Detalhes sobre o processo criativo de Goodbye Volcano High, disponível em 29 de agosto

0 0
Detalhes sobre o processo criativo de Goodbye Volcano High, disponível em 29 de agosto

Com comentários do diretor do jogo sobre os temas de amor, perda e amadurecimento em uma época antes da Era do Gelo.

Algumas das melhores histórias de amadurecimento acontecem em épocas tumultuadas: guerra, revolução, calamidade… mas se formar no ensino médio enquanto encara sua extinção praticamente inevitável por causa de um dos maiores desastres no planeta Terra? Isso sim é barra pesada. Essa é a ambientação de Goodbye Volcano High, uma narrativa dramática sobre proto-aves adolescentes em um momento decisivo, quando deveriam ter a vida inteira pela frente, mas não têm.

O estúdio independente KO_OP, com sede em Montreal, está desenvolvendo Goodbye Volcano High há muitos anos, e essa história da vida pré-histórica do ensino médio será lançada em breve para PS4 e PS5. Nós conversamos com o diretor do jogo, Kyle McKernan, para saber mais sobre a criação dos personagens, as discussões sobre a narrativa e como incorporar minijogos em um drama desses.

Um drama que ficará na Pré-História

“Os temas centrais de Goodbye Volcano High são amor, amizade e jovens enfrentando uma aparente catástrofe inevitável”, afirma McKernan. “O jogo explora o que significa se aproximar da família, e sobre encontrar pessoas do coração em uma época de crise – como lidar com um desastre iminente… Um dos nossos principais focos foi como conciliar todos os seus desejos, necessidades, objetivos e amor quando o tempo para realizar tudo foi tão reduzido.”

Seja lá qual for a sua espécie, ser adolescente não é fácil, e a narrativa de Goodbye Volcano High aborda alguns assuntos complexos: amor, enfrentar as expectativas dos outros, uso de drogas e o espectro iminente de uma morte prematura. “Criar a narrativa foi um desafio, pois tivemos que investigar alguns tópicos sérios, muitas vezes difíceis até para nós mesmos, e repassá-los aos nossos personagens”, McKernan continua. “Encarar a mortalidade não é algo fácil, e mais difícil ainda é se concentrar nisso por anos de desenvolvimento. Para nós, era importante honrar esses sentimentos na história, portanto nos pressionamos bastante para acertar o máximo possível.”

Situações difíceis significam escolhas difíceis e, ao precisar tomar decisões desafiadoras, você poderá espreitar a mente de Fang, protagonista da história. “A nossa interface reflete os pensamentos de Fang para os jogadores. Ao tomar decisões, o jogador não vai apenas escolher alguma coisa. Ele verá o que Fang pensa e o que quer fazer ou dizer.”

Personalidades pré-históricas

O segredo de narrativas cativantes são personagens que os jogadores acabam amando (ou amando odiar). Entre os estudantes de Volcano High, temos: Fang, aspirante a vocalista de banda indie; Trish, compositora e guitarrista; Reed, baterista e mestre de masmorras; Naomi, presidente tímida do Conselho Estudantil; e Naser, presidente de turma certinho, que por acaso também é irmão de Fang.

Para ajudar os jogadores a se conectarem com a narrativa, a equipe do KO_OP se dedicou bastante no desenvolvimento das personalidades desses personagens centrais, além das diversas outras carinhas em Volcano High. “O principal foco é deixarmos o jogador se ver em nossos personagens de alguma forma”, diz McKernan. “Nos jogos, você tem muito mais ferramentas à disposição para fazer isso, pois o jogador está interagindo diretamente e influenciando o jogo em si. Queremos que o jogador entre na mente de Fang e busque sua experiência autêntica. Nosso elenco de personagens tem uma grande variedade de reações ao fim do mundo. Esperamos ter oferecido um espaço para os jogadores encararem seus próprios conflitos internos por meio de nossos personagens.”

 

McKernan nos contou que o elenco central passou por diversas iterações durante o desenvolvimento. “Nossos personagens passaram por muitas revisões e reorientações conforme a narrativa abrangente e o clima do jogo eram definidos. Conforme as tramas da nossa história evoluíam, as vozes e as personalidades dos personagens precisavam ser adequadas e vice-versa. Foi longo o processo de fazer os conflitos internos dos personagens parecerem reais e serem percebidos no contexto da história do jogo. O processo do desenvolvimento exige uma disposição para descartar e compartimentar as coisas para poder reformulá-las.”

No final das contas, McKernan espera que os jogadores acabem criando uma ligação com o grupo. “Queríamos que o jogador sentisse o que nossos personagens sentem no jogo. Não só medo e ansiedade (que temos de sobra no mundo real), mas amor, companheirismo, criatividade e esperança, amplificados frente a uma crise imensa. Embora o centro da nossa narrativa seja difícil de muitas maneiras, queremos que o jogador saia com uma sensação de esperança. Isso não significa que não há altos e baixos. Esperamos que os jogadores sintam tudo. Para nós, personagens autênticos são essenciais para qualquer arte narrativa, então foi extremamente importante sentirmos que nossos personagens têm comportamentos, pensamentos e sentimentos autênticos, sobretudo para nos sentirmos conectados ao nosso trabalho.”

Música jurássica

Um dos principais elementos da história é a banda de Fang e Trish, VVORM DRAMA. A banda não é apenas uma informação secundária. Haverá partes do jogo em que você precisa passar por um minijogo de ritmo para cantar uma música bem alto. McKernan explica que essas partes do jogo são tão emocionantes quanto o restante. “Para deixar os momentos de performances musicais bem emocionantes, achamos importante criar mecânicas de ritmo que deixem o jogador fazer parte da música sem ser desafiador demais. Queríamos que o jogador interagisse com a fantasia de Fang ao redor da música e mostrar tudo que isso significa para o personagem.”

Mas você não vai apenas ficar alternando entre fazer escolhas e tocar músicas. Também há seções experimentais de gameplay que ajudam a contextualizar o que está acontecendo no momento. “Há momentos no jogo em que você pode olhar para as pessoas ao redor no mundo e obter comentários sobre elas ou conferir publicações em redes sociais que ajudam a dar um senso de lugar ao mundo que nossos personagens habitam. Também há momentos que demonstram as emoções que personagens específicos estão sentindo e que envolvem o jogador nessas emoções: momentos como ficar vendo redes sociais sem parar quando as coisas não estão indo bem ou tocar para seus amigos e torcer para eles gostarem da música. Nossos minijogos servem para tornar o mundo concreto em uma grande escala e os relacionamentos/personagens em uma escala menor.”

Essa história pré-histórica já tem mais de 66 milhões de anos, mas você não vai precisar esperar muito mais para passar um tempinho com Fang e companhia. Goodbye Volcano High estará disponível digitalmente para PS5 e PS4 em 29 de agosto.

Os comentários estão fechados.

Por favor, informe a sua data de nascimento.

Date of birth fields