PlayStation.Blog BR

O Ratchet & Clank Que Você Nunca Viu: 10 Anos em Artes Conceituais

4 0
O Ratchet & Clank Que Você Nunca Viu: 10 Anos em Artes Conceituais

A franquia Ratchet & Clank completa 10 anos e, para celebrar esse aniversário, vamos lançar Ratchet & Clank Collection em breve para o PS3. Desde quando o primeiro jogo Ratchet & Clank foi lançado, os fãs nos escrevem querendo ver as artes conceituais. Embora os conceitos sejam apenas uma das muitas peças que usamos para fazer nossos jogos, eles são uma maneira divertida de mostrar a história do universo Ratchet & Clank. Então eu procurei pelo estúdio e juntei uma coleção de imagens que voltam a 2002, quando a Insomniac começou a trabalhar em um novo jogo…

No Começo

… bem, na verdade era 2000. Estávamos finalizando Spyro: Year of the Dragon de olhos no PlayStation 2. Após gastar um ano desenvolvendo um novo jogo com o codinome “15”, depois conhecido como “Girl with a Stick”, cancelamos o projeto e decidimos mudas as coisas. (Para saber mais sobre Girl with a Stick e seu falecimento, confira o Full Moon Show podcast #49 – em inglês). Isso nos deixou com apenas alguns meses para apresentar uma nova ideia e começamos a trabalhar em um jogo ambientado em uma galáxia alienígena com muitas bugigangas insanas. Neste ponto, todo o nosso estúdio (40 de nós) focou em trazer esta ideia à vida. Começamos a desenvolver a tecnologia, as mecânicas de jogo, animação, história, design, som… tudo! Na arte conceitual, o artista de personagem da Insomniac, Dave Guertin, criou estes primeiros rascunhos dos nossos heróis:

Ratchet & Clank Arte Conceitual
Ratchet & Clank Arte Conceitual
Esquerda: Nossa primeira imagem de Ratchet. A ideia era criar um alienígena enérgico com uma luva de acessórios malucos e algumas habilidades biônicas. Embora ele pareça bem pouco com o personagem final, Ratchet 1.0 já tinha muitas de suas características – mãos e armas grandes, uma luva de utilidades, pés com três dedos e um capacete de piloto. Eventualmente, o seu corpo réptil deu lugar a um formato mais felino.
Os primeiros desenhos de Dave para Clank também foram muito diferentes. Neste rascunho, Clank parece um lagarto mecânico. Apenas seus olhos e pernas articuladas foram levadas ao design final.

Ao mesmo tempo, nossa equipe de ambiente explorava uma variedade de direções para o universo de Ratchet. Nestes primeiros rascunhos, é fácil perceber que ainda estamos saindo do mundo de Spyro para o estilo sci-fi de Ratchet & Clank. “Asteroid Observatory” do artista Chad Dezern (hoje o nosso diretor do estúdio na Carolina do Norte) mostra muitas das características de uma fase de Ratchet & Clank – mangueiras, antenas e edifícios agrupados. Esta imagem se tornou inspiração para a Nebula G34- Blarg Tactical Research Station, ou como a chamávamos durante a produção, level 6:

Ratchet & Clank Arte Conceitual

Ratchet & Clank Arte Conceital

Este rascunho não finalizado (por mim) exibe a maior exploração estilística que acabaria se tornando parte do nosso estilo. Vegetação alienígena exótica, crateras e estruturas retro-futurísticas com formas arredondadas aerodinâmicas. Eventualmente este conceito evoluiu para o planeta Novalis – Tobruk Crater, a primeira fase completa da campanha de Ratchet & Clank:

Ratchet & Clank Arte Conceitual

E é apenas o começo! Para mais histórias sobre como os personagens e o universo de Ratchet & Clank tomaram forma, incluindo mais artes conceituais vintage, não deixe de visitar o blog da Insomniac. E para experimentar a evolução artística de Ratchet & Clank pelos anos, confira Ratchet & Clank Collection em breve!

Os comentários estão fechados.

4 Comentários

  • Sei que não tem nada a ver com o assunto mas, comprei o Resistance do PS Vita original Brasileiro e diferente das informações que vi aqui no blog, o game não tem legenda e muito menos audio em português…, Fiquei bem chateado com isso, logo gostaria de tirar a dúvida e saber se estou fazendo algo errado com o game.
    Obrigado e desculpe por usar este espaço para isso!

    • Oi, NATOSTAUT

      O Resistance: Burning Skies tem legenda e dublagem em PT-BR sim, mas apenas a versão disponível na loja nacional? Sua conta é nacional ou americana?

  • Dae Felipe, blz?!
    Tenho duas contas, uma nacional e uma americana. Como eu já jogava antes da psn Brasil existir meus trofeus estão a associados a conta americana. Se tivesse como transferir todos os dados da conta americana para a brasileira talvez eu estaria usando mais ela…
    Pelo que entendi na sua resposta, os games físicos originais brasileiros não vem com o suporte. Para ter português br só baixando o game na psn Brasil? Isso está correto? Tentei logar com a minha conta nacional no ps vita, mas não deu. Acho que foi por eu ter logado a americana a primeira vez.
    Mais duas perguntas:
    Com o jogo físico nacional, se eu logar com a conta brasileira no vita terei o suporte a português?
    Se eu baixar no meu ps3 o game do vita da psn Brasil, terei suporte ao português mesmo estando logado com a conta americana no vita?
    No mais muito obrigado pelas respostas e sua atenção!

    • Oi, NATOSTAUT

      No caso do Resistance: Burning Skies, apenas a versão digital disponível na PS Store BR tem legenda e dublagem em português, independentemente de você baixá-lo direto pelo PS Vita ou pelo PS3. Demais jogos como Escape Plan, Unit 13, Gravity Rush, Little Deviants, entre outros, têm legendas e/ou dublagem tanto nas versões disponíveis na loja americana quanto em mídia física.

      Abs.

Por favor, informe a sua data de nascimento.