No Man’s Sky: Um Universo Cheio de Conhecimento e Linguagem

2 0
No Man’s Sky: Um Universo Cheio de Conhecimento e Linguagem

Com um universo quase infinito a ser explorado, o épico sci-fi para PS4, No Man’s Sky, promete ser uma aventura sem comparação. No entanto, qualquer grande saga espacial já é, de cara, parcialmente definida por seus personagens. Com um sandbox intergaláctico composto por 18.446.744.073.709.551.616 planetas diferentes, como será que os desenvolvedores da Hello Games planejam preencher todos esses mundos com histórias consistentes, diálogos, a história de seus habitantes e línguas diversas?

Quando falamos sobre No Man’s Sky, tudo acaba sendo bastante surpreendente. Na semana passada, eu fui até o QG da Hellos em Guildford, no Reino Unido, para ficar um pouco mais por dentro do game.

“Sempre conversamos sobre ter facções no jogo. É algo que sempre quisemos implementar. Tivemos ideias sobre como isso poderia se encaixar em No Man’s Sky, mas levamos algum tempo para nos sentir satisfeitos a ponto de mostrar esse resultado”, disse o criador Sean Murray, antes do lançamento da demo do jogo.

No Man's Sky on PS4

Resumindo, é assim que o game funciona. À medida que você viaja pelo universo, você encontrará seres de várias raças distintas. Como tudo no jogo, a aparência deles e o que eles dizem é algo gerado proceduralmente com base em um conjunto de variáveis ​​definidas pela equipe da Hello Games.

Você será capaz de negociar com eles, ganhar upgrades, obter mais conhecimento, travar alianças e assim por diante.

SounParece simples? Mas não é.

“O padrão de decisão que utilizamos para implementar recursos – para decidir se são válidos ou não – se baseia na seguinte frase ‘isso incentivaria os jogadores a sair e explorar o universo cada vez mais?'”, explica Sean.

“Em No Man’s Sky, você realmente tem de aprender a língua dos NPCs; eles conversam com você em sua língua nativa. E quanto mais viajar ao redor do universo, mais você poderá aprender a sua língua e mais conseguirá se comunicar com outros seres.”

No Man's Sky on PS4

Sim, você leu corretamente. A Hello Games criou um número de línguas estrangeiras diferentes que, no início do jogo, você não será capaz de compreender. No entanto, na medida em que você explora o universo, descobrindo relíquias e conversando com novos NPCs, você vai começar lentamente a entender esses dialetos.

Sean ainda explica que há um valor real no desenvolvimento de relações com esses personagens. Se você se esforçar para aprender a língua de uma determinada raça e interagir com seu povo regularmente, a sua posição poderá melhorar diante deles. Se você estiver bem próximo a uma raça em particular, eles te darão um tratamento especial – talvez preços mais baratos, ou melhores equipamentos.

Do mesmo modo, se você quiser comprar uma nave melhor que te permita viajar para sistemas estelares mais distantes, você precisará se aproximar dessas facções.

Por outro lado, assim como na vida real, entrar em conversas sem conhecer a língua pode ter consequências negativas. Dizer a coisa errada em um diálogo irá provavelmente resultar em uma diminuição de sua posição, ou em um comerciante te passando a perna, ou mesmo na perda de um item útil simplesmente por conta de uma confusão. Pior ainda, tudo pode acabar em um ataque contra você.

Como já foi sugerido nos trailers já lançados, há uma série de maneiras de jogar No Man’s Sky. Você pode se concentrar em explorar, lutar, sobreviver, negociar e o sistema NPC alimenta diretamente esse quadro geral.

“O melhor de tudo isso é que os NPCs são divididos em diferentes raças. Assim, um modo de jogo talvez seja mais centrado na exploração e ciência, e saber disso pode te ajudar a decidir a melhor forma de interagir com eles”, diz Sean.

No Man's Sky on PS4

“Se você estiver jogando apenas por conta da exploração, você pode querer se concentrar em raças de exploração. Mas se você estiver jogando a fim de explodir tudo e apenas eliminar seus inimigos, existem raças mais militares, das quais você pode tentar se aproximar.”

Como mencionado antes, há uma série de raças no jogo, e cada um fala sua própria língua. Então, quanto tempo levará para que o jogador médio possa entender os estranhos dialetos e ao ponto de fluência?

“Depende do quanto você se esforçar. Mesmo que seja tudo que você fizer, você ficará definitivamente falando por horas e horas de jogo a fim de aprender uma língua. Mas acredito que a maioria dos jogadores nunca vá se tornar fluente, a menos que seja especificamente algo que eles queiram muito, como objetivo principal.

“Há um elemento de diversão em se conseguir isso, e claro, eu gosto bastante de pensar nesse desafio.

“Digamos que você fosse entrar em um perímetro agrícola e existam algumas instruções escritas em uma língua estrangeira dizendo a você como operar as máquinas. Você poderia se certificar de ter as competências linguísticas necessárias para dar sentido a mensagem, ou você pode apenas executar os comandos do controle pressionando botões, aleatoriamente. Tome uma decisão errada e a mensagem poderia ser: ‘DEFINITIVAMENTE NÃO PRESSIONE O BOTÃO VERMELHO’, e você nem teria ideia disso. Essa é a parte divertida pra mim!”

No Man's Sky on PS4

É importante salientar que as interações que você tem com esses NPCs são razoavelmente leves. No Man’s Sky não é um RPG com um script a ser seguido – o game é processual e enorme em uma escala impossível de se compreender. Não espere uma linha condutora como em Mass Effect.

“Você não estará sentado falando sobre filosofia, ou discutindo o tempo por horas a fio”, enfatiza Sean. “Você estará fazendo coisas como negociação, ou em busca de novas tecnologias, ou mesmo compartilhando técnicas de montagem.

“Não estamos tentando preencher o universo inteiro com árvores de diálogo e dramas de longa duração. Não é disso que se trata o jogo.

“Em No Man’s Sky existe um elemento processual de interações. A IA com a qual você dialoga saberá o nome do planeta em que você estiver e fará referências a ele. Eles farão referências a certas coisas com base no ambiente em que você estiver. Eles vão saber se está frio, ou quente, ou o que quer que seja. Você será capaz de notar uma imensa lista de variedades e reações – não é apenas um diálogo pré-programado.”

Antes que todos os que levaram um zero nas aulas de inglês na época de escola comecem a ficar um pouco nervosos, No Man’s Sky não espera que você aprenda a gramática complexa, sintaxe, formas verbais, pronúncia e assim por diante. Em uma visão simplista, as línguas são mais como códigos a serem decifrados – em geral, você estará simplesmente substituindo uma palavra por outra palavra. Essa foi uma decisão deliberada, feita a fim de fomentar um sentimento de colaboração e coordenação entre a comunidade de jogadores. Se você descobrir o que uma determinada palavra significa, você pode divulgar online e compartilhar o seu conhecimento.

No Man's Sky on PS4

“Algumas das línguas – bem, uma em particular – são muito mais difíceis de aprender do que outras”, Sean acrescenta. “Eu acho que, provavelmente, só será possível que algumas pessoas consigam decifrar alguns dos diálogos, trabalhando em conjunto e online.

“Estamos tentando construir algo que as pessoas possam tentar usar no mundo real, como quando eu aprendi Klingon quando eu era criança, pois eu pensei que seria um modo bem inusitado de começar uma conversa. O que não foi bem o caso!

“Não espero encontrar pessoas em convenções falando uma das nossas línguas. Isso seria terrível; por favor, não façam isso!

“É mais sobre como criar uma razão muito interessante para que as pessoas explorem o jogo e obtenham alguns resultados realmente interessantes.”

Então é isso. É hora de dar uma polida em suas habilidades sociais e aprender bons modos – isso provavelmente será tão importante quanto um dedo rápido no gatilho.

Os comentários estão fechados.

2 Comentários


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields