PlayStation.Blog BR

Perguntas e Respostas com Hermen Hulst: Entrevista com o Diretor do Worldwide Studios da PlayStation

69 0
Perguntas e Respostas com Hermen Hulst: Entrevista com o Diretor do Worldwide Studios da PlayStation

Novidades sobre o Guerrilla Studio, os próximos projetos para TV e filmes e os princípios que orientam a rede da PlayStation, que conta com os melhores estúdios de jogos.

Há apenas alguns dias, conversei com Hermen Hulst, ex-diretor executivo do estúdio Guerrilla Games. Em sua primeira entrevista desde que se tornou diretor do Worldwide Studios, Hulst divulgou algumas informações sobre sua nova função de supervisionar a rede internacional de desenvolvedores e criadores de jogos da PlayStation.

Nessa conversa, falamos sobre muitos assuntos: desde os próximos projetos para programas de TV e filmes baseados nos jogos Uncharted e The Last of Us, até o lançamento da versão para PC do jogo Horizon: Zero Dawn e as novidades da rede internacional de estúdios de jogos da PlayStation.

Leia os trechos da entrevista abaixo (editados para dar mais brevidade e clareza).

PlayStation.Blog: Durante anos, você foi diretor do Guerrilla Games, o estúdio por trás de Horizon Zero Dawn e da série Killzone. O que tem feito ultimamente?
Hermen Hulst: Em primeiro lugar, queria dizer que é uma honra liderar uma equipe tão talentosa. Desde que fui nomeado como diretor do Worldwide Studios, passei bastante tempo em diversos estúdios, circulando e conversando com as equipes. É claro que eu já conhecia muita gente [do tempo que trabalhei no Guerrilla Games], mas conheci centenas de desenvolvedores. Também estou tentando entender como podemos trabalhar de maneira ainda mais próxima do que já fazemos.

Claro que estou envolvido em projetos que não estava antes e estou muito satisfeito em ver a resposta de fãs e da imprensa a Dreams, que é um jogo muito ambicioso.

PSB: Alguns fãs do PlayStation já ouviram falar do Worldwide Studios, mas não sabem exatamente o que ele é… Como você descreveria o Worldwide Studios?
HH: Acho que eu definiria o Worldwide Studios como provavelmente a maior rede global de criadores de jogos que existe ou que já existiu. Quero dizer, temos estúdios em todo o mundo, desde o Sucker Punch, em Seattle, até o Media Molecule, em Guildford, e o Polyphony Digital, em Tóquio. É realmente global.

Além disso, muitas dessas equipes começaram de maneira independente. Geralmente, elas têm sua própria identidade, nome e cultura, mas ao mesmo tempo fazem parte dessa rede global que é o Worldwide Studios. Em resumo, é isso.

PSB: Desde que você entrou, houve alguma mudança no Worldwide Studios?
HH: Acho que o Worldwide Studios está em uma situação muito boa. Fomos, e ainda somos, um grupo de desenvolvedores focados na qualidade. Gostamos de contar histórias e criar novas experiências.

São valores que, há muito tempo, fazem e continuarão a fazer parte do Worldwide Studios. Mas estamos sempre querendo melhorar as coisas, a maneira como trabalhamos em equipe e como nos organizamos.

Recentemente, tivemos a contratação de alguns novos líderes incríveis no estúdio. Você já deve ter ouvido falar de Nicolas Doucet como novo diretor do Japan Studio. Alan Becker, com quem trabalhei durante muitos anos, recentemente se aposentou da Sony Interactive Entertainment. Então Nick é uma ótima escolha. Ele está criando demonstrações inovadoras para o PlayStation desde seus primeiros dias no London Studios. Trabalhou no EyeToy e é uma daquelas pessoas que consegue transformar o hardware e trazer inovação à plataforma.

Yumi Yang assumiu a diretoria do Santa Monica Studio. Você conhece Yumi Yang. Ela está presente desde o começo, conhece todo mundo e é parte essencial do estabelecimento de todos esses processos que geraram 20 anos de jogos incríveis lançados pelo Santa Monica.

Ela é uma pessoa que tem talento criativo. Acho que os criadores gostam de trabalhar com ela por causa disso.

Na verdade, já que estamos falando sobre o Santa Monica Studio, queria mandar um oi para Shannon Studstill, que foi minha colega por muitos anos. Só tenho a agradecer a ela, que nos deixou recentemente. Com sua marca especial de liderança que fomenta talentos, ela é excepcional em planejar sucessões. É exatamente por isso que temos a Yumi agora, com tudo pronto.

PSB: Do seu ponto de vista, o que torna o Worldwide Studios especial? Dá para dizer que é a estrutura, as pessoas e o talento… ou é a liberdade que esse pessoal tem?
HH: Acho que todos esses elementos são essenciais. O mais incrível do Worldwide Studios é que todos aqui adoram criar jogos com o coração e com a alma. Nunca é apenas um emprego. As pessoas do estúdio ficam muito conectadas com os títulos que criam.

Então acho que o segredo aqui é o compromisso da Sony Interactive Entertainment em oferecer tempo para que as equipes criativas possam concretizar sua visão. Criar experiências genuínas e inovadoras é algo que leva muito tempo, e a Sony realmente entende isso, o que me deixa muito grato.

Também preciso falar da comunidade PlayStation. Acho que é um dos principais pontos fortes da Worldwide Studios e da PlayStation de maneira geral. Cada vez mais, vejo conexões mais profundas entre os desenvolvedores e a comunidade.

PSB: Você está na empresa há muito tempo, então já sabe o que é preciso em um ano de lançamento de hardware. Muitos desafios e oportunidades que os estúdios enfrentam, incluindo o Worldwide Studios. No que as equipes estão se concentrando agora?
HH: Sabe, acho que os momentos mais empolgantes são quando desenvolvemos um console. Estamos trabalhando muito no momento… e, sinceramente, mal posso esperar para falar com detalhes sobre isso.

Apenas vou dizer que temos algumas das maiores exclusividades do PlayStation 4: lançamentos recentes, como o Dreams, lançamentos próximos, como o MLB: The Show em 13 de março (nota do editor: data de acesso antecipado, com pré-venda) e o The Last of Us Part II em 29 de maio, e uma nova IP realmente incrível, o Ghost of Tsushima, que me deixa muito animado. Então teremos muitas novidades para o PS4.

PSB: Você pode nos contar algo sobre a visão para o futuro da Worldwide Studios, se vocês continuarão na próxima geração ou além?
HH: Estamos muito comprometidos com hardware dedicado, como antes, e continuaremos assim. Nosso compromisso é com exclusivos de qualidade, bem como jogos sólidos single player de narrativa.

Ao mesmo tempo, estaremos abertos a experimentos e novas ideias. Apenas testando as coisas e vendo o que dá certo. Acho que isso faz parte do DNA da Worldwide Studios.

PSB: Falando em experimentos, houve rumores sobre uma edição completa do Horizon Zero Dawn para PC… você pode confirmar ou negar isso?
HH: Sim, posso confirmar que o Horizon Zero Dawn será lançado para PC no meio do ano… Guerrilla Games e seus novos diretores, [Michiel van der Leeuw, JB van Beek e Angie Smets], divulgarão novidades em breve.

PSB: É comum vermos jogos do PlayStation sendo lançados para PC, mas Horizon: Zero Dawn é um dos maiores jogos a fazer essa transição. Você gostaria de falar algo para os fãs PlayStation? O que isso significa para o futuro?
HH: Claro. Acho que é importante estarmos abertos a novas ideias de como apresentar mais pessoas ao PlayStation e mostrar o que elas podem estar perdendo.

Para acalmar algumas pessoas: lançar um jogo AAA de uma desenvolvedora de exclusivos PlayStation para PC não significa necessariamente que todos os exclusivos serão lançados para PC. Na minha opinião, o Horizon Zero Dawn é apenas uma ótima opção nesse caso específico. Não temos planos para datas [de lançamento para PC] e continuaremos 100% empenhados em hardware dedicado.

PSB: O que você acha do Dreams?
HH: Acho que o Media Molecule fez mágica. Esses caras estão possibilitando que os jogadores criem e compartilhem seus próprios jogos. Se você parar para pensar… não só eles criaram um novo mecanismo e um conjunto de edição, como também um conjunto de criação de conteúdo digital.

Tenho conversado com alguns programadores gráficos de outras equipes sobre Dreams, e é difícil até para eles entenderem… [eles estão] intrigados sobre como o Media Molecule conseguiu fazer isso.

PSB: A PlayStation Productions está com o objetivo de expandir a IP do PlayStation, alcançando meios como filmes e programas de TV. Há muitas informações por aí, então você pode falar sobre a estratégia?

HH: Eu diria que o objetivo de criar a PlayStation Productions é apresentar nossas histórias, personagens e mundos a novos públicos, enquanto criamos conteúdo que deixarão nossos fãs orgulhosos. A abordagem é reunir diretores de filmes e programas de TV e trabalhar com pessoas que têm muito respeito e paixão pela nossa IP de jogos.

Nossa IP já tem mais de 25 anos, e temos o prazer de encontrar vários fãs PlayStation entre esses criadores de filmes e programas de TV. Também aprendi que nossa IP é perfeita para adaptação a uma narrativa linear.

No mercado de TV e filmes, que é o reino de IP e franquias, criamos uma das bibliotecas mais empolgantes de IPs para entretenimento… Preciso comentar que estamos incluindo os desenvolvedores de jogos nesse processo de expansão. Queremos garantir que nossa abordagem seja autêntica.

Por isso é importante que os criadores dos jogos façam parte. Não estamos apenas criando cópias diretas dos nossos jogos, estamos realmente nos esforçando para adaptar as histórias e ter a melhor adequação ao meio.

PSB: Já sabemos sobre o filme do Uncharted. Quais outros projetos estão em andamento?
HH: Estamos muito animados. As filmagens do Uncharted começam neste mês, com a Columbia Pictures. Temos um elenco incrível: Tom Holland, Mark Wahlberg e Antonio Banderas, que foi divulgado recentemente. Vai ser um filme muito divertido e vai ajudar a alcançar públicos que nunca ouviram falar de Uncharted.

Outro grande anúncio que foi feito recentemente, é que firmamos uma parceria com a HBO para produzir um seriado com base em The Last of Us. Estamos muito animados em trabalhar com a equipe premiada que produziu Chernobyl, com Craig Mazin co-escrevendo o programa com Neil Druckmann, da Naughty Dog.

Há muito mais vindo por aí com a PlayStation Productions, mas isso é tudo que posso falar por enquanto.

Os comentários estão fechados.

69 Comentários

  • Vai ser legal jogar Horizon Zero Dawn no PC!!!!

    • Pow assim nem adianta comprar um console, melhor comprar um PC forte. Aí vc joga PlayStation e Xbox na melhor qualidade. Não vejo nem um ponto positivo em lançar pra PC. O diferencial da SONY são os exclusivos. Começar assim e dar um tiro no próprio pé, espero que a Sony não faça igual a Micro$oft, espero que o alto escalão da SONY DEMITAM esse cara.

  • samuelferreira09

    Eae vai ter desconto no GTA 5 quando??

  • Perdeu a credibilidade comigo comprei 15 “exclusivos” sony pra vim me fala que nao é mais ?? Pra que vende como exclusivo entao?? Propaganda enganosa , so comprarei ex-exclusivos da sony no ps4 , nao comprarei ps5 irei de PC

    • Concordo. Estava no hype pelo PS5. Agora foi tudo pro lixo. Vou dar um upgrade no PC. Posso esperar uns 3 anos pra jogar. Mas jogo. E mais barato ainda por cima.

    • Concordo!!! Pra que comprar exclusivos se dentro de 03 anos eles sairão para PC e por um preço mais acessível???

    • compra um PS4
      compra HZD no lançamento
      compra a DLC no lançamento

      três anos depois o jogo sai na melhor versão no PC com ON LINE GRÁTIS.

      Eu que não vou comprar um console como unica exclusividade ter on line pago.

    • 👍

    • Somos 2 , fiquei muito desapontado.

  • Não seria uma estratégia boa no mercado, lançar os melhores exclusivos do ps4 no PC. No meu ponto de vista, essa é umas dos pontos fortes da Playstation. Independente da sua quantidade vendida.

  • Fico extremamente decepcionado com esta prática de exclusivos irem para outra plataforma. Esse novo diretor vai enfim acabar com a Playstation. Voltem com o Shuhei Yoshida, Shawn Layden e com o Andrew House imediatamente.

  • Ideias Estupidas geram consequências Estupidas.Deram um tiro no Pé!
    Playstation sem seus exclusivos é um Console SEM ALMA!
    Em 25 anos de historia Playstation umas das mais decisões mais idiotas da Sony e seus Diretores!

  • Bom, ja que irão lançar os exclusivos no PC depois de alguns anos, prefiro montar um PC e joga-los mais tarde. Depois dessa noticia, desisti da ideia de comprar um PS5.

  • deixaram o Playstation como unica exclusividade ON LINE PAGO.

    ainda bem que sai no PC e eu posso dar o troco lá baixando de graça.

  • Pra que atender aos anseios da comunidade apresentando o PS5, né Sony? Vamos fazer primeiro aquilo que a maioria não pediu e não quer, que é abrir as pernas pro PC.

    Vão ficar lançando exclusivos para PC agora, destruindo a história do play. Beleza, agora é só focar no PC e piratear todos os jogos de vcs, e parabéns por ferrar com o ano de lançamento do PS5, mostrando noticia boas para pcistas criminosos.

    PlayStation começando a empreitada pra se tornar um console irrelevante, assim como o Xbox fez. Zero hipe pra PS5 agora. Vou dar um upgrade no PC que ganho mais.

    Volta Kaz.

  • Me sinto traído pela Sony com esse lançamento de Horizon Zero Dawn no PC! Investi já milhares de reais para comprar diversos exclusivos de PS4 durante toda a geração e saber que eu fui enganado pela Sony com o selo “Only On PlayStation”, com exclusivos fakes, faz eu me sentir um estúpido. Me sinto completamente desiludido com a Sony PlayStation com esse movimento ridículo de levar Horizon Zero Dawn para o PC e iniciar a destruição da plataforma PlayStation. A Sony apunhalou pelas costas a todos os seus fiéis fans de PlayStation no mundo todo levando um ícone da marca como a Aloy, de Horizon, para o PC. Se o PS5 for um fracasso, a culpada será a própria Sony ao se auto-sabotar levando seus exclusivos para fora do ambiente PlayStation.

    • Soon they will want to release God Of War, The Last Of Us and Uncharted for PC. Does the Exclusivity Seal matter to you? Nobody wants the PC exclusives, we want more games for us and the announcement of PS5

  • Volta Kaz Hirai e Shaw Layden! Estes sim sabiam valorizar a plataforma PlayStation!

  • parabéns por destruirem o selo “only PlayStation”, agora esqueçam o marketing “exclusivo PlayStation” pois depois dessa perdeu a confiança, vão seguir o caminho da Microsoft e transformar o PlayStation em um console opcional enquanto os jogos são pirateados no PC, PS5 no lançamento pra mim está totalmente descartado, assim como qualquer exclusivo day one, aproveitem e lançem day one no PC também pra matar o console de vez igual a Microsoft, exclusivos só a Nintendo

  • Parabéns pela propaganda enganosa do “ONLY ON PLAYSTATION”, fizeram uma grande cagada!

  • Parabens, Sony! todo mundo esperando noticias do PS5, e vcs vem com anuncio de um exclusivo indo pro PC?
    qual a confiança agora? como vcs garantem q isso nao acontecerá com todos proximos lançamentos?
    se eu comprar um PS5 e um exclusivo dele, por quanto tempo ele ficará exclusivo?
    “Only On” ainda eh relevante pra vcs?
    que bola fora em Sony… nao mate o PlayStation como a Microsoft esta matando o Xbox.

    • Daqui a pouco vai o God Of War, The Last Of Us e Uncharted

    • @TeusDias

      desde o inicio desse rumor eu estava receoso quanto ao PS5, com esse anuncio ja perdi qualquer motivação de pegar um no lançamento, e basta mais uma noticia oficial igual a esta pra desistir totalmente do PS5 como minha plataforma de proxima geração.

  • Disappointed with you. PlayStation is my favorite brand, I have it since PlayStation 1 and I never thought to change it, but now with this announcement of Horizon Zero Dawn for PC I think about changing it. #Sad

  • Me sinto um idiota por achar o Shawn Layden fraco.
    Agora vou é comprar um PC pra jogar os “exclusivos” playstation rodando melhor.

  • Como consumidor e fã da marca me senti traído. Quando decidi comprar um console escolhi o Ps por causa dos seus exclusivos. Espero q a Sony reveja isso e não lance todos os exclusivos no pc pq se não o ps5 pra mim já era vou de PC mesmo. O discurso desse novo diretor da Worldwide Studios se parece bastante com o discurso do Phil Spencer por parte do xbox e o resultado é oq nós já vemos todos os “exclusivos” de xbox no pc tornando o console irrelevante na minha opinião.

    • Foi identico.Primeiro foi o de estudios parceiros.Agora o deles proprios.Daqui a pouco Sai no lancamento.

  • Aos 45 segundo tempo a Sony muda de estratégia e começa lança seus jogos pra outras plataformas.

    Ah curto prazo até pode ser bom. Mais no futuro? Saindo pra outras plataformas, quem vai continua na plataforma PlayStation? Ai a Sony vai perde em hardwares e softwares.
    2020 não vai na E3, não anúncio nada do ps5, não vai nos eventos, não lança PSN now no Brasil e outros países. Mais lança um logo do ps5 e Horazion Zero Down no PC! Ps5 nem lanço e já está perdendo a relevância.

  • trazer os jogos exclusivos para pc e matar a plataforma, cancelando pre venda de the last of us, e ps5 para que se posso jogar no pc?

  • Does the “PlayStation only” label mean anything? I bought a ps4 in 2014 for its excellent exclusives that could only be played on PlayStation and now this is a misleading advertisement. If it is to launch on the Pc goodbye ps5 in the next generation. They are aiming only at a possible profit and forgetting all the tradition that the brand has built until today. Didn’t Sony learn from the competition’s mistakes? In the long run this will bring irrelevance to the PlayStation brand.

  • Não faça isso Sony vai perde credibilidade pós só temos Playstation por conta da maravilhosas Ips.

  • Levar Ips de grande peso para PC isso jamais faria com os fans de Playstation pós nós compramos e financiamos essas Ips

  • Only on PlayStation ??? 🖕🏻👎🏻

  • DragonTiger-Ken

    Estou decepcionado com a escolha de Horizon Zero Dawn ser lançado para PC. Comprei o console especialmente pelos seus exclusivos. Agora com o PC tendo tudo isso, somado com o custo dos jogos ser mais acessível, estou pensando em não comprar o PS5.

  • Traidores malditos
    Vou cancelar minha pré venda do The Last of Us Part II e Ghost of Tsushima pior decisão que tomaram, mataram o PS5 seu burros

    R.I.P. 1994 – 2020

    • Eu já cancelei, vou esperar sair para PC e jogar de graça lá mesmo. PS5 morreu pra mim, não confio mais na SONY.

  • Decepção é a única palavra que define essa decisão de lançar um dos melhores exclusivos do PS4 no PC, torço muito para o flop desse jogo e seja muito pirateado. Além de tudo, colocar na caixa “Apenas em PlayStation” não vale mais de nada, a confiança foi quebrada e o destino da plataforma só piora com decisões absurdas como essa, consumo a marca desde o PS1 e gasto muito nela, para no fim das contas lançar um dos motivos que nos fazem comprar um console (exclusivos) em outra plataforma, desprestigiando seus consumidores e seu produto.

    • Me diga quanto que o Detroit Become Human vendeu pra PC 0,1% em comparação ao PS4
      Seus burros, o próximo jogo da Guerrilla não vai vender nada.
      Cuspiu na cara dos fãs, vai doer no bolso deles aí vão aprender.
      A Sony arrogante de 2006 está voltando.

      NÃO COMPREM MAIS JOGOS DA GUERRILLA GAMES

  • Apenas sejam honestos, querem vender jogos no PC, ok. Apenas não tentem forçar venda com usando os temos “Only On” e Exclusivo para Playstation”, pois isso é deixar claro que para comprar tais jogos é necessários um Playstation, se há condições de jogar no PC, mesmo que 3 anos depois, o consumidor deve ser tratado com transparência e poder escolher o melhor lugar para jogar. Isso deixa o consumidor inseguro com relação ao PS5, porque comprar um sistema mais caro, pagar mídia digital caríssima e ainda ter que pagar jogar on-line, se no PC vc pode montar um hardware com custo benefício melhor e ainda jogar os exclusivos da Sony? Hermen afirmou que a intenção de lançar o jogo no PC era atrair mais pessoas para o PS, porém, voltar atrás de algo que a Sony usava como slogan fará com que percam muitos jogadores que já havia na base Playstation. O silêncio sobre o PS5 agora está sendo ofuscado sobre a incerteza de que os consoles Playstation são verdadeiramente o único lugar onde se pode jogar os jogos da Sony Interactive E.

  • Menos um comprador do ps5, aliás, vou até cancelar a pré-venda do the last II, para que comprar jogo caro para depois lançar melhor e mais barato para a galera do pc jogar de graça nos torrents da vida. Uma desgraça essa ocidentalização da Sony, é bom porque agora fali de vez. Vamos fazer um boicote geral não só aos jogos, como também a tidos os produtos da marca, depois dessa safadeza. E para quem gosta de jogos, voltar para a Nintendo, Xbox é piada. RIP Sony.

    • Vou trocar minha 1080 por uma 3080 quando a mesma sair e passar a jogar tudo no PC, já cancelei minha compra do TLOU 2 e vou ficar esperando ele sair no PC. Pra mim a SONY morreu depois dessa.

    • Legal!
      Na hora de vender o produto, põe “only on playstation”. Agora, lançam pra uma outra plataforma, onde muita gente vai piratear, jogar de graça, com uma qualidade melhor.
      Parabéns! Fizeram-me de besta.
      Espero, de vdd, que vcs n tornem a magia do playstation, os exclusivos, em algo qualquer. Espero também que tenham uma péssima venda no PC.
      Playstation, NUNCA MAIS!

  • Se o Ps qr jogar na lama o seu principal motivo de compra q hoje é o seus exclusivos fazer oq?
    Próxima geração está na porta e com essa atitude muitos irão migrar pro Pc inclusive eu, pq será a melhor plataforma com jogos da Ms e Sony mais baratos e sem precisar pagar pra jogar online. Essa postura da Sony vai ser um baita tiro no pé. Espero q eles revejam isso aí. Ainda dá tempo

  • Only on Playstation (tradução= NÃO VALE NADA). Parabéns ao Presidente da Sony World Wide Studio pela péssima decisão e burrice total em acabar com o selo de exclusivo.

  • O SELO EXCLUSIVO EM PLAYSTATION PERDEU COMPLETAMENTE O SEU VALOR, SONY MENTIROSA!

  • Vão matar o ps5 mesmo antes do lançamento.

  • Pow assim nem adianta comprar um console, melhor comprar um PC forte. Aí vc joga PlayStation e Xbox na melhor qualidade. Não vejo nem um ponto positivo em lançar pra PC. O diferencial da SONY são os exclusivos. Começar assim e dar um tiro no próprio pé, espero que a Sony não faça igual a Micro$oft, espero que o alto escalão da SONY DEMITAM esse cara.

    • Tbm espero isso, alguém precisa fazer alguma coisa e com urgência, ele não pode mais ficar na frente da SONY.

  • A versão 1080p/Low/30 FPS continua sendo exclusiva de PlayStation 4.

    Falando seriamente agora, tiveram a oportunidade de jogar 3 anos antes, com acesso a mídia física (podendo jogar mesmo que seja removido de catálogo, e é item de coleção), uma versão programada especificamente ao console (sem grandes quedas de FPS e frame pacing estável) – que custa meros R$ 1500 – e não está bom? A placa de vídeo requisito mínimo para rodar esse jogo com qualidade gráfica equivalente custa mais da metade do PS4, fora processador, placa-mãe, gabinete, fonte etc. PS4 nada mais é que um PC com extrema optimização e baixo custo para o que oferece. Não tem cabimento reclamar disso, parece birra de criança mimada que viu a outra ganhando o mesmo doce.

  • Certeza que a sony vai colocar o HZD na Plus no mês de lançamento do PC como uma forma de “comprar” os players do console, mas acredito que ninguém vai cair nessa, péssima estratégia, eu fui PC gamer por 10 anos, antes eu tinha ps1 e ps2 e em 2018 eu peguei o ps4 pro e vendi o pc, gosto dessa vibe dos consoles e de ter todos os jogos em um perfil só, além de ter virado um caçador de platinas que é uma coisa que o pc não empolga nem um pouco e a cereja do bolo são os exclusivos, mas vendo isso eu começo a pensar em não pegar o ps5 mesmo que isso sacrifique as platinas e eu tenha que voltar a ter 10 launchers diferentes no pc ou até mesmo comprar um xbox só por birra 😠

    • Se continuar tambem vou voltar pro PC.Quando jogava no PC Não saia exclusivos nenhum nele fui pro PS4 por causa dos mesmos.Agora saiem dps dessa geracao.Vou pensar o que farei e esperar alguns anos caso pegue um PS5.Perdi todo o animo que estava com o Novo console.

  • São tão inteligentes esses executivos, vão agradar jogadores de PC ao invés de agradar os fãs de PlayStation. Não faz mais conferências para apresentar jogos. Não mostra o PS5, não faz nada mais.

    Se um jogador de PC pode jogar Horizon Zero Dawn no PC pq ele vai jogar no PS4, estudaram no mobral.

    A Sony poderia vender 200 milhões de PS5, agora não passa de 100 milhões, se continuar com isso cai para 50 igual o Console Não-PlayStation o verde sabe.

  • jaquesironmaiden

    Palhaçada com a nossa cara dona Sony, o selo only on Playstation não vale de nada!!! Piada com sua fanbase , ps5 já era!

  • Estamos revoltados, indignados e tremendamente decepcionados com o anúncio do HZD pra PC !!!
    Milhões de pessoas no mundo inteiro jogam e adquirem consoles da Sony desde o primeiro PlayStation por causa dos seus jogos exclusivos. E pra nós que só jogamos PS não importa quanto tempo um jogo foi lançado e quantas unidades ele vendeu. HZD será o primeiro a não ser mais “Exclusivo do PlayStation, e depois, qual será o próximo, ou próximos ? 🤷🏻‍♂️
    Não acreditaremos mais em vc Dona Sony, depois dessa, qual será o proximo tapa na cara que vc dará nos Fans de PlayStation ?
    Vc escolheu um caminho sem volta e vai perder muito com isso.😡😡😡

    • Isso aí eddiepsrio não vamos aceitar isso, a vida desses caras vai virar um inferno agora.

  • Estratégia muita errada, desse novo diretor de estúdios da Sony, Hermen Hulst, a Sony e o Playstation, conquistaram, muitos fãs, através dos consoles e do seus games exclusivos. Se começarem a colocar todos os jogos de PS4 e futuramente de PS5, para PC, as vendas de consoles vão para o ralo, o PS5, não vai ter o mesmo sucesso dos consoles anteriores, e vai se tornar um console obsoleto, semelhante ao que a microsoft fez com o Xbox One X, e futuramente com o Series, onde a microsoft, disponibilizou todos os seus exclusivos para PC, o que fez as vendas de Xbox despencarem. Se a Sony seguir o mesmo caminho, vai ser um grande tiro no pé, espero que futuramente eu esteja enganado, ainda acho que o HZD, foi uma exceção, pois Hermen Hulst, era o diretor da Guerrilla, e tinha influência sobre o estúdio.

  • Enganar os consumidores é uma péssima estrategia , pois , só se engana uma vez ! Eu realmente levei um banho de agua fria… Eu estava realmente empolgado com o PS5 , mas agora , não tenho mais um pingo de vontade de saber novidades e muito menos de comprar o novo console.Quem foi enganado não vai esquecer assim facilmente.

  • Legal!
    Na hora de vender o produto, põe “only on playstation”. Agora, lançam pra uma outra plataforma, onde muita gente vai piratear, jogar de graça, com uma qualidade melhor.
    Parabéns! Fizeram-me de besta.
    Espero, de vdd, que vcs n tornem a magia do playstation, os exclusivos, em algo qualquer. Espero também que tenham uma péssima venda no PC.
    Playstation, NUNCA MAIS!

  • Vou processar a Sony por propaganda enganosa, e acho que todos que compraram Horizon zero Dawn deveriam também. Empresa com política ridícula .

  • Vou processar linda a Sony, no jogo diz only Playstation. . E não e verdade. Sem falar que falta de respeito com consumidor… Não vou compra o ps5 vou esperar sair os jogos pra Pc .

  • E assim vc acabou com o selo only on Playstation

  • Um bando de chorões aqui nos comentários. Jogue a p###a do jogo e seja feliz, ca##lh#. “Ain, a marca PlayStation morreu pra mim”, “Vou comprar um PC e piratear os jogos da Sony”. Pensamento fraco, vocês são anti games, quem gosta de vídeo game gosta de JOGAR e não fica apegado a marcas e pedaços de plástico. Se eu gosto de jogar, vou onde o jogo está e não preso a uma plataforma esperando cair migalhas desta última. Acho é pouco, sai tudo pra PC mesmo, não deixarei de comprar meus consoles.

  • Adeus PS5!

Por favor, informe a sua data de nascimento.