Escolha do Editor: Por que Tetris Effect é um dos Melhores Jogos de 2018

0 0
Escolha do Editor: Por que Tetris Effect é um dos Melhores Jogos de 2018

A pureza de um clássico jogo de puzzles,misturada com efeitos hipnotizantes é uma combinação imbatível.

Uma versão de um jogo de puzzle de 34 anos atrás não é a primeira coisa que te faz pensar em “jogo do ano” não é? Mas aqui estamos. Tetris Effect é um excelente jogo para PS4, com ou sem o PS VR.

A pureza de um jogo de puzzle é sem dúvida o motivo dele ser tão relevante em 2018 quanto foi em 1984. Há uma frieza nesta perfeição — é tão clínica quando um jogo de xadrez ou uma equação matemática. Tetris Effect revigora todos os aspectos do clássico com novas mecânicas de ritmo e ação que renovam a fórmula sem tirar a elegância do original.

O conceito é simples, o efeito tão intoxicante da obra atemporal de Alexey Pajitnov é reinterpretado pelo aclamado designer de games Tetsuya Mizuguchi. Ele possui uma vida de experiência com experimentação muito sensorial, que faz com que ele e sua equipe possam entregar resultados extraordinários.

Esta dinâmica colaborativa é uma surpresa. Longe de um monstro estilo Frankenstein: é tão eletrizante quando uma mistura entre Beethoven e Beyoncé seria. Tetris nunca esteve tão vivo.

Mizuguchi tem experiência no gênero e há muito do seu aclamado jogo de puzzle para PSP, Lumines aqui. A espinha dorsal de Tetris Effect é o modo Journey: múltiplas fases — formando grupos no estilo de playlists — cada um unindo visual e som original com cuidado. As faixas são eletrizantes, o visual belo e abstrato.

Cada fase reage a como você joga. Jogadas Tetromino aumentam a batida e acendem uma faísca visual, eliminar linhas evolui o visual da fase e aumenta o ritmo e complexidade. Você está sempre caçando mais pontos, mas ao mesmo tempo, é um artista, DJ e produtor musical.

Linhas eliminadas se tornam cardumes de peixes que nadam para fora da tela. Um tetromino cria uma trilha de luz neon numa cidade ou causa tambores a baterem em união. O nascer do sol revela um céu cheio de balões ou causa viajantes num deserto a se transformarem em astronautas indo até a lua.

Tudo é conectado e construído para você mergulhar mais e mais num transe enquanto resolve puzzles, cada sucesso vindo com uma recompensa visual e auditiva.

Você caça multiplicadores para sua satisfação de entrar nos placares mundiais e para ter aquela próxima explosão sensorial. Cada evolução arregala seus olhos e faz seu coração bater mais forte. Cada batida do seu DualShock 4 ecoada por uma batida de pé. É hipnotizante e eufórico.

Mesmo depois de terminar o modo Journey, há motivo para voltar. A longevidade de Tetris Effect é a razão de fazer parte diária da minha vida é o modo Effect, que une vários tipos de jogabilidade e eventos da comunidade.

Cada variação oferece uma mudança da fórmula tradicional de Tetris (elimine 40 linhas o mais rápido possível no modo Sprint, quebre os blocos ‘dark’ no modo Purify, ou sobreviva à efeitos aleatórios no modo Mystery, por exemplo).

O mais importante é que cada modo grava sua melhor pontuação. É um detalhe simples mas importante: todos os dias entro para ver em quais modos vou tentar melhorar (spoiler: é sempre o modo ultra rápido Master. Está sempre no modo Master). É perfeito para três minutos ou três horas.

A rotina é similar nos fins de semana, mas com uma diferença: Weekend Rituals. Alguns modos são ativados como ‘eventos’ por apenas 48 horas, com os pontos que receber em todos somados ao seu total cumulativo enquanto você — e todos os outros jogadores do planeta — tentam conseguir a maior pontuação antes do tempo acabar.

Enquanto outros jogos celebram vencedores únicos, é legal ver Tetris Effect celebrar momentos da comunidade, com as redes sociais do jogo falando nome por nome dos contribuintes. É legal ser parte de algo maior, tentar ser o contribuinte com o maior número de pontos, me dando motivo para tentar outros modos.

No geral, é um conceito brilhante. Puro. Belo. Vivo. Igualmente divertido, viciante, estressante, calmo, maluco. É difícil falar de Tetris Effect sem se contradizer. Embora estes opostos coexistam alegremente aqui, perfeitamente encaixados entre um tetromino e outro.


Qual foi seu jogo favorito de 2018? Clique aqu para votar no Jogo do Ano 2018 PlayStation.Blog!

Os comentários estão fechados.

Por favor, informe a sua data de nascimento.

Date of birth fields