Aliens: Colonial Marines – Nada Mal Para um Humano

2 0
Aliens: Colonial Marines – Nada Mal Para um Humano

Aliens: Colonial Marines para PS3

Casualmente, eu conferi Aliens: Colonial Marines quando fui ao estande da SEGA na gamescom. Estava passando para dar um oi a um amigo, mas , em questão minuto, o jogo se tornou um dos meus favoritos do evento. Não sou tão íntimo dos filmes Aliens assim – lembro de ter visto um deles na TV quando criança e de não ter dormido por dias – mas, julgando puramente como um jogo de tiro, pareceu muito impressionante.

A fase mostrada era um belo labirinto de corredores a bordo de uma nave enviada para investigar LV-426, 11 meses depois que a tenente Ripley escapou, no filme Aliens. O aspecto mais memorável para mim foi a animação dos Xenomorfos – tenho arrepios enquanto digito, só de lembrar deles. Isto, somado ao design da fase, que sempre deixa aquela sensação de exposição, com criaturas surgindo de cada canto e da tubulação de ar, produz um jogo de tiro enervante, cheio de tensão.

Depois da demonstração, falei com o chefe de criação da Gearbox, Brian Martel, sobre trabalhar em uma série tão emblemática e por que sua equipe é a melhor para trazer a essência dos filmes Aliens para um jogo.

Aliens: Colonial Marines para PS3

PlayStation.Blog: Nesta semana, o pessoal da Rocksteady Studios nos disse que eles tiveram total liberado para criar seu próprio “cânone de Batman” nos jogos Arkham. É isso que vocês estão tentando fazer com Aliens: Colonial Marines?

Brian Martel, chefe de criação da Gearbox: É exatamente o que queremos fazer. Tem sido ótimo trabalhar com a Fox, e a SEGA tem sido uma excelente parceira entre nós e os donos da marca. A Fox é um pouco mais flexível com o cânone do que outras empresas por aí, mas eles precisam ter o cuidado de não irritar os diretores – se você propõe que um filme específico nunca aconteceu, o diretor não vai gostar muito, e pode ser que a Fox tenha planos de trabalhar com eles no futuro.

Nós podemos introduzir nossos próprios elementos, coisas que achamos adequadas para um jogo, sejam armas ou novos tipos de aliens. Estamos cientes de que, fazendo isso, estamos ampliando o cânone existente.

Aliens: Colonial Marines para PS3

PSB: Qual a essência dos filmes Aliens?

Brian: Os aliens não querem simplesmente aniquilar você, eles querem propagar a espécie e levar você para onde forem, para eles poderem grudar na sua cara. Esse é o perigo, é o que causa suspense nesta ficção. E também precisamos de bastante ação. Se você assistir aos filme Aliens, não há muitos momentos assustadores; é assustador por você saber o quê acontece se você for pego, mas é cheio de ação e, para fazer um jogo bom assim, você tem que ter muitos aliens, muitas coisas para atirar. Fazendo um paralelo com a música, é precisa ter diversidade entre o silêncio absoluto até a oitava mais alta.

PSB: Qual a diferença entre criar cenas de medo em um filme e fazer o mesmo em jogos?

Brian: É bem similar em muitos aspectos. Há os efeitos sonoros que pegam o jogador desprevenido, por exemplo, e sempre há também coisas que chamam a atenção do jogador para um ponto, e então algo acontece em outro lugar. Mas no fim das contas, com um jogo de tiro cooperativo é muito difícil assustar o jogador, por isso, Colonial Marines é mais voltado à ação. Não é como Dead Space, que dá um susto a cada minuto, ou algo como Condemned, que é pura tensão.

Aliens: Colonial Marines para PS3

PSB: Nós podíamos ficar falando sobre a série Aliens o dia todo. Que inovações de jogabilidade vocês estão apresentando?

Brian: Esperamos superar as expectativas dos jogadores, ir muito além do que eles esperam de um jogo de tiro cooperativo da Gearbox. Obviamente, coisas como o visual e a atmosfera pertencem ao universo Aliens, mas, por trás disso, temos a sensação de que é algo com a marca Gearbox.

PSB: Por que a Gearbox é a desenvolvedora ideal para a franquia Aliens?

Brian: Se você olhar nosso histórico de trabalho com marcas estabelecidas, seja com Half-Life ou com James Bond, sempre fomos fieis e honestos com o material de origem. Somos os melhores nisso, procurando o que os jogadores querem e esperam de uma licença.

Aliens: Colonial Marines para PS3

PSB: O que é mais importante para os fãs de Aliens: familiaridade ou surpresa?

Brian: É importante ter essas pequenas alusões ou referências para os fãs, como descobrir o que aconteceu com Burke ou ver o que aconteceu com Hudson quando ele foi puxado para baixo. Mas também há as pessoas que nunca assistiram a esses filmes, então oferecemos algo para todos.

Os comentários estão fechados.

2 Comentários


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields