Apresentamos o Project Leonardo para PlayStation 5, um kit de controle de acessibilidade altamente personalizável

0 0
Apresentamos o Project Leonardo para PlayStation 5, um kit de controle de acessibilidade altamente personalizável

Desenvolvido para remover as barreiras em relação aos jogos e ajudar os jogadores portadores de deficiência a jogar com mais facilidade, conforto e por períodos mais longos no PS5

A acessibilidade é um tópico importante para nós da PlayStation e queremos continuar elevando o nível para permitir que todos os jogadores experimentem a alegria de jogar. Quer sejam as opções resistentes de acessibilidade nos jogos do PlayStation Studios, como God of War Ragnarök do Santa Monica Studios ou The Last of Us Part I da Naughty Dog, ou a ampla variedade de recursos em nossa interface do usuário do console do PS4 e PS5, somos apaixonados por reduzir as barreiras em relação aos jogos para todos os jogadores.

Hoje, na CES, anunciamos o próximo passo em nossa jornada para tornar os jogos mais acessíveis: o Project Leonardo para PlayStation 5. Desenvolvido com as principais contribuições de especialistas em acessibilidade, membros da comunidade e desenvolvedores de jogos, o Project Leonardo é nosso codinome para um kit de controle altamente personalizável pronto para uso que ajuda muitos jogadores portadores de deficiências a jogar com mais facilidade, conforto e por períodos mais longos.

Por meio de conversas com especialistas em acessibilidade e organizações incríveis como AbleGamers, SpecialEffect e Stack Up, desenvolvemos um controle altamente configurável que funciona em conjunto com muitos acessórios de acessibilidade de terceiros e se integra ao console do PS5 para revelar novas maneiras de jogar. Ele foi criado para lidar com os desafios comuns enfrentados por muitos jogadores com controle motor limitado, incluindo dificuldade em segurar um controle por longos períodos, pressionar com precisão pequenos grupos de botões ou gatilhos ou posicionar os dedos da maneira ideal em um controle padrão.

Apresentamos o Project Leonardo para PlayStation 5, um kit de controle de acessibilidade altamente personalizável

Confira aqui alguns dos principais recursos:

Experiência de jogo altamente personalizável

Personalizações de hardware. O Project Leonardo para PS5 é uma tela para os jogadores criarem sua própria experiência de jogo. Ele inclui um kit resistente de componentes que podem ser trocados, incluindo uma variedade de botões e capas para controle analógico em diferentes formas e tamanhos.

Os jogadores podem usar esses componentes para criar uma ampla variedade de layouts de controle. E a distância da capa do controle analógico do jogo pode ser ajustada de acordo com a preferência do jogador. Esses componentes permitem que os jogadores encontrem uma configuração que funcione para sua força, amplitude de movimento e necessidades físicas específicas. 

Personalizações de software. No console PS5, os jogadores têm uma variedade de opções para personalizar sua experiência de jogo do Project Leonardo:

  • Mapeamento de botões
    • Os botões do controle podem ser programados para qualquer função compatível e vários botões podem ser mapeados para a mesma função. Em contrapartida, os jogadores podem mapear duas funções (como “R2” + “L2”) no mesmo botão.
  • Perfis de controle
    • Os jogadores podem armazenar suas configurações de botão programadas como perfis de controle e alternar facilmente entre eles pressionando o botão de perfil.
    • Até três perfis de controle podem ser armazenados e acessados pelo jogador em seu console do PS5 a qualquer momento.

Funciona integrado com outros dispositivos e acessórios de acessibilidade

O Project Leonardo pode ser usado como um controle independente ou emparelhado com controles sem fio adicionais DualSense ou do Project Leonardo. Até dois controles do Project Leonardo e um controle sem fio DualSense podem ser usados juntos como um único controle virtual, permitindo que os jogadores misturem e combinem dispositivos para atender às suas necessidades específicas do jogo ou para jogar em colaboração com outros.

Por exemplo, os jogadores podem aprimorar seu controle DualSense com um controle do Project Leonardo ou usar dois controles do Project Leonardo por conta própria. Um amigo ou familiar também pode ajudar a controlar o personagem do jogo do jogador com um controle DualSense ou um segundo controle do Project Leonardo. Os controles podem ser ativados ou desativados dinamicamente e usados em qualquer combinação.

O Project Leonardo é expansível através de quatro portas AUX de 3,5 mm para oferecer suporte a uma variedade de interruptores externos e acessórios de acessibilidade de terceiros. Isso permite que os usuários integrem interruptores especiais, botões ou controles analógicos com o controle do Project Leonardo. Os acessórios externos podem ser conectados ou desconectados dinamicamente e cada um pode ser configurado para funcionar como qualquer outro botão.

Design flexível e adaptável

O design simétrico e dividido do Project Leonardo permite que os jogadores reposicionem os controles analógicos tão próximos ou distantes quanto desejarem. O controle fica plano e não precisa ser segurado, então os jogadores podem colocá-lo em uma mesa ou bandeja para cadeira de rodas. Ele pode ser facilmente fixado em suportes AMPS* ou tripés e pode ser orientado em 360 graus para um uso mais confortável. Os jogadores também podem programar a orientação “norte” nos controles analógicos para corresponder à orientação preferida do controle.

O designer da Sony Interactive Entertainment, So Morimoto, compartilha algumas ideias sobre como sua equipe abordou o design industrial do Project Leonardo:


“O Project Leonardo faz parte da família de produtos PS5 e é baseado no mesmo conceito de design. Fomos inspirados pela ideia de todos os jogadores aproveitarem o mundo do PlayStation juntos. Nossa equipe testou mais de uma dúzia de projetos com especialistas em acessibilidade, procurando abordagens que ajudassem a enfrentar os principais desafios para o uso eficaz do controle. Finalmente, decidimos por um design de “controle dividido” que permite o reposicionamento do polegar esquerdo/direito quase de forma livre, pode ser usado sem a necessidade de ser segurado e possui botões muito flexíveis e troca da capa para controle analógico.

“Como os jogadores podem personalizar o Project Leonardo de acordo com suas necessidades, não há uma forma “certa” de personalização. Queremos capacitá-los a criar suas próprias configurações. O controle também pode aceitar de forma flexível as combinações de acessórios de acessibilidade para criar uma estética única. Estou animado com o fato de que o design será concluído pela colaboração com os jogadores, em vez de apresentá-los com uma única forma.”

– So Morimoto, Designer, Sony Interactive Entertainment

Olhando para o futuro

O Project Leonardo está atualmente em desenvolvimento e continuamos a coletar feedback valioso da comunidade. Gostaríamos de agradecer a todas as organizações maravilhosas e especialistas em acessibilidade que estão nos apoiando nesse esforço.

Também somos gratos a todos na comunidade que defenderam uma maior acessibilidade aos jogos. Você é a razão pela qual fazemos nosso trabalho e sua paixão nos inspira todos os dias. É realmente um privilégio para nós criar produtos que atendam melhor às suas necessidades. Esperamos compartilhar mais no futuro, incluindo recursos adicionais do produto e cronograma de lançamento.

*AMPS é um padrão de parafuso de suporte padrão da indústria para conectar dispositivos a equipamentos, incluindo equipamentos de acessibilidade.

Os comentários estão fechados.

Por favor, informe a sua data de nascimento.

Date of birth fields