Como Dead Cells incorporou personagens de Terraria, Hotline Miami, Risk of Rain e outros ao jogo e seu amor pela comunidade indie
Oi, pessoal. Acabamos de lançar nossa segunda atualização de crossover para Dead Cells, em colaboração com outros jogos indie, apresentando skins, armas e histórias de Terraria, Risk of Rain, Hotline Miami, Shovel Knight, Katana Zero e Slay the Spire.
As armas de cada jogo foram adaptadas ao combate rápido de Dead Cells, e isso foi mais difícil de fazer no caso de alguns jogos. Ainda não sabemos como conseguimos incluir um jogo de cartas no Dead Cells…
Foi complicado, mas já tínhamos aprendido muito com a nossa primeira atualização crossover indie. Trazer uma arma de outro jogo para o Dead Cells e fazer a adaptação ao contexto, sem deixá-la igual às outras 150 armas e habilidades que já temos e respeitando a forma como ela é representada no material de origem, é um desafio enorme, mas também é muito divertido para a nossa equipe de desenvolvimento.
No entanto, a inspiração e as ideias que surgiram por trabalhar com materiais de origem que adoramos e jogamos muito tornaram esse processo muito mais fácil. Além disso, muitas vezes, trabalhamos com pessoas que conhecemos, com quem já trocamos ideias e experiências antes. Foi assim que surgiu essa atualização, graças à comunidade de desenvolvedores indie.
Para explicar um pouco melhor, precisamos voltar à nossa primeira atualização indie, em novembro de 2021, com Hollow Knight, Hyper Light Drifter, Guacamelee, Skul: The Hero Slayer, Blasphemous e Curse of the Dead Gods.
Essa ideia começou com uma conversa na hora do almoço, tipo “não seria legal se…” Pouco tempo depois, percebemos que o ambiente indie é muito aberto, simpático e solidário. A maioria das pessoas se conhece em alguma medida, então por que não entrar em contato diretamente com os outros estúdios? Foi exatamente isso que fizemos e, em poucos dias, recebemos inúmeras respostas. Simples assim!
Depois de trabalhar com eles nas nossas ideias ao longo de vários meses, terminamos lançando a atualização, sem saber como ela seria recebida pelo público. Acabou sendo a atualização com mais visibilidade fora os DLCs desde que o jogo foi lançado, e isso porque já lançamos mais de 30 atualizações! Parece que os gamers indie adoram ver outros jogos indie recebendo apoio…
É muito divertido trabalhar nesse tipo de atualização, pois temos a oportunidade de incluir elementos dos nossos jogos favoritos no Dead Cells do nosso jeito. Mas foi a visibilidade da primeira atualização que realmente nos convenceu a fazer outra. Com a primeira atualização, ajudamos a divulgar os jogos para o nosso público, e o público desses jogos também passou a conhecer o Dead Cells.
Isso é muito legal porque a maioria dos gamers (especialmente quem joga em console) não conhece muitos títulos indie. Por isso, combinar vários deles ajuda muito a expor os jogadores a mais jogos indie que poderiam curtir, aumentando o reconhecimento e a base de jogadores desse tipo de título.
Isso faz parte da solidariedade do ambiente indie que mencionamos antes. Raramente lidamos com concorrência agressiva nesse espaço, as pessoas ficam felizes quando outros estúdios são bem-sucedidos, e realmente ajudam esse sucesso a acontecer.
Por exemplo, o pessoal da Re-Logic, que criou Terraria, um jogo indie que é o 11o mais vendido de todos os tempos (pelo menos de acordo com a Wikipédia), ficou muito empolgado em participar dessa atualização e também pretende incluir conteúdo de Dead Cells no Terraria. Seria uma grande surpresa se outros títulos campeões de vendas de estúdios maiores quisessem participar de um projeto assim, mas, no espaço indie, colaborar e ajudar os colegas é algo que surge naturalmente.
Então, a conclusão é que adoramos jogos independentes e queremos que mais jogadores conheçam a criatividade e a comunidade que eles têm a oferecer. Esperamos que essa atualização sirva para que mais jogadores comecem a participar ativamente da cena indie, por meio dos jogos que já conhecem e adoram.
Você gostou disso?
Os comentários estão fechados.