Entrevista Stellar Blade: a criação de um mundo sci-fi pós apocalíptico estiloso

0 0
Entrevista Stellar Blade: a criação de um mundo sci-fi pós apocalíptico estiloso

Os desenvolvedores contam detalhes e falam sobre a inspiração mangá do game, seus temas de humanidade e mais.

Stellar Blade chega em poucas semanas para PS5. Talvez você já tenha sentido um gostinho da aventura de ação com a demo lançada recentemente, onde Eve, membro do 7º Esquadrão Aéreo, é enviada para a Terra em missão para retomar o planeta das garra dos misteriosos e malignos Naytiba e salvar a humanidade. Nesse caso, você já descobriu um pouco das mecânicas e do combate do game, sua história e design de criaturas. Para descobrir mais, encontramos o diretor de Stellar Blade, Kim Hyung Tae (que também é o fundador do estúdio de Stellar Blade, Shift Up) e com o diretor técnico Lee Dong Gi para saber sobre a história do estúdio, a inspiração do jogo e mais.  

O diretor de Stellar Blade, Kim Hyung Tae (esquerda), e o diretor técnico, Lee Dong Gi (direita) da Shift Up

Tudo começou com uma paixão coletiva de criar jogos de ação para consoles de videogame

PlayStation Blog: Como Stellar Blade é um título novo, como e onde surgiu a ideia de desenvolver este título?


Kim Hyung Tae (Kim): Mais ou menos cinco anos atrás, enquanto conversávamos sobre qual jogo para celular deveríamos lançar após Destiny’s Child. Inicialmente tivemos a ideia de criar Goddess of Victory: Nikke como uma duologia para plataformas Android e iOS. Foi durante este processo que a vontade de desenvolver um título para consoles como projeto surgiu. Sou um fã de longa data de consoles de videogame e sempre quis criar jogos de ação para eles. A ideia então atraiu um grupo de membros com essa mesma paixão, e foi assim que a ideia de desenvolver Stellar Blade surgiu. 

Com Stellar Blade sendo o primeiro título da Shift Up para consoles de videogame, vocês encontraram algum desafio ou problema novo?

Acho que sou realista em pensar que os nossos fãs não ficariam satisfeitos e nos perdoariam apenas por este ser o nosso primeiro título para consoles. Então, tentamos manter o mesmo padrão deles e garantir que Stellar Blade estaria a par dos melhores jogos em termos de qualidade.

Pode nos contar um pouco sobre o tema e conceito de Stellar Blade?

O tema que escolhi para Stellar Blade é o de humanidade. A história é sobre o que nos torna humanos e o que nos define como humanos, é bem universal. A história me veio à mente um dia quando presenciei uma greve de motoristas de táxi.

A greve começou com o avanço da tecnologia para carros com direção automática, dando a entender que no futuro próximo carros autônomos pudessem ser implementados. Isso causou muito medo nos motoristas de táxi, temendo que tal tecnologia pudesse dominar e substituir seus empregos. Conforme acompanhei a greve, me perguntei o que eu faria se isso acontecesse comigo, se um dia humanos fossem completamente substituídos por algo não humano. Foi assim que surgiu o tema de Stellar Blade. Dito isso, o foco do jogo não deve ser neste ponto; tentamos criar um jogo de ação e aventura que os jogadores podem curtir enquanto acompanham a história de Eve.  

Stellar Blade reimagina o estilo sci-fi dos anos 80 e 90

A história se passa na Terra, que foi atacada por criaturas desconhecidas. Pode nos falar mais sobre o planeta abandonado?

Criamos o jogo para que o passado da Terra desolada seja revelado conforme o jogo progride. A história começa após o planeta ter sido devastado por criaturas misteriosas chamadas Naytiba, levando a raça humana quase dizimada a fugir para uma colônia espacial. Se sentindo derrotados e cansados da vida no espaço, os humanos decidem lutar contra os Naytiba para retomar sua terra natal. Os jogadores descobrirão a história e os incidentes conforme progredirem pelo jogo. Após descobrir a verdade, Eve terá que tomar uma decisão, e sua escolha está nas mãos do jogador.

Ninguém sabe o que são os Naytiba, de onde vieram, ou mesmo o que querem. É aí que entra Eve: ela deve descobrir o mistério por trás dessas criaturas desconhecidas.

Da última cidade que resta na Terra, Xion, até as terras desoladas e o grande deserto, que tipo de atenção especial e considerações foram dadas ao design deste mundo pós-apocalíptico?

O gênero pós-apocalíptico tem sido um dos mais duradouros da indústria dos games, entre muitos outros. Então, para evitarmos a monotonia, e tornar Stellar Blade uma história pós-apocalíptica única foi um grande desafio. Entretanto, pelo contrário, queríamos também evitar que fosse muito excêntrico ou incluir elementos muito bizarros apenas para que ficasse diferente. Decidimos que seria melhor reimaginar elementos sci-fi dos anos 80 e 90 para Stellar Blade.

Cada pessoa tem sua própria visão de como seria um mundo pós-apocalíptico baseado no que imaginam ou veem em filmes e TV. Tenho certeza que muitos jogadores vão curtir e admirar os detalhes e a atenção que colocamos no mundo pós-apocalíptico de Stellar Blade para deixá-lo vívido e realista. Uma geração mais nova de gamers, entretanto, pode talvez achar a nossa versão de um mundo pós-apocalíptico bastante inusitado.

Você se inspirou em algum filme específico?

Vários. Entretanto ,um dos que mais nos inspirou, em termos de tema e design, foi o mangá de sci-fi Gunnm, por Yukito Kishiro sensei. Foi lançado como um filme de ação em 2019 com o título Alita: Battle Angel. Acho que nos inspiramos bastante naquele filme.

O contraste entre a Terra extinta e Eve, que veio do espaço

Vamos falar da personagem principal, Eve. Pode nos falar sobre o conceito e o design por trás de sua criação?
 

Kim: Eve é um membro do Esquadrão Aéreo e é enviada para a Terra de uma colônia espacial. Apesar de ser um soldado veterano, há uma separação cultural entre o lugar de onde ela vem e a Terra. Então, quisemos que o design de Eve aludisse à incongruência de seu ambiente. Veja a atmosfera da Terra. Ela está morta, seca. Suas cidades estão caindo aos pedaços. Um contraste imenso ao atleticismo e fluidez de Eve.  


E quanto aos outros personagens humanos? Que tipo de atenção foi dada à sua criação?


A maioria dos personagens são como ciborgues. Para o design destes personagens, ajustamos para refletir a tecnologia disponível. Enquanto Eve e seus companheiros do Esquadrão Aéreo parecem sofisticados, embora simples, demos aos sobreviventes da Terra, que vivem em um ambiente duro, um visual minimalista. Embora os sobreviventes de Xion se referem a Eve como “Anjo”, também é pelo fato de que alguns a invejam por seu acesso a máquinas e tecnologia extravagante. 


Os malígnos Naytiba possuem várias formas, tanto biológicas quanto mecânicas. Pode nos falar sobre o design deles? 


Tentamos dar aos Naytiba visuais repulsivos e aterrorizantes. Vários não possuem olhos ou possuem partes do corpo extra, como uma face em um lugar a mais no corpo, além de evocar um sendo de inquietação. Alguns dos Naytiba misturam-se com humanos e máquinas, então sua aparência é bem variada. 

Um jogo de ação que é desafiador, porém divertido para todos

A ação estilosa é um dos elementos chave de Steller Blade. Conte-nos o que fizeram para alcançar tal ação estilosa e quais são os pontos fortes do jogo.


Criamos o jogo para que todos pudessem curtir a ação em Steller Blade. Mas não queremos que seja um jogo onde os jogadores apenas atacam os inimigos agressivamente com combos. É importante que os jogadores observem o movimento dos inimigos de perto e aprendam o ritmo do combate para responder de forma apropriada. Você pode aprender habilidades na árvore de habilidades, mas equipamentos como a Exospine e Gear também aumentam seu poder ainda mais. Cada tipo de equipamento tem sua função, e os jogadores devem escolher seu estilo de combate para ser mais focado em velocidade, agressividade, ou defesa baseada em ataques inimigos.


A dificuldade é alta até certo ponto. Por isso, os jogadores podem se encontrar tendo que repetir as lutas contra chefes até derrotá-los. A dificuldade pode ser ajustada durante o jogo, então peço que os jogadores se desafiem em um nível onde se sintam confortáveis. Para novatos em jogos de ação, há a opção Action Assist no Story Mode que recomendo usarem. 

Como exatamente funciona esta opção de Action Assist?


Por exemplo, em momentos cruciais, como tentando entender os movimentos e golpes de um chefe para seu contra-ataque, o movimento do jogo desacelera para que fique mais fácil atacar. Quando usar certas UI, o timing correto para bloquear a se esquivar será mostrado, facilitando o contra-ataque. Esta função deixa o jogo mais alcançável para aqueles que geralmente não curtem jogos de ação. Após completar o jogo, os jogadores terão acesso ao Hard Mode.

Stellar Blade aproveita algumas das funções únicas do console PS5, como os gatilhos adaptáveis e a resposta tátil. Que tipo de experiência os jogadores devem esperar?

Lee Dong Gi (Lee): Aproveitamos essas funções para aumentar a imersão. Em certas cenas, a resposta tátil permite que os jogadores sintam o clima e a atmosfera em torno dos personagens. No começo do jogo, há uma cena com um drone, onde os jogadores podem aproveitar por completo a capacidade do PS5. Além disso, incorporamos vários níveis de resistência aos gatilhos adaptáveis, dependendo do tipo de arma sendo usada.

Há algo que não perguntamos hoje que deseja que os jogadores saibam?

Kim: Acho que os quadros por segundo é um dos fatores mais importantes para os jogos de ação. Stellar Blade oferece três modos: Performance Mode, Balanced Mode, e Resolution Mode. O Performance Mode suporta gameplay de até 1440p e 60fps, enquanto o Balanced Mode alcança de 50 a 60 fps em resolução 4K.

Lee: O Resolution Mode alcança 30fps em resolução 4K. Recomendo muito este modo para aqueles que desejam curtir os belíssimos gráficos. Esperamos que todos selecionem o modo que maximize sua experiência.

Participe da Conversa

Adicionar Comentário

Mas não seja mala!

Por favor, seja gentil, atencioso e construtivo.

Deixe um comentário

Por favor, informe a sua data de nascimento.

Date of birth fields