Entrevistamos Neill Blomkamp: O diretor de Gran Turismo fala sobre sua inspiração, e mais

0 0
Entrevistamos Neill Blomkamp: O diretor de Gran Turismo fala sobre sua inspiração, e mais

“No fundo foi tudo sobre criar algo que seria legal assistir em uma tela de cinema.”

Tivemos a sorte de poder sentar com o famoso diretor de cinema sci-fi Neill Blomkamp, para conversarmos sobre como ele adaptou o lendário simulador de corridas para o cinema, sobre o trabalho de câmera inovador criado para capturar toda a ação nas pistas, e sobre como ele se inspirou em filmes de corrida do passado. 

Entrevistamos Neill Blomkamp: O diretor de Gran Turismo fala sobre sua inspiração, e mais

PlayStation Blog: O Filme Gran Turismo é bem diferente dos filmes anteriores que você dirigiu, não é baseado em um roteiro seu, nem se trata de um filme sci-fi ou distópico. O que atraiu você para este projeto? 

Neill Blomkamp: Então, na verdade foi o roteiro para um filme sci-fi distópico que vendi para a Sony que começou toda esta conversa. Conforme o processo de pré-produção se iniciou, comecei a ficar com muita vontade de trabalhar em algo, e foi nesse ponto que eles disseram, “Que tal Gran Turismo?” Meu primeiro pensamento foi, “Espera, como se faz um filme baseado em um simulador de corridas?” Mas li o roteiro, e pessoalmente tenho três [Nissan] R35 GTRs – tenho uma obsessão pessoal com a Nissan e toda a linhagem Nismo – então, como amante de carros, fiquei imediatamente intrigado. 

Também sempre estive próximo dos games durante toda a minha carreira, de um jeito ou de outro, e nunca encontrei algo como Gran Turismo, onde o filme em si trata o jogo como um game. É baseado em uma história real sobre Jann Mardenborough, que aprendeu a pilotar jogando o game, e depois profissionalmente na vida real, competindo contra outros pilotos reais. É uma história incrível.  

Outro motivo pelo qual aceitei é justamente por meu material geralmente ser mais distópico ou de tom mais escuro, mas esse filme me pareceu bastante inspirador. Nunca havia pensado que eu dirigiria um filme onde a audiência sairia do cinema se sentindo inspirada e leve. Isso me atraiu bastante.

Existe algum desafio, ou benefício, criativo de se trabalhar com um IP como este?  

Uma vantagem é que não tivemos muitos executivos que disseram algo como “Bem, na verdade, achamos que deveria ser assim.” Se você está trabalhando em um IP com um universo ou história mais estabelecidos, todo mundo já tem uma ideia de como as coisas devem ser. Mas com Gran Turismo, você tem um IP conhecido que não carrega nenhuma noção ou pré-conceito sobre como uma adaptação teria que ser. Isso me deu bastante liberdade criativa para, você sabe, ir lá e fazer o que tinha que ser feito. 

Sem uma história estabelecida ou um universo fictício para usar, de que maneira você pode homenagear o game? Como foi extrair o DNA do jogo para algo reconhecível no filme? 

Para começar, o filme te leva na jornada de alguém que conheceu todas as pistas primeiro virtualmente, e depois usou o que aprendeu dentro da simulação e aplicou tudo em cenários da vida real. Então, tentei conectar visualmente esses dois pontos usando muita iconografia dos jogos GT, como as linhas que segue nas pistas, os marcadores e os checkpoints, além das recompensas por passar de nível e tudo mais.  

Também temos vários easter eggs menores, pequenos momentos como a recriação de algumas das poses de vitória dos games, que pedimos para os nossos atores fazerem no filme. Também claro, temos vários carros para os super fãs encontrarem; fizemos de tudo para mostrar carros interessantes por todo lado sempre que possível. 

Falando nisso, quais são alguns dos seus carros favoritos que aparecem? 

Bem, tem um Generation 1 NSX no começo do filme, que foi demais para mim. Amo esse carro.  

Por outro lado, também quisemos fazer algumas escolhas bem glamourosas que seriam verdadeiros easter egg para os amantes dos carros – como o Koenigsegg Gemera, um carro que ainda não foi lançado, um carro de 4 assentos e 1700 cavalos de potência. Como se fosse um Bugatti Rolls Royce.

Pelos clipes limitados que vimos até agora, parece que a cinematografia faz referência direta à câmera do game. Também temos vislumbres de um equipamento de peso pesado para filmar os carros a altas velocidades. Como foi o processo aqui?

Bem, no fundo foi sobre criar algo que fosse legal assistir em uma tela de cinema, e para isso usamos drones FPV para carregar câmeras com sensores IMAX. Temos muitas cenas aéreas e de alta velocidade filmadas pelos drones, e usamos um braço montado em um veículo de alta velocidade também. Nesse caso, acoplamos o equipamento a um R35 GTR, que poderia alcançar (quase sempre) vários dos veículos GT3 do filme.

Então entre isso e os drones, você já tem vários ângulos dinâmicos. Mas eu também fiquei obcecado em recriar os ângulos de câmera que os jogadores conhecem dos games: então, para a perspectiva em terceira pessoa, criamos um equipamento R1 que posiciona a câmera para que o carro inteiro ficasse dentro do quadro. 

Para capturar o ponto de vista do motorista, dentro do carro, o nosso piloto dublê ficava deitado e montamos a câmera onde a cabeça dele estaria. Curtimos pequenas referências ao game assim. 

Há uma rica história de filmes que mostram o drama dentro e fora das pistas no mundo dos esportes motorizados, de clássicos como Le Mans e Gran Prix até o mais recente Ford vs. Ferrari.  Que filmes do gênero mais inspiraram você? 

O um filme que posso apontar e dizer que usamos como referência direta em Gran Turismo é Le Mans, de Steve McQueen. Aquele filme é insano. Dá pra ver que estão indo super rápido. Dá pra ver o perigo. Dá até para ver a poluição saindo dos carros, é incrível.

No começo do filme, eles passam bastante tempo com cada personagem antes das corridas começarem – o herói, o vilão, o tempo – e de repente tudo começa a cortar entre todos. Há uma sequência similar no nosso filme com o nosso protagonista e seus oponentes que foi diretamente inspirada pelo clássico de McQueen.

Geralmente há alguma coisa explodindo ou alguma criatura geneticamente modificada em meus filmes. Eu nunca acharia, nem em um milhão de anos que eu faria um filme de corrida ou esportes. Até agora ainda me surpreendo.


Gran Turismo 7 já está disponível para PlayStation 5 e PlayStation 4, além de PlayStation VR2 após uma atualização gratuita que já ocorreu este ano.  

Gran Turismo chega exclusivamente aos cinemas em agosto. 

Os comentários estão fechados.

Por favor, informe a sua data de nascimento.

Date of birth fields