PES 2013 para PS3: Primeiras Impressões

7 0
PES 2013 para PS3: Primeiras Impressões

Pro Evolution Soccer 13 para PS3

Pro Evolution Soccer 13 para PS3 Pro Evolution Soccer 13 para PS3

Há algumas semanas, a Konami convidou jornalistas do mundo todo para um evento especial em São Paulo: a estreia de Pro Evolution Soccer 2013. Para cobrir o acontecimento, além de nossa equipe do PlayStation.Blog BR, tivemos também a ilustre presença do nosso hermano Lorenzo Grajales do PlayStation.Blog Latam, contra quem pudemos jogar algumas partidas – dica: ele é cheater! Essa foi a primeira oportunidade que tivemos para jogar a nova versão da série, e alguns membros da equipe de desenvolvimento estavam presentes para responder as nossas perguntas. Algumas partidas mais tarde, eis o que descobrimos:

Este ano, a equipe de PES tem diversos membros novos a bordo que prometem dar vida nova ao simulador de futebol, que já tem milhões de fãs ao redor do mundo.

Além da nova Inteligência Artificial, que fica evidente após algumas partidas, diversos recursos inéditos foram implementados em PES 13 em resposta aos pedidos dos fãs, incluindo um controle melhor que garante mais liberdade, como passes e chutes totalmente manuais. É um pouco difícil usar esses recursos no começo, mas muito gratificante depois que você os domina.

Outras melhorias incluem dribles e movimentos defensivos mais naturais, especialmente quando as linhas são organizadas de acordo com a sua jogada. Os goleiros também ganharam novas animações para uma maior eficiência e a habilidade de passar a bola manualmente para armar contra-ataques mais precisos.

Agora, a novidade mais bacana da nova versão: o Player ID.

O Player ID é a representação digital de alguns dos melhores jogadores do mundo do futebol. Isso significa que jogadores como Cristiano Ronaldo, Messi, Ribéry e Neymar podem correr, driblar e chutar a bola exatamente como fazem na vida real, refletindo a individualidade e a autenticidade das estrelas que eles são. PES 13 terá aproximadamente 40 a 60 jogadores com Player ID, incluindo atacantes, zagueiros e goleiros. Com cenas de jogadores consagrados e novatos promissores, um vídeo exibido na apresentação mostrou como as ações dos atletas são reproduzidas de forma idêntica no jogo.

O Player ID é um recurso importante para PES. Afinal, as pessoas vão aos estádios para ver as estrelas dos times em ação, e faz uma grande diferença quando você tem uma estrela no seu time em PES 13.

PES13 é ainda é um jogo que requer decisões, desde o que você vai fazer com a bola quando ele chegar aos seus pés até realizar um passe, correr e encarar o adversário, chutar para o gol ou simplesmente parar. Se você não faz nada, perde a posse da bola. Felizmente, você pode aprender a tomar a melhor decisão depois de apenas algumas horas de jogo, e se tornar um especialista no esporte.

Conversamos com o produtor sênior Naoya Hatsumi e produtor de marketing Manorito Hosoda para saber mais sobre PES13.

Pro Evolution Soccer 13 para PS3

PlayStation.Blog: Vocês mencionaram que não estão trabalhando em uma versão para PS Vita este ano, mas estão planejando algum tipo de conectividade com o novo portátil? Por exemplo, usando o PS Vita para fazer ajustes no time sem precisar pausar o jogo no PS3?

Equipe PES: Estamos pensando em adicionar conectividade com tablets e dispositivos móveis, mas ainda não estamos pensando no PS Vita.

PSB: Sabemos que as Américas são um mercado importante para você agora: México, Argentina, Brasil e vários outros. Vocês estão trabalhando para conseguir novas licenças nesta região? Licenças nos EUA, por exemplo? O futebol está crescendo cada vez mais nos EUA…

Equipe PES: Adoraríamos falar sobre licença, mas não podemos… ao menos até a E3! Entendemos que ter times licenciados é muito importante para o mercado latino-americano, para países como Brasil, Argentina, México, além dos grandes clubes dos EUA.

Não há uma maneira simples de explicar o quão importante a América Latina é para PES. É um mercado muito importante e estamos focados nele de várias maneiras diferentes. O que eu posso dizer neste momento é: este ano, a América Latina é um dos mercados mais importantes para nós, e é por isso que estivemos aqui em fevereiro e estamos de volta agora. Você sabe, é uma viagem bem longa do Japão! [risos]

E isso é algo que temos indicado nos últimos anos. Por exemplo, incluímos a Copa Santander Libertadores há dois anos. Isso mostra o quão importante é o mercado latino-americano para a série PES.

Pro Evolution Soccer 13 para PS3

PSB: Você disse que haverá entre 40 e 60 jogadores em PES 2013 usando o Player ID. Há planos para incluir mais jogadores à lista por meio de DLC no futuro?

Equipe PES: Por enquanto não temos planos para adicionar jogadores por meio de DLC. No entanto, se houver uma demanda muito grande por parte dos usuários e da comunidade, vamos pensar sobre o assunto. E se fizermos algo desse tipo, não sabemos se as pessoas iriam querer pagar por isso. Você pagaria?

PSB: Essa é uma ótima pergunta. [risos] Mas sim, acho que pagaria. Por falar em comunidade, você disse que o feedback dos fãs é muito importante este ano. Como você estão coletando e implementando esse feedback em PES 2013?

Equipe PES: Sim, o feedback dos fãs é muito importante para nós. Claro, escutar as opiniões dos fãs é uma coisa, e isso satisfaz os usuários. Mas também somos criadores, e há muitos recursos que queremos incluir que não podem ser obtidos por meio d as opiniões dos fãs, pois eles estão com o produto atual em mente, e nós estamos olhando para o futuro. Na prática, o que nós queremos é surpreender os jogadores. Deve haver um equilíbrio entre o que queremos fazer e o que os usuários desejam.

E nós valorizamos o feedback dos fãs porque, dependendo do que eles querem, a jogabilidade pode mudar bastante. Por exemplo, jogadores brasileiros podem enxergar o futebol de uma forma totalmente diferente das pessoas em outras partes do mundo. Portanto queremos conhecer essas nuances, se elas de fato existirem, coletando as opiniões dos usuários, pois o nosso jogo é para um público mundial, e temos que pensar em todos esses elementos.

PSB: Jogar futebol é sobre tomar decisões. Por exemplo, ao jogar na vida real, quando você recebe a bola, você tem uma fração de segundo para pensar no que vai fazer – passar a bola, chutar para o gol, fazer uma firula… Como vocês traduzem isso para um jogo? Digo, PES é um jogo hardcore, com uma curva de aprendizagem muito difícil, mas quando você pega o jeito, ele se torna fluído e veloz. Como vocês transferem esses elementos complexos do futebol para os controles?

Equipe PES: Como você mencionou, é bem difícil traduzir esse movimento em uma fração de segundo do jogo real, pois um jogo de futebol exige um controle. Nosso objetivo é fazer os jogadores se sentirem como se estivessem em um campo de verdade quando estão jogando com um controle. Esse sempre é o nosso principal objetivo. E tentamos alcançar esse objetivo ao ajustar a IA constantemente e aprimorar outros elementos do jogo e da jogabilidade em si. É algo muito difícil de expressar com palavras.

PES2013_Screenshot_003Pro Evolution Soccer 13 para PS3Pro Evolution Soccer 13 para PS3

PSB: Há alguma chance de termos 11 jogadores online este ano?

Equipe PES: Provavelmente vamos falar sobre isso no ano que vem. [risos]

PSB: Na apresentação, você disse que Shingo “Seabass”Takatsuka está ocupado com outro projeto, mas que ele ainda faz parte da equipe. Como ele está envolvido com PES 2013?

Equipe PES: Não podemos falar sobre o que Seabass está fazendo atualmente, só que ele está trabalhando em um novo projeto. Em relação ao PES 2013, ele supervisiona a produção do jogo e está envolvido com as principais melhorias que estamos fazendo este ano.

PSB: Você citou novos recursos como o sistema de passes e chutes totalmente manual e a IA pró-ativa, mas há alguma melhoria no modo de personalização de jogadores? Essa é uma opção que as pessoas adoram. Há alguma novidade nessa área?

Equipe PES: Bem, não há grandes mudanças nas opções de edição este ano.

PSB: Até então, os DLCs para PES têm sido gratuitos, como novos tênis, bolas, itens para personalização de jogadores… Como o mercado mudando constantemente, você já pensaram em oferecer algum DLC pago, como um grande pacote com novos modos e temporadas ou novos recursos?

Equipe PES: Para a versão deste ano,não haverá DLC pago, não temos planos para isso. No entanto, se a comunidade mostrar interesse, assim como você disse que pagaria por novos jogadores com Player ID, talvez possamos pensar em introduzir DLCs pagos no futuro.

PSB: PES está evoluindo a cada ano, mas falando do futuro, como vocês veem PES daqui a três ou cinco anos? Vocês acham que ele vai ser mais social, ter gráficos melhores, IA aprimorada ou algo totalmente diferente?

Equipe PES: Acreditamos que o estilo de vida das pessoas está mudando drasticamente, por de conta de coisas como dispositivos móveis e tablets, e armazenamento em nuvem também é um fator… O próprio jogador tem mudado por conta do desenvolvimento de dispositivos móveis, portanto estamos tentando atingir todos os usuários em potencial. É algo que queremos fazer no futuro. Não apenas atingir os jogadores de console, mas todos os usuários em potencial, incluindo os que usam novos tipos de dispositivos.

Os comentários estão fechados.

7 Comentários


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields