Primeiras impressões: o design do headset para o PlayStation VR2

11 0
Primeiras impressões: o design do headset para o PlayStation VR2

A inspiração por trás do mais recente design de hardware de realidade virtual

Hoje, tenho o privilégio de revelar o novo e impressionante design do nosso headset de realidade virtual de última geração, o PlayStation VR2, juntamente com uma imagem de design atualizada e final do nosso controle PlayStation VR2 Sense.

Você perceberá que o headset do PS VR 2 tem um formato semelhante ao controle PS VR2 Sense, assumindo uma aparência de “orbe” para combinar. O formato esférico representa a visão de 360 graus que os jogadores têm quando entram no mundo da realidade virtual; portanto esse formato captura isso muito bem.

O design do headset do PS VR2 também foi inspirado no visual da família de produtos PS5. Quando nossa equipe de design criou o console PS5, eles também tinham o headset de VR de última geração em mente, então você perceberá algumas semelhanças na aparência. O console PS5 tem bordas planas, pois deve ser exibido em uma superfície plana, enquanto houve mais ênfase em adicionar arredondamento ao design do headset do PS VR2, pois ele deve ter contato humano constante, semelhante às bordas arredondadas do controle DualSense e ao headset Pulse 3D.

Nosso objetivo é criar um headset que, além de se tornar uma parte atraente da decoração da sua sala de estar, também mantenha a imersão no mundo do jogo, a ponto de você quase esquecer que está usando um headset ou controle. Por isso que prestamos muita atenção à ergonomia do headset e realizamos muitos testes para garantir uma sensação confortável para diversos tamanhos de cabeça. Já tivemos muitos comentários positivos sobre a ergonomia do primeiro headset de VR do PS, equilibrando cuidadosamente o peso do headset e tendo uma faixa para cabeça simples que pode ser ajustada, então mantivemos o mesmo conceito para o headset do PS VR2. Outros recursos, como o escopo ajustável do headset, que deixa a área do visor mais perto ou mais longe do rosto e o posicionamento do conector de fone de ouvido estéreo, também permanecem os mesmos, então os jogadores já estarão familiarizados com ele. 

Para o headset do PS VR2, levamos o conforto alguns passos adiante adicionando novos recursos, como um controle de ajuste de lente, para que os usuários tenham uma opção extra para corresponder a distância da lente entre os olhos para otimizar sua visão. Também criamos um design mais fino com uma leve redução de peso (mesmo com os novos recursos adicionados) como o novo motor embutido para o feedback do headset. Foi um grande desafio criar um design mais fino com novos recursos adicionados e melhorar nosso primeiro headset, mas nossas equipes de design e engenharia provaram que isso era possível quando vimos o design final!

Além disso, integramos um novo design de ventilação para o headset do PS VR2 que achamos que os usuários vão gostar. Yujin Morisawa, Senior Art Director da SIE, liderou o design do headset do PS VR2 e explica por que essa é sua parte favorita:


“Quando comecei a trabalhar no design do headset do PlayStation VR2, uma das áreas em que queria me concentrar primeiro era a ideia de criar uma abertura no headset para deixar o ar sair, semelhante às aberturas no console PS5 que permitem fluxo de ar. Nossos engenheiros tiveram essa ideia como uma boa maneira de permitir ventilação e evitar que a lente fique embaçada enquanto os jogadores estão imersos em seus jogos de realidade virtual. Trabalhei em muitos conceitos de design para conseguir isso e, no design final, você pode ver que há um pequeno espaço entre a superfície superior e frontal do visor que contém a ventilação integrada. Estou muito orgulhoso do resultado e do feedback positivo que recebi até agora. Espero que nossos fãs do PlayStation também concordem e mal posso esperar para que eles experimentem”.

– Yujin Morisawa, Senior Art Director, SIE 

Outro mimo que queríamos compartilhar: semelhante aos milhares de pequenos símbolos do PlayStation que adicionamos ao design do console PS5 e do controle DualSense, também incluímos pequenos símbolos do PlayStation nas faixas frontal e traseira do headset do PS VR2 para adicionar uma sensação confortável para os jogadores se divertirem.

Quando o PS VR2 for lançado, será um salto gigantesco na maneira como jogamos em realidade virtual.  Há muitos novos recursos interessantes para ficar de olho no sistema PS VR2, incluindo fidelidade visual impressionante em 4K HDR e renderização gráfica de última geração, rastreamento aprimorado, como rastreamento de câmera de dentro para fora, novos recursos da tecnologia PlayStation VR2 Sense, como feedback do headset e o novo e intuitivo controle PS VR2 Sense, que cria uma sensação incrivelmente profunda de imersão. Além disso, o sistema PS VR2 vem em uma configuração simples de cabo único para que você possa se conectar aos seus jogos imediatamente.

Os kits de desenvolvimento do PS VR2 já estão nas mãos dos criadores de jogos, e estamos empolgados com o que eles criarão para realmente tornar a realidade virtual uma experiência marcante para os jogadores. Estamos ansiosos para compartilhar mais detalhes com você sobre o PS VR2. Fique de olho!

Os comentários estão fechados.

11 Comentários

Por favor, informe a sua data de nascimento.