Entrevista: A Música de Until Dawn. Ouça 3 Novas Faixas

0 0
Entrevista: A Música de Until Dawn. Ouça 3 Novas Faixas

Faltando cerca de um mês para o lançamento de Until Dawn para PS4, nós tivemos a oportunidade de sentar com Jason Graves, o responsável pela trilha sonora do horror interativo da Supermassive Games.

Jason é um premiado compositor com um currículo impressionante, incluindo trabalhos em The Order: 1886, Evolve, Tomb Raider e na série Dead Space. Resumindo, quando se fala em construir atmosfera e tensão, ele tem poucos equivalentes na indústria dos games.

Com seu trabalho em Until Dawn, ele foi muito gentil de nos contar alguns segredos do seu ofício e discutir como ele tem ajudado os desenvolvedores de games a aumentar o fator “medo”…

Como você acabou se envolvendo com Until Dawn?
Jason Graves: Eu estive envolvido desde 2011. Desde o começo, nós todos concordamos com uma visão compartilhada para a música; um “checklist” emocional que estávamos procurando. Nós realmente queríamos colocar o jogador fisicamente naquela montanha e naquela cabana.

Você está cercado por um grupo de amigos, então há oportunidades musicais para se ter ótimos temas de personagens e algumas músicas divertidas, mas você também precisa ser capaz de fazer a trilha das situações mais “aterrorizantes” que são a maior parte do jogo.

Qual é o seu processo criativo? Você entra em um projeto como esse com uma ideia clara daquilo que você quer produzir?
Jason Graves: A primeira coisa que eu gosto de fazer é ter uma longa conversa com o diretor de áudio do jogo – e foi exatamente isso que aconteceu com Barney Pratt. Eu acho que nós devemos ter conversado por umas três horas. Foi realmente um bom sinal porque nós não só nos demos bem pessoalmente como vimos que nossas perspectivas sobre o que o Until Dawn poderia fazer que outros jogos talvez não tivessem conseguido no passado estavam alinhadas.

Foi muito fácil, depois que eu saí do telefone com o Barney, avançar no tema principal, que é o que eu gosto de fazer primeiro. A ideia é que o tema principal, mesmo que não seja utilizado no jogo ou em algum momento em particular, realmente reúne tudo a respeito do game que estamos querendo alcançar.

Until Dawn for PS4

Você falou anteriormente sobre fazer música “reativa” para o Dead Space, onde alguns instrumentos ficam mais altos quando você se aproxima se ameaças. Você usou uma técnica similar no Until Dawn?
Jason Graves: Isso é mais uma ideia de implementação; como a música é colocada no jogo e como ela toca. Hoje, há softwares de terceiros que fazem algo similar com a música, o que é maravilhoso porque isso significa que você não precisa elaborar um sistema de música proprietário – está disponível pra muita gente agora e é uma técnica muito comum. Nós a usamos bastante, especialmente durante cenas de suspense; talvez em uma porta que você pode ou não atravessar, e aí você pode ter a música aumentando de volume dependendo de quão perto você chega dela.

A sua trilha para The Order 1886 coloca uma ênfase muito grande em coros, violoncelo e viola de arco. Há algum instrumento que você trouxe de lá pro Until Dawn? Como você caracterizaria o “som” do jogo?
Jason Graves: Essa é uma boa pergunta. Nós não temos violas de arco em Until Dawn e nós não fizemos de própósito o oposto do que fizemos em The Order, mas eu queria o espaço das cordas tivesse outras coisas. Como é uma trilha bastante cinemática, muitos dos temas tocam naquele espaço em que as violas estariam.

Until Dawn on PS4

Tem um chocalho que eu uso. É um chocalho de cascos de bode. Na verdade ele foi bastante usado na trilha pra representar as montanhas, o local, e a história das pessoas que costumavam viver ali. Você pode ouví-lo nitidamente ao longo do tema principal e algumas das faixas centrais.

Eu também escrevi um tema de dois minutos que tem algumas melodias diferentes, e a própria tonalidade dele é ambígua – você não consegue dizer muito bem se é em tom maior ou menor. Tem certos acordes ali; é feliz, é triste? Eu não consigo dizer. E era esse o ponto, porque você tem oito personagens diferentes no jogo, você pode jogar com todos eles, e há um assassino à solta. O que está acontecendo? Quem é o vilão? Ninguém sabe ao certo. Então, definitivamente há uma ambiguidade intencional na música.


Until Dawn será lançado em 25 de agosto! Enquanto isso, confira um pouco de algumas das faixas da trilha sonora do jogo abaixo.

Os comentários estão fechados.

Por favor, informe a sua data de nascimento.

Date of birth fields