
Daqui a exatamente 30 dias será realizada a abertura do maior evento de futebol do planeta. A convocação para a Copa do Mundo já foi feita e os 23 atletas convocados viverão uma rotina que todos aqueles que acompanham futebol já conhecem: apresentação, concentração, treinos e viagens para jogar as partidas. Todo mundo já sabe como funciona quando o assunto é futebol, mas você já parou para se perguntar como é a rotina de um jogador profissional de futebol virtual?
O PlayStation.Blog BR ficou curioso e conversou com Valber Lacerda Mendes, goiano de 21 anos que é jogador profissional de futebol digital. Ele é o campeão nacional da Copa PlayStation de PES 2014 e vai disputar agora a etapa mundial do torneio*.
Isso mesmo, o que para a maioria de nós é um momento de diversão e descontração, para Valber é trabalho sério! Ele começou a jogar com os amigos em casa, mas desde 2011 leva essa nossa brincadeira como profissão. Confira a entrevista concedida ao PlayStation.Blog BR.
——————————————————————————–
PlayStation.Blog: Como você começou a jogar futebol digital?
Valber Lacerda Mendes: Jogo desde 2008, com amigos, em casa. Em 2009 comecei a frequentar a Federação Goiana de Futebol Digital, onde jogava como hobby. A partir de 2011, comecei a treinar e me dedicar mais. Por destino ou sorte (risos) cheguei à minha primeira final nesse mesmo ano! Depois disso, tudo começou e vi que poderia levar como profissão.
PSB: De quantos campeonatos profissionais você participou?
Valber: Eu participo desde 2011, então foram muitos. Campeonato Mineiro, Cearense, Goiano, Brasileiro, Copa do Brasil…
PSB: Você já sofreu ou ainda sofre algum tipo de preconceito quando fala que é jogador profissional de futebol digital?
Valber: Até hoje sofro. As pessoas pensam que é brincadeira, falam que não tenho futuro jogando videogame. Mas quando falo que hoje ganho a vida com isso, todos ficam impressionados. Sempre preciso explicar que a minha profissão é muito séria, tenho muitas responsabilidades como qualquer outra.
PSB: E como você recebe? Premiações?
Valber: Recebo um patrocínio e prêmios. Já recebi prêmios em dinheiro e outros como motos, televisões, PlayStation 4, notebooks… Os mais comuns são consoles e televisões.
PSB: Hoje é possível um cyber-atleta viver apenas disso no Brasil?
Valber: É muito difícil. São muitos jogadores qualificados, o nível está altíssimo, mas é possível. Este ano eu perdi apenas um campeonato que participei, alcancei boa premiação em todos. Mas a qualquer momento as coisas devem mudar. A vida de um jogador profissional de futebol digital é muito dinâmica, assim como a vida de um jogador de futebol.
PSB: Você é o campeão da Copa PlayStation de PES 2014 e vai disputar a final fora do país. Já disputou algum torneio internacional antes? Como está a expectativa?
Valber: Vai ser um momento único pra mim! Essa é a primeira vez em que vou participar de um torneio internacional, o que é um sonho para qualquer jogador de futebol virtual. Vou ter a honra de ser o terceiro brasileiro a participar.
PSB: Como você está se preparando? Intensificou a rotina de treinamentos?
Valber: Eu me preparo sempre jogando com um dos melhores do país, que é o Alonso de Farias, um cara muito humilde e grande companheiro, estamos sempre treinando juntos. Eu não tenho técnico, então estamos sempre nos ajudando nas táticas e outras coisas. Geralmente eu treino cinco horas por dia, mas quando o campeonato se aproxima eu fico de oito a dez horas jogando.
PSB: Quais são os principais adversários que você espera encontrar no campeonato mundial?
Valber: Os principais são da Alemanha, Espanha, Itália e Portugal. Mas venho treinando bastante para chegar confiante e trazer o título.
PSB: Dê uma dica aos nossos leitores sobre qual time usar.
Valber: No PES 2014 eu gosto de usar o Barcelona, por ser um time bastante rápido. E Messi e Neymar fazem toda a diferença. Gosto de utilizar um 4-2-2-2 bem tradicional.
PSB: Deixe um recado para todo mundo do PlayStation.Blog!
Valber: Um abraço a todos os leitores e um agradecimento ao meu patrocinador, Nitroxx Games, à Federação Goiana de Futebol Digital e a todos os meus amigos que treinam comigo. Sem eles eu não estaria onde estou hoje.
Para quem é apaixonado por futebol virtual, vamos continuar treinando e jogando bastante, só assim conseguimos chegar ao topo!
——————————————————————————–
*Local e datas a serem definidos
e isso ai campeao vamos no mundial e neste ano estou confiante que o titulo vem pro brasil porque vc esta preparado abraçao e boa sorte (cristiano gordao da metroid)!!!
Parabéns pela conquista.
Eu sou muito ruim no futebol, tanto no campo qto no virtual. Sofro muito para fazer um gol!
isso ae.
vamooo com tudoooo>
Brasil pra cimaaaa delesss!!!