Silent Hill: Downpour Retorna às Origens no PS3

12 0
Silent Hill: Downpour Retorna às Origens no PS3

Silent Hill Downpour for PS3

Eu sou muito ruim em jogos de terror, então aproveitei uma recente oportunidade para assistir a uma curta demonstração do próximo jogo survivor-horror épico da Konami, Silent Hill: Downpour, para PS3. Em um desenvolvimento aplaudido pelos fãs da série, Downpour dá grande ênfase ao terror psicológico sobre a ação inquieta dos últimos jogos da série, como Silent Hill: Homecoming.

Você joga como Murphy, um detento de segurança máxima com um passado muito problemático. Você acorda na periferia da cidade amaldiçoada de Silent Hill depois do ônibus de transporte da prisão sofrer um acidente. Fiel ao formato de Silent Hill, você passa o restante do jogo fugindo dos habitantes monstruosos da cidade enquanto junta as pessoas dos segredos mais profundos de Murphy – incluindo as verdades obscuras que o levou a Silent Hill.

Eu conversei com o produtor Devin Shatsky, que respondeu algumas perguntas essenciais enquanto jogava a primeira parte do jogo.

Silent Hill Downpour para PS3Silent Hill Downpour para PS3

PlayStation.Blog: Tendo em vista a interface, como Downpour se difere do último jogo da série, Homecoming?
Devin Shatsky, Produtor, Silent Hill: Downpour: Temos um sistema de armas e inventários mais realista. Nos outros Silent Hills você tinha aquele bolso mágico onde carregava um arsenal de armamentos – Uzis, espadas, martelos e mais. Isso tirou muito do suspense do jogador, mas deu a ele um pouco mais de poder e impactava o fator de medo. Em Downpour, você está limitado a carregar o que está em suas mãos, mais uma arma de fogo no coldre. Você deverá usar suas armas cautelosamente. Toda arma é quebrável, então armas de madeiras irão quebrar depois de algumas pancadas enquanto armas de metal irão durar mais. A maioria deles são itens do dia a dia: ancinhos, garrafas, facas de cozinhas. Não há espada ou coisas do tipo neste jogo.

O sistema de energia também teve algumas mudanças. Não há um HUD; toda aquela informação está ligada diretamente ao personagem, então ele irá mancar, sangrar, sua roupa terá rasgos… tentamos focar o máximo possível em realismo.

PSB: Em Homecoming, seu personagem tinha um passado militar e isso refletia no sistema de combate centrado em ação. Como Downpour está mudando isto?
DS: Sim. Em Homecoming, você era um personagem mais badboy. Mas em Downpour, Murphy é mais do que um cara normal. Ele está longe de ser um cara durão. Ele pode se defender, mas no geral ele se parece mais com o protagonista de Silent Hill 2. Você terá que correr dos inimigos muito mais do que o convencional: você pode ficar cara a cara com um inimigo, mas se estiver em desvantagem, a melhor estratégia é correr.

Silent Hill Downpour para PS3

PSB: Quais lições a Konami aprendeu de Silent Hill: Homecoming?
DS: Ele foi muito bem analisado pela crítica e é definitivamente um ótimo jogo. Mas eu acho que os fãs de Silent Hill esperam um jogo que tenha mais terror psicológico do que aquele monte de combates. Homecoming era claramente um jogo de combate pesado, que afastou alguns fãs. Há uma dicotomia entre os jogadores do gênero survival-horror: os fãs de Resident Evil tendem a preferir o combate pesado, enquanto os fãs de Silent Hill tendem a preferir aquela exploração lenta do horror. Ainda há combates em Downpour, mas não é tão frequente como em Homecoming.

PSB: Qual jogo Silent Hill você diria que se compara com Downpour?
DS: Silent Hill 2, definitivamente. Downpour tem uma história própria que não está amarrada a nenhum outro jogo Silent Hill, levando o conceito de volta a suas raízes. Silent Hill 2 foi um dos grandes jogos favoritos pelos fãs, então pegamos elementos que foram destaque naquele jogo e integramos aqui.

PSB: Os inimigos clássicos, como as Puppet Nurses, retornarão de alguma forma?
DS: Não. Nos jogos Silent Hill, os monstros estão diretamente ligados ao passado do protagonista, então os inimigos deste jogo tem significado para Murphy. Não iremos encaixar o Pyramid Head ou as Nurses a toa. Não faria sentido. Isso poderia ser visto como um erro de Homecoming – os desenvolvedores fizeram um serviço para fãs ao apresentar monstros dos jogos anteriores, mas que não faziam sentido. Os fãs principais chamaram a nossa atenção para isso, com toda a razão.

PSB: Mas o icônico nevoeiro retornará, certo?
DS: Definitivamente. O nevoeiro é uma marca registrada de Silent Hill, mas o principal tema visual de Downpour é a água. Temos um sistema climático aleatório muito bacana que impacta a jogabilidade: quando o clima está tenso, a quantidade de inimigos aumenta. Ou seja, se o clima estiver um inferno, é melhor procurar um lugar para se esconder…

Silent Hill Downpour para PS3

PSB: Vejo algumas influências em mundo aberto nos designs de ambientes aqui. É minha imaginação?
DS: A cidade é completamente explorável. Os jogos anteriores tinham uma série de portas trancadas que desencorajavam os jogadores de explorar. Downpour tem muitas missões paralelas que não estão ligadas à história principal. Você pode passar por uma sala que ativa uma missão paralela e completá-la pode revelar um pouco de conhecimento sobre Silent Hill.

PSB: Há muito tempo o compositor de Silent Hill, Akira Yamaoka não está mais na companhia. Quem será o responsável pelo design do áudio?
DS: Quando Akira Yamaoka deixou a companhia, fomos forçados a procurar em outro lugar. O design de som está sendo feito por Natham McCree, que trabalhou em Tomb Raider e é um designer de áudio extremamente eficiente. Em termos de trilha sonora, contratamos Dan Licht, que fez a trilha do seriado Dexter. Ele combina bastante com a série. Nós procuramos ele pois somos grandes fãs de Dexter e pensamos que ele gostaria de Silent Hill. Um grande detalhe é que Dan é um tocador dedicado de bandolim, e Akira Yamaoka costumava incorporar muito bandolim, então foi o encaixe perfeito.

Uma observação: nós também assinamos com o Korn para tocarem a o tema de abertura para Silent Hill Downpour. Não é um som heavy metal, mas é algo diferente das músicas do Korn. Eles mudaram um pouco o som deles. Mas eles farão apenas a música de introdução, não a trilha sonora do jogo.

PSB: Como está o trabalho com Silent Hill HD Collection?
DS: Iremos lançar Silent Hill HD Collection para PS3 no primeiro semestre de 2012 e irá incluir versões HD de Silent Hill 2 e Silent Hill 3. E para o PS Vita teremos Silent Hill: Book of Memories próximo ao lançamento. Book of Memories é uma experiência completamente nova, um explorador de dungeons multiplayer que traz muitos elementos legais da série. Não é um trabalho qualquer com Silent Hill estampado na caixa – é um jogo muito bacana e explora elementos interessantes da série.

Os comentários estão fechados.

12 Comentários


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields