PlayStation.Blog BR

Escolha do Editor: Por que Tetris Effect é um dos Melhores Jogos de 2018

0 0
Escolha do Editor: Por que Tetris Effect é um dos Melhores Jogos de 2018

A pureza de um clássico jogo de puzzles,misturada com efeitos hipnotizantes é uma combinação imbatível.

Uma versão de um jogo de puzzle de 34 anos atrás não é a primeira coisa que te faz pensar em “jogo do ano” não é? Mas aqui estamos. Tetris Effect é um excelente jogo para PS4, com ou sem o PS VR.

A pureza de um jogo de puzzle é sem dúvida o motivo dele ser tão relevante em 2018 quanto foi em 1984. Há uma frieza nesta perfeição — é tão clínica quando um jogo de xadrez ou uma equação matemática. Tetris Effect revigora todos os aspectos do clássico com novas mecânicas de ritmo e ação que renovam a fórmula sem tirar a elegância do original.

O conceito é simples, o efeito tão intoxicante da obra atemporal de Alexey Pajitnov é reinterpretado pelo aclamado designer de games Tetsuya Mizuguchi. Ele possui uma vida de experiência com experimentação muito sensorial, que faz com que ele e sua equipe possam entregar resultados extraordinários.

Esta dinâmica colaborativa é uma surpresa. Longe de um monstro estilo Frankenstein: é tão eletrizante quando uma mistura entre Beethoven e Beyoncé seria. Tetris nunca esteve tão vivo.

Mizuguchi tem experiência no gênero e há muito do seu aclamado jogo de puzzle para PSP, Lumines aqui. A espinha dorsal de Tetris Effect é o modo Journey: múltiplas fases — formando grupos no estilo de playlists — cada um unindo visual e som original com cuidado. As faixas são eletrizantes, o visual belo e abstrato.

Cada fase reage a como você joga. Jogadas Tetromino aumentam a batida e acendem uma faísca visual, eliminar linhas evolui o visual da fase e aumenta o ritmo e complexidade. Você está sempre caçando mais pontos, mas ao mesmo tempo, é um artista, DJ e produtor musical.

Linhas eliminadas se tornam cardumes de peixes que nadam para fora da tela. Um tetromino cria uma trilha de luz neon numa cidade ou causa tambores a baterem em união. O nascer do sol revela um céu cheio de balões ou causa viajantes num deserto a se transformarem em astronautas indo até a lua.

Tudo é conectado e construído para você mergulhar mais e mais num transe enquanto resolve puzzles, cada sucesso vindo com uma recompensa visual e auditiva.

Você caça multiplicadores para sua satisfação de entrar nos placares mundiais e para ter aquela próxima explosão sensorial. Cada evolução arregala seus olhos e faz seu coração bater mais forte. Cada batida do seu DualShock 4 ecoada por uma batida de pé. É hipnotizante e eufórico.

Mesmo depois de terminar o modo Journey, há motivo para voltar. A longevidade de Tetris Effect é a razão de fazer parte diária da minha vida é o modo Effect, que une vários tipos de jogabilidade e eventos da comunidade.

Cada variação oferece uma mudança da fórmula tradicional de Tetris (elimine 40 linhas o mais rápido possível no modo Sprint, quebre os blocos ‘dark’ no modo Purify, ou sobreviva à efeitos aleatórios no modo Mystery, por exemplo).

O mais importante é que cada modo grava sua melhor pontuação. É um detalhe simples mas importante: todos os dias entro para ver em quais modos vou tentar melhorar (spoiler: é sempre o modo ultra rápido Master. Está sempre no modo Master). É perfeito para três minutos ou três horas.

A rotina é similar nos fins de semana, mas com uma diferença: Weekend Rituals. Alguns modos são ativados como ‘eventos’ por apenas 48 horas, com os pontos que receber em todos somados ao seu total cumulativo enquanto você — e todos os outros jogadores do planeta — tentam conseguir a maior pontuação antes do tempo acabar.

Enquanto outros jogos celebram vencedores únicos, é legal ver Tetris Effect celebrar momentos da comunidade, com as redes sociais do jogo falando nome por nome dos contribuintes. É legal ser parte de algo maior, tentar ser o contribuinte com o maior número de pontos, me dando motivo para tentar outros modos.

No geral, é um conceito brilhante. Puro. Belo. Vivo. Igualmente divertido, viciante, estressante, calmo, maluco. É difícil falar de Tetris Effect sem se contradizer. Embora estes opostos coexistam alegremente aqui, perfeitamente encaixados entre um tetromino e outro.


Qual foi seu jogo favorito de 2018? Clique aqu para votar no Jogo do Ano 2018 PlayStation.Blog!

Please Enter Your Birth Date

This content can be viewed only by people who meet the minimum age requirement.