EVO: Harada Fala Sobre Tekken Hybrid, Tekken X Street Fighter e Mais

0 0
EVO: Harada Fala Sobre Tekken Hybrid, Tekken X Street Fighter e Mais

Passei o último final de semana no EVO Championship Series, o melhor evento para os competidores de jogos de luta e casa dos maiores torneios de Street Fighter IV, Marvel Vs. Capcom 3, Tekken 6 e Mortal Kombat no mundo. Este ano, fiquei sabendo, o EVO recebeu aproximadamente 8.000 participantes – o suficiente para lotar o maior salão de um dos maiores hotéis de Las Vegas.

Com a crescente popularidade do EVO nos últimos anos, é comum ver figuras lendárias da criação dos jogos de luta nas estações de demonstração, estudando a reação dos jogadores e respondendo perguntas. Lá, eu encontrei o Katsuhiro Harada, diretor da série Tekken desde o começo, no PSone. Eu quis conversar particularmente sobre o lançamento exclusivo de Tekken Hybrid para PS3 em novembro, uma compilação em Blu-ray que inclui o filme em CG Tekken: Blood Vengeance 3D, uma versão melhorada de Tekken Tag Tournament (aquele do PS2) e um pequeno aperitivo chamado Tekken Tag Tournament 2 Prologue.

Tekken Tag Tournament

PlayStation.Blog: Como você consegue gerenciar tantos projetos envolvendo Tekken? Parece estressante? você está trabalhando em Tekken Tag Tournament 2, Tekken X Street Fighter e agora em Tekken Hybrid, que incluí um novo filme em CG de Tekken e Tekken Tag Tournament HD.
Katsuhiro Harada, Diretor de Tekken: É difícil gerenciar todos esses projetos ao mesmo tempo, mas o segredo não está em ter algum método especial. Está na longa experiência da equipe principal, que trabalhar há tanto tempo com Tekken que todos sabem exatamente o que precisa ser feito. Estamos no controle das coisas.

PSB: Muitos fãs de Tekken ficarão empolgado em ouvir sobre Tekken Tag Tournament HD, que virá no disco de Tekken Hybrid neste final de ano. O que foi melhorado?

Harada: Queríamos manter a mesma sensação do jogo para PS2, então não mudamos muito. Os gráficos não foram apenas filtrados – nós recriamos muitas das texturas do jogo. Foi muito trabalho para refinar os gráficos. Outra razão para fazer isso foi que o pessoal na Europa jogou a versão PAL, que é mais lenta. Agora eles poderão ter a experiência completa. Há também os jogadores novos que nunca experimentaram TTT, e eu acho que será legal para eles.

PSB: Tekken Hybrid também inclui Tekken Tag Tournament 2 Prologue. Quantos personagens e quais estarão presentes?

Harada: Ahhh! [risos] Bom, para o Prologue, pensamos nos personagens que aparecem no filme Tekken Blood Vengeance 3D. Queremos que eles tenham destaque, mas ainda não podemos dizer o que temos planejado… mas, como você viu com Devil e Ling Xiaoyu, nós usamos as mesmas roupas do filme. Também incluímos um visualizador de modelos 3D em Tekken Hybrid. É um bom pacote.

PSB: Você planeja adicionar suporte a 3D estereoscópico em Tekken Tag Tournament 2 Prologue?

Harada: Sim, planejamos. Ainda não anunciamos nada, pois estamos trabalhando nisto. Não sabíamos se estaria na versão final. Mas… temos 85% de certeza de que o 3D estará na versão completa.

PSB: O que fez você querer adicionar o suporte ao 3D estereoscópico?

Harada: São muitos fatores. O filme, Blood Vengeance, também será em 3D. Não só isso, mas os programadores e o núcleo viram o 3D como um desafio. Então tudo se juntou. Por Tekken ser um jogo de luta tridimensional [em termos de luta e movimentação], acho que muitos gostarão de ver o que o 3D adiciona à jogabilidade.

Tekken Tag TournamentTekken Tag Tournament

PSB: Lembro de Tekken 6 ser um pouco controverso quando foi lançado – com combos de parede e de ar absurdos após a introdução do sistema de bound. Como você pretende balancear esses juggle combos com a adição de um parceiro?
Harada: Algumas pessoas dizem que os combos são muito longos e que fogem do controle. Do outro lado, se você é a pessoa fazendo o combo, fica muito mais divertido. Mas você terá uma nova perspectiva com Tekken Tag 2. Muitos combos em dupla não são tão longos quanto os de Tekken 6, mas há uma estratégia neles: eles reduzem a barra de recuperação vermelha do oponente. Então você pode querer seguir essa linha. Além disso, após o bound, você pode fazer um “Tag Assault” em que você e seu parceiro espancam o oponente. Esse movimento tem um visual bonito e causa muito dano, mas, em contrapartida, você perde a sua barra de recuperação vermelha. Então há um elemento estratégico nos juggles em dupla: a meta não é apenas fazer o combo mais longo. Você tem que escolher a melhor hora e lugar para cada combo que usar.

PSB: Eu sei que você está beeeem no começo do desenvolvimento de Tekken X Street Fighter (o jogo da Namco, versão centrada em Tekken e contrapartida de Street Fighter X Tekken, da Capcom). Qual sua visão geral? Você já pensou em como irá lidar com magias em um sistema de Tekken?
Harada: [risos] Obviamente, os personagens da Capcom terão suas magias. Sem elas, Ryu não pareceria… certo. Certamente vamos precisar delas. Quando você executa uma magia em um ambiente 2D, funciona quase como um soco. Ela mantém seu oponente onde você quer que ele esteja. Em Tekken X Street Fighter, ela pode funcionar de duas maneiras: de uma maneira similar, para manter seu oponente no lugar em que você quer, ou pode ser alguma versão especial ou melhorada de alguma de suas técnicas. Ainda não decidimos qual caminho seguir.
Outro elemento indefinido sobre a implementação de magias em Tekken é: como você foge delas? Em um jogo 2D como Street Fighter, você não pode se esquivar para dentro ou para fora da tela – você geralmente pula por cima da magia. Mas em jogos de luta tridimensionais como Tekken, você dá um passo lateral. Queremos que o jogador pule a magia? Ou tudo bem se ele desviar dela? É algo que ainda não decidimos, não tivemos muito tempo para testar. Temos muitos funcionários, eu incluso, que cresceram gostando de Street Fighter. Estou realmente confiante de que acharemos um bom balanço entre os dois mundos.

PSB: Eu trabalho para a divisão PlayStation e eu sou um grande fã de Tekken, então tenho que perguntar: você está interessado em desenvolver para o PS Vita em algum momento?

Harada: Oh! [risos] Tenho que tomar bastante cuidado em como vou dizer isso, para não correr o risco de ser tirado do contexto. Mas, sendo um fã de Tekken… você provavelmente sabe a resposta para essa pergunta, né? [risos]

Os comentários estão fechados.

Por favor, informe a sua data de nascimento.

Date of birth fields