The Callisto Protocol traz estratégias de combate, atualizações, inimigos implacáveis e muito mais

2 0
The Callisto Protocol traz estratégias de combate, atualizações, inimigos implacáveis e muito mais

Jogamos uma prévia desse horripilante jogo para PS5 da Striking Distance Studio e sobrevivemos para mostrar a você esses novos detalhes do jogo.

Fãs de terror, vamos falar a verdade. O terror de ficção científica tem sido produzido à exaustão, e é preciso imenso talento e ousadia na criatividade para se destacar na multidão. Então, criar um novo jogo de terror de ficção científica nível AAA no ano de 2022 e esperar causar impacto parece loucura, certo? 

Bom, com base na minha recente sessão de jogo com a versão para PS5 de The Callisto Protocol, os desenvolvedores da Striking Distance Studio estão com o tipo certo de loucura. Minha jornada através de uma fase chamada Habitat me leva por algumas horas de jogo, trazendo combate intenso, uma atmosfera arrepiante e momentos de muita tensão.

Continue lendo para ver o resumo dos destaques de jogabilidade dessa prévia, incluindo detalhes sobre combates corpo a corpo viscerais, armas de longa distância que salvam vidas, personalizações incríveis, a terrível ameaça mutante do necrófago e muito mais. 

Visuais imersivos

Definindo o clima – A Prisão de Ferro Negro é um cenário visualmente atraente, mas muito tenso. Canos fumegam com explosões de vapor e mantas de neblina flutuam acima do solo. Sons de correntes tilintando e gemidos abafados preenchem o ar. As luzes sujas dos pisos piscam esporadicamente, dando vagas sugestões de caminhos a seguir. Cada centímetro da prisão recebeu a devida atenção e ganha vida com uma fidelidade visual impressionante.

Detalhes diabólicos – A câmera fica logo atrás de Jacob durante o jogo, criando uma sensação claustrofóbica e permitindo grandes sustos. Um benefício dessa câmera próxima é uma boa visão dos detalhes do personagem de Jacob. Gotas de suor se formam em seu rosto e refletem a luz, e depois ele as enxuga. Os vincos de seu macacão estão verdadeiramente sujos e amassados. Jacob também se desloca com os movimentos pesados e laboriosos de alguém que está sobrevivendo a uma horrível provação. Tudo isso se funde em um nível de detalhe que parece um filme, o que aumenta a imersão e a tensão.

Corpo a corpo de alto risco

Seu inimigo, o biófago – A Prisão de Ferro Negro está repleta de monstros humanoides grotescos e infectados chamados biófagos. Esses inimigos variam de criaturas recém-transformadas, ainda vestindo uniformes de guarda, até estranhíssimas aberrações que escalam as paredes e têm capacidades de camuflagem óptica. Seus movimentos são erráticos, enervantes e têm uma letalidade surpreendente. Nunca baixe a guarda e prepare-se para aprender algumas lições difíceis.

O corpo a corpo importa – Ao contrário de alguns jogos de terror, em que as armas brancas são o último recurso, o bastão eletrificado de Jacob é fundamental para a sobrevivência. Dar golpes leves com R1 e fazer ataques pesados com R2 é bem visceral e fundamental para se garantir…

Tiros de habilidade – Combos corpo a corpo bem-sucedidos acionam os “tiros de habilidade” – um retículo circular que aparece em uma parte do corpo do inimigo. Apertar rapidamente o botão L2 faz com que Jacob mire automaticamente no ponto fraco e dê um tiro crítico, causando muito dano. Isso é fundamental para sobreviver aos confrontos e economizar munição.

Sensação tátil do controle DualSense – Quando Jacob equipa seu bastão, as respostas táteis do controle do PS5 emulam um “tunk” pesado à medida que ele se desenrola, assim como um estalo de energia elétrica na ponta dos dedos. O peso desta arma corpo a corpo se traduz em feedbacks satisfatórios durante lutas de curta distância.

Defenda e esquive – Os inimigos são rápidos e agressivos, mas Jacob não precisa levar golpes como um idiota. Mover o controle esquerdo para baixo permite que Jacob bloqueie os ataques, enquanto pressionar para a esquerda ou para a direita permite que ele se esquive em uma das direções. Essas opções defensivas são críticas para salvar sua pele e se preparar para um novo combo corpo a corpo.

Pise em todos – Nenhuma luta parece completa sem uma pisada catártica no necrófago caído. Isso não apenas ajuda a acabar com os inimigos caídos, mas é necessário para liberar itens, incluindo munição, vida e créditos.

Diversão com gravidade – A arma de gravidade GRP permite que Jacob levante inimigos e objetos. A GRP é ótima para o controle de multidões, pois permite arremessar inimigos para criar espaço e até encontrar itens escondidos fora de alcance. Cada uso da GRP gasta uma bateria, então escolha com cuidado.

Matanças ambientais – A forma mais terrível e prática de usar a GRP é arremessar seus inimigos em lugares mortíferos, como moedores de carne giratórios e ventiladores com lâminas afiadas. Mesmo quando essas opções não estavam disponíveis, consegui jogar muitos inimigos das bordas e passagens para os abismos escuros abaixo.

Conte suas balas

Armas de longo alcance – O corpo a corpo é ótimo para economizar munição, mas você inevitavelmente ficará em desvantagem numérica, com pouca vida e com as costas contra a parede. Essa é a hora de tirar do coldre uma das poderosas armas de fogo de Jacob.

Pistola BI-55 “Canhão de Mão” – A arma de confiança de Jacob é muito potente. Achei essa pistola lenta e poderosa ideal para explodir as pernas dos inimigos à distância, retardando sua perseguição e me dando tempo para criar estratégias. Vale a pena repetir que a munição é muito valiosa, então a pontaria é importante.

Espingarda Skunkgun – Mais adiante no Habitat, descobri os projetos de uma nova arma. Na próxima vez que visitei um quiosque de loja, a impressora 3D criou uma espingarda robusta e incrivelmente poderosa. Com sua capacidade inicial de apenas dois projéteis, a Skunkgun parece melhor para varrer multidões e derrubar inimigos difíceis rapidamente.

Atualizações de equipamentos – Os créditos de Callisto espalhados pela prisão podem ser trocados em quiosques de lojas por munição, vida e inestimáveis upgrades de equipamentos. Durante minha sessão, investi em uma atualização de bastão que me permitia varrer as pernas dos inimigos após bloquear. Os aprimoramentos para o canhão de mão incluíam estabilidade, dano, capacidade de munição e projéteis explosivos muito interessantes. As atualizações da GRP incluem maior taxa de recarga, capacidade máxima de energia e força de lançamento. 

Ameaça mutante – Às vezes, tentáculos surgem dos biófago, uma evolução do vírus que faz com que eles se transformem em inimigos maiores e mais perversos. Observar a carne dos biófagos tremendo, crescendo e mudando de forma em tempo real é um efeito visual impressionante, mas você vai querer cortar isso pela raiz o mais rápido possível. Cuide de sua munição ou prepare-se para uma péssima sensação quando mirar naqueles tentáculos brotando e seu canhão de mão clicar em seco…

Cura deliberada – Há injetores espalhados pela Prisão de Ferro Negro, mas não ache que vai conseguir usar kits médicos e se curar no calor do combate. Jacob precisa parar, se ajoelhar e se injetar lentamente até que o medidor na parte de trás de seu pescoço se preencha de verde. Para sobreviver a um encontro particularmente intenso, lancei um inimigo para longe usando a GRP, ganhando segundos preciosos para me curar. A enorme tensão parece se encaixar como uma luva em The Callisto Protocol. 

Explorações recompensadoras – É importante procurar por recursos como munição, e a Striking Distance recompensa a curiosidade do jogador. Em uma sequência, precisei mover uma caixa grande para ter acesso a um duto de ar. Em vez de seguir em frente, usei a caixa para subir até uma plataforma onde havia munição extra. Em outro exemplo, Jacob murmura para si mesmo algo sobre seguir um cano vermelho até seu objetivo. Em vez disso, me aventurei por outro caminho e encontrei uma sala de suprimentos com créditos e vida, depois destranquei uma porta que dava para o caminho principal.

Histórias de terror inesquecíveis

Corredor da perdição – A certa altura, entrei em um corredor escuro com uma porta bem iluminada do outro lado. Inocentemente, comecei a correr em direção à luz pensando que era um farol de refúgio. Meu otimismo foi violentamente destruído por uma emboscada de biófagos. Embora o encontro apenas exigisse que eu derrotasse cerca de três inimigos, foi um verdadeiro e decisivo teste dos sistemas do jogo. Eventualmente, aprendi a importância de me mover devagar, confiar no corpo a corpo e esquivar e dar tiros de habilidade para economizar munição.

Nas paredes – Em outro confronto complicado, tentei fugir de um inimigo me escondendo atrás de uma porta próxima. Fiquei com o canhão de mão apontado para a porta, esperando que ela se abrisse e permitisse um tiro fácil no biófago. Em vez disso, ouvi um som agudo vindo de cima e, de repente, o inimigo me agarrou por trás. Foi um humilde lembrete para ser sempre paranoico.

Toboágua – A Striking Distance mostra bem seus efeitos de água em uma sequência emocionante onde Jacob é lançado em um enorme tubo de drenagem. A água bate de forma convincente contra as curvas sinuosas do tubo e respinga na câmera quando Jacob cai de uma queda íngreme. Quando não estava me preocupando em desviar de obstáculos metálicos no escorregador, não pude deixar de pensar “uhuu!”

Jogos mentais – Um dos confrontos mais surpreendentes envolveu um corredor escuro e estreito, luzes piscando e um biófago semelhante a uma aranha rastejando rapidamente pelas paredes e teto. O efeito estroboscópico das luzes permitia ver flashes da criatura horripilante à medida em que se aproximava cada vez mais. Eu já havia encontrado esse inimigo várias vezes antes, mas essa emboscada me fez congelar.

Matar e moer – No final do nível, Jacob entra em uma sala com um pilar de cilindros giratórios e pontiagudos. Como um moedor de carne gigante. Aproveitei a oportunidade para empunhar a GRP e arremessar monstro após monstro naquele grande liquidificador. Minhas baterias se esgotaram antes que eu pudesse arremessar o inimigo final, que em vez disso, acertei-o na perna com o canhão de mão. Para minha surpresa e satisfação, o monstro tentou se esquivar do meu ataque e involuntariamente mergulhou de cabeça no moedor, desintegrando-se instantaneamente. O efeito foi surpreendente, hilário e empoderador.

Essas são apenas amostras dos momentos memoráveis e provocantes ao longo das minhas poucas horas jogando The Callisto Protocol. Comecei a sessão com uma curiosidade neutra em torno desse projeto de terror de ficção científica com visuais impressionantes da Striking Distance Studios e saí com as palmas das mãos suadas e um novo jogo mais procurado de 2022. Vou dar prioridade à minha viagem de volta à Prisão de Ferro Negro quando o jogo chegar ao PS5 em 2 de dezembro.

Os comentários estão fechados.

2 Comentários


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields