Um ano atrás nós anunciamos I Am Setsuna na nossa coletiva de imprensa na E3. Este ano, em 19 de julho, ele chega ao ocidente na PlayStation Store.
O gameplay de I Am Setsuna remete a um JRPG da velha guarda. A maneira sutil com que os personagens se movem, a música, as batalhas, tudo lembra games que alguns de nós crescemos jogando, mas com uma sensação de novidade quando você pega o controle.
I Am Setsuna conta a história de uma terra que manteve a paz com um demônio – Uma vez a cada década, um sacrifício era oferecido para o demônio na ilha. Mas, certo um ano, o demônio ficou violento antes que chegasse a hora do novo sacrifício. Os habitantes da ilha ficaram com medo e tentaram acalmar o demônio oferecendo um sacrifício; Setsuna, escolhida por conta de seus poderes de encantamento. Setsuna deve partir com seus protetores para um local distante, onde a cerimônia de sacrifício vai ocorrer.
A lista abaixo é uma compilação divertida de fatos sobre o jogo que o community manager Dan Set e eu descobrimos sobre o jogo ao longo do ano. A criação do jogo e a história por trás do desenvolvedor Tokyo RPG Factory foi uma descoberta em si!
- I Am Setsuna é conhecido como “Ikenie To Yuki No Setsuna” no Japão. Em japonês, Ikene significa sacrifício, Yuki significa neve e Setsuna significa tristeza. A equipe achou que a palavra “Setsunai”, sentir tristeza, era um termo com bastante sentido no Japão, e é um dos temas principais do jogo, mas obviamente a palavra não tem significado nenhum fora do Japão, então o nome do jogo no ocidente foi alterado para I Am Setsuna, por conta do papel da personagem Setsuna na história.
- A palavra “Setsuna” também significa “um momento no tempo” em japonês. Isso liga com o sistema de momentum do jogo, no qual você ganha SP (Setsuna Points) ao deixar o momentum gauge se encher quando a barra ATB estiver cheia. Os pontos SP podem ser usados para adicionar vários efeitos de bônus aos golpes e técnicas de um personagem.
- Os personagens deixam rastros na neve conforme eles correm, e esses rastros serão encobertos novamente devagar. Você pode tentar escrever seu nome na neve!
- O estúdio de desenvolvimento por trás de I Am Setsuna é chamado Tokyo RPG Factory e o objetivo deles é cuidadosamente criar RPGs “do passado”, misturando elementos nostálgicos dos anos 90 com a tecnologia atual.
- Quando o Tokyo RPG Factory estava contratando, os candidatos não eram informados que o estúdio era parte da Square Enix. Yosuke Matsuda (CEO da Square Enix) queria contratar pessoas que tivessem paixão por RPGs em vez de pessoas que quisessem trabalhar na Square Enix.
- O Tokyo RPG Factory é um microestúdio com uma dedicada equipe de dez pessoas. Uma equipe de 20 freelancers completa o resto do estúdio, então é um pequeno grupo como os jogos eram criados antigamente!
- Coincidentemente, o director de I Am Setsuna (Atsushi Hashimoto) fez parte anteriormente da Racjin e trabalhou com o criador de Final Fantasy, Hironobu Sakaguchi, em um RPG chamado ASH: Archaic Sealed Heat.
- Atsushi Hashimoto declarou em uma entrevista que ele quer que as pessoas reflitam sobre o jogo e se lembrem do game como um “RPG de Neve”. Ele realmente queria criar um jogo sobre o qual as pessoas reflitam e que tenha impacto.
- Lembrando da era do PlayStation e do Super Nintendo, a equipe criou I Am Setsuna trazendo uma história rica, música, controles simples baseados em turnos e mecanismos de gameplay que incluem dungeon crawling, fazer compras nas cidades e cuidadosamente melhorar seu grupo. I am Setsuna permite àqueles que cresceram amando esses elementos curtir tudo isso novamente. Esse é um jogo que vai trazer emoções profundas.
- O conceito de I Am Setsuna foi escrito em setembro de 2014, o desenvolvimento começou no mês seguinte e, em agosto de 2015, uma versão Alpha (em japonês) estava pronta.
- Na história, o personagem principal, Endir, protege Setsuna conforme ela viaja pelos ambientes de neve e gelo. Também há outros personagens com quem Setsuna irá viajar e os nomes deles são Keel, Kuon, Yomi e Julion.
- O design de personagens foi feito por toi8— a equipe sabia que eles queriam esse designer de personagens desde o início. Ele não só é conhecido pela geração atual como seu estilo combina muito bem, refletindo um espírito melancólico e um abatimento heroico que é muito impactante. Anteriormente ele trabalhou com a popular série de anime Fullmetal Alchemist Brotherhood e Attack on Titan.
- A trilha sonora original do jogo tem dois discos cheios com 70 faixas que utilizam somente o piano. A música foi criada por Tomoki Miyoshi, cujo projeto de estreia foi Soul Caliber V quando ele tinha 16 anos (hoje ele tem 22)! As melodias são suaves e remetem a um desejo de calma, exceto durante as batalhas.
- A trilha sonora inclui a performance ao piano de Randy Kerber, que trabalhou como tecladista de estúdio em muitos filmes de Hollywood, incluindo Forrest Gump e Titanic.
- A não ser que você tenha um item chamado Mistone no jogo, você não pode escapar de batalhas.
Nós esperamos que você tenha podido descobrir algo novo sobre I Am Setsuna com a nossa lista – ele chega em 19 de julho!
“Incontáveis aventuras nos cativaram quando éramos garotos. Agora, é hora de retribuirmos o favor com as nossas próprias aventuras.” – Tokyo RPG Factory.
Os comentários estão fechados.
7 Comentários
Loading More Comments