EVO: Ono Fala Sobre Cole MacGrath em Street Fighter X Tekken

2 0
EVO: Ono Fala Sobre Cole MacGrath em Street Fighter X Tekken

Enquanto os maiores lutadores do mundo trocavam socos durante o EVO, eu estava lutando para trocar algumas palavras com os melhores desenvolvedores de jogos de luta do mundo. Recentemente, o produtor da Capcom Yoshinori Ono se tornou o representante-mór de Street Fighter, e ele estava no evento mostrando o crossover Street Fighter X Tekken. Eu quis penetrar a sua mente para saber mais a respeito da amigável rivalidade com o diretor de Tekken Katsuhiro Harada, sua opinião sobre o PS Vita e o motivo de ter escolhido Cole, o protagonista de inFAMOUS, como convidado especial nas versões para PS3 e PS Vita de Street Fighter X Tekken.

Street Fighter x Tekken

PlayStation.Blog: O que fez você e o Harada duelarem no vídeo Ono X Harada?

Yoshinori Ono, produtor de Street Fighter X Tekken: Nós começamos a tradição na Comic-Con do ano passado, um tipo de rivalidade no estilo pro-wrestling. O jogo em si tem uma atmosfera festiva, então não queríamos que fosse tão sério. Queríamos atrair tanto os fãs de Tekken quanto os de Street Fighter, e a melhor ferramenta para isso é o humor.

PSB: E como nasceu Street Fighter X Tekken? Quem foi falar com quem primeiro?

Ono: É algo que nós já queríamos há um bom tempo. Nos conhecemos há um tempão, e, anos atrás, tivemos um jantar e conversamos sobre a ideia. Mas estávamos em empresas diferentes, então havia um tipo de barreira invisível entre nós… Especialmente para combinar nossas principais marcas e juntá-las. Isso seria inaceitável há algum tempo.

Durante certo período, a Capcom parou um pouco com os jogos de luta. Quando voltamos a eles, eu cresci um pouco dentro da empresa, e o Harada também. Agora temos mais capital político para fazer as coisas acontecerem, por assim dizer. Então pareceu o momento ideal para fazer algo assim acontecer e, com certeza, nós aproveitamos a oportunidade.

Agendamos uma reunião entre os presidentes de ambas as empresas (Capcom e Namco Bandai). Eu estava um pouco apreensivo – pensei que eles fossem recuar diante da ideia, ou que a achariam fraca. Um minuto depois, eles estavam se dando as mãos e o negócio estava fechado. Então esta era a hora certa para fazer isso.

PSB: Com quais outras séries você considerou fazer um crossover? Eu sei que, nos EUA, muitas fãs adorariam ver Street Fighter Vs. Mortal Kombat…

Ono: É, eu recebo um monte de pedidos de Street Fighter Vs. Mortal Kombat no meu Twitter ou de outras formas. Eu entendo porque eles querem, mas é mais fácil falar do que fazer. Ver Chun-Li ter a espinha arrancada ou a cabeça de Ryu pulando no chão… Simplesmente não combina.

Mas, sim, eu sonhava com alguns projetos anteriormente, e um deles era Street Fighter X Tekken, que está se tornando realidade agora. Outro seria um Marvel Vs. DC, que seria muito legal se um dia pudéssemos fazer. Sou um grande fã de quadrinhos.

Agora, se eu conseguir fazer os presidentes destas duas empresas apertarem as mãos, então poderíamos começar algo. Como fão, eu adoraria ver isso acontecer!

PSB: Deve ser difícil combinar dois jogos de luta radicalmente diferentes – Tekken não poderia ser mais diferente de Street Fighter. Houve alguma ideia que você planejou inicialmente, mas acabou tendo que descartar?

Ono: Teve uma função que descartamos, mas acabamos trazendo de volta: os combos Cross Rush. Quando você pensa em Tekken, lembra logo dos combos agressivos – aquele lance de se esquivar de um golpe e então mandar ver no oponente. As longas sequências de Tekken… pensamos, será que deveríamos incluí-las em SF x Tekken? Se sim, estaríamos simplesmente fazendo um Tekken. Mas não poderíamos removê-las por inteira, ou não sobrariam muitos aspectos de Tekken.

Então decidimos que o Cross Rush seria uma ótima maneira de juntar os dois jogos. Você tem aquela sensação dos combos rápidos de Tekken, mas ainda parece Street Fighter… ou, mais precisamente, meio Darkstalkers. Mas é bem Capcom, por assim dizer. Logo, o Cross Rush serve como uma ponte entre os dois estilos. Caiu como uma luva.

Street Fighter X Tekken para PS3 e PS Vita: ColeStreet Fighter X Tekken para PS3 e PS Vita: Cole

PSB: Diga, por que você escolheu o Cole de inFAMOUS para Street Fighter X Tekken? Foi você que o escolheu? Você é fã de inFAMOUS?

Ono: Na verdade foi um interesse mútuo. Estave falando com a SCE sobre colocar Cole em um de nossos jogos, pois ele se encaixa bem em um jogo de luta – ele tem todos aqueles movimentos legais. E então aconteceu que, quase simultaneamente, a Sucker Punch também queria ter alguma ligação com Street Fighter. Então foi um alinhamento cósmico. Por sorte, conseguimos fazer o anúncio na E3, coincidindo com o ótimo lançamento de inFAMOUS 2.

Um pouco de “making-of” para vocês: inFAMOUS 2 ainda estava em desenvolvimento e não tínhamos visto muito dele, então a nossa versão original do Cole era baseada em seu visual do primeiro inFAMOUS. Começamos a falar com a Sucker Punch e eles nos mostraram inFAMOUS 2, e então falamos: “Putz, ele usa armas agora! Nós não temos armas”. Então voltamos à prancheta para deixar seus movimentos mais familiares para os jogadores de inFAMOUS 2.

Foi um ótimo processo colaborativo. A Sucker Punch nos ofereceu um monte de informações, então demos nosso melhor para recriar o visual e a sensação. Foi um processo divertido e que ainda caminha, mas tem sido um grande prazer trabalhar com aqueles caras.

PSB: Como você descreve o estilo de jogo de Cole?

Ono: Se eu fosse comparar com qualquer personagem, seria com Seth – ele tem muitos golpes sorrateiros. Eu levei a versão mais recente de Street Fighter X Tekken até a Sucker Punch antes do EVO, e eles perguntaram se Cole não estava forte demais [risos]. Ainda tem alguns ajustes por fazer. Não quero irritar os fãs de Street Fighter e Tekken com um personagem mais forte de outro lugar.

PSB: O que você achou da sua primeira visita aos estúdios Sucker Punch?

Ono: A impressão que tive foi que parecia muito a Capcom para mim, como nosso escritório em Osaka. Claramente, aqueles caras amam jogos e a dedicação e energia que eles têm me lembram o nosso escritório. Para um estúdio americano, eles têm o privilégio de trabalhar na mesma série há bastante tempo e basicamente com a mesma equipe – isso não é muito comum nos EUA. Isso é muito parecido com a Capcom. Acho que estamos fazendo algo bem especial juntos.

Brincadeiras à parte, eu falei com o presidente da Sucker Punch quando estive lá, sobre como seria legal se a SCE, a Capcom e a Sucker Punch pudessem se unir e fazer algo realmente legal. Penso em levar essa conversa à SCE na minha próxima visita!

A grande diferença entre a Sucker Punch e a Capcom é que eles têm refrigerantes, cereais e biscoitos de graça… A Capcom é mais econômica, então não temos esse tipo de coisa! [risos]

Street Fighter x TekkenStreet Fighter x Tekken

PSB: Você tem jogado algum game de luta interessante recentemente?

Ono: Tenho jogado algumas coisas, e algumas delas fazem eu me sentir mal comigo mesmo. Uma das razões por que optamos pelo sistema de tag em Street Fighter X Tekken é que eu pessoalmente adoro Tekken Tag Tournament. Uma vez eu falei com o Harada, e ele disse que pensou naquilo em cinco minutos e que era uma ideia simples. Aquilo fez eu me sentir um tapado, e só reforçou o quão genial ele é para mim. Eu ainda jogo Tekken Tag Tournament sempre que posso.

Também tenho uma queda por jogos insanos e exageros, então tenho jogado bastante Mortal Kombat, curtindo o modo Story. Eles fizeram um trabalho tão bom no modo Story e em outras coisas que me considero vencido nesse sentido. Então tenho jogadado esses outros títulos de luta, e tenho curtido, mas às vezes eles me deprimem também.

Quanto aos que estão por vir, mal posso esperar por Skullgirls. Parece um bom jogo de luta independente, eu conferi no YouTube. Adoraria conhecer aquela equipe um dia, aqueles caras parecem saber o que estão fazendo.

O PS Vita terá uma versão de Street Fighter X Tekken. Qual a sua filosofia para desenvolver no novo portátil?

Ono: Primeiramente, sempre é divertido trabalhar em um novo hardware e tentar coisas novas… Fizemos uma série de personalizações para ter certeza de que ficaria o melhor possível no PS Vita.

O mais legal do PS Vita, com certeza, é a profusão de novos recursos: Wi-Fi, 3G, GPS, giroscópio e os dois painéis de toque. Podemos fazer muitas coisas legais com isso. Queremos tirar vantagem disso e encorajar as pessoas a caírem no mundo com seus PS Vita e jogarem Street Fighter X Tekken. E estamos pensando em maneiras de conectar com a versão de PS3 para que os jogadores tenham um combo de Street Fighter X Tekken: fora de casa, você joga no PS Vita, e então chega em casa, liga seu PS3 e continua.

Os comentários estão fechados.

2 Comentários


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields