Revelamos as especificações e novos recursos para PC de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão

2 0
Revelamos as especificações e novos recursos para PC de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão

Saiba quais ferramentas o Lombax está trazendo para o universo dos PCs.

Na próxima semana, Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão será lançado para PC! Muitos de vocês pediram mais detalhes sobre as tecnologias usadas e os requisitos de sistema. Hoje, vamos atender a esses pedidos e, além disso, temos alguns recursos novos para anunciar. 

Para garantir uma experiência ininterrupta ao mudar de dimensão, nossa equipe implementou o DirectStorage 1.2 em Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão para PC, incluindo descompactação de GPU. 

Richard van der Laan, chefe de programação sênior da Nixxes Software, explica: “Para carregar rapidamente e mudar de dimensão na hora, o jogo precisa carregar recursos com muita velocidade. O DirectStorage garante um carregamento rápido, e usamos a descompactação de GPU com uma configuração alta de gráficos para transmitir os recursos em segundo plano durante o jogo. Tradicionalmente, a descompactação fica a cargo da CPU, mas, em certa altura, é vantajoso deixar a GPU cuidar dessa tarefa, conseguindo assim mais largura de banda para transmitir recursos do armazenamento para a placa de vídeo. Usamos isso para carregar rapidamente ambientes e texturas de alta qualidade e cheios de detalhes.”

Alex Bartholomeus, líder de programação: “Para Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão para PC, nós incluímos uma transmissão adaptável com base em medições em tempo real da largura de banda à disposição no hardware. Assim, podemos ajustar a estratégia da transmissão de texturas para ter o melhor resultado possível em qualquer configuração. Com o DirectStorage, um SSD NVMe rápido e a descompactação de GPU, conseguimos uma transmissão de textura muito eficiente, mesmo com as configurações mais altas.”

O DirectStorage foi desenvolvido para usar ao máximo a velocidade de SSDs PCIe NVMe, mas a tecnologia também é compatível com SSDs SATA e até mesmo discos rígidos tradicionais. Assim, Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão para PC pode usar a mesma tecnologia para carregar dados, seja lá qual for o dispositivo de armazenamento do seu sistema. 

Oclusão de ambiente com traçado de raio e XeGTAO

Em nosso primeiro anúncio, dissemos que Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão para PC contaria com reflexos e novas sombras com traçado de raio em cenas de luz natural. Hoje, podemos anunciar a inclusão de outra opção que aumentará o realismo da luz no jogo: a oclusão de ambiente com traçado de raio, com diferentes níveis de qualidade para você escolher.

Menno Bil, programador gráfico, explica: “A oclusão de ambiente é uma técnica usada em jogos para simular como a luz ambiente afeta uma cena. A luz ambiente é uma forma de iluminação indireta: a luz que as superfícies refletem. O efeito aparece mais em nichos, rachaduras e cantos, onde as superfícies ficam mais próximas entre si. As técnicas de oclusão de ambiente mais usadas são a SSAO (Screen Space Ambient Occlusion, ou “oclusão de ambiente de espaço na tela”) e a HBAO+ (Horizon-Based Ambient Occlusion, ou “oclusão de ambiente com base no horizonte”). Essas técnicas não exigem muito do hardware, mas também não oferecem resultados fisicamente precisos. Com a RTAO (Ray-Traced Ambient Occlusion, ou “oclusão de ambiente com traçado de raio”), podemos aumentar ainda mais o realismo da oclusão de ambiente no jogo. Implementamos esse recurso como um extra para quem tem sistemas de ponta com hardware compatível com traçado de raio e processamento para dar e vender.”

Menno e a equipe também implementaram a XeGTAO (Ground-Truth Ambient Occlusion, ou “oclusão de ambiente verificada em campo”) da Intel. Como os recursos SSAO e HBAO+, essa solução é baseada no espaço da tela. Portanto, a técnica não produz o mesmo nível de realismo que a RTAO, mas o custo de desempenho é bem menor, comparável ao da HBAO+. Você poderá selecionar a XeGTAO como opção no jogo e usar com placas de vídeos de todas as marcas. 

“A XeGTAO gera uma oclusão de ambiente de altíssima resolução, mostrando até mesmo os menores detalhes geométricos. No geral, a XeGTAO gera resultados de altíssima qualidade, com visuais agradáveis.”

Requisitos de sistema

Agora que analisamos em detalhe os recursos de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão para PC, é hora de falar mais sobre os requisitos de sistema. Ao fazer uma versão para PC de um jogo, trabalhamos bastante na escalabilidade. Novos recursos, como as sombras e a oclusão de ambiente com traçado de raio e a compatibilidade com tela tripla, foram incluídos para que quem tem o melhor e mais avançado hardware à disposição possa aproveitar seu sistema ao máximo. Com gráficos e recursos altamente personalizáveis, o jogo pode se adaptar a sistemas menos potentes, ficando acessível ao maior número de jogadores possível. Veja abaixo um resumo das especificações recomendadas para uma série de predefinições gráficas.

Embora você possa jogar Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão usando um HDD e os requisitos mínimos de sistema, encorajamos usar um SSD em combinação com os requisitos recomendados ou superiores para curtir as viagens entre dimensões, marca registrada do jogo, da forma como elas foram planejadas.

Detalhes sobre o suporte de ray-tracing para GPUs AMD em breve.

Os comentários estão fechados.

2 Comentários


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields