Celebrando o aniversário de 20 anos de Shantae com a criadora WayForward

0 0
Celebrando o aniversário de 20 anos de Shantae com a criadora WayForward

Detalhes sobre as duas décadas de aventuras da meio-gênio do rabo de cavalo.

Olá, eu sou Matt Bozon, diretor criativo da WayForward e diretor da série de jogos Shantae. Já faz 20 anos que lançamos o primeiro jogo de Shantae! Dá para acreditar?! Para os fãs de longa data de Shantae, hoje faremos um rápido passeio nostálgico. Se você não conhece a série, permita-me dar uma ideia do que você perdeu! Em resumo: muitos gênios, piratas, monstros e cabelo.  

Shantae, a queridinha original dos indies!

Vamos começar pelo começo (um ótimo lugar para começar)! Shantae foi criada por Erin Bozon em 1994, numa época em que era raro ver uma protagonista feminina em jogos de videogame, e quando havia uma, normalmente era uma personagem secundária opcional ou uma heroína mascarada. Erin começou a idealizar um novo jogo que teria uma protagonista feminina de destaque, na esperança de inspirar mais meninas a jogar e, ao mesmo tempo, criar um jogo de ação e fantasia para todos curtirem. O resultado foi Shantae, uma meio-gênio que ataca com seu rabo de cavalo e pode usar a dança do ventre para se transformar em macaco, elefante e outras criaturas. Juntos, formamos uma equipe criativa de marido e mulher, desenvolvendo as bases da série por vários anos. 

O primeiro jogo, simplesmente intitulado “Shantae”, definiu os fundamentos da jogabilidade e apresentou aos jogadores o mundo de Sequin Land, além de personagens como Shantae, seu tio adotivo Mimic, os melhores amigos Sky, Bolo e Rottytops e a arqui-inimiga Risky Boots! O mundo era vasto e cheio de habitantes extravagantes e monstros. A animação dos personagens era fluida e os cenários eram ricos e vibrantes, com muitos efeitos de paralaxe, ciclos de dia e noite, uma lista enorme de músicas cativantes e novas engenhocas de jogabilidade em cada canto. 

O jogo era realmente tão grande que exigia um cartucho proibitivamente caro. A combinação de fabricação restrita e aclamação da crítica transformou Shantae em uma espécie de “jogo cult”, tornando-o um dos jogos colecionáveis mais raros. Felizmente, o jogo será disponibilizado para todos no PS4 e PS5 no fim do ano, então você não vai precisar pagar os olhos da cara para jogar esse clássico!

Curiosidade: No design original da Erin, Shantae podia fazer a dança do ventre para encantar “ajudantes animais”. Esses animais podiam ser invocados e controlados pelo jogador, usados para matar inimigos, saltar por buracos ou passar por obstáculos. Depois, a ideia foi mudada e Shantae passou a poder transformar-se ao aprender movimentos de dança mágicos.  

Shantae: Risky’s Revenge!

Lançado em 2010, Shantae: Risky’s Revenge foi a tão aguardada sequência e o primeiro jogo de Shantae a aparecer no PlayStation. O jogo traz uma Shantae muito mais hábil, agora uma Guardiã Gênio completamente reconhecida, protetora de Scuttle Town e que vem para acabar com Risky Boots. O sucesso sobe à cabeça de Shantae e ela é facilmente enganada em uma missão para restaurar o poder mágico de uma antiga lâmpada misteriosa… mas tudo não passa de uma armadilha de Risky Boots. Embora os jogadores salvem o dia no final, Shantae (a personagem) precisa aprender a lidar com a derrota e a traição. E… sim, esse é o final “bom”! Mas não se preocupe… Uma sequência do jogo viria em seguida. 

Curiosidade: Até hoje, Risky’s Revenge é o jogo mais jogado da série!  

Shantae and the Pirate’s Curse! 

Shantae and the Pirate’s Curse, o terceiro título da série, tem um lugar especial no coração dos fãs. Apesar dos contratempos da aventura anterior, Shantae começa o jogo muito motivada. Após uma sequência de ação empolgante, Shantae enfrenta contratempos ainda maiores do que antes e tem seu entendimento sobre certo e errado desafiado. Ação, enigmas, chefes, exploração e trilha sonora alcançam novos níveis, e a história envolvente, o humor e a profunda conexão emocional conquistaram os jogadores. O jogo conta com vários finais, possibilitando uma conclusão “agridoce” ou “realmente satisfatória” da história. Não deixe de conferir quando o jogo chegar ao PS5 no final deste ano!

Curiosidade: Pirate’s Curse recebeu uma atualização que incluiu um minigame bônus, “Super Shantae Nab!!”, acessado através do arcade na loja!

Shantae: Half-Genie Hero!

O quarto jogo da série, Shantae: Half-Genie Hero, mudou o estilo da série de pixels para arte em alta definição e foi o primeiro jogo desenvolvido para consoles em vez de portáteis. Por esse motivo, a história é uma sequência canônica, mas também um bom começo para novos jogadores. É uma espécie de “retorno às origens”, com ênfase em dança do ventre, jogar cabelo e transformações animais. Como o jogo seria financiado por fãs, a aventura era expansível e contava com uma central e ilhas separadas, cada uma com uma aventura de “vilão da semana”. Os ambientes 3D dão um apelo moderno ao jogo e combinam muito bem com os sprites em alta definição desenhados à mão. O jogo recebeu grandes atualizações com modos de jogo e histórias totalmente novas, tudo incluído em Shantae: Half-Genie Hero Ultimate Edition!

Curiosidade: O Officer Mode de Half-Genie Hero Ultimate Edition é inspirado na série Mighty Switch Force da WayForward! É como um jogo dentro do jogo! 

Shantae and the Seven Sirens!

O quinto e mais recente jogo da série, Shantae and the Seven Sirens, leva Shantae para fora de Sequin Land quando ela recebe uma viagem com todas as despesas pagas para Paradise Island para participar do espetáculo Half-Genie Spectacular. Lá, Shantae conhece novas meio-gênios, outras garotas com poderes mágicos assim como ela, e logo as amizades são formadas. Mas nem tudo é o que parece. Abaixo da misteriosa ilha encontra-se uma cidade submersa, lar das vorazes Sete Sereias. A animação de abertura do jogo foi criada por Studio TRIGGER, e as cinemáticas animadas reproduzidas em momentos importantes da aventura dão a Seven Sirens um toque de série de TV! O jogo foi atualizado recentemente com novos modos de jogo (tudo de graça!) e já está disponível.

Curiosidade: Se você fizer a Refresh Dance de Shantae perto de sua amiga zumbi Rottytops, Rotty recupera a forma humana brevemente!

O que vem por aí?

Com 20 anos de jogos de Shantae para trás, só podemos imaginar o que os próximos vinte reservam! Esperamos que Shantae continue jogando cabelo, dançando e trazendo sorrisos aos fãs ao redor do mundo! Obrigado por esses 20 incríveis anos!

Participe da Conversa

Adicionar Comentário

Mas não seja mala!

Please be kind, considerate, and constructive.

Deixe uma resposta

Por favor, informe a sua data de nascimento.