Astro ganha novas habilidades, luta contra o Wako Tako com seus oito braços e fica cara a cara com Kratos.
Astro está de volta, com sua maior aventura até agora. E eu tive a oportunidade de jogar uma prévia antecipada do jogo por uns 40 minutos. O jogo de plataforma multicolorido da Team Asobi traz níveis com novas habilidades poderosas, obstáculos criativos e participações especiais de personagens do PlayStation.
A demo tinha cinco fases para explorar, com níveis completos, desafios hardcore abreviados e uma luta contra chefe de proporções oceânicas. Embora só algumas fases estejam disponíveis na prévia, os mapas galácticos dão uma ideia da dimensão do jogo final: a nova aventura de Astro contém dezenas de fases diversas e um monte de bots convidados para resgatar.
Vamos ao jogo então.
Os clássicos e confiáveis controles de plataforma
Se você jogou o Astro’s Playroom, já sabe que controlar nosso robozinho é uma experiência de alta precisão e responsividade. Astro ainda tem seus velhos saltos, ataques, ataques carregados giratórios e a versátil habilidade de pairar com o laser. Se a Team Asobi fez grandes atualizações nas mecânicas centrais do jogo, foram sutis demais para eu perceber. Como diz o ditado, em time que está ganhando…
Uma galáxia com vários níveis de dificuldade
O mundo central (ou seria universo central?) do Astro Bot contém vários mapas galácticos. Ao entrar na galáxia específica apresentada na demo, vemos uma imensidão de planetas, cada um com níveis próprios. Para facilitar, passar o cursor sobre cada nível revela a dificuldade (fácil, normal ou difícil).
Jardins Celestes
Um dos níveis “fáceis” da galáxia, Jardins Celestes é uma paisagem paradisíaca, com flamingos-robôs cor-de-rosa passeando em lagos azuis convidativos. Esse lugar paradisíaco também é agraciado por cerejeiras cujas pétalas caem sobre a água. Nessa fase, Astro vai explorar diversas ilhas flutuantes interconectadas.
Astro inflado
Nos Jardins Celestes, Astro pode coletar um novo item que bombeia ar e infla seu corpinho como uma bola de praia. Isso não só ajuda você a alcançar alturas ocultas, mas também deixa o Astro muito bonitinho.
Robô nadador
Astro deve ter recebido uma atualização de software desde Astro’s Playroom, porque agora ele pode procurar bots e tesouros escondidos debaixo d’água. Os controles são simples: botão círculo para descer e botão xis para subir.
Segredos ocultos
Falando em nadar, quando pulei em um lago, apareceu uma área subaquática protegida da água por uma bolha. Derrotar inimigos nessa área revela um buraco escondido. Dentro do buraco, há um bot inspirado na Rivet de Ratchet & Clank: Rift Apart mantido prisioneiro por um grupo de inimigos. Quando você derrota esses malvados e tira a água do local, pode resgatar a Rivet facilmente. Segredos sutis como esse cantinho subaquático sugerem que o jogo vai recompensar a exploração.
Au-au pra Toda Obra
Nessa fase de dificuldade normal, Astro explora um terreno de construção a quilômetros de altura (será que a fase foi inspirada em Destruction Derby, do PlayStation original?). Guindastes, vigas, andaimes e outros equipamentos são tão altos que ultrapassam as nuvens e são plataformas precárias. Na metade da fase, Astro encontra um bot lutador de sumô que protege um heliponto e precisa ser golpeado na parte traseira.
Cão propulsor a jato
Assim como Jardins Celestes oferece a habilidade de inflar, Au-au pra Toda Obra tem a própria mecânica de jogo, que é única e fofinha. Um cachorrinho robótico se pendura nas costas de Astro, oferecendo um impulso a jato que serve tanto como ataque eficaz quanto como investida no ar. Essa investida poderosa também permite que o Astro atravesse certas paredes para avançar.
Fases difíceis para desbloquear
Um planeta nessa galáxia, Pendências Perigosas, tem dificuldade marcada como difícil. Esse percurso diminuto engana pela simplicidade e tem muitas plataformas com inimigos empunhando maças giratórias. Mas não se deixe levar pelo visual fofo e o tamanho reduzido da fase: a dificuldade difícil do Astro vai ser um desafio até para quem já é craque em jogos de plataforma. Por sorte, você revive rapidamente depois de cada derrota e pode continuar tentando o quanto quiser.
Terminar essa fase fez um novo cometa atravessar o mapa da galáxia e explodir, criando um novo nível difícil. Em Mestre do Tempo, Astro arremessa um item de ampulheta que desacelera os inimigos, as plataformas e os perigos do cenário, que se movem com uma velocidade impossível.
E uma referência divertida é que as duas fases difíceis são baseadas nos símbolos sagrados do PlayStation: o círculo em Pendências Perigosas, e o xis em Mestre do Tempo.
Design de níveis divertido
Os níveis do jogo são recheados de detalhes divertidos e pequenos objetos que só estão lá para entreter. Nos Jardins Celestes, desça um tobogã junto com bolas infláveis que quicam e, em Au-au pra Toda Obra, brinque com os muitos baldes de tinta pegajosa, parafusos brilhosos e latas de spray à sua disposição. Ficar batendo nesses objetos é uma diversão por si só, e tudo fica mais engraçado com a física detalhada do jogo.
Participações especiais de personagens do PlayStation
Uma das grandes diretivas do Astro é resgatar os bots. Como nos jogos anteriores, esses amigos indefesos estão escondidos nas fases, pendurados em beiradas, escondidos em arbustos ou em outras situações perigosas. O menu do jogo informa quantos bots estão escondidos pela fase, e os símbolos do PlayStation indicam que há bots de participação especial. Esse detalhe sutil já serve para deixar os jogadores ansiosos para descobrir qual a próxima referência que vão encontrar. Não vou estragar as participações especiais, mas saibam que elas estão bem mais presentes que no Astro’s Playroom.
Imersão do controle DualSense
O Astro’s Playroom foi basicamente o jogo introdutório do console PS5, quando foi lançado em 2020 já instalado nos consoles. A Team Asobi continua a impressionar com a implementação expressiva da resposta tátil e dos gatilhos adaptáveis do controle DualSense.
Os efeitos táteis refletem a textura do terreno enquanto Astro vai saltitando pela grama esvoaçante, caminha sobre o cascalho ou se joga em um laguinho. Um momento divertido em Au-au pra Toda Obra envolve um enigma em que Astro precisa atravessar um caminho feito de circuitos, procurando uma alavanca secreta com o auxílio da resposta tátil do controle.
Batalha contra um chefe polvo robótico
O chefão da galáxia que aparece na demo é um polvo gigantesco chamado Wako Tako. A fase aquática começa com o Astro aterrissando no local de um naufrágio e obtendo um novo item para a luta que acontecerá. As luvas de boxe de sapo esticam e permitem que o Astro dê socos à distância, balance de um ponto a outro e agarre postes criando uma espécie de estilingue que o arremessa. Não vou contar cada detalhezinho da luta contra o chefe, mas posso dizer que essas luvas serão úteis para destruir a máscara de mergulho do Wako Tako. Saibam que o gosto da Team Asobi por batalhas grandiosas contra chefes está bem evidente em Astro Bot.
Companheiros Míticos
A demo acaba com uma prévia rápida de uma fase temática, baseada nos últimos jogos da franquia God of War do Santa Monica Studio. Astro encontra uma canoa flutuando na água. Derrubar o barco revela versões robôs adoráveis de Kratos e Atreus, e todos voam juntos no Dual Speeder.
Eu tive a sorte de jogar uma boa quantidade de demos durante a minha carreira, mas foram poucas as vezes em que fiquei genuinamente triste quando a diversão acabou. A Team Asobi está desenvolvendo um jogo amplo e encantador, movido pelo combustível que move os melhores do ramo: variedade. Prepare-se para explorar o universo de Astro no lançamento de Astro Bot para PS5, em 6 de setembro.
Os comentários estão fechados.