Combate com movimento em grade e design de personagens aprimorado nos próximos lançamentos da franquia.
Se você é fã de RPGs, há uma chance de ter se juntado a milhões de jogadores no mundo todo que se apaixonaram por Persona. Grandes personagens, histórias longas e envolventes e uma jogabilidade estratégica e desafiadora transformaram Persona em uma das principais séries de RPG. Quando você entra no universo de um jogo da série Persona, a experiência deixa você com vontade de jogar ainda mais. Para satisfazer essa fome de experiências de jogos de primeira classe, a Atlus lançará dois títulos de Persona nos próximos meses: o spin-off de estratégia Persona 5 Tactica, em 19 de novembro, e o aguardado remake Persona 3 Reload, que chegará em fevereiro de 2024, ambos para PS5 e PS4. Tivemos a chance de jogar os dois jogos recentemente, então continue lendo e saiba mais sobre o que esperar!
Persona 5 Tactica: Um novo âmbito de prestígio real
Persona 5 Tactica é uma experiência muito diferente da série anterior. Não se trata de um remake, mas sim de um spin-off com a amada gangue Phantom Thieves, que adoramos em Persona 5 e Persona 5 Royal, levado para um gênero totalmente novo. Em algum momento durante os eventos de Persona 5, a equipe está reunida em Leblanc, assistindo ao noticiário e discutindo os acontecimentos, quando veem uma reportagem sobre um político desaparecido. Logo após o término da reportagem, a TV começa a falhar e todos se encontram em um lugar novo e estranho com suas roupas de Phantom Thieves. Não é um palácio, mas parece ser um lugar ligado à realeza, com um tema visual semelhante à França histórica… e uma vilã caricata chamada Marie.
Este reino de outro mundo foi invadido por Legionários espectrais, e sua tirania só é contida pelo Rebel Corps liderado pela enigmática Erina, com quem os Phantom Thieves rapidamente encontram um ponto em comum. Mas as regras de combate nesse reino são bem diferentes de suas batalhas habituais.
Junte-se à revolução do combate com movimento em grade
Os confrontos com o inimigo no Persona 5 Tactica ocorrem no sistema de grade. Aqui, durante o seu turno, você pode posicionar personagens individualmente e fazer com que eles executem várias ações: ataques com armas de longo alcance, ataques corpo a corpo ou diversas técnicas Persona que consomem SP.
O ponto crucial do combate envolve o posicionamento. Cada personagem tem um alcance de movimento exclusivo que pode ser afetado por sua posição atual e pelo terreno. Além disso, os personagens podem usar obstáculos e barreiras no campo de batalha como cobertura, para reduzir ou anular o dano causado por tiros inimigos. O alcance e o uso das habilidades de Persona também podem ser afetados pela localização do personagem.
O ponto em que a estratégia começa a ficar mais profunda e envolvente é descobrir como manipular o inimigo para que ele fique em desvantagem e, ao mesmo tempo, manter a superioridade em sua própria posição. Os ataques corpo a corpo podem derrubar inimigos ou até mesmo empurrá-los para um local diferente no mapa, mas também podem deixá-lo como um alvo fácil no turno do inimigo, se você não for cuidadoso. Atingir a fraqueza de um inimigo pode derrubá-lo e conceder ao personagem atacante uma oportunidade extra de se mover e atacar, mas essa mesma regra também se aplica aos seus inimigos. Derrubar inimigos com cautela e manobrar os membros do seu esquadrão em uma formação triangular permite que você execute um ataque Triple Threat com vários personagens, desferindo um golpe massivo em diversos inimigos pegos no fogo cruzado. Mas, mesmo no calor da batalha, às vezes a melhor estratégia é esperar para ver — estar no lugar certo na hora certa pode trazer alguns benefícios.
Você não precisará esperar muito mais para pegar a máscara novamente e se juntar à rebelião. O Persona 5 Tactica será lançado em 19 de novembro para PS5 e PS4.
Persona 3 Reload: De volta à velha guarda
O Persona 3 Reload é um remake do inovador RPG para PS2 que estabeleceu muitas tradições para os jogos Persona seguintes. A demonstração que jogamos nos levou a duas partes distintas no início do jogo: os primeiros níveis do labirinto sempre mutável de Tartarus e uma desafiadora expedição de equipe/batalha de chefes em um passeio de monotrilho que deu errado.
Labirintos sinuosos de Tartarus
Tartarus é um domínio imponente de muitos andares de Sombras malévolas que surge durante a Dark Hour, um período noturno imperceptível para a maior parte da humanidade… exceto para um punhado de alunos da Gekkoukan High School. Cabe a esses alunos, o Esquadrão Especial de Execução Extracurricular, tentar conquistar o labirinto, nível por nível, noite por noite, até que seus mistérios sejam desvendados — uma tarefa nada fácil quando seus corredores estão em constante transformação!
Levamos a formação inicial da expedição, composta pelo personagem do herói jogador, a arqueira Yukari e o preguiçoso e sarcástico Junpei, para uma jornada inicial pelos labirintos escuros e sinuosos do Tartarus. A visão isométrica do original foi substituída por uma perspectiva em terceira pessoa mais tradicional, que permite que os jogadores aproveitem os recursos de exploração e navegação muito aprimorados.
Toque em uma sombra em Tartarus para iniciar um combate, usando as fraquezas e baseado em turnos, do jeito que os fãs de Persona adoram. Ao contrário do original, você tem controle total de todos os membros do grupo desde o início, sem escolhas de combate complicadas controladas pela CPU, e ainda uma interface de menu revisada que acrescenta muito estilo e facilita a navegação pelos menus. Se você já participou de uma jornada no Tartarus no passado, talvez fique feliz em saber que todo aquele conhecimento antigo sobre o comportamento do inimigo, adquirido com as versões anteriores do P3, ainda se aplica aqui, mas com as novas habilidades de Persona de jogos posteriores adicionadas à mistura, agora você tem ainda mais opções em uma batalha acirrada.
Batalha sob uma lua cheia
A segunda parte da demonstração, uma batalha sob a lua cheia em um monotrilho controlado por sombras prestes a descarrilhar, foi um pouco mais simples, mas também consideravelmente mais intensa. O trio é forçado a se apressar e evitar um desastre em massa, incluindo um encontro programado com um chefe resistente e muito sugestivo, que dispõe de um suprimento aparentemente infinito de lacaios das sombras convocados para cumprir suas ordens, forçando o uso de muitas habilidades estratégicas. Aqui, foi possível ver alguns dos traços de personalidade de Yukari e Junpei brilharem ao reagirem à crise, resultando em uma grande união de equipe no final.
A jogabilidade e a narrativa de Persona 3 Reload continuam tão envolventes quanto sempre foram, e tudo isso é reforçado pelos visuais aprimorados dos ambientes e dos personagens. Os modelos de personagens, em particular, são impressionantes, parecendo que saíram diretamente das páginas do caderno de desenhos do designer de personagens Shigenori Soejima para o jogo. Não importa se você é um fã veterano de Persona ou um novato, haverá muito o que experimentar e/ou lembrar quando Persona 3 Reload for lançado em fevereiro de 2024.
Os comentários estão fechados.