PlayStation na Copa: Entrevista com o campeão da Copa PlayStation de PES 2014

3 0
PlayStation na Copa: Entrevista com o campeão da Copa PlayStation de PES 2014

Daqui a exatamente 30 dias será realizada a abertura do maior evento de futebol do planeta. A convocação para a Copa do Mundo já foi feita e os 23 atletas convocados viverão uma rotina que todos aqueles que acompanham futebol já conhecem: apresentação, concentração, treinos e viagens para jogar as partidas. Todo mundo já sabe como funciona quando o assunto é futebol, mas você já parou para se perguntar como é a rotina de um jogador profissional de futebol virtual?

O PlayStation.Blog BR ficou curioso e conversou com Valber Lacerda Mendes, goiano de 21 anos que é jogador profissional de futebol digital. Ele é o campeão nacional da Copa PlayStation de PES 2014 e vai disputar agora a etapa mundial do torneio*.

Isso mesmo, o que para a maioria de nós é um momento de diversão e descontração, para Valber é trabalho sério! Ele começou a jogar com os amigos em casa, mas desde 2011 leva essa nossa brincadeira como profissão. Confira a entrevista concedida ao PlayStation.Blog BR.

——————————————————————————–

PlayStation.Blog: Como você começou a jogar futebol digital?

Valber Lacerda Mendes: Jogo desde 2008, com amigos, em casa. Em 2009 comecei a frequentar a Federação Goiana de Futebol Digital, onde jogava como hobby. A partir de 2011, comecei a treinar e me dedicar mais. Por destino ou sorte (risos) cheguei à minha primeira final nesse mesmo ano!  Depois disso, tudo começou e vi que poderia levar como profissão.

PSB: De quantos campeonatos profissionais você participou?

Valber: Eu participo desde 2011, então foram muitos. Campeonato Mineiro, Cearense, Goiano, Brasileiro, Copa do Brasil…

PSB: Você já sofreu ou ainda sofre algum tipo de preconceito quando fala que é jogador profissional de futebol digital?

Valber: Até hoje sofro. As pessoas pensam que é brincadeira, falam que não tenho futuro jogando videogame. Mas quando falo que hoje ganho a vida com isso, todos ficam impressionados. Sempre preciso explicar que a minha profissão é muito séria, tenho muitas responsabilidades como qualquer outra.

valber_2

PSB: E como você recebe? Premiações?

Valber: Recebo um patrocínio e prêmios. Já recebi prêmios em dinheiro e outros como motos, televisões, PlayStation 4, notebooks… Os mais comuns são consoles e televisões.

PSB: Hoje é possível um cyber-atleta viver apenas disso no Brasil?

Valber: É muito difícil. São muitos jogadores qualificados, o nível está altíssimo, mas é possível. Este ano eu perdi apenas um campeonato que participei, alcancei boa premiação em todos. Mas a qualquer momento as coisas devem mudar. A vida de um jogador profissional de futebol digital é muito dinâmica, assim como a vida de um jogador de futebol.

PSB: Você é o campeão da Copa PlayStation de PES 2014 e vai disputar a final fora do país. Já disputou algum torneio internacional antes? Como está a expectativa?

Valber: Vai ser um momento único pra mim! Essa é a primeira vez em que vou participar de um torneio internacional, o que é um sonho para qualquer jogador de futebol virtual. Vou ter a honra de ser o terceiro brasileiro a participar.

valber_3

PSB: Como você está se preparando? Intensificou a rotina de treinamentos?

Valber: Eu me preparo sempre jogando com um dos melhores do país, que é o Alonso de Farias, um cara muito humilde e grande companheiro, estamos sempre treinando juntos. Eu não tenho técnico, então estamos sempre nos ajudando nas táticas e outras coisas. Geralmente eu treino cinco horas por dia, mas quando o campeonato se aproxima eu fico de oito a dez horas jogando.

PSB: Quais são os principais adversários que você espera encontrar no campeonato mundial?

Valber: Os principais são da Alemanha, Espanha, Itália e Portugal. Mas venho treinando bastante para chegar confiante e trazer o título.

PSB: Dê uma dica aos nossos leitores sobre qual time usar.

Valber: No PES 2014 eu gosto de usar o Barcelona, por ser um time bastante rápido. E Messi e Neymar fazem toda a diferença. Gosto de utilizar um 4-2-2-2 bem tradicional.

PSB: Deixe um recado para todo mundo do PlayStation.Blog!

Valber: Um abraço a todos os leitores e um agradecimento ao meu patrocinador, Nitroxx Games, à Federação Goiana de Futebol Digital e a todos os meus amigos que treinam comigo. Sem eles eu não estaria onde estou hoje.

Para quem é apaixonado por futebol virtual, vamos continuar treinando e jogando bastante, só assim conseguimos chegar ao topo!             

——————————————————————————–

 

*Local e datas a serem definidos

Os comentários estão fechados.

3 Comentários


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields