e PS4 pela PlayStation Store ou acessá-los pelo PlayStation Plus e PlayStation Now (uma assinatura paga vigente é necessária para cada serviço e é vendida separadamente). 

E mais de 99% dos mais de 4.000 jogos do PS4 podem ser jogados tanto no console PS5 como no PS5 Edição Digital, mas, no PS5 Edição Digital, eles deverão ser baixados pela PlayStation Store, enquanto que o modelo de PS5 com o leitor de discos Blu-ray também suportará os discos Blu-Ray de PS4.

Você pode saber mais sobre como jogar os títulos do PS4 nos consoles PS5 aqui.

Observação: discos Blu-ray não podem ser usados no console PS5 Edição Digital. Se você possui discos Blu-ray do PS4, não poderá usá-los no console PS5 Edição Digital.

Existe alguma diferença de desempenho entre os consoles PS5 e PS5 Edição Digital?

Não. O desempenho dos consoles é idêntico, com exceção da presença de um leitor de discos.

Quais são as dimensões físicas dos consoles PS5 e PS5 Edição Digital? Quanto eles pesam?

O console PS5 tem aproximadamente 390 mm x 104 mm x 260 mm (largura x altura x profundidade), excluindo a base, e pesa cerca de 4,5 kg. 

O console PS5 Edição Digital tem aproximadamente 390 mm x 92 mm x 260 mm (largura x altura x profundidade) e pesa cerca de 3,9 kg. 

Posso usar ambos os modelos do console PS5, tanto na horizontal quanto na vertical?

Sim, ambos os modelos do PS5 vêm com uma base que permitirá que os usuários ajustem o console na posição vertical ou horizontal. Assista ao nosso vídeo de desmontagem do PS5 para ver como funciona. 

O PS5 estará disponível em outras cores?

Não haverá outras cores ou designs disponíveis para nenhum dos modelos do console PS5 em seu lançamento.

Quais portas de entrada/saída e recursos de conectividade o PS5 suporta?

Entrada/Saída
Parte frontal do console
Porta USB Type-C® (Super-Speed USB 10 Gbps)
Porta USB Type-A (Hi-Speed USB)
 
Entrada/Saída
Parte traseira do console
2 portas USB Type-A (Super-Speed USB 10 Gbps)
ConectividadeEthernet (10BASE-T, 100BASE-TX, 1000BASE-T)
Wi-fi: IEEE 802.11 a/b/g/n/ac/ax

O console PS5 usa uma “fonte de alimentação” externa?

Não, o console PS5 foi desenvolvido com uma fonte de alimentação interna.

O que estará incluso na caixa do PS5 no lançamento?

Seja qual for o modelo escolhido, você vai obter:

  • O console PS5 ou o console PS5 Edição Digital
  • Um controle sem fio DualSense(tm)
  • Cabo USB Type-C e Type-A para carregar o controle sem fio DualSense
  • Cabo HDMI (compatível com Ultra High Speed definido pelo HDMI v2.1)
  • Cabo de alimentação CA
  • Base que permite que você mantenha o console na vertical ou horizontal
  • Guias de início rápido e segurança.

Além disso, ambos os modelos do PS5 vêm com um jogo gratuito pré-instalado. Astro’s Playroom é um novo jogo de plataforma que permite aos jogadores do PS5 explorar quatro mundos, cada um com um gameplay inovador que usa os novos e versáteis recursos do controle sem fio DualSense. 

O SSD de altíssima velocidade

O que tem de especial no SSD do PS5?

Os desenvolvedores poderão transmitir recursos para os jogos do PS5 com uma velocidade ultrarrápida para que os jogos entreguem uma experiência ininterrupta e dinâmica, com viagens quase instantâneas pelos mundos amplos dos jogos. Essa velocidade melhorada permitirá aos desenvolvedores criarem mundos maiores e mais ricos sem as limitações tradicionais, como o tempo de carregamento, além de permitir que os jogadores passem mais tempo jogando do que esperando.

Leia o que alguns desenvolvedores dizem sobre o SSD de altíssima velocidade do PS5 neste artigo

Qual é a diferença entre o SSD de altíssima velocidade do PS5 e os outros SSDs?

A largura de banda de leitura de 5,5 GB/s (bruta) do SSD de altíssima velocidade do PS5 é de última geração, graças ao design avançado e altamente personalizado e a E/S integrada, incluindo um descompressor projetado especialmente para ele (saiba mais aqui). Nós o desenvolvemos com o objetivo específico de reduzir os tempos de carregamento e maximizar a capacidade dos desenvolvedores para acessar os dados de jogo com altíssimas velocidades. 

Acreditamos que ele representa um verdadeiro salto de geração no acesso a dados, que permitirá que os desenvolvedores de jogos criem experiências melhores, mais ricas e mais diretas, como nunca antes.

O console PS5 melhora minha capacidade para baixar e armazenar jogos? 

Semelhantes aos do PS4, os jogos do PS5 oferecem um recurso chamado “Preferência de instalação”, que permite aos jogadores escolher qual parte do jogo será instalada primeiro. Assim, os jogadores poderão priorizar o acesso a um modo ou recurso em particular. Um exemplo disso seria priorizar a instalação do componente para um jogador ou multiplayer de um jogo. 

Nos jogos do PS5, com essa preferência de instalação, os jogadores também conseguirão remover modos específicos ou conteúdo que não querem mais para liberar espaço de armazenamento. São os desenvolvedores que determinarão o nível de suporte oferecido para esse recurso, mas a meta é tornar o armazenamento mais flexível. 

Baixar e aplicar atualizações de um jogo no console PS5 deverá ser mais rápido do que no console PS4 de um modo geral, já que o tamanho dos dados das atualizações e patches será gerenciado de forma mais eficaz.  

Além disso, um recurso no PlayStation App atualizado para dispositivos móveis permitirá que os jogadores gerenciem remotamente o armazenamento do console PS5 caso fiquem sem espaço ao adicionarem um jogo à lista de downloads do console via aplicativo.  

Posso armazenar ou jogar os títulos do PS5 com uma unidade USB?

Não, jogadores não podem transferir os jogos do PS5 para uma unidade USB. Os títulos do PS5 devem ficar no SSD de altíssima velocidade interno do console para serem jogados. Estão em andamento os planos para permitir que os jogadores, em uma atualização futura, possam armazenar (mas não jogar) os títulos do PS5 em uma unidade USB.

Porém, você pode armazenar e jogar os títulos do PS4 com uma unidade USB compatível conectada ao console PS5. Para saber mais, continue lendo.

Posso expandir o armazenamento do SSD de altíssima velocidade do PS5?

O console PS5 possui uma porta de expansão que, no futuro, permitirá aos jogadores adicionar um SSD M.2 que poderá ser usado para instalar e jogar os títulos do PS5.

Esse recurso de aumento de armazenamento usando o SSD M.2 será inserido no console PS5 após o lançamento, como parte de uma atualização do software do sistema. Vamos dar mais detalhes futuramente, incluindo qual tipo de unidade de armazenamento SSD M.2 será compatível com o console PS5.

Já no primeiro dia de uso do console, você poderá conectar uma unidade USB compatível e usá-la para armazenar e jogar seus títulos do PS4. Você poderá jogar os títulos do PS4 enquanto eles continuam armazenados no dispositivo externo. Os títulos do PS5 precisam estar dentro do SSD interno do console PS5 para você poder jogá-los.

O que é uma unidade SSD M.2? 

Unidades SSD M.2 são mídias SSD de alta velocidade que podem ser usadas para aumentar a capacidade de armazenamento em dispositivos que as suportem. Ambos os modelos do console PS5 suportarão o aumento de armazenamento via SSD M.2 com uma atualização do software do sistema que ocorrerá após o lançamento. 

Vou precisar de uma unidade SSD M.2 de um tipo ou velocidade específica para o meu PS5?

Sim, um nível mínimo de desempenho para a unidade SSD M.2 será necessário, e vamos dar mais detalhes sobre isso futuramente. 

Devo comprar uma unidade SSD M.2 para o meu PS5 no lançamento?

Não. No momento, recomendamos que você não compre uma unidade SSD M.2 com a intenção de usá-la no console PS5. Vamos dar mais detalhes sobre as unidades recomendadas futuramente. A funcionalidade de armazenamento via SSD M.2 chegará ao PS5 após o lançamento, em uma futura atualização do software do sistema. 

Áudio em 3D 

O que é a Tempest 3D AudioTech?

Tempest 3D (sem A) AudioTech é o mecanismo próprio do PS5 para áudio em 3D. Ele produzirá áudio de alta qualidade e permitirá que os jogos ofereçam uma sensação de imersão muito maior com a implementação personalizada do áudio em 3D em headsets compatíveis com o PS5.

Como o áudio em 3D do PS5 melhora a jogabilidade?

Os jogos usarão a capacidade avançada de áudio em 3D do PS5 de formas diferentes, com base nos objetivos da equipe de desenvolvimento. Entre outros recursos avançados de áudio, o áudio em 3D do PS5 suporta o posicionamento altamente preciso de som. 

Exemplos disso são ouvir uma flecha passando perto da cabeça do jogador, ou escutar passos em um outro recinto e descobrir a localização do inimigo.

Todos os jogos do PS5 se beneficiarão do áudio em 3D? 

Sim. Até mesmo áudio simples baseado em canais terá uma dimensionalidade adicional graças à Tempest 3D AudioTech do PS5. Os efeitos exatos do áudio em 3D podem variar de um título para outro, e a otimização dos desenvolvedores oferecerá a melhor experiência.

De uma forma geral, os recursos de processamento de áudio do console PS5 são muito mais avançados do que os do PS4, então os desenvolvedores de jogos para PS5 terão ferramentas novas e poderosas para criar um excelente áudio dentro do jogo. 

Quais tipos de headsets eu posso usar para aproveitar o áudio em 3D?

O headset sem fio PULSE 3D foi desenvolvido para aproveitar ao máximo o áudio em 3D do PS5. Com um design refinado, dois microfones com cancelamento de ruído e uma série de controles de fácil acesso, o headset sem fio PULSE 3D oferece uma experiência perfeita.

Os jogadores também poderão ouvir o áudio em 3D do console PS5 usando um headset compatível que talvez você já possua, seja pela conexão USB do console ou inserindo um headset analógico no conector de headset de 3,5 mm do controle sem fio DualSense.

O áudio em 3D está disponível nos alto-falantes da TV?

O som surround virtual para alto-falantes de TV não estará disponível no lançamento do PS5, mas está planejado para uma atualização futura. 

Como posso ter a melhor experiência de áudio em 3D no PS5? 

Usar um headset estéreo compatível com o PS5 oferecerá a melhor experiência de áudio em 3D devido à capacidade de enviar áudio separadamente para cada ouvido. Além disso, como os ouvidos de cada pessoa são diferentes, o PS5 oferece um conjunto de perfis integrados que ajudarão os jogadores a escolherem o melhor som para eles.

GPU, CPU e RAM

Quais são as especificações da CPU e GPU da AMD?

CPUx86-64-AMD Ryzen™ “Zen 2”
8 Cores / 16 Threads
Frequência variável de até 3.5 GHz
GPUMotor gráfico baseado em AMD Radeon™ RDNA 2
Aceleração de Ray Tracing
Frequência variável de até 2.23 GHz (10.3 TFLOPS)
Memória de SistemaGDDR6 16GB
Largura de banda de 448GB/s

O que exatamente é o ray tracing e como ele pode deixar os jogos de PS5 com uma aparência melhor?

O ray tracing com aceleração baseada em hardware está integrado na unidade de processamento gráfico (GPU) do console PS5 e os desenvolvedores têm várias formas de usar essas capacidades. 

Em resumo, o ray tracing nos gráficos simula a forma como a luz interage com objetos e superfícies para criar mais detalhes visuais no jogo. Os desenvolvedores de jogos de PS5 podem tirar vantagem do ray tracing para criar efeitos de água, vidro, refração de luz, sombras e superfícies, tornando-os mais realistas ou notáveis, dependendo dos objetivos que querem alcançar em seus jogos. 

Benefícios mais amplos, como modelos unificados de iluminação e outros efeitos avançados também são possíveis, dependendo do que os desenvolvedores desejam para seus títulos de PS5.

Informações Adicionais

Quais são os botões presentes no PS5?

O console PS5 possui um botão de alimentação e um botão de ejeção para discos Blu-ray. O console PS5 Edição Digital possui somente um botão de alimentação.

O quanto será barulhento o console PS5 quando eu estiver jogando?

Nossa meta para o PS5 é que ele seja mais silencioso que o console PS4. Isso acontece por conta das mudanças na distribuição de alimentação e nos sistemas de resfriamento, assim como o trabalho de engenharia personalizada que inclui um dissipador de calor e um material de interface térmica à base de metal líquido. 

Você pode observar de perto o sistema de resfriamento do console PS5 em nosso vídeo da desmontagem do PS5

O console PS5 possui a funcionalidade do modo de repouso? Quais funções são possíveis durante o modo de repouso?

Sim. Quando o sistema inicia o modo de repouso, a tela se apaga, o indicador de status muda para a cor laranja e o console PS5 entra em um estado de baixo consumo de energia. Você pode configurar o sistema para realizar ações como baixar arquivos ou carregar o controle sem fio DualSense em uma porta USB enquanto estiver no modo de repouso.

O modo de repouso já vem ativado de fábrica nos consoles PS5.  

Quais são as melhores práticas ao instalar meu console PS5 em casa? 

Para manter uma boa ventilação, siga as seguintes instruções: 

  • Coloque o console a pelo menos 10 cm da parede. 
  • Não o coloque em um carpete ou tapete com fibras longas. 
  • Não o coloque em um espaço pequeno ou apertado. 
  • Não o cubra com panos. 
  • Não permita que a poeira se acumule nas saídas de ar. Use um utensílio de limpeza como um aspirador para remover a poeira acumulada. 

O PS5 necessita de uma TV 4K? Quais as resoluções suportadas?

Não, o console PS5 não necessita de uma TV 4K. As resoluções suportadas são 720p, 1080i, 1080p e 2160p. O PS5 pode reproduzir resoluções de até 2160p (4K UHD) quando conectado a uma tela 4K. 

O PS5 pode ser conectado a telas 8K no lançamento e, após uma atualização do software do sistema, será possível exibir resoluções de até 8K quando o conteúdo estiver disponível em aplicações que o suportem.

O console PS5 tem suporte ao HDR?

Sim, o console PS5 terá suporte à especificação HDR10.

Eu posso conectar meu console PS5 ao meu sistema de som surround ou sound bar? 

Sim, jogadores podem usar a porta HDMI OUT (saída HDMI) do console PS5 para conectá-lo à sua TV ou sistema de som.

Quais formatos de saída de áudio o console PS5 suporta?

O console PS5 suporta os seguintes formatos de áudio:

・Dolby Digital (máx. de 5.1 canais)

・Dolby Digital Plus (máx. de 7.1 canais)

・Dolby TrueHD (máx. de 7.1 canais)

・DTS (máx. de 5.1 canais)

・DTS-HD High Resolution Audio (máx. de 7.1 canais)

・DTS-HD Master Audio (máx. de 7.1 canais)

・AAC (máx. de 5.1 canais)

・PCM Linear (máx. de 7.1 canais)

·   Dolby ATMOS e DTS:X disponíveis para vídeos de discos Blu-ray e Blu-ray Ultra HD (quando conectado a um dispositivo suportado)

Qual o tipo de cabo HDMI que devo usar para conectar o PS5 à minha TV ou ao meu receptor?

É recomendado o uso do cabo HDMI incluso com o console, mas, no geral, use um cabo HDMI de alta velocidade que suporte HDMI 2.1. 

O console PS5 suportará 4K nos modos 120Hz?

Sim, o console PS5 suporta a especificação HDMI 2.1. O HDMI 2.1 suporta 4K 120Hz, mas TVs 4K compatíveis com HDMI 2.1 ainda não chegaram totalmente ao mercado. A Sony Interactive Entertainment está trabalhando com empresas de TV para encontrar e solucionar problemas durante esse período de transição, mas, no momento, os jogadores poderão ter alguns problemas com 4K 120Hz.

O PS5 oferece suporte para VRR?

O hardware do PS5 oferece suporte para Variable Refresh Rate (VRR) através do HDMI 2.1. Após uma atualização futura de sistema, jogadores PS5 poderão usar o VRR de televisões compatíveis ao jogar qualquer game que possua suporte.


O Controle Sem Fio DualSense


Quais são as diferenças entre o controle sem fio DualSense e o controle sem fio DualShock(r)4?  

O controle sem fio DualSense melhora a forma como os jogadores interagem com os jogos. Isso se dá graças às várias funcionalidades imersivas de próxima geração que incluem a tecnologia de resposta tátil e os gatilhos adaptáveis. 

Tanto a resposta tátil como os gatilhos adaptáveis foram desenvolvidos para criar poderosas sensações táteis que aprofundarão a imersão do jogador e aumentarão a interatividade nos jogos. 

Saiba mais sobre o controle sem fio DualSense aqui.

Quais são as dimensões físicas e o peso do controle sem fio DualSense? 

As medidas do controle sem fio DualSense são de aproximadamente 160 mm x 66 mm x 106 mm (largura x altura x profundidade), excluindo a maior projeção. Ele pesa aproximadamente 280 g. 

Como funciona a tecnologia da resposta tátil do controle sem fio DualSense? 

A resposta tátil de próxima geração substitui a funcionalidade tradicional de “vibração” por atuadores duplos, oferecendo uma gama maior de sensações físicas fortes e imersivas. Esperamos que os desenvolvedores de jogos encontrem várias formas interessantes de usarem as capacidades táteis únicas do controle sem fio DualSense, aumentando assim a imersão dos jogadores em vários tipos de gameplay e muito mais.

Caso prefiram, os jogadores poderão reduzir ou desabilitar esse efeito. 

Como a intensidade da resposta tátil no controle sem fio DualSense se compara à funcionalidade de “vibração” do controle sem fio DualShock 4?

No caso da tecnologia tradicional de “vibração”, dois pequenos motores giram para criar uma sensação de vibrar ou tremer e aumentar a imersão.

A tecnologia tátil de próxima geração do controle sem fio DualSense usa atuadores duplos no lugar dos motores, que criam sensações táteis maiores, mais rápidas e precisas. Esses efeitos táteis podem produzir uma maior gama de sensações físicas, desde um gentil pulsar em uma parte específica do controle, até efeitos físicos mais intensos.

Ao jogar os títulos de PS4 no console PS5, os efeitos táteis do controle sem fio DualSense simularão os efeitos de “vibração” do controle sem fio DualShock 4. Jogadores interessados em desfrutar dos efeitos originais de “vibração” dos títulos do PS4 podem usar um controle sem fio DualShock 4 para jogar os títulos do PS4 no console PS5. 

Para ter a melhor experiência com PS VR no PS5, recomendamos usar um controle sem fio DualShock 4. Jogos específicos podem exigir controles de movimento PlayStation Move ou serem compatíveis com o controle PlayStation VR Aim.

Jogadores precisarão de um controle sem fio DualSense para jogar os títulos de PS5.

Quais são os exemplos de uso da resposta tátil do controle sem fio DualSense dentro dos jogos? 

Exemplos incluem o choque de metal em Demon’s Souls ou a sensação da textura das superfícies que Astro percorre em Astro’s Playroom. Você pode ler vários outros exemplos aqui, diretamente dos desenvolvedores de jogos do PS5.  

Como os gatilhos adaptáveis funcionam? 

Os novos gatilhos adaptáveis, incorporados nos botões L2 e R2, podem criar poderosos efeitos de gatilho em tempo real que simulam suas ações dentro do jogo. Por exemplo, um jogador pode puxar a corda de um arco dentro do jogo e sentir a resistência quanto mais puxá-la. Ou pode apertar o freio em um jogo de corrida e sentir a resistência enquanto vira em uma curva fechada. Você pode ler outros exemplos aqui diretamente dos desenvolvedores de jogos de PS5.  

Os desenvolvedores poderão programar a resistência de cada gatilho de forma independente, então esperaremos várias implementações criativas após o lançamento do console PS5! 

Caso prefiram, os jogadores poderão reduzir ou desabilitar os efeitos de gatilho. Caso um jogo não use essa funcionalidade, os botões L2 e R2 se comportarão de forma similar aos botões do controle sem fio DualShock 4.

O controle sem fio DualSense possui alto-falantes embutidos? 

Graças a uma frequência de amostragem maior e melhorias acústicas, os alto-falantes integrados do controle sem fio DualSense produzem sons mais claros que o controle sem fio DualShock 4. 

Ao longo dos anos, os desenvolvedores de jogos usaram os alto-falantes do controle sem fio DualShock 4 para incrementar a imersão de formas criativas, e estamos ansiosos para vê-los seguir essa tradição com o controle sem fio DualSense.

O controle sem fio DualSense possui um microfone embutido?

Sim, o controle sem fio DualSense possui um microfone integrado com cancelamento de eco, que permitirá aos jogadores conversar rapidamente com os amigos sem o uso de um headset, ideal para bate-papos rápidos com quem você conhece. Mas se você está planejando ter uma conversa de longa duração, o ideal seria ter um headset à mão.

O botão de desativar o som na parte frontal do controle sem fio DualSense permitirá que os usuários ativem e desativem o microfone. Um pressionar rápido do botão ativará e desativará o mic do controle, assim como o de headsets conectados por fio ou cabo USB, enquanto que um pressionar longo desativará o mic, assim como todas as saídas de áudio do PS5 conectadas à TV, alto-falantes ou headsets. 

O controle sem fio DualSense possui um conector de headset?

Sim, o controle sem fio DualSense possui um conector de headset integrado que permitirá que os jogadores conectem um headset, fones de ouvido ou qualquer dispositivo compatível de áudio, como acontecia no PS4. Os jogadores também podem conectar um headset com fio e conversar com seus amigos em jogos multiplayer online. 

O console PS5 ou o controle sem fio DualSense suporta ditado? 

Sim, os jogadores poderão usar a funcionalidade de ditado para digitar mensagens ou escrever frases de busca usando tanto o mic do controle sem fio DualSense como o do headset. No lançamento, os idiomas suportados incluem japonês, inglês americano, inglês britânico, espanhol, espanhol da América Latina, francês, francês canadense, italiano e alemão.

O controle sem fio DualSense possui a funcionalidade de controle de movimento? 

Sim, o controle possui um sistema de sensor integrado de movimento em seis eixos (um giroscópio e um acelerômetro, cada um com três eixos). 

O touch pad do controle sem fio DualSense possui novas capacidades?

Agora o touchpad é ligeiramente maior e mais fácil de ser alcançado pelos jogadores. O touchpad também possui uma barra de luz que indica o status do controle e exibe várias cores para comunicar os status do jogo, similar ao que você deve ter vivenciado com o controle sem fio DualShock 4.

O controle sem fio DualSense possui um botão “Share”?

Sim, o botão Create foi formulado para superar o sucesso do nosso primeiro botão, o Share. Com o botão Create, estamos novamente dando o poder aos jogadores de criar conteúdos de jogo e compartilharem com o mundo ou curtirem por conta própria.

Assista nosso vídeo da experiência do usuário do PS5 e aprenda mais sobre o funcionamento do botão Create. 

O controle sem fio DualSense possui uma barra de luz? 

Sim, o controle sem fio DualSense possui barras de luz voltadas na direção do jogador. Para títulos de PS4 que necessitam que a barra de luz seja projetada para a frente e que são jogáveis no console PS5, será necessário o uso de um controle sem fio DualShock 4. Para ter a melhor experiência com PS VR no PS5, recomendamos usar um controle sem fio DualShock 4. Jogos específicos podem exigir controles de movimento PlayStation Move ou serem compatíveis com o controle PlayStation VR Aim.

As barras de luz do controle sem fio DualSense ficam localizadas nos lados direito e esquerdo do touchpad e podem exibir várias cores para comunicar os status do jogo, similar ao que você deve ter vivenciado com o controle sem fio DualShock 4.

Abaixo do touch pad, o indicador de jogador comunicará qual jogador você é. Isso é útil quando você joga localmente com outras pessoas.

O controle sem fio DualSense terá melhor latência de entrada comparado ao controle DualShock 4?

A latência de entrada foi otimizada no controle sem fio DualSense em comparação ao controle sem fio DualShock 4. 

O controle DualSense terá suporte para alguma opção de acessibilidade? 

Sim, os jogadores de PS5 poderão reduzir ou desativar a força do feedback tátil e dos gatilhos adaptáveis. Os jogadores também podem remapear os botões do controle. Além disso, o microfone integrado do controle sem fio DualSense possibilita recursos de ditado, facilitando para os jogadores a busca de conteúdo por meio da voz deles.

Para saber mais sobre outros recursos de acessibilidade disponíveis para o console PS5, leia abaixo.

Como eu carrego o controle sem fio DualSense?

O controle sem fio DualSense pode ser carregado utilizando a porta USB Type-C®, que os jogadores podem conectar ao seu console PS5 (ou qualquer dispositivo de carga compatível) usando o cabo USB incluso. 

Quanto tempo dura uma carga completa do controle DualSense? Quanto tempo demora para recarregá-lo? 

Na maioria das situações, espera-se que o tempo de bateria seja semelhante ao do controle sem fio DualShock 4. O tempo de recarga quando conectado ao console PS5 ou à Base de Carregamento DualSense é estimado em cerca de três horas. 

Quantos controles DualSense podem ser conectados ao console PS5 de uma só vez? 

Até quatro controles DualSense podem ser conectados ao console PS5 ao mesmo tempo. Quando estiver jogando com múltiplos jogadores localmente, o indicador de jogador do controle sem fio DualSense (localizado logo abaixo do touch pad) comunicará qual jogador você é.

Posso conectar o controle sem fio DualSense ao meu console PS5 via cabo USB e jogar num modo “com fio”?

Sim, o controle DualSense funciona em modo sem fio utilizando Bluetooth 5.1 ou em modo “com fio” conectando-o diretamente ao console PS5 com o cabo USB incluso. 

O controle sem fio DualSense é vendido na cor preta (ou em qualquer outra cor)? 

No futuro, outras cores estarão disponíveis. Mas não há novidades para anunciar neste momento.

Posso usar meu controle sem fio DualSense com meu console PS4? 

O controle sem fio DualSense não é compatível com o console PS4.

Posso usar meu controle sem fio DualShock 4 já existente com o meu console PS5? 

Para jogos do PS4 jogados no console PS5, os jogadores podem usar tanto o controle sem fio DualShock 4 quanto o controle sem fio DualSense. 

Jogos para PS5 exigirão o uso do controle sem fio DualSense, pois foram projetados para aproveitar os novos recursos imersivos dele. 

Para ter a melhor experiência com PS VR no console PS5, recomendamos usar um controle sem fio DualShock 4. Jogos específicos podem exigir controles de movimento PlayStation Move ou serem compatíveis com o controle PlayStation VR Aim. A nova câmera HD para PS5 não é compatível com PS VR. 

Jogos de PS VR também exigirão o uso da PS Camera (PS4) e do adaptador da PS Camera. Clique aqui para ver mais informações. 

Posso usar o controle sem fio DualSense com meu PC? 

Uso remoto no PC suporta o controle sem fio DualSense por meio de uma conexão com cabo USB.  

Posso usar controles de terceiros, como o SCUF Vantage ou Astro C40 TR, com o PS5?

Controles “especiais” existentes, que foram projetados e licenciados para o console PS4, como volantes e controles arcade, funcionarão no console PS5 se o jogo de PS5 ou PS4 suportá-los.

Controles de PS4 licenciados com um fator forma de gamepad padrão, como o SCUF Vantage e o Astro C40 TR, funcionarão com os jogos de PS4 jogados no console PS5. Eles não são suportados para jogar jogos de PS5.

Como eu faço o emparelhamento de um controle sem fio DualSense com um console PS5?

Emparelhar é simples: apenas conecte o controle sem fio DualSense no console PS5 usando o cabo USB incluso e ligue o controle pressionando o botão PS.

Quais headsets são compatíveis com o conector de headset do controle sem fio DualSense? 

Headsets que puderem ser conectados pelo conector de headset são suportados.


Games


Jogos de PS5 

Quais jogos estarão disponíveis para compra no dia do lançamento do PS5?

Confira abaixo a lista mais recente dos títulos que, no momento, estão programados para o resto de 2020. Essa lista é um trabalho em andamento e está sujeita a alterações. Estes títulos estarão disponíveis em 12 de novembro ou 19 de novembro, dependendo da região.

Jogos da SIE Worldwide Studios: Dia do Lançamento

  • Astro’s Playroom (Japan Studio) (pré-instalado no PS5)
  • Demon’s Souls (SIE Worldwide Studios, Bluepoint Games)
  • Marvel’s Spider-Man: Miles Morales (Insomniac Games) 
  • Marvel’s Spider-Man Remasterizado (incluso com Marvel’s Spider-Man: Miles Morales Edição Ultimate) (Insomniac Games) 
  • Sackboy: Uma Grande Aventura (Sumo Digital) 

Jogos da SIE Worldwide Studios: Também em Desenvolvimento

Também confirmado que está em desenvolvimento pela Worldwide Studios: Destruction AllStars (Lucid Games), Returnal (Housemarque Games), Horizon: Forbidden West (Guerrilla), Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão (Insomniac Games), Gran Turismo 7 (Polyphony Digital) e o próximo jogo da série God of War (Santa Monica Studio).

Jogos de Terceiros: Dia do Lançamento

  • Assassin’s Creed Valhalla (Ubisoft)
  • Borderlands 3 (2K) 
  • Bugsnax (Young Horses) 
    • Observação: disponível no lançamento do PlayStation 5 para assinantes do PlayStation Plus sem custo adicional até 4 de janeiro de 2021.
  • Call of Duty: Black Ops Cold War (Activision) (13 de novembro)
  • Dead by Daylight (Behaviour Interactive)
  • Devil May Cry 5 Special Edition (Capcom)
  • Dirt 5 (Codemasters)
  • Fortnite (Epic Games)
  • Godfall (Gearbox Publishing)
  • Goonya Fighter (Mutan)
  • King Oddball (10Tons Ltd)
  • Maneater (Tripwire Interactive)
  • NBA 2K21 (2K)
  • No Man’s Sky (Hello Games)
  • Observer: System Redux (Bloober)
  • Overcooked! All You Can Eat (Team 17)
  • The Pathless (Annapurna Interactive)
  • Planet Coaster (Frontier)
  • Warhammer Chaosbane Slayer Edition (Nacon) (digital para todos os países exceto China e Japão. Começo de 2021 para o Japão)
  • Watch Dogs Legion (Ubisoft)
  • WRC 9 FIA World Rally Championship (Nacon) (digital para todos os países exceto China e Japão. Começo de 2021 para o Japão)

Quais outros jogos de PS5 estão em desenvolvimento?

Há diversos jogos que estão confirmadamente em desenvolvimento para o console PS5. São muitos jogos para listar todos aqui. Verifique sempre os sites PlayStation.Blog e PlayStation.com para saber de atualizações sobre lançamentos futuros. 

Existe diferença de performance se eu optar por instalar um jogo de PS5 usando um disco Blu-ray comparado a comprá-lo digitalmente e baixá-lo?

Não. Uma vez que o jogo é instalado no SSD de altíssima velocidade, a performance é idêntica, tenha você instalado o jogo via disco Blu-ray ou baixado via PlayStation Store. 

Posso suspender um jogo de PS5 e retomá-lo de onde parei? 

Assim como ocorre no console PS4, se você estiver executando um jogo e colocar seu console PS5 em modo de repouso ou iniciar um aplicativo de mídia, o jogo retomará de onde você parou quando quiser voltar a jogar.

Se você iniciar um segundo jogo de PS5 ou desligar completamente o console, o primeiro jogo que você estava jogando será fechado automaticamente e você não poderá retomá-lo do ponto em que parou de jogar. No entanto, graças ao SSD de altíssima velocidade do console PS5, você poderá recarregar rapidamente o seu jogo de PS5 instalado e voltar a jogar. 

Os jogos de PS5 são bloqueados por região?

Não.

Posso acessar minha coleção digital de jogos a partir de qualquer console PS5? Se sim, como? 

Os jogadores podem iniciar a sessão em qualquer console com a conta PlayStation e acessar o conteúdo deles enquanto estiverem logados. É fácil fazer isso usando o novo PlayStation App para dispositivos móveis, que permite que os jogadores acessem um console pelo aplicativo sem precisar inserir a senha na tela com um controle.

Minha lista de Troféus do PS5 ficará separada dos meus outros Troféus de PS? 

As listas de troféus combinam os troféus de PS3, PS Vita, PS4 e PS5, organizados cronologicamente na ordem dos que foram desbloqueados mais recentemente. 

Os troféus passaram recentemente por outras atualizações. Leia os novos detalhes aqui

Houve alguma mudança nos reembolsos de compras digitais? Elas serão diferentes se eu comprar um console PS5 Edição Digital? 

As políticas de reembolso e cancelamento da PlayStation Store permanecerão iguais. Para obter mais informações sobre as políticas de compras digitais no Brasil, visite: https://suporte.playstation.com/s/article/Como-Solicitar-um-Reembolso 

Jogando Jogos de PS4 no PS5

Posso jogar títulos de PS4 no console PS5?

Sim. Quando o console PlayStation 5 for lançado em novembro, mais de 99% dos mais de 4.000 jogos disponíveis para PS4 poderão ser jogados nele.

Saiba mais sobre jogar os jogos de PS4 no console PS5 aqui

Jogos do PS4 terão benefícios se forem jogados no console PS5?

Sim. Alguns jogos de PS4 seletos terão maior velocidade de carregamento quando jogados no console PS5, além de que ele utilizará o Game Boost, oferecendo taxas de quadros maiores ou mais estáveis. Alguns jogos com taxas de quadros desbloqueadas ou resolução dinâmica até 4K podem ficar mais fiéis. 

No console PS5, jogos de PS4 se beneficiam do Game Boost automaticamente; ele não precisa ser ativado ou desativado como o recurso Modo de Aprimoramento do PS4 Pro. Além disso, os jogos de PS4 também desfrutarão de alguns dos novos recursos de experiência do usuário do console PS5. 

Além de tudo, se um jogo de PS4 suportava aprimoramentos do PS4 Pro, como gráficos melhores, resoluções mais altas ou maior desempenho e taxas de quadros, eles estarão disponíveis na experiência de jogo no console PS5.

Saiba mais sobre jogar os jogos de PS4 no console PS5 aqui

O SSD de altíssima velocidade do console PS5 traz algum benefício ao jogar os títulos de PS4 ou PlayStation VR?

Jogos de PS4 e PlayStation VR carregarão mais rapidamente quando armazenados e jogados com o SSD interno do console PS5, mas não aproveitarão a capacidade completa de próxima geração do SSD.

Posso jogar os jogos de PS4 a partir de uma unidade USB?

Sim. Armazenar seus jogos do PS4 e jogá-los usando uma unidade USB é um jeito ótimo de acessar seus títulos do PS4 preferidos no PS5, além de possibilitar um acesso fácil aos jogos do PS4 sem a necessidade de usar o armazenamento interno do console PS5. Recomendamos fazer isso para economizar espaço no armazenamento interno do console para jogos de PS5, que não podem ser jogados com uma unidade de armazenamento estendido.

Os jogadores também poderão escolher uma preferência do sistema no console PS5 que, por padrão, instalará todos os jogos de PS4 (incluindo compras digitais da PlayStation Store e dados de jogos de discos Blu-ray) e atualizações futuras de jogos diretamente na unidade USB conectada. 

Observação: Nem todas as unidades USB funcionarão com o PS5. Uma unidade de armazenamento estendido não pode ser utilizada por meio de um hub USB, e duas ou mais unidades de armazenamento estendido não podem ser conectadas ao PS5 ao mesmo tempo. 

Há algum tipo específico de unidade USB que eu deveria usar para armazenar jogos de PS4 para jogar no meu console PS5?

Use uma unidade de armazenamento SuperSpeed USB (USB 3.0 ou superior) com no mínimo 250 GB e no máximo 8 TB de capacidade, formatada para exFAT (obs.: o console PS5 consegue formatar para exFAT uma unidade USB conectada compatível). Dispositivos com especificação mais rápida podem resultar em tempos de carregamento menores para jogos de PS4 armazenados na unidade.

Se eu comprei jogos digitais de PS4 na PlayStation Store, posso baixá-los no PS5?

Sim. Quando o console PlayStation 5 for lançado, mais de 99% dos mais de 4.000 jogos disponíveis para PS4 poderão ser jogados nele. Consulte este guia para obter mais informações. 

As demos ou versões betas do PS4 serão jogáveis no PS5?

A maioria das demos e dos betas antigos do PS4 não serão jogáveis no PS5. Contudo, no futuro, novas demos e betas serão jogáveis no PS5.

Os jogos possuem versões específicas para PS5 e PS4? 

Sim. Jogos de PS5 são feitos especialmente para aproveitar os benefícios específicos da nova geração de jogos de console, incluindo a resposta tátil e os gatilhos adaptáveis do controle sem fio DualSense, tempos de carregamento ultrarrápidos, imagens aprimoradas e áudio em 3D. 

Se eu tiver um jogo de PS4, posso atualizá-lo para a versão de PS5? 

Determinados jogos de PS4 podem ser atualizados para a versão digital do jogo em um console PS5. Ao usar um console PS5, você pode ter a opção de atualizar um jogo de PS4 de disco ou digital para a versão digital de PS5. Dependendo do jogo, essa atualização pode ocorrer sem custo adicional, pode exigir uma compra ou pode ficar disponível por tempo limitado. É necessário ter conexão à internet. Para mais informações, leia aqui.  

Por exemplo, a versão para PS4 de Marvel’s Spider-Man: Miles Morales e a versão para PS4 de Sackboy: Uma Grande Aventura oferecem atualizações para versões digitais de PS5 dos jogos sem custo adicional. Se você possui esses títulos no console PS4, é só visitar o hub do jogo específico no seu console PS5 (Observação: primeiro você precisará inserir o disco do PS4 no seu console PS5, caso possua a versão física no lugar da versão digital) e você verá uma proposta para baixar a versão de PS5.

Atenção: Discos Blu-ray não são compatíveis com o PS5 Edição Digital. Caso possua discos Blu-ray para PS4, você não poderá utilizá-los no console PS5 Edição Digital, nem mesmo para resgatar ofertas de atualização de um jogo de PS4 para a versão de PS5. Você pode, contudo, atualizar os jogos digitais elegíveis. 

Se eu não atualizar meu jogo de PS4 para a versão de PS5 ou se não existir uma versão de PS5, eu ainda poderei jogar a versão de PS4 do jogo no PS5?

Sim, se a versão de PS4 do jogo for compatível com o console PS5, você poderá jogar a versão de PS4 no seu PS5 sem atualizar. Mais de 99% dos mais de 4.000 títulos para PS4 são compatíveis com o console PS5. Consulte este guia para obter mais informações.

Se eu tiver um disco de jogo do PS4, mas possuir o PS5 Edição Digital, posso atualizar meu jogo? 

Não, você não teria como atualizar a cópia física nem como jogá-la no console, já que o PS5 Edição Digital não inclui um leitor de discos Blu-ray.  

Como eu transfiro meus arquivos de jogos salvos no meu PS4 para o console PS5?

Os jogadores podem transferir arquivos de jogos salvos de um console PS4 para um console PS5 usando um cabo de rede LAN, conexão sem fio (wi-fi) ou armazenando os arquivos salvos em uma unidade USB compatível. E se você for um membro ativo do PS Plus, você pode transferir seus jogos salvos de PS4 para o seu console PS5 utilizando o armazenamento em nuvem.

Posso transferir arquivos de progresso de um jogo de PS4 para a versão de PS5 desse mesmo jogo?

A possibilidade de transferir jogos salvos entre as versões de PS4 e PS5 de um mesmo jogo é uma opção do desenvolvedor e terá variação entre os títulos compatíveis com mais de uma geração.

Para  Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, se os jogadores decidirem atualizar do PS4 para o PS5, os jogos salvos serão transferidos. Sackboy: Uma Grande Aventura também permitirá transferências de jogos salvos do PS4 para o PS5 em uma atualização, que ocorrerá antes do final do ano. Divulgaremos mais detalhes sobre ambos os jogos mais perto do lançamento.

Observação: Se os jogadores inicialmente compraram um jogo de PS4 em disco, o console PS5 com leitor de discos Blu-ray Ultra HD será necessário para atualizar para a versão de PS5 do jogo e transferir os arquivos salvos.

Como funciona o modo multiplayer online com jogos de PS4 jogados em um console PS5?

Independentemente de você estar jogando um jogo multiplayer de PS4 no seu console PS4 ou PS5 (via retrocompatibilidade), você poderá jogar com outros jogadores em qualquer um dos consoles. 

Se eu estiver jogando um jogo de PS4, posso jogar com um amigo que estiver usando a versão de PS5 do jogo ou vice-versa?

É possível jogar juntos dependendo do jogo, mas o suporte deve ser oferecido pelo desenvolvedor de cada jogo. 

Jogadores de PS4 e PS5 podem se comunicar por bate-papo por voz?

Sim, jogadores de PS4 e PS5 (e usuários do novo PlayStation App para dispositivos móveis) podem se comunicar por meio de bate-papo por voz em Parties.  Dependendo do jogo, o bate-papo dentro do jogo também funcionará nas versões de PS4 e PS5 do título.

Como os convites de jogos funcionarão entre os consoles PS4 e PS5?

Os jogadores poderão enviar e receber convites para jogos que suportam a interação entre as gerações de consoles PS4 e PS5. Quando o console PS5 for lançado, caso você receba um convite para participar de uma sessão de jogo, a notificação mostrará a você qual plataforma o jogo suporta. Se um jogo de PS5 não tiver uma versão de PS4 disponível, jogadores de PS4 não receberão o convite. 

Eu ainda terei acesso à minha biblioteca de jogos do PlayStation Plus do PS4 no console PS5?

Sim. Se um jogo de PS4 for jogável no console PS5 e você ainda for membro do PlayStation Plus, poderá baixá-lo no seu console PS5 e jogá-lo.

O PS Now estará disponível no console PS5?

Sim, jogadores com uma assinatura do PS Now poderão usar o PlayStation Now com seu console PS5, tanto para fazer transmissões quanto para baixar os jogos que o suportam.

O PlayStation Plus oferecerá jogos de PS5?

Todos os membros do PlayStation Plus continuarão recebendo pelo menos dois ótimos títulos de PS4 ao mês. 

Nosso objetivo é adicionar títulos do PS5 constantemente à lista de jogos mensais, portanto confira no PS Blog os anúncios mensais do PlayStation Plus.

O que é a Coleção PlayStation Plus?

Assinantes do PlayStation Plus com uma assinatura ativa e que são donos de consoles PS5 poderão resgatar e jogar uma biblioteca selecionada de jogos de PS4 que definiram a geração, como Batman Arkham Knight, Bloodborne, Fallout 4, God of War, Monster Hunter: World, Persona 5 e muitos mais.

A Coleção PlayStation Plus estará disponível no dia 12 de novembro, quando o console PS5 for lançado nos EUA, Japão, Canadá, México, Austrália, Nova Zelândia e Coreia do Sul, e no dia 19 de novembro, quando o console PS5 for lançado no resto do mundo, incluindo Europa, Oriente Médio, América do Sul, Ásia e África do Sul. 

O número e a disponibilidade de títulos na Coleção PlayStation Plus pode variar entre países e a Coleção PlayStation Plus não está disponível na China.  

Quais jogos estarão inclusos na Coleção PlayStation Plus no lançamento do console PS5? 

A Coleção PlayStation Plus será uma vantagem adicional aos benefícios já existentes do PS4 que membros do PlayStation Plus recebem pelo mesmo valor incrível de assinatura. É um preço único de assinatura; não é necessária mais nenhuma taxa. Quando um jogador resgata um jogo da Coleção PlayStation Plus, pode ficar com ele enquanto for um assinante ativo do PlayStation Plus. Jogos de PS4 resgatados da Coleção PlayStation Plus e jogados no console PS5 terão vantagens, como maior velocidade de carregamento e taxas de quadros melhores e mais estáveis com o Game Boost do PS5.

Da SIE Worldwide Studios:

  • Bloodborne
  • Days Gone
  • Detroit: Become Human
  • God of War
  • Infamous Second Son
  • Ratchet and Clank 
  • The Last Guardian
  • The Last of Us Remastered
  • Until Dawn
  • Uncharted 4: A Thief’s End

Dos nossos distribuidores e desenvolvedores terceirizados:

  • Batman: Arkham Knight
  • Battlefield 1
  • Call of Duty: Black Ops III – Edição Zombies Chronicles
  • Crash Bandicoot N. Sane Trilogy
  • Fallout 4
  • Final Fantasy XV Royal Edition
  • Monster Hunter: World
  • Mortal Kombat X
  • Persona 5
  • Resident Evil 7 biohazard

O número e disponibilidade de títulos na Coleção PlayStation Plus pode variar por país. A Coleção PlayStation Plus não está disponível na China.

Posso jogar os jogos originais de PlayStation, PS2 ou PS3 no console PS5?

Não, o console PS5 executará somente jogos de PS5 e mais de 99% dos jogos de PS4, incluindo os de PlayStation VR.


Discos Blu-Ray de PS5


Quais formatos de disco de vídeo suporta o console PS5?

A versão do console PS5 que possui o leitor de discos Blu-ray suporta a reprodução de vídeo de discos Blu-ray™ 4K Ultra HD, Blu-rays padrão e DVDs. Lembramos que o console PS5 Edição Digital não suporta nenhum disco óptico.

Os discos dos jogos de PS5 armazenam mais dados que discos de PS4?

Sim. Os discos Blu-ray de PS5 podem armazenar até 100 GB de dados de jogo enquanto os discos Blu-ray de PS4 armazenam somente até 50 GB. 

O console PS5 reproduzirá discos Blu-ray de PS4?

Sim, discos Blu-ray de PS4 são compatíveis com o console PS5, contanto que o jogo de PS4 seja suportado. Consulte este guia para mais informações sobre o uso de jogos de PS4 no console PS5. Lembramos de que o console PS5 Edição Digital não suporta nenhum disco óptico.

O console PS5 suporta filmes 3D em Blu-ray?

Não, a reprodução em 3D estereoscópico não é suportada pelo console PS5. 


PS VR, Controle de Mídia e Outros Acessórios para PS5


PS VR, PS Camera, Controles PS Move, Controle PS VR Aim

Posso jogar os jogos de PS VR no console PS5?

Sim, jogos de PlayStation VR estão inclusos nos milhares de jogos de PS4 que podem ser jogados no PS5. Para rodar jogos de PS VR no console PS5 é necessário usar um headset de PS VR, uma PlayStation Camera para PS4* e um adaptador de PlayStation Camera. 

Para ter a melhor experiência com PS VR no console PS5, recomendamos usar um controle sem fio DualShock 4. Jogos específicos podem exigir controles de movimento PlayStation Move ou serem compatíveis com o controle PlayStation VR Aim. A nova câmera HD para PS5 não é compatível com PS VR. 

O headset do PS VR, a PS Camera, o controle sem fio DualShock 4, os controles PS Move e o controle PS VR Aim são todos vendidos à parte do PS5. 


*Modelo CUH-ZEY1 ou CUH-ZEY2

Câmera HD 

O que é a câmera HD?

A câmera HD para o console PS5 apresenta duas câmeras de 1920×1080 com lentes sensíveis de ângulo amplo, capazes de medir a profundidade do espaço, o que é útil para cortar perfeitamente o fundo de uma transmissão. A câmera do PS5 é conectada por meio de um conector USB Type-A na parte de trás do console. 

Saiba mais sobre a câmera HD aqui.

Quais são as dimensões físicas e o peso da câmera HD? 

As dimensões aproximadas são 100 mm x 41 mm x 75 mm (largura x altura x profundidade) e o peso é de aproximadamente 92 g. O comprimento do cabo é de aproximadamente 2 metros. 

Posso usar a nova câmera HD do console PS5 com o meu headset do PS VR?

Não, a nova câmera HD não suportará o PlayStation VR. Você precisará usar a PlayStation Camera e o adaptador da PlayStation Camera para conectá-la ao seu console PS5.

A câmera tem um microfone integrado? 

Não. Você poderá usar um headset ou o mic integrado do controle sem fio DualSense. 

Controle de Mídia

O que é o controle de mídia?

O controle de mídia é uma opção prática para assistir a filmes e programas no console PS5. Ele contém botões exclusivos para os aplicativos populares de streaming e recursos de reprodução e navegação. 

Saiba mais sobre o controle de mídia aqui.

Quais são as dimensões físicas e o peso do controle de mídia?

As dimensões aproximadas são 45 mm x 145 mm x 26 mm, excluindo a projeção maior, e o peso é de aproximadamente 55 g.

Posso usar o controle de mídia para jogar?

Não. O controle de mídia foi desenvolvido apenas para oferecer um jeito simples de assistir a conteúdo em vídeo no console PS5. 

Ele funciona com pilhas substituíveis ou recarregáveis? 

O controle de mídia funciona com duas pilhas AA, que estão inclusas.

O controle de mídia suporta entrada de voz?

O mic no controle de mídia pode ser usado para ditado ao pressionar o ícone do mic no teclado da tela, quando ele aparecer, ou em aplicativos de mídia selecionados que suportam modos de entrada de voz. O botão físico do mic no controle de mídia está reservado para uma funcionalidade futura.

Headset do PS5 e Headsets do PS4

O que é o headset sem fio PULSE 3D e como ele é diferente dos headsets anteriores do PlayStation?

O headset sem fio PULSE 3D é oficial para PS5 e conta com um design refinado, dois microfones com cancelamento de ruído, carregamento por USB Type-C e controles de fácil acesso, incluindo botões para desativar o mic integrado, controle de volume e para mesclar o áudio do jogo e o chat. Um botão exclusivo de monitoramento do mic permite que você verifique como seus companheiros de equipe recebem seu som. 

Você pode conectar o headset sem fio PULSE 3D ao seu console PS5 ou PS4 usando o adaptador sem fio incluso. Você pode usar o conector de headset de 3,5 mm para conectá-lo a outras fontes de áudio, como o controle sem fio DualShock, o PlayStation VR ou um dispositivo móvel.

Saiba mais sobre o headset sem fio PULSE 3D aqui.

Quais são as dimensões físicas e o peso do headset sem fio PULSE 3D? 

As dimensões aproximadas são 213 mm x 190 mm x 91 mm e o peso é de aproximadamente 292 g.

Quanto tempo dura a bateria do headset sem fio PULSE 3D com uma única carga?

Estima-se que a bateria recarregável integrada do headset sem fio PULSE 3D dure por até 12 horas de jogo. 

Posso usar os headsets sem fio série ouro ou platina oficiais com o console PS5?

Sim, o console PS5 suporta os headsets sem fio série ouro e platina oficiais. Use o adaptador USB sem fio incluso ou o conector de headset de 3,5 mm no controle sem fio DualSense. 

Posso usar headsets de terceiros com o console PS5?

Os headsets fabricados por terceiros licenciados oficialmente estarão disponíveis após o lançamento do console PS5. Alguns headsets licenciados para o console PS4 podem funcionar ou exigir uma atualização de firmware do dispositivo. Consulte o fabricante do seu headset em caso de dúvidas sobre compatibilidade. 

O PS5 não suportará headsets sem fio de terceiros que utilizam conexão Bluetooth, mas a maioria dos headsets analógicos e com conexão USB será suportada. 

Headsets que podem ser conectados a um conector de 3,5 mm, USB-A ou USB-C funcionarão para o áudio em 3D.

Suporte a Outros Periféricos

Posso conectar um teclado e um mouse ao console PS5?

Sim. Teclados e mouses com conexão USB e Bluetooth são suportados pelo sistema, mas os desenvolvedores de jogos decidirão se eles serão suportados pelo título.

Eu poderei usar meu controle arcade do PS4 com o PS5?

Vários controles arcade licenciados do PS4 devem ser compatíveis com os jogos do PS4 que funcionam no console PS5. Consulte o fabricante do seu controle arcade em caso de dúvidas sobre compatibilidade.

PS5: o FAQ definitivo

Experiência de Usuário e Aplicativos do PS5


Experiência de Usuário do PS5

Quais são os objetivos da experiência do usuário do PS5? 

O objetivo é garantir que o tempo de jogo seja valioso e relevante. A nova experiência do usuário do console PS5 é totalmente centrada no jogador e proporciona uma verdadeira vivência de próxima geração mais imediata e com uma imersão maior, conectando você rapidamente a títulos incríveis e a uma comunidade apaixonada por jogos. 

Quais são as diferenças mais notáveis entre a interface do usuário do PS5 e a do PS4?

A nova experiência do usuário do console PS5 oferece vários recursos inéditos, desenvolvidos para tornar sua experiência de jogo mais imediata, imersiva e personalizada. 

Um dos destaques é o novo centro de controle, que funciona como uma versão melhorada do menu rápido do console PS4. Basta apertar o botão PS para acessar o centro de controle no console PS5, dando acesso imediato aos recursos mais usados do sistema, tudo isso sem sair do jogo. 

Outro novo recurso são as atividades, criadas para aproximar você dos principais elementos do jogo. As atividades são exibidas por meio de cartões na tela, no centro de controle e nos hubs dos jogos suportados, e permitem que você descubra novas oportunidades de jogo, volte às coisas que deixou passar, avance diretamente para as fases ou desafios que deseja jogar e muito mais. 

Outros tipos de cartões são a Ajuda do jogo, o Compartilhamento de tela e mais. Alguns cartões podem ser colocados no modo picture-in-picture ou no modo pin-to-side para que você possa vê-los sem precisar sair do jogo.

Para saber mais sobre a experiência do usuário do PS5, assista ao nosso tour em vídeo

O console PS5 baixará automaticamente as atualizações dos títulos que eu já joguei?

Sim. Quando o recurso de download automático estiver ativado e você estiver conectado à internet, o console PS5 buscará automaticamente as atualizações dos títulos que você joga com frequência. As atualizações dos jogos também serão baixadas enquanto o console estiver no modo de repouso, caso o usuário escolha um perfil de energia que permita conexão com a internet.  Enquanto você joga, o console PS5 buscará automaticamente as atualizações.

A interface do PS5 suportará pastas ou temas no lançamento? 

Não, o PS5 não suportará pastas ou temas no lançamento. 

A experiência do usuário do PS5 oferecerá atualizações ou notícias oficiais? 

Sim. Todos os proprietários de PS5 do mundo receberão notícias oficiais das distribuidoras dos jogos que possuem ou acompanham nos hubs de cada jogo, além de histórias recentes no próprio idioma em um cartão especial no centro de controle, e no PlayStation App para dispositivos móveis.

No lançamento, os proprietários do PS5 dos Estados Unidos também podem acessar Explorar na tela principal para ver todas as histórias em um só lugar e conferir o que está acontecendo com os jogos que estão aguardando ou que deixaram reservados. Além disso, o recurso Explorar também permite que você acesse transmissões ao vivo, vídeos compartilhados e imagens que estão circulando na comunidade dos jogos que você acompanha e ainda consegue receber atualizações do PlayStation.

Será necessário baixar uma atualização do sistema no primeiro dia de uso do console? 

Sim, haverá uma atualização do software do sistema do PS5 para a versão mais recente no primeiro dia de uso.

Se eu não estiver online, posso instalar as atualizações do sistema usando uma unidade USB?

Sim, assim como no console PS4, você poderá baixar novas atualizações de software do sistema para o seu PC pelo site PlayStation.com e transferi-las para o console PS5 usando uma unidade USB formatada para FAT32 ou exFAT.

O que é e como funciona a Ajuda do jogo?

A Ajuda do jogo é um recurso do sistema para membros ativos do PS Plus somente no PS5. Ela pode oferecer dicas e truques úteis para ajudar você a progredir em jogos selecionados do PS5. Esse recurso é totalmente opcional, mas foi desenvolvido para ser uma opção mais rápida e fácil do que buscar dicas na internet, além de ajudar a evitar spoilers do jogo.

Assista ao nosso tour de experiência do usuário do PS5 e veja como a Ajuda do jogo funciona. 

Quais opções de acessibilidade são oferecidas pelo PS5?

Os jogadores do PS5 poderão reduzir ou desativar a força da resposta tátil e dos gatilhos adaptáveis do controle sem fio DualSense e remapear os botões do controle. 

Um recurso de ditado oferece aos usuários um jeito simples e rápido de inserir texto, em comparação a um teclado virtual. Basta falar as palavras e elas aparecerão na tela. O recurso funcionará com um headset, com o microfone integrado do controle sem fio DualSense ou com o controle de mídia.

Um leitor da tela integrado oferece aos usuários as opções de ouvir o texto na tela e os comandos. Os usuários também podem personalizar as configurações de exibição para inverter cores, aumentar ou diminuir texto, deixar texto em negrito, ajustar o contraste, corrigir cores, definir a velocidade da rolagem automática e reduzir as configurações de movimento. 

Além disso, um recurso de transcrição de bate-papo permite que o áudio do bate-papo por voz seja transcrito e que o texto digitado seja falado para outros jogadores no bate-papo por voz.

No PS5, o ditado, o leitor da tela e a transcrição de bate-papo suportam os seguintes idiomas: Inglês (EUA), inglês (Reino Unido), japonês, alemão, italiano, francês, francês canadense, espanhol e espanhol latino-americano.

PS Store e Conteúdo Digital

A PlayStation Store foi aprimorada no console PS5?

A PS Store no console PS5 agora está totalmente integrada ao sistema, com uma busca incrivelmente rápida e uma apresentação mais inteligente e simplificada, o que torna fácil de encontrar o jogo certo.

Posso comprar jogos do PS4 e PS VR na PS Store do console PS5?

Sim. Muitos jogos do PS4 e PS VR compatíveis com o PS5 estarão disponíveis para compra no PS5 pela PS Store.

Como o PlayStation App para dispositivos móveis suportará o console PS5?

O PlayStation App para dispositivos móveis atualizado foi reinventado para aprimorar sua experiência de jogo no PS4 e no PS5, incluindo uma interface de usuário atualizada, integração com mensagens, grupos de bate-papo por voz e party, PlayStation Store nativamente integrada e downloads remotos, notícias do PlayStation e novos recursos para o console PS5. 

 Confira uma visão geral completa aqui

Como posso gerenciar remotamente os downloads do PS5?

O novo PlayStation App para dispositivos móveis com iOS (12.2 ou superior) e Android (6.0 ou superior) conta com uma PlayStation Store nativa, permitindo compras e buscas rápidas e eficientes, com a possibilidade de comprar e baixar jogos e expansões diretamente para o seu PS4 e PS5.

Quando o console PS5 for lançado, você poderá iniciar jogos, gerenciar o armazenamento do seu console se ficar sem espaço e iniciar sessão rapidamente no PS5 diretamente pelo PS App. 

Além disso, você pode acessar PlayStation.com para gerenciar downloads remotamente

Onde eu encontro todos os meus jogos do PS5 e PS4? 

A partir da tela principal do console PS5, a “biblioteca de jogos” mostrará todos os jogos do PS5 e PS4 que você comprou ou jogou. Isso inclui os jogos que você conseguia jogar como membro do PS Plus ou PS Now. Caso essas assinaturas tenham expirado, você precisará assiná-las novamente para poder voltar a jogar esses títulos. 

Ela também exibirá os jogos que você adquiriu pelo PlayStation Plus e PlayStation Now (observação: a disponibilidade do serviço PS Now varia de acordo com o país).  

Aplicativos de Entretenimento

Onde encontro todos os meus aplicativos de mídia e entretenimento?

A partir da tela principal de mídia do PS5, você pode facilmente encontrar e iniciar os aplicativos de mídia que usou recentemente. Outros aplicativos que você baixou, mas não usou recentemente, podem ser encontrados na biblioteca de aplicativos. 

Quando quiser experimentar algo novo, use o hub “Todos os aplicativos” para baixar um novo aplicativo ou use o hub “TV e vídeo” para encontrar programas recomendados nos seus aplicativos e nos novos aplicativos que você ainda não baixou. 

Você não sabe ao certo qual aplicativo tem um filme ou um programa que lhe interessa? A busca universal informa como e onde você pode encontrá-los e ajuda você a chegar lá.

Quais aplicativos de entretenimento estarão disponíveis no console PS5 no lançamento?

Aplicativos populares de entretenimento, como Netflix, Apple TV +, YouTube, Disney+ e Spotify, estarão disponíveis no PS5 no lançamento, mas a disponibilidade vai variar de acordo com a região. Informações adicionais sobre aplicativos podem ser encontradas aqui.

Os aplicativos de streaming serão diferentes entre os países, dependendo dos serviços disponíveis regionalmente?  

Sim, o acesso à Internet e uma conta na PlayStation Network serão necessários, e os serviços de streaming poderão exigir uma assinatura paga e não estar disponíveis em todos os países ou regiões.

Como eu acesso os aplicativos e serviços de mídia no PS5?

Os aplicativos de mídia podem ser acessados facilmente na tela principal do console PS5, em uma seção específica de mídia.

Os aplicativos de entretenimento do PS5 suportarão resolução 4K e HDR? 

Sim. Se o aplicativo oferecer suporte a esses recursos.  

Posso escutar minhas próprias músicas enquanto estiver jogando no console PS5? 

Sim. Haverá suporte ao Spotify no lançamento para que você escute suas músicas favoritas, inclusive como músicas de fundo enquanto joga. Os jogadores também poderão escutar música a partir de uma unidade USB, inclusive nos formatos MP3, FLAC e AAC.

Recursos de Party, Amigos e Rede

Como os recursos sociais, como lista de amigos e party, serão melhorados com o PS5?

O console PS5 amplia o conceito de parties para um espaço exclusivo de reunião entre você e até 99 amigos. Você pode compartilhar conteúdo do jogo, planejar sessões de jogo ou só conversar pelo bate-papo por voz ou de texto com usuários do PS4, PS5 e do novo PlayStation App para dispositivos móveis.

No console PS5, as novas parties são espaços rápidos, práticos e altamente interativos. Quer jogar algumas partidas multiplayer? Vá direto para elas com os membros da sua party. Convites não são necessários. 

Deseja conversar com um amigo enquanto mostra o que está jogando? Inicie um bate-papo por voz na sua party e você poderá usar o recurso “Compartilhamento de tela”, que utiliza uma tecnologia de baixíssima latência para mostrar aos seus amigos o que você está jogando em tempo real enquanto fica de olho no progresso deles também. 

Quer compartilhar sua experiência de jogo? Com o Share Play (assinatura ativa do PlayStation Plus necessária), você também pode deixar que algum amigo confiável controle seu jogo ou usar para jogar um título cooperativo local com seus amigos. 

Um novo recurso, chamado Game Base, funciona como seu hub social no PlayStation. O Game Base reúne todos os seus amigos, parties, conversas e muito mais em um espaço prático e permanente no PS5, PS4 e no novo PlayStation App para dispositivos móveis, para você continuar conectado aos seus amigos no PlayStation onde quer que esteja. 

Quantos jogadores podem participar do bate-papo por voz em uma party ao mesmo tempo no PS5? 

Até 16 pessoas podem participar de um bate-papo por voz nos consoles PS4, PS5 e no novo PlayStation App para dispositivos móveis.

Quais controles parentais/de família estão disponíveis no console PS5? 

Se você for um adulto com uma conta na PlayStation Network, pode se tornar um gerente da família, criar uma conta para o seu filho e gerenciá-la. Isso pode ser feito na seção “Gerenciamento da família”, nas configurações da sua conta.

O gerente da família pode:

  • Gerenciar o tempo de jogo.
  • Gerenciar as compras feitas com a carteira do gerente da família.
  • Gerenciar o acesso a jogos, vídeos e aplicativos.
  • Desativar mensagens e o bate-papo por voz.
  • Bloquear vídeos, transmissões e imagens criadas por outros jogadores.
  • Nomear outros adultos da família como “responsáveis”. Isso permite que eles configurem e alterem níveis de controle, como a quantia da carteira que pode ser gasta, para todas as crianças da família.
  • Além disso, os controles parentais permitem que o gerente da família estabeleça restrições de idade para determinados jogos e mídias, horários de jogo permitidos, limites de gastos, comunicação com outros jogadores e uso do PlayStation VR.

Posso mudar meu ID online? 

Sim! Visite esta página para mais detalhes. 

Posso personalizar minhas opções de privacidade para aparecer offline?

Sim, você pode aparecer offline. Com um novo recurso do console PS5, você também pode definir seu status como “Ocupado” para que seus amigos e outros jogadores saibam que não devem incomodar você.

Posso vincular outros serviços à minha conta PlayStation? 

Sim. O PS5 oferece recursos integrados com Spotify, Twitch, Twitter e YouTube, e você pode vincular sua conta a esses serviços.

Criando e Compartilhando Conteúdo

Como funciona o novo botão Create no controle sem fio DualSense? 

O botão Create permite que os jogadores capturem o momento certo da sessão de jogo deles. No menu Criar, você pode escolher salvar uma parte do seu último jogo, começar uma gravação manual, fazer uma bela captura de tela ou transmitir o jogo. 

Além disso, os controles mais comuns que os jogadores gostam de mudar (resolução da gravação, formato da captura de tela, incluir ou não o áudio do bate-papo por voz na gravação) estão facilmente disponíveis sem precisar sair do jogo.

Qual o tempo dos vídeos que eu posso gravar no PS5? 

Você pode gravar, ou usar a gravação automática do PS5, até 60 minutos de jogo por vez. Para salvar a gravação, pressione o botão Create e selecione “Salvar jogo recente”. Você pode escolher desde os últimos 15 segundos até os últimos 60 minutos da sua sessão de jogo.

O PS5 captura automaticamente os últimos 60 minutos de jogo a uma resolução de 1080p. A resolução 4K também está disponível se você gravar seu jogo manualmente usando o botão Create.

Em qual resolução o conteúdo em vídeo será capturado?

Por padrão, um vídeo gravado é salvo com 1080p e até 60 quadros por segundo. A gravação de vídeo em 4K também está disponível se você gravar seu jogo manualmente usando o botão Create.

Existe uma configuração no menu Criar chamada “Resolução da gravação manual”, visível quando seu console PS5 está conectado a uma TV com capacidade para 4K. Os jogadores poderão escolher entre 1920×1080 (padrão) ou 3840×2160. A configuração é mantida até que você ou outro jogador mude ou conecte o console PS5 a uma TV que não seja 4K.

Onde minhas capturas de tela e meu conteúdo em vídeo são armazenados no PS5?

As capturas de tela e os vídeos são salvos na galeria de mídia do console PS5. A galeria de mídia pode ser acessada pela tela de início dos jogos e permite visualizar, editar, compartilhar, copiar para uma unidade USB e reproduzir mídias a partir de USB.

Como posso salvar vídeos e imagens que gravei no meu console PS5 em outros dispositivos? 

Os jogadores podem selecionar imagens e vídeos e copiá-los para uma unidade USB externa. 

Quais são minhas opções de saída para os vídeos capturados? Posso transmitir ou exportar vídeos em 4K do meu console PS5 para serviços externos?

Vídeos em 1080p e 4K podem ser compartilhados com serviços externos, mas a resolução de saída pode ser reduzida, dependendo da plataforma de compartilhamento.

Em quais formatos e resoluções eu posso fazer capturas de tela no PS5?

Você pode salvar capturas de tela nos formatos JPEG ou PNG com resoluções de 1920×1080 ou 3840×2160. Os jogadores também podem fazer (e visualizar) capturas de tela em HDR se o console PS5 estiver conectado a uma tela HDR. Quando as capturas de tela em HDR são exportadas ou compartilhadas, o sistema do PS5 converte-as para uma imagem padrão em JPEG.

Onde poderei compartilhar meus conteúdos no lançamento?

Os jogadores também podem compartilhar capturas de tela e videoclipes de até 3 minutos com seus amigos das parties no console PS5 ou no PlayStation App para dispositivos móveis. Os jogadores também podem compartilhar com serviços externos, incluindo Twitch, Twitter e YouTube. 

Posso transmitir meu conteúdo compartilhado para o novo PlayStation App para dispositivos móveis, para um compartilhamento móvel fácil?

Os jogadores podem compartilhar imagens e vídeos com as parties pelo Game Base, e esse conteúdo é visível no novo PlayStation App para dispositivos móveis. 

O PS5 oferece suporte aos dispositivos de captura?

Sim. O PS5 permitirá o uso de dispositivos HDMI externos de captura ao se desativar o HDCP no menu Configurações. 

Quais melhorias o Share Factory Studio do console PS5 oferece em comparação ao Share Factory do console PS4?

O Share Factory Studio é um editor de mídia avançado para o seu console PS5. O aplicativo oferece um conjunto muito mais completo de recursos de edição do que o recurso básico de edição rápida para a sua captura de jogos. O Share Factory Studio do console PS5 oferece um novo conjunto de ferramentas e muitos recursos novos, como o suporte a vídeos em 4K HDR. Crie maravilhas visuais e compartilhe para que todos vejam!

O que é o compartilhamento de tela e o Share Play? 

O compartilhamento de tela é um novo recurso do console PS5. O compartilhamento de tela permite que o usuário transmita seu jogo em tempo real para até 16 membros do party em um bate-papo por voz. Pense nisso como uma sessão de transmissão de jogo pequena entre amigos.

Enquanto estiver no compartilhamento de tela, o jogador pode usar o Share Play (assinatura ativa do PlayStation Plus necessária) para entregar um “controle virtual” a outro participante do bate-papo por voz, que pode então jogar remotamente por até uma hora enquanto a party continua assistindo e conversando.

O Share Play também permitirá que até dois jogadores joguem um título cooperativo local juntos, mesmo que o outro jogador não tenha o jogo. 

Posso transferir minhas mídias capturadas (clipes de jogos, capturas de tela) do PS4 para o console PS5?

Não, mas você pode exportá-las do seu console PS4 para uma unidade USB compatível pelo aplicativo integrado “Galeria de capturas” para armazená-las.

Outras Perguntas

Quantos usuários podem fazer login no mesmo console PS5?

Até 16 usuários podem estar registrados no mesmo console PS5 e até quatro usuários podem fazer login ao mesmo tempo.

O console PS5 tem um navegador de internet?

Não, o sistema do PS5 não contém aplicativo dedicado para navegar na internet.  

Como funciona o uso remoto no PS5?

Os jogadores poderão acessar o PS5 a partir de um PC ou dispositivo móvel por meio do uso remoto, da mesma forma que acontecia com o PS4. Com o PS5, você também poderá acessar seu PS5 em um console PS4 ou em outro PS5 por meio do uso remoto.

Saiba mais sobre o uso remoto, incluindo os links para baixá-lo, aqui

Existem outras mudanças no uso remoto com o lançamento do console PS5?

Estamos atualizando o recurso de uso remoto do PS4. Agora, além de conseguir acessar seu PS4 a partir de um PC ou dispositivo móvel, seu PS4 também pode acessar outros consoles por meio do uso remoto, diretamente na sua TV. Isso inclui a possibilidade de se conectar ao console PS5 e transmitir um jogo do PS5 para o seu PS4, para que você possa jogar nele.

Além disso, o uso remoto terá suporte para que até três usuários adicionais participem da mesma sessão, permitindo que todos aproveitem as partidas multiplayer locais por meio dele. 

Minha pergunta não foi respondida neste documento. Como obtenho uma resposta? 

Nós atualizaremos esta publicação conforme formos nos aproximando do lançamento, então deixe sua pergunta nos comentários aí embaixo e continue conferindo! 

Participe da Conversa

Adicionar Comentário

Mas não seja mala!

Por favor, seja gentil, atencioso e construtivo. Para outros tópicos, dirija-se aos nossos Fóruns.

46 Comentários

Deixe uma resposta

Por favor, informe a sua data de nascimento.